
Futebol
Octávio Ribeiro aponta falha no discurso de peça-chave do Benfica: “Calculismo”
30 Set 2025 | 11:26
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Set 2025 | 12:31 |
Segundo as “regras da sensatez” nunca “devemos regressar onde já fomos felizes”, mas a vida, às vezes, dá voltas e lá voltamos àquele local onde tanto vivemos e tanto vencemos!
Para contrabalançar esta máxima, não podemos perder de vista que Mourinho também regressou ao Benfica, no entanto, não tinha sido feliz. Esperemos por isso que o seja nesta segunda passagem pelas águias.
Esta é uma semana especial para José Mourinho que, em poucos dias, visita duas das casas onde mais brilhou, onde deixou uma legião de adeptos, onde deixou um legado de resultados que o colocaram no topo do futebol mundial!
Mourinho, de regresso ao Benfica, desloca-se ao terreno do Chelsea onde ficou conhecido como o Special One e onde venceu quase tudo o que havia para vencer (faltou a glória europeia) na terça-feira, dia 30 de setembro.
Poucos dias depois, o técnico setubalense terá uma deslocação ao Dragão para defrontar o Porto, onde ficou imortalizado por 2 épocas com títulos internos e, sobretudo, com as conquistas internacionais da Taça UEFA e da Liga dos Campeões.
Relativamente a esta noite de terça-feira, será muito especial para o Chelsea e para Mourinho. Já lá vão mais de quatro anos e meio desde a última vez que Mourinho defrontou os Blues (derrota por 0-1 ao serviço do Tottenham a 4 de fevereiro de 2021) e será a primeira vez em quase cinco anos que Mourinho visita Stamford Bridge (empate a zero no dia 29 de novembro de 2020).
Ao serviço dos Blues, José Mourinho venceu 3 vezes a Premier League, 1 vez a FA Cup, além de 1 Supertaça de Inglaterra e de 3 Taças da Liga Inglesa.
Mas centremos atenções no jogo de Londres, em mais um regresso de Mourinho a Stamford Bridge, desta vez em jogo para a Champions, competição que Mourinho não tem disputado nas últimas épocas e que, em última análise, acabou por precipitar a saída de Bruno Lage e o regresso de Mourinho ao Benfica.
No imediato, a equipa encarnada é tudo menos favorita para este duelo com os Blues, segundo é possível apurar nas casas de apostas como a Betclic, com odds à volta de 1.60 para os ingleses e de 4.70 para as águias. O adepto encarnado que quiser arriscar uma aposta na vitória dos encarnados, poderá aproveitar o bónus da Betclic sem risco, para acautelar os seus fundos.
Mas vamos ao jogo da próxima terça-feira: frente a frente vão estar duas equipas que estiveram no Mundial de Clubes. O Chelsea, inclusivamente, foi o grande vencedor da competição e, acima de tudo, a equipa que afastou o Benfica da competição, no prolongamento dos oitavos de final da competição, após o 1 a 1 no tempo regulamentar (1-4 para o Chelsea no prolongamento).
Mas há mais em comum entre ambas as equipas, sobretudo neste mês de setembro, em que estão longe de agradar aos seus adeptos. Ao ponto que o Benfica já trocou de treinador (mesmo após ter vencido a Supertaça de Portugal e os primeiros jogos da liga portuguesa) e que já se comecem a ouvir algum burburinho sobre o futuro de Maresca em Londres. Isto porque o Chelsea, nos últimos 5 jogos, apenas venceu para a Taça da Liga inglesa frente ao Lincoln, da terceira divisão inglesa (League One).
As duas equipas perderam na estreia na Champions e se o Chelsea teve uma derrota “expectável” na deslocação a Munique frente ao Bayern, já o Benfica sofreu uma inesperada derrota, com direito a reviravolta de 2-0 para 2-3, frente ao Qarabag. O tal jogo que terá sido a gota de água para a direção do Benfica e que originou o regresso Mourinho à Luz.
Do lado encarnado, espera-se que o Benfica saiba aproveitar este momento menos positivo do Chelsea e que o impacto de José Mourinho seja notado. Sem esquecer a experiência e competência do treinador português nos grandes jogos, que o levaram ao topo do futebol mundial, em tempos. O acolhimento de Stamford Bridge à sua antiga glória também poderá jogar a seu favor. Afinal, Mourinho também jogará em casa.
Treinador português não tem alcançado os resultados esperados ao serviço dos red devils e são vários os rumores relativamente à sua continuidade
30 Set 2025 | 12:26 |
Após uma nova derrota na Premier League, desta vez frente ao Brentford, o lugar de Ruben Amorim no Manchester United parece estar cada vez mais em risco. Entre rumores que ditam a sua saída e que apontam sucessores ao seu cargo, os dirigentes do clube parecem ter uma decisão tomada em relação à continuidade do técnico luso.
Segundo o 'FlashScore', o acionista minoritário do clube Sir Jim Ratcliffe está relutante em tomar uma decisão que culmine no despedimento de Ruben Amorim. Tal deve-se não só pelo impacto financeiro que viria com a saída de Amorim, que receberia cerca de 14 milhões de euros de compensação, mas também pelo facto de tal comprometer a visão de longo prazo definida na chegada do luso a Manchester.
Para além disso, o Manchester United realizou investimentos significativos no que toca à reconstrução do plantel do seu plantel, de forma a alinhar-se com a filosofia de jogo de Ruben Amorim, sendo que já estão previstos novos reforços para as próximas janelas de transferência.
Sabe-se ainda que, oficialmente, o Manchester United não tem preparada qualquer lista de eventuais sucessores para Ruben Amorim, contrariando os rumores que davam conta do interesse em Gareth Southgate, Oliver Glasner e Andoni Iraola.
No entanto, a mesma fonte adianta também que as conversas sobre o futuro do Manchester United caso os resultados se agravem têm estado presentes dentro do clube, com toda a pressão a recair agora na receção dos red devils ao Sunderland, no dia 4 de outubro.
Antigo técnico do Liverpool de 58 anos está sem clube desde que saiu dos reds no final da temporada 2023/24, onde foi substituído por Arne Slot
30 Set 2025 | 12:21 |
Jurgen Klopp não sente saudades de treinar um clube de nível europeu. Em entrevista ao The Athletic, o antigo técnico do Liverpool mostrou-se feliz com as suas funções no grupo Red Bull e, indiretamente, recusou a oferta de Cristóvão Carvalho, que afirmou que o gostava de ver à frente da equipa do Benfica.
“Comigo, Bruno Lage não fica para lá do contrato [termina no final da época]. Preciso de um treinador de nível de excelência, que já tenha conquistado a Champions e que queira ganhar uma Champions no Benfica. Só há um nome na minha cabeça: Jürgen Klopp”, atirou Cristovão Carvalho, em entrevista ao podcast ‘Ontem já era tarde’, de Luís Aguilar.
Para lá deste tema, Jurgen Klopp abordou a onde de lesões em alguns dos clubes que participaram no Mundial de Clubes: “Não vi o Mundial de Clubes. Mas li esta manhã que o Chelsea está com uma crise de lesões. Talvez eles tivessem lesões. A minha especialidade é saber o quanto se pode esperar dos jogadores de futebol. Conheço a intensidade dos treinos, pedimos sempre mais”.
“O Chelsea ficou feliz por ter vencido o torneio. Ótimo, recebeu muito dinheiro. Mas, em algum momento, temos de cuidar das poucas pessoas sem as quais este jogo não existiria: os jogadores”, acrescentou Jurgen Klopp, comentando o congestionado calendário dos principais clubes do futebol europeu.
O Chelsea – Benfica está agendado para esta terça-feira, 30 de setembro, às 20h00, em Stamford Brige, e diz respeito à segunda jornada da fase liga da Liga dos Campeões. Após a surpreendente derrota caseira diante do Qarabag, os encarnados querem somar o primeiro triunfo na presente edição da prova milionária.
Ao comando dos encarnados, técnico português realizou um total de 142 encontros, tendo vencido 96 e conquistado quatro troféus
30 Set 2025 | 11:46 |
Bruno Lage terá recusado a proposta do Al Ahly. Numa altura em que o técnico de 49 anos comentou a sua saída do Benfica, o emblema africano colocou muitos milhões em cima da mesa para convencer o português, mas a entrada em cena de alguns clubes europeus dificultou a conclusão do negócio.
“Após vários dias de conversações, Bruno Lage decidiu recusar a proposta do Al Ahly para se tornar no seu novo treinador. O técnico português e a sua família estavam dispostos à mudança, mas o interesse de alguns clubes das principais ligas europeias levou a esta decisão”, revelou Rudy Galetti.
Os números não foram divulgados, mas, ao que tudo indica, Bruno Lage iria auferir um vencimento milionário. É que o Al Ahly terá colocado em cima da mesa cerca de 7 milhões de euros anuais brutos, bem mais do salário que o técnico português ganhava no Benfica.
Numa entrevista recente sobre a sua saída do Benfica, Bruno Lage desmentiu Rui Costa: “Infelizmente, no início do segundo ciclo, na minha opinião, e o presidente Rui Costa sabe disso, o diretor Mário Branco sabe disso, acho que cometemos um erro metodológico, que foi iniciar esse segundo ciclo com o jogo de Santa Clara na sexta-feira”.
Nas suas passagens pelo Benfica, Bruno Lage realizou 142 encontros, tendo vencido 96, empatado 22 e perdido outras 24. Ao serviço do Clube da Luz, o técnico, de 49 anos, venceu quatro troféus pelos encarnados: um Campeonato Nacional, duas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Octávio Ribeiro aponta falha no discurso de peça-chave do Benfica: “Calculismo”
30 Set 2025 | 11:26
Ex Benfica Marcos Leonardo marca golo da vitória no Nasaf Qarshi - Al-Hilal (Vídeo)
30 Set 2025 | 11:01
Rafa Silva continua em grande! Ex Benfica marca no Besiktas - Kocaelispor (Vídeo)
30 Set 2025 | 10:06