Tiago Godinho
Biografiado Autor

16 Fev 2023 | 15:17

Icon Comentário 0
Tiago Godinho

Ontem, em Bruges, foi dado o primeiro passo para o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, ao vencermos o Club Brugge por 0-2

Adversário que na fase de grupos surpreendeu a Europa ao derrotar no seu terreno adversários como o Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e ao golear no Estádio do Dragão, o FC Porto. Não derrotámos nenhuma cópia belga do Bayern de Munique, mas também não é propriamente o Canelas 2010 - clube que num outro país qualquer da Europa muito provavelmente já teria sido banido das competições - importa realçar neste momento que em 11 jogos europeus disputados esta época o Sport Lisboa e Benfica tenha um registo de 9 vitórias, sendo cinco delas obtidas na condição de visitante, e dois empates contra o PSG. A prestação europeia desta época é ainda valorizada quando analisamos os números de golos marcados, sofridos e registo disciplinar:

  • 30 golos marcados, média 2,72 jogo;
  • 9 golos sofridos, média de 0,81 jogo;
  • 19 cartões amarelos, média de 1,72 por jogo.
Números extraordinários na Europa do futebol e em linha com a produção da equipa encarnada nas restantes competições, com exceção no critério disciplinar onde a equipa do Sport Lisboa e Benfica soma 55 amarelos, 3 vermelhos por acumulação e um direto nas duas principais competições nacionais, numa média superior a 2 cartões por jogo.


Este registo disciplinar insolente dos atletas encarnados foi demonstrado em todo o seu esplendor na passada quinta-feira em Braga. Numa partida em que os "arruaceiros" da Luz fizeram 7 faltas contra 19 do adversário, mas onde obrigaram o árbitro a mostrar 6 cartões amarelos (um vermelho por acumulação) e 1 vermelho direto, em contraponto o bem-comportado adversário fazendo mais do dobro das faltas foi admoestado com os mesmos 6 cartões amarelos sendo o primeiro exibido aos 55 minutos.

O VAR presente na Pedreira demonstrou também toda a sua qualidade, aquela suposta grande penalidade sobre Gonçalo Guedes evidentemente não existiu, o que todo o país viu na transmissão não foi mais que Gonçalo Guedes a recorrer às habituais artimanhas do futebol luso ao simular de forma descarada uma grande penalidade, demonstrando as suas saudades dos 6 anos que esteve afastado do lamaçal que é o futebol português.


Então o Sport Lisboa e Benfica foi afastado por culpa exclusiva da equipa de arbitragem da Taça de Portugal?

Não, existem muitas responsabilidades nossas. Primeiro, Bah não pode ter ações como a que levaram à sua expulsão, numa decisão disciplinar correta.


Segundo, a nossa estrutura não pode continuar a ser permissiva com aquilo que têm sido o passado recente. Entendo e fui solidário com a intervenção do Presidente Rui Costa no pós-jogo, mas nessa altura já o mal estava feito.

Deixemo-nos de rodeios, a partir de 2016 numa altura em que o Sport Lisboa e Benfica lutava pelo tricampeonato, algo que não alcançava desde o final da década de 70 do século passado, que os responsáveis dos dois nossos principais adversários começaram uma estratégia para desestabilizar o Sport Lisboa e Benfica, desvalorizando as suas vitórias e considerando as mesmas da responsabilidade de fatores externos. Palavras como "vouchers", "e-mails", eram as mais debitadas por esses responsáveis para camuflar a sua incompetência desportiva face aos avultados investimentos que faziam nas respetivas equipas de futebol.

Infelizmente essas ações foram desvalorizadas pelos responsáveis encarnados, e o futuro veio provou que essa tentativa de condicionar as arbitragens deu frutos e hoje passados mais de seis anos, o que todos sabemos é que o Sport Lisboa e Benfica em nenhum processo relacionado com tal temática foi formalmente acusado, mas por outro lado a justiça foi célere ao condenar a FC Porto, SAD e o seu diretor de comunicação.

Num processo ainda a decorrer e no qual são arguidos Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria, o juiz Carlos Alexandre no despacho que pronunciou os três elementos afetos à estrutura azul escreveu:

“Entendemos que houve uma subversão propositada do sentido dos e-mails divulgados com o intuito de fazer crer que estaria em curso um projeto corruptivo, quando dos e-mails e da sua leitura integral [….] não se retira a prática de qualquer crime”.

Portanto é possível aceitar nomeações de árbitros como Artur Soares Dias para jogos do Sport Lisboa e Benfica, depois das lamentáveis prestações em prejuízo claro do Sport Lisboa e Benfica nos clássicos de 2014 ou 2020? Nos dérbis de 2012 ou de 2017?

É possível não questionar como é que o árbitro Fábio Veríssimo é nomeado para o último jogo nos Açores, depois de ter conseguido na partida anterior expulsar um jogador encarnado por duas faltas inexistentes, com a agravante de uma delas ter ficado por assinalar uma grande penalidade a favor do Sport Lisboa e Benfica?

Não é possível, como não é possível continuar a apoiar figuras como Fernando Gomes ou Pedro Proença, para a Federação e Liga de Clubes.

O Presidente e respetivos órgãos dirigentes da Sport Lisboa e Benfica, SAD têm que ser consequentes. Na última gala da Liga, para receber o prémio fair play atribuído ao Sport Lisboa e Benfica, tamanha ironia, o atual administrador da SAD, Lourenço Pereira Coelho disse:

"Se não nos respeitarem não seremos candidatos ao prémio Fair-Play"

O que é preciso que façam mais para percebermos que não nos respeitam e que tudo vão fazer para nos impedir de conquistar o campeonato?

Não tenham medo, terão do vosso lado a incomparável massa associativa e adepta do Sport Lisboa e Benfica!

Concluo a crónica desta semana, saudando as declarações de atletas e treinador depois do jogo de ontem. Foi uma boa vitória, mas ainda falta a segunda parte em Lisboa, que terá que ser encarada com a mesma determinação e foco do jogo de ontem em Bruges.

Entretanto encher o Estádio da Luz na próxima segunda-feira para aquela que é a primeira das catorze finais para o 38 º título de campeão:

Vencer o Boavista FC!

Viva o Sport Lisboa e Benfica!

+ opinião
Tiago Godinho
Nuno Campilho

02 Jul 2025 | 02:00

Icon Comentário0

Dar o seu melhor

Descansar é o mote, agora, pois em menos de um mês já estaremos a disputar a Supertaça, num registo non-stop que não está ao alcance de todos

+ opinião
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Sem projeto desportivo, apenas o caos no ninho da águia!

O fim do mundial de clubes trouxe mais problemas do que resoluções a adotar para a próxima época, desde logo expôs novos problemas disciplinares no balneário

10 Jul 2025 | 08:33

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento - Vermelho e Branco - O Abutres, garotões, voltou!

Só esta semana o Benfica teve um encaixe de cerca de 15 milhões em Red Pass, mais cerca de 30 milhões do campeonato do mundo. Soubessem gerir este clube rico

04 Jul 2025 | 06:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Dar o seu melhor

Descansar é o mote, agora, pois em menos de um mês já estaremos a disputar a Supertaça, num registo non-stop que não está ao alcance de todos

02 Jul 2025 | 02:00

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER