
Futebol
Luís Filipe Vieira arrasa sondagens no Benfica e lembra... Frederico Varandas
15 Set 2025 | 20:56
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Ago 2025 | 18:52 |
Morreu Fernando Cruz, nome incontornável da história do Benfica. O antigo defesa-esquerdo das águias, um dos +ultimos sobreviventes da equipa que venceu os títulos europeus, faleceu este sábado, 16 de agosto, poucos dias depois de ter feito 85 anos. O Glorioso - tal como tinha sido com Jorge Costa - já emitiu uma nota de pesar.
Através das plataformas oficiais das águias, nomeadamente no site oficial, o Glorioso partilhou com os Benfiquistas um longo texto onde presta homenagem ao falecido futebolista: "O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube e endereça à família de Cruz, as suas mais sentidas condolências".
Fernando Cruz era um dos poucos sobreviventes da famosa equipa do Benfica que venceu de forma consecutiva duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, no início dos anos 60, frente aos colossos espanhóis Real Madrid e Barcelona.
Cruz estreou-se com o Manto Sagrado do Benfica com apenas 20 anos de idade, em 1959 e teve uma carreira ao mais alto nível até 1970, ao lado de nomes como Eusébio, Coluna ou António Simões. Ao todo, foram 445 jogos, onde apontou um golo pelos encarnados.
Além de ser um dos atletas com mais jogos disputados pelos encarnados, na década de 60, Fernado Cruz foi um dos pilares da equipa, ajudando o Benfica a conquistarduas Taças dos Clubes Campeões Europeus, oito Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e quatro Taças de Honra.
No final da sua carreira, Cruz foi, ainda, um dos primeiros emigrantes do futebol em Portugal, numa altura em que era ainda uma raridade um jogador português se transferir para um campeonato de maior dimensão. Aconteceu em 1970, quando Cruz se transferiu para o PSG, clube que acabara de ser fundado, tendo Cruz integrado a primeira equipa da sua história.
Treinador português não resistiu aos maus resultados, e protagonizou a primeira chicotada psicológica da temporada na Liga Portugal Betclic
15 Set 2025 | 21:17 |
O AVS SAD demitiu José Mota do cargo de treinador principal. O emblema da Vila das Aves e o treinador português terminam a sua relação contratual, que durava desde a fase final da época passada, no que é a confirmação da primeira chicotada psicológica da Liga Portugal Betclicl 2025/26, ao fim da cinco jornadas disputadas.
A decisão foi tomada pelos responsáveis do AVS SAD, e já terá sido comunicada a José Mota, que fica, agora, sem clube. Um divórcio que acontece de forma unilateral, e que termina, assim, com a relação que durava desde a reta final da última temporada.
Segundo é informado pelo jornal Record, os responsáveis do AVS SAD não estariam satisfeitos com os desempenhos da equipa de José Mota. Na Vila das Aves existe a sensação de que a equipa pode estar num plano desportivo mais positivo, isto depois de apenas ter conquistado um ponto em cinco jogos disputados para o campeonato.
O anúncio da separação entre o AVS e o José Mota surge numa altura sensível. Isto porque a equipa da Vila das Aves defronta o Benfica já na próxima jornada da Liga Portugal Betclic, um desafio complicado para o novo treinador, mas uma situação que também pode complicar a vida a Bruno Lage, que vai preparar o encontro sem referências de um possível novo modelo da equipa adversária.
Antes desse encontro com o AVS SAD, marcado para o próximo sábado (20 de setembro), no reduto adversário, o Benfica recebe o Qarabag esta terça-feira, dia 16 de setembro, em partida a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. O jogo disputa-se no Estádio da Luz, com início marcado para as 20h00.
Clube da Luz vai disputar um encontro importante nas aspirações europeias, e tem um jogador muito importante em dúvida para essa partida
15 Set 2025 | 21:11 |
Bruno Lage ainda não pôs totalmente de parte a utilização de Amar Dedic no Benfica - Qarabag. O lateral-direito bósnio continua em dúvida para o encontro do Clube da Luz, que vai marcar o arranque da participação encarnada na edição 2025/25 da Liga dos Campeões.
A informação é avançada pelo jornal A Bola. Amar Dedic esteve presente na sessão de treinos do Benfica desta segunda-feira, 15 de setembro, como pode ser observado pelos jornalistas nos 15 minutos em que os trabalhos do Clube da Luz estiveram abertos à comunicação social.
Segundo a imprensa nacional, Amar Dedic vai realizar, no dia do jogo, o derradeiro teste para perceber se estará pronto a pisar o relvado, ou não, frente ao Qarabag. Para Bruno Lage, seria um 'reforço' importante, uma vez que o treinador português terá de recorrer a uma adaptação, ou lançar Leandro Santos, o único lateral-direito de raiz que tem à sua disposição no plantel encarnado.
Recordar que Amar Dedic sofreu uma entorse no joelho direito ao serviço da seleção da Bósnia, e tem estado em recuperação desde então. O lateral-direito do Benfica já falhou o encontro das águias frente ao Santa Clara, e corre, agora, para regressar já frente ao Qarabag.
O Benfica recebe o Qarabag na próxima terça-feira, 16 de setembro, às 20h00, no Estádio da Luz. O jogo diz respeito à primeira jornada da Liga dos Campeões. Para lá da equipa do Azerbaijão, a turma de Bruno Lage defrontará o Chelsea (fora), Newcastle (fora), Bayer Leverkusen (casa), Ajax (fora), Nápoles (casa), Juventus (fora) e Real Madrid (casa).
Confira, aqui, os melhores momentos de Amar Dedic no Benfica:
Antigo árbitro aproveitou o seu espaço de opinião no jornal Record para analisar os lances mais duvidosos da quinta jornada da Liga Portugal Betclic
15 Set 2025 | 21:02 |
Iturralde González foi perentório na sua avaliação dos lances mais polémicos da quinta jornada da Liga Portugal Betclic: o antigo árbitro internacional escreve, no jornal Record, que Paulo Vítor foi bem expulso por João Pinheiro no Santa Clara - Benfica, e que Gonçalo Inácio devia ter visto cartão vermelho por parte de António Nobre, no Famalicão - Sporting. Relembrar que também já é conhecido o juiz do encontro com o Qarabag.
Sobre o lance do jogo do Benfica, explicou o seguinte: "Muito bem o VAR ao avisar o árbitro. É uma jogada de vermelho claro, por entrada grave. O mais certo é que o jogador não queria atingir o adversário na cara, mas quando disputas a bola com a perna tão acima corres o risco de, no mínimo, seres admoestado".
"Se vais com os pitons à frente e atinges com força na cara, é expulsão. Neste tipo de ação, retiraram do regulamento a intenção. É seguro que não o queria atingir na cabeça, mas, ao disputar a bola desta forma, com os pitons à frente, é cartão vermelho", concluiu Iturralde González.
Por outro lado, o especialista em arbitragem considera que o árbitro do Famalicão - Sporting deixou um vermelho por mostrar a Gonçalo Inácio: "Para mim, é jogada de admoestação. Não é jogada de VAR, pois este não pode intervir, apenas em situações de vermelho direto. No segundo amarelo, não entra nunca. Mas observemos como o jogador mascara o movimento, quando atinge o jogador do Famalicão. Muitas vezes, se há um movimento de braço no peito ou na garganta, é muito clara a ação e não haveria nenhuma dúvida. Aqui ele busca o contato com o corpo todo. O que se movimenta não é só o braço, mas o corpo todo".
"É uma jogada muito perigosa, temerária e para mim merecedora de segundo amarelo. Os jogadores treinam toda a semana e mascaram: os defesas as mãos e as pancadas, os avançados os penáltis ou os lances em que fingem. Aqui o jogador coloca o braço muito acima e com o seu corpo atinge o adversário, metendo-se na posição do jogador contrário. Não está apenas a proteger-se e acaba por atingi-lo. Segundo amarelo", concluiu Iturralde González.