
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jul 2025 | 10:09 |
Rui Costa está pressionado para vencer a Supertaça, em virtude da vantagem que Frederico Varandas tem, atualmente, sobre o líder encarnado. O Benfica - que prepara prenda para Henrique Araújo - entra em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio Algarve, com a oportunidade de conquistar o primeiro troféu da época frente ao eterno rival. O dérbi frente ao Sporting, atual bicampeão nacional, será o primeiro grande teste da temporada, num jogo que pode marcar algumas mudanças nas águias para os próximos meses.
Mais do que a conquista da Supertaça, o contexto diretivo, numa altura em que se aproxima o ato eleitoral na Luz, também pesa. Rui Costa soma apenas três títulos desde que assumiu a presidência do Clube em 2021 e tem, em outubro, eleições que podem estar pendentes de títulos como este.
O Sporting chega a esta final depois de uma época de sucesso, onde conquistou o Campeonato e a Taça de Portugal, elevando para nove o número de troféus ganhos por Frederico Varandas desde 2018. Uma vitória amanhã daria ao Presidente leonino o seu 10.º título no clube verde e branco.
Em confrontos diretos entre os eternos rivais em finais, Frederico Varandas leva a melhor. O Presidente dos leões e Rui Costa defrontaram-se três vezes, mas o Benfica só venceu numa delas, tendo as outras duas sido comemoradas pelo conjunto verde e branco.
Para Rui Costa, a Supertaça não será importante apenas para o Benfica começar bem a época com um título, mas sim porque pode valer-lhe alguns votos nas eleições em outubro de 2025. Se o Sporting vence, mesmo apesar do investimento que o atual líder dos encarnados está a fazer, o próximo mandato poderá tornar-se cada vez mais uma miragem.
Duelo frente ao Sporting está marcado para a próxima quinta-feira, dia 31 de julho, e técnico dos encarnados tem carta na manga guardada
30 Jul 2025 | 10:03 |
Bruno Lage poderá promover a titularidade de Samuel Soares na Supertaça.O duelo frente ao Sporting está marcado para a próxima quinta-feira, dia 31 de julho, e será disputado no Estádio de Algarve, com início às 20h45. Está marcada conferência de imprensa para o dia de hoje, por volta das 13h, e Bruno Lage dificilmente revelará o onze inicial, mas, segundo as informações que têm sido avançadas pelo jornal Record, pode haver surpresa na baliza.
Para além de ter sido o dono da baliza na temporada passada nos jogos da Taça de Portugal (incluindo na Final), Samuel Soares mereceu outro voto de confiança de Bruno Lage no jogo da Eusébio Cup, após ter sido lançado ao intervalo para jogar a segunda parte. O guarda-redes formado no Seixal tem correspondido sempre que é chamado, e pode agora ser titular no jogo da Supertaça.
Segundo a imprensa nacional, existe a expectativa que esta seja a temporada de afirmação de Samuel Soares no Benfica, já que, a SAD encarnada vê com bons olhos uma possível saída de Anatoliy Trubin, com o objetivo de fazer um bom encaixe financeiro com um dos guarda-redes mais promissores da Europa, que chegou à Luz em 2023 proveniente do Shakthar Donetsk. Os ucranianos detém 40% de mais valias de uma transferência.
No sentido de ir habituando Samuel Soares aos postes da baliza encarnada, Bruno Lage pode promover a titularidade do guardião formado no Seixal. Os responsáveis da estrutura do Benfica estão, desde o inicio do mês de julho, a preparar uma proposta de renovação contratual com o internacional pelas camadas de jovens de Portugal, já que, o vínculo atual termina em 2027.
Na temporada desportiva 2024/25, com a camisola do Benfica, Samuel Soares – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – realizou 10 jogos pelos encarnados, um na equipa B, sete embates na Taça de Portugal e dois na Liga Portugal Betclic. Ao todo, o guardião formado no Seixal registou 920 minutos de águia ao peito, nesta época, e sofreu apenas quatro golos.
