
Clube
José Pereira da Costa revela "desentendimentos" em reunião sobre eleições do Benfica
11 Set 2025 | 08:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
12 Set 2025 | 07:29 |
Mike Meldman é o ‘novo’ acionista do Benfica. De acordo com informações avançadas pelo jornal ECO, o milionário norte-americano juntou-se a Jean-Marc Chapus e Elliot Hayes na Lenore Sports Partners (LSP), empresa que detém 5% da SAD do Clube da Luz, entrando assim no capital social.
“Já houve contactos com a atual administração do Clube no seguimento de uma reunião pedida pelos sócios da LSP para prestar cumprimentos e mostrar o seu apoio à equipa de gestão dos encarnados. Mas não só. Nesse encontro, deram a conhecer as suas valências e destacaram a sua posição de investidor de longo prazo no capital da sociedade das águias”, revela o jornal ECO, na edição online desta sexta-feira.
“Os americanos, que se têm remetido ao silêncio desde que em maio adquiriram uma participação de 5,24% na SAD do Benfica, já afirmaram publicamente ao que vêm, na única comunicação que fizeram, na altura: não querem intrometer-se nas decisões desportivas, mas contam com “décadas de experiência em desporto, finanças, imobiliário, media e marketing” e podem ser “um parceiro produtivo” no desenvolvimento comercial do Clube”, adianta a mesma fonte.
A LPS, de Mike Meldmam, Jean-Marc Chapus e Elliot Hayes, e o Benfica não quiseram fazer qualquer comentário sobre o tema. Todavia, de acordo com o ECO, os responsáveis das duas sociedades, com Rui Costa à cabeça, já terão reunido para discutir planos para o futuro do Clube da Luz.
Em Portugal, Mike Meldmam já conta com outros investimentos, sendo o mais conhecido o resort de luxo que está a desenvolver em Melides. Ao todo, o custo será de cerca de 500 milhões de euros e conta já com vários nomes bem conhecidos de Hollywood, com particular destaque para Nicole Kidman.
Diretor de campanha do ex-Presidente do Clube da Luz apontou dedo ao adversário, afirmando mesmo que coloca as águias numa posição delicada
12 Set 2025 | 06:57 |
Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, considera que as declarações de João Noronha Lopes sobre um eventual regresso de Bernardo Silva colocam o Benfica numa posição delicada, dado que o jogador ainda tem contrato com o Manchester City por mais uma temporada e não pode chegar a acordo com outro clube.
Diretor de campanha de Luís Filipe Vieira atira-se a Noronha Lopes: “Bernardo Silva é sempre bem-vindo ao Benfica”
"Isso é um lapso de quem não tem muita experiência no mundo do futebol. Não vou acreditar que tenha cometido uma ilegalidade. Vou dizer é que é uma manobra eleitoralista, que eu saúdo, porque Bernardo Silva é sempre bem-vindo ao Benfica, mas não acredito", começou por afirmar Bruno Batista.
"Isso é só falta de experiência da candidatura de Noronha Lopes. Não acredito que tenham falado com Bernardo Silva, até porque isso seria ilegal, e estariam a colocar a candidatura e o Benfica numa situação menos bonita. Portanto, acredito que isso é só um lapso de quem não tem experiência a negociar jogadores", continuou Bruno Batista.
"Luís Filipe Vieira, possivelmente e espero que em janeiro dirigente do Benfica, possa levar o contrato a Bernardo Silva, e, em junho, eu próprio estarei no aeroporto para o receber e trazer a casa. É muito bem-vindo. Tenho a certeza de que nós temos muitas mais minutas de contrato do que João Noronha Lopes, que nunca assinou nenhum", atirou o diretor de campanha de Luís Filipe Vieira.
"Qualquer dos grandes jogadores que passaram pelo Benfica ou qualquer dos grandes jogadores do mundo que queiram vir jogar, aqui, na Luz, jogará sempre na Luz, independentemente de quem for o Presidente", finalizou Bruno Batista, abordando a entrada em cena de Bernardo Silva nas eleições das águias.
Advogado integrou a comissão que revisou os estatutos do Clube da Luz, sendo que pertence à lista de Luís Filipe Vieira para as eleições marcadas para outubro
11 Set 2025 | 18:15 |
João Pinheiro, advogado que fez parte da comissão de revisão de estatutos do Benfica e que integra a lista de Luís Filipe Vieira para as eleições à presidência dos encarnados, marcadas para 25 de outubro, enviou uma carta dirigida a José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) das águias. Em questão estão as declarações do mesmo no final da reunião realizada na passada segunda-feira com as várias candidaturas, onde foi recusado o voto por correspondência.
