Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica anunciou a saída de Odysseas Vlachodimos, na noite de sexta-feira, dia 1 de setembro, através de um comunicado oficial. O Clube da Luz deixou uma nota de agradecimento do internacional grego.
Saiba AQUI todas as movimentações do Glorioso, nas últimas horas desta janela de transferências.
O negócio da transferência acontece pelo valor de 10 milhões de euros, que pode aumentar dependente da concretização de objetivos. Aguarda-se que o atleta assine um contrato válido por cinco temporadas.
O guardião abandona, assim, o Glorioso, após cinco anos ao serviço dos encarnados, depois de contratado ao Panathinaikos. Vlachodimos vai representar o Nottingham Forest, de Inglaterra, durante as próximas épocas.
O guarda-redes sai das águias após situação polémica envolvendo o jogador e o treinador dos encarnados, Roger Schmidt. É importante recordar que o técnico alemão colocou Odysseas fora das opções iniciais para o segundo jogo do Campeonato Nacional, após derrota na estreia. Essa decisão causou tensão e até confronto entre as duas partes.
Odysseas Vlachodimos - avaliado em 16 milhões de euros - marcou presença em 54 encontros oficiais, na época passada. Desde que chegou à Luz, cumpriu um total de 225 duelos, pela equipa principal do emblema da Catedral.
Odysseas concluiu a sua passagem pelo Benfica com 225 jogos realizados e quatro títulos no currículo: dois Campeonatos Nacionais (2018/19 e 2022/23) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2019 e 2023). Ao fim de cinco anos de águia ao peito, o guarda-redes transferiu-se para o Nottingham Forest, de Inglaterra.
Apresentado no dia 18 de maio de 2018 no Estádio da Luz, Odysseas foi contratado pelo Benfica após passagem pelo Panathinaikos. Com apenas 24 anos, o guarda-redes formado no Estugarda estreou-se na vitória caseira sobre o Fenerbahçe (1-0), num jogo válido para a 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Vivia-se o dia 7 de agosto de 2018.
Esse foi o primeiro de 50 jogos do recém-chegado guardião na época 2018/19. Além da estreia absoluta na maior prova europeia de clubes, onde somou 10 jogos divididos entre fase de qualificação e o Grupo C, o camisola 99 disputou outros seis na Liga Europa e foi o mais utilizado na campanha da Reconquista: contabilizou 3055 minutos nas 34 jornadas do Campeonato Nacional. Logo na primeira temporada, Odysseas celebrou, assim, o primeiro título da sua carreira no jogo 50 pelo Clube, cumprido no derradeiro duelo da prova diante do Santa Clara.
Nessa mesma época, as exibições protagonizadas pelo guardião com a camisola do Glorioso chamaram a atenção do selecionador da Grécia. Apesar do passado nas seleções jovens da Alemanha, que representou entre os escalões Sub-15 e Sub-21, Odysseas aceitou o repto de representar a equipa helénica e estreou-se a 15 de novembro de 2018, no triunfo sobre a Finlândia (1-0) para a Liga das Nações.
Nas três épocas seguintes, o guarda-redes começou por dar o seu contributo na conquista da Supertaça no Estádio Algarve, logo a abrir 2019/20, registando nesses anos mais 119 jogos pelas águias. O centenário foi celebrado a 18 de outubro de 2020, na vitória sobre o Rio Ave (0-3), a contar para o Campeonato.
Já em 2021/22, foi incluído, ao lado do colega de equipa Otamendi, no melhor onze da fase de grupos da Liga dos Campeões, ajudando, posteriormente, o Benfica a alcançar os quartos de final da competição.
Em 2022/23, época em que chegou aos 200 jogos pelo Glorioso, Odysseas foi o mais utilizado na conquista do 38, terminando a campanha com 4889 minutos repartidos por 34 jornadas e como o guarda-redes da equipa menos batida do Campeonato: apenas 20 golos sofridos.
A estes jogos na época transata, o internacional grego somou, ainda, três presenças na Taça de Portugal, três na Taça da Liga, e 14 na Liga dos Campeões, entre quartos de final, oitavos de final, fase de grupos e fase de qualificação. Feitas as contas, Odysseas só não defendeu a baliza encarnada em um dos 55 jogos da temporada 2022/23: foi frente ao Caldas, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Já na presente temporada, Odysseas foi titular na vitória por 2-0 no clássico da Supertaça e ergueu o troféu pela segunda vez. O derradeiro dos seus 225 jogos pelo Benfica ocorreu no dia 14 de agosto de 2023.
O guarda-redes encara, agora, uma nova etapa da sua carreira profissional no Nottingham Forest.
Obrigado, Odysseas!
Treinador das águias conta já com uma ausência no plantel para a receção ao eterno rival do Norte
|
0É mais uma dor de cabeça para Bruno Lage. O lateral direito do Benfica foi convocado pela seleção do Burquina Fasso, sendo ausência nos próximos treinos liderados pelo técnico durante o mês de novembro e no Clássico com o eterno rival, Porto, segundo garantem as águias no site oficial.