Presidentes dos eternos rivais de Lisboa têm vivido um período complicado recentemente, com várias trocas de acusações entre si
30 Jul 2025 | 08:09 |
Rui Costa e Frederico Varandas vão-se sentar lado a lado na tribuna presidencial do Estádio Algarve, no jogo entre Benfica e Sporting, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira. No meio dos dois presidentes dos rivais de Lisboa, estará Pedro Proença, líder máximo da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta informação significa que ambos os presidentes devem, de resto, seguir o protocolo habitual da Supertaça Cândido de Oliveira, que prevê ainda a presença de 10 dirigentes da parte de cada um dos clubes para assistir ao encontro no mesmo local que os presidentes. Relembrar que o Benfica 'roubou' um reforço ao Sporting recentemente.
Nessa zona, onde vão estar os três presidentes, do Benfica, do Sporting, e da FPF, costumam estar, também, algumas figuras de Estado, bem como personalidades públicas, sejam elas afetas ao mundo do futebol - como ex jogadores ou treinadores -, ou não.
A informação é avançada pelo jornal Record. Relembrar que o Benfica e o Sporting vêm vivendo um momento relacional complicado, depois da polémica pisadela de Matheus Reis a Andrea Belotti, que motivou muitas queixas dos encarnados, inclusivamente a instituições judiciais.
O último episódio entre os dois clubes tinha sido a recusa do Sporting em adiar o encontro da Supertaça. Relembrar que o Benfica esteve presente no Mundial de Clubes, prova que atrasou o fim de época das águias, que ficaram com muito pouco tempo de pré-temporada antes do primeiro encontro oficial do ano desportivo 2025/26.
Foram recuperadas as análises do agora Diretor Técnico Nacional de Arbitragem acerca das exibições do árbitro que foi escolhido para apitar a Supertaça
30 Jul 2025 | 07:47 |
O jornal A Bola recuperou as análises de Duarte Gomes aos erros de Fábio Veríssimo, apontados pelo Benfica em comunicado. O árbitro foi o escolhido para arbitrar o encontro para a Supertaça, frente ao Sporting, e o agora Diretor Técnico Nacional de Arbitragem deixa claro que houve muitas situações mal ajuizadas na última temporada.
Começou por mencionar o Famalicão - Sporting da nona jornada, que terminou com vitória dos leões por 2-0: "Aos 38 minutos, ficou penálti por assinalar a favor dos minhotos: 'Diomande conseguiu tocar na bola, mas, na sequência de abordagem direta com o adversário, não evitou o contacto físico ilegal com Aranda. O central pisou o pé do espanhol e isso foi claro nas imagens televisivas. A dúvida sobre onde não será consensual, mas em consciência devemos dizer que, visto e revisto o momento, o contacto pareceu ocorrer sobre a linha da área, logo dentro".
Sobre o Aves SAD - Sporting da 23ª jornada, apontou dois momentos: "A fase de ataque que resultou na finalização de Gyokeres foi legal, ou seja, desde que a bola partiu dos centrais do Sporting até chegar ao fundo da baliza de Ochoa, não houve irregularidade. Mas a verdade é que, momentos antes, Fresneda jogou a bola estando em fora de jogo e essa infração não foi assinalada".
Destacou, ainda, outro momento em que, afirma que terá ficado por mostrar um cartão vermelho a Ousmane Diomande, defesa central do Sporting: "O defesa costa-marfinense, já demasiado sinalizado por uso recorrente de mãos e braços sobre adversários, excedeu-se em momento de marcação homem a homem, atingindo deliberadamente a cara de Lucas Piazón com a mão/braço direito".
"A agressão foi muito clara nas imagens e ocorreu dentro da área do Sporting e com a bola em jogo. A equipa de arbitragem esteve bem ao assinalar o pontapé de penálti, mas errou disciplinarmente. O lance tinha de ter sido sancionado com cartão vermelho direto por conduta violenta", explicou, para terminar, Duarte