Clube
No meio de 'guerra' entre Benfica e Sporting, Carlos Moedas 'junta' Rui Costa e Frederico Varandas
12 Nov 2025 | 07:44
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
17 Nov 2025 | 19:27 |
Nome que sempre defende Luís Filipe Vieira assume que José Mourinho foi uma jogada eleitoral. Numa recentre entrevista, João Gabriel assume que a contratação do Special One permitiu a Rui Costa ter uma maior vantagem para as eleições, que decorreram entre 25 de outubro e 8 de novembro, realização de duas voltas.
João Gabriel: "Eu não desejo ser candidato, mas não o excluo"
À conversa com o podcast Final Cut, o antigo diretor de comuicação das águias começou por falar das eleições e da possibilidade de ter sido candidato à Presidência do Benfica: "Eu nunca pensei, até porque a minha situação pessoal não o permitiria mesmo que eu tivesse essa ambição. E não tenho".
No entanto, João Gabriel adianta que mesmo que tibvesse essa ideia, reconheceu que o boletim de voto já estava bastante compacto para este ato eleitoral, mas deixou uma certeza no ar: "Já havia candidatos a mais para estas eleições. Agora daqui a quatro anos… eu não desejo ser candidato, mas não o excluo".
João Gabriel: "
De seguida, o antigo dirigente do Benfica defendeu que a reeleição de Rui Costa apenas aconteceu devido a um factor específico: "Mourinho foi um escudo protetor de Rui Costa nestas eleições. Se Mourinho não tivesse entrado, não sei se o resultado… podia ganhar, não creio que ganhasse com a dimensão que ganhou".
"Toda a gente sabe o que ele fez no Benfica. O Benfica não nasce com Vieira, mas, do meu ponto de vista, renasce com Vieira. Custa-me que sócios mais jovens desconheçam o que era o clube em 2003, quando ele chegou à presidência", disse por fim, deixando algumas palvras de apreço para Luís Filipe Vieira.
Presidente encarnado foi reeleito recentemente, e já está a por em prática medidas para alguns dos assuntos mais discutidos durante a campanha eleitoral
16 Nov 2025 | 12:39 |
Rui Costa quer fechar o quanto antes os contratos dos direitos televisivos do Benfica - tal como acontece com o Benfica District. O Presidente encarnado quer que o processo que prevê a venda destes direitos para as próximas duas temporadas esteja concluído nos próximos dois ou três meses.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Benfica tem em mãos duas propostas na ordem dos 40 milhões de euros, para a exploração dos direitos televisivos para as épocas 2026/27 e 2027/28. No entanto, Rui Costa ainda vai procurar negociar valores mais altos, que se aproximem dos 50 milhões.
O plano do Presidente do Benfica é, depois, utilizar essas propostas na ordem dos 50 milhões de euros, para colocar pressão na Liga Portugal, que está obrigada a apresentar, até ao fim da época, o preço mínimo dos direitos audiovisuais das I e II Ligas e a chave de distribuição do dinheiro pelos clubes.
Rui Costa, bem como a restante Direção do Benfica, entendem que a Liga Portugal dificilmente conseguirá cumprir a sua promessa de 300 milhões de euros por época no total, e de que nenhum clube ficaria a perder dinheiro em relação aos contratos atuais.
Sendo assim, a proposta de 50 milhões de euros que Rui Costa espera receber pelos direitos televisivos do Benfica pode ajudar a condicionar as conversas entre o Clube da Luz e a Liga Portugal, na discussão dos contratos com vista às próximas temporadas desportivas, existindo mesmo a crença de que tal poderá demonstrar que o cumprimento da promessa inicial não vai ser, afinal, possível.
Relembre, aqui, as palavras de João Diogo Manteigas sobre os direitos televisivos:
Jornal português deu uma atualização sobre o estado da obra que vai revolucionar a zona envolvente do Estádio da Luz, na cidade de Lisboa
15 Nov 2025 | 10:54 |
A Direção do Benfica, liderada por Rui Costa, e recentemente reeleita para novo mandato, que avançar já com os primeiros passos do Benfica District. O jornal A Bola revela, na edição deste sábado, dia 15 de novembro, mais detalhes sobre a obra que vai revolucionar a zona envolvente ao Estádio da Luz.
O jornal nacional começa por detalhar que o projeto do Benfica está em fase de consulta pública. Os sócios podem dar sugestões acerca da obra, e terão, ainda, de se pronunciar acerca da sua realização, reservando poder escolha em relação à realização das mudanças pretendidas.
Concluída esta parte, espera a Direção encarnada, de forma positiva, o processo avançará para a fase de licenciamento. Este passo é uma das exigências da Câmara Municipal de Lisboa para que o projeto do Benfica District saia do papel para a realidade.
No plano de desenvolvimento do projeto apresentado ao público, numa cerimónia que teve a presença de nomes importantes em Lisboa, como o de Carlos Moedas, já foi anunciado que o licenciamento teria início este mês e estaria concluído em março. O Benfica foca, então, esforços nesta parte do processo, para garantir que não existe qualquer atraso.
O objetivo da Direção, a curto prazo, é, então, resolver a questão do licenciamento, e convocar uma AG para que os sócios possam votar o projeto. Segundo informa A Bola, o plano é que as obras arranquem em 2027, e durem até 2029, numa operação que não custará menos de 220 milhões de euros aos cofres da Luz.
Antigo técnico dos encarnados abordou resultados das eleições do Clube da Luz, que reconduziram Rui Costa como Presidente
14 Nov 2025 | 13:07 |
Jorge Jesus deixou elogios ao trabalho de Luís Filipe Vieira no Benfica. Em declarações aos jornalistas no Aeroporto Humberto Delgado, o técnico do Al-Nassr lembrou o legado do antigo Presidente enquanto líder das águias e comentou o resultado das eleições do Clube da Luz, que deram a vitória a Rui Costa.
Jorge Jesus sobre Luís Filipe Vieira: "Fez o que fez do Benfica"
“Foi o que os Sócios do Benfica escolheram. Havia seis candidatos, um deles, o Luís Filipe Vieira, com quem trabalhei oito anos, que fez o que fez do Benfica. Os Sócios optaram pelo Rui Costa, que foi durante anos um discípulo dele, e escolheram bem”, afirmou Jorge Jesus, que se mostrou muito satisfeito após o último jogo.
Lembrar que, na primeira volta das eleições do Benfica, Luís Filipe Vieira conseguiu 13,86% dos votos, tendo ficado no terceiro lugar. Rui Costa, com 42,13%, surgiu no primeiro lugar, seguido de João Noronha Lopes, com 30,26%. Na segunda volta, o antigo futebolista das águias voltou a vencer o gestor.
Jorge Jesus aproveitou a ocasião para abordar a polémica das últimas semanas em torno da arbitragem: “Nós, treinadores portugueses, estamos sempre desconfiados da arbitragem. Há uma educação de que é premeditada, o que não é. Hoje vejo as coisas de forma diferente, estou fora e num país em que não posso falar da arbitragem, é impossível”.
“Todos sabemos que não é o melhor para o futebol português, mas não tenho dúvidas de que vai ser assim por muitos anos. A APAF vem falar em defesa da classe e dos problemas que houve na jornada. Estamos no primeiro terço do campeonato, foi importante esclarecer alguns pontos. É difícil ser árbitro”, finalizou Jorge Jesus.
No meio de 'guerra' entre Benfica e Sporting, Carlos Moedas 'junta' Rui Costa e Frederico Varandas
12 Nov 2025 | 07:44
Depois do polémico penálti de António Silva, Pedro Proença 'persegue' Benfica
11 Nov 2025 | 07:06
Candidato à Presidência do Benfica deixa aviso sério após conhecer resultados das votações
09 Nov 2025 | 20:02