João Pinheiro: " Não posso deixar de me reportar também às declarações que prestou"
"Exm.º Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica. Reporto-me a comunicações anteriores que lhe dirigi (21 de Agosto de 2025, 26 de Agosto de 2025, 28 de Agosto de 2025) e à reunião realizada no passado dia 9 de Setembro de 2025. Não posso deixar de me reportar também às declarações que prestou aos meios de comunicação social, após a dita reunião, e que analisei atentamente", pode ler-se no início da carta redigida por João Pinheiro, divulgada pelo jornal Record.
De seguida, João Pinheiro afirma que ainda existem várias questões por responder: "Enquanto membro da candidatura de Luis Filipe Vieira, tenho de declarar absoluta discordância quanto à perceção de terem sido prestados todos os esclarecimentos e que as controvérsias são de natureza jurídica. O Senhor Presidente da Mesa tem consciência que essa perceção não corresponde ao que foi declarado pelas candidaturas, em particular por aquela que integro".
João Pinheiro: "Não foram respondidos, em termos de substância, os pedidos escritos que lhe dirigi"
O advogado continuou, revelando que José Pereira da Costa não deu qualquer resposta aos pedidos por si redigidos: "Também terá consciência que não foram respondidos, em termos de substância, os pedidos escritos que lhe dirigi no mês de Agosto e que, sinteticamente, reproduzi naquela reunião, e que a opção de gerir a informação (na maioria dos casos ocultando-a), em vez de responder ao que é, legitimamente, questionado não confere confiança à tramitação do processo eleitoral".
Após uma lista de nove pedidos, onde João Pinheiro pede uma explicação para a recusa do voto por correspondência, exigindo ainda resposta a vários detalhes acerca do funcionamento das eleições marcadas para outubro, o mesmo termina a carta da seguinte forma: "Como depreenderá, estas questões justificam-se e mais não são que contributos para o cumprimento dos Princípios da transparência, da igualdade de tratamento entre candidaturas e imparcialidade da Mesa na organização de um processo eleitoral. Comandos normativos que serão partilhados, seguramente, por um reputado Advogado como é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Não está em causa o que cada um de nós pensa sobre o resultado destas eleições para o Sport Lisboa e Benfica e o contributo que estaremos dispostos a prestar (embora o seu tenha condicionamentos especiais e incontornáveis). Aquilo que sobretudo importa é a imagem que os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica e as candidaturas transmitem no âmbito deste processo. Espero que estejamos à altura destas responsabilidades, no seu caso a responsabilidade de decidir e promover decisões conformes aos estatutos e à lei".
Candidato à Presidência dos encarnados comentou trunfo apresentado pelo adversário, que diz ter acordo para o regresso do internacional português
11 Set 2025 | 09:08 |
Cristovão Carvalho quer respostas de João Noronha Lopes sobre o eventual regresso de Bernardo Silva. Em comunicado divulgado na passada quarta-feira, o candidato à Presidência das águias acusa o adversário de populismo, recordando que Manuel Vilarinho prometeu Jardel para derrotar Vale e Azevedo.
Regresso de Bernardo Silva ao Benfica? Cristovão Carvalho acusa Noronha Lopes: “Preocupante”
“A candidatura de Cristóvão Carvalho à presidência do Benfica considera preocupante que, a menos de dois meses das eleições, surjam notícias de que João Noronha Lopes já preparou um contrato para Bernardo Silva, com o objetivo de trazê-lo em janeiro caso seja eleito”, começou por afirmar Cristovão Carvalho.
“Este episódio traz à memória outro momento polémico na política benfiquista, quando, em 2000, Manuel Vilarinho prometeu Jardel para derrotar Vale e Azevedo, mas o jogador nunca jogou no Benfica. Esse tipo de promessa populista não pode ser repetido; os adeptos merecem verdade e responsabilidade, não espetáculo eleitoral. O Benfica merece respeito”, acrescentou Cristovão Carvalho.
"A vontade de ver Bernardo Silva regressar à Luz é legítima e partilhada por muitos Benfiquistas. Mas não se pode avançar com estratégias que manipulem o processo eleitoral ou criem falsas expetativas. Há regras claras: negociações formais com jogadores com contrato em vigor só são permitidas nos últimos seis meses antes do término dos seus vínculos, conforme os regulamentos da FIFA”, finaliza Cristovão Carvalho.
Na passada quarta-feira, João Noronha Lopes abriu o jogo relativamente ao antigo jogador das águias: “Confirmo que há um contrato à espera de Bernardo Silva. E quero muito trazer o Bernardo já em janeiro. Personifica tudo aquilo que eu quero para o Benfica. Identidade, cultura de vitória e é um grande Benfiquista. E posso garantir-lhe que não vamos parar por aqui”.
José Pereira da Costa revela "desentendimentos" em reunião sobre eleições do Benfica
11 Set 2025 | 08:52
Pedro Sousa comenta entrada em cena de Bernardo Silva nas eleições do Benfica
11 Set 2025 | 08:34
Luís Filipe Vieira exige demissão no Benfica e acusa Rui Costa de favorecimento: "Impensável"
11 Set 2025 | 07:35