O jogador emprestado pelo Manchester City integra o leque de atletas que vão ser hipótese do Burquina Fasso para o duplo compromisso com o Senegal e o Malawi. Em duelos a valer para o apuramento da Taça das Nações Africanas de 2025 (CAN), embora o conjunto de Kaboré já o tenha garantido, o lateral do Benfica vai disputar os encontros respetivos ao Grupo L, em Marrocos.
Neste sentido, segundo informa o Clube da Luz, através do site oficial, no próximo dia 10 de novembro, que coincide com a data do Clássico frente ao Porto, o Burquina Fasso vai medir forças com o Senegal. Depois, no dia 17 de novembro, a seleção de Issa Kaboré vai visitar o Malawi, em Lilongué, para completar a fase de qualificação. Destaca-se, então, que o lateral-direito do Benfica vai falhar o encontro com o Porto.
Até ao momento, com a camisola do Benfica, Issa Kaboré – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – realizou quatro encontros. Nos 142 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 23 anos melhorou os indícios iniciais apresentados a Bruno Lage, tendo estado em destaque diante do Pévidem, contando já com uma assistência.
É importante referir que, Issa Kaboré chegou à Luz por via de um empréstimo do Manchester City, que não integra cláusula de compra, contrariando os casos das restantes cedências desta época (Renato Sanches e Zeki Amdouni). O craque, proveniente do emblema inglês é visto como o concorrente de Alexander Bah no flanco direito, que, até ao momento, apenas contava com o internacional dinamarquês.
Encarnados voltam ao Estádio da Luz para receber o emblema dos Açores, pelas 20h15 de quarta-feira, 30 de outubro, em jogo relativo aos quartos de final da Taça da Liga
|
0O Benfica de Bruno Lage defronta, esta quarta-feira, 30 de outubro, pelas 20h15, o Santa Clara. A partida, que vai ser disputada no Estádio da Luz, é relativa aos quartos de final da Taça da Liga.
As águias chegam a este encontro vindas de uma vitória 'gorda' sobre o Rio Ave, por 5-0, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic. Destaca-se que Bruno Lage apostou em Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Orkun Kökcü, Ángel Di María, Jan-Niklas Beste, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis no onze inicial.
No que diz respeito ao onze provável do Benfica para a receção ao Santa Clara de Vasco Matos, Bruno Lage deverá mexer na formação titular: Anatoliy Trubin; Issa Kaboré, António Silva, Tomás Araújo, Álvaro Carreras; Florentino, Benjamín Rollheiser, Ángel Di María, Jan Niklas Beste, Kerem Akturkoglu; Vangelis Pavlidis
Por esta altura, o técnico do Benfica continua a não poder contar com Tiago Gouveia e Gianluca Prestianni e Leandro Barreiro. Na antevisão ao duelo com os açorianos, Bruno Lage confirmou que o trio continua a não fazer parte das opções, estando a recuperar das respetivas lesões.
Vale destacar que, após o jogo diante do Santa Clara, o Benfica volta aos relvados para medir forças com o Farense no Estádio do Algarve. O encontro está agendado para o próximo domingo, 2 de novembro, em duelo relativo à 10.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Transmissão: Sport TV
Informações: Quarta-feira – 30 de outubro – 20h15 – Estádio da Luz.
Ausências: Gianluca Prestianni, Leandro Barreiro e Tiago Gouveia (lesionados)
Equipa de Arbitragem: Hélder Malheiro será o árbitro da partida, auxiliado por Gonçalo Freire e Hugo Coimbra. José Rodrigues será o 4.º árbitro. Já no VAR estará o Ricardo Baixinho e no AVAR Vasco Marques
Na antevisão à partida com a equipa insular para a Taça da Liga, o tema relacionado com o atleta foi um dos discutidos
|
0A falta de golos de Vangelis Pavlidis foi um dos assuntos comentados por Bruno Lage na antevisão à partida do Benfica diante do Santa Clara, duelo que se vai jogar no próximo dia 30 de outubro, às 20h15, no Estádio da Luz. Nesse sentido, o técnico das águias voltou a frisar que está contente com o trabalho realizado pelo internacional grego.
"Vou usar a palavra que usou, que é a pressão que tem de fazer quando temos de defender. E todos têm feito um trabalho fantástico nesse sentido. Reforço que a visão da nossa parte tem de estar na análise coletiva. O ponta-de-lança vive de golos, gosta de dar o contributo com golos, é sempre o jogador que é avaliado em função dos golos, o único contributo que às vezes é mais visível é esse", começou por referir o técnico
"Mas temos de ver a questão de outra maneira. Falo com toda a gente. Fazemos a análise praticamente a seguir a cada jogo, em termos globais e individuais. Quando não temos tanto tempo para trabalhar, tem de ser esta a forma de trabalhar. Analisar e perceber, colocar jogadores a perceber as movimentações dos outros. É um trabalho que temos estado a fazer. Entendo a pergunta. A nossa visão é mais global e é isso que faz sentido", acrescentou ainda Bruno Lage.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 12 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 885 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta-de-lança internacional pela Grécia apontou dois golos e fez uma assistência.
Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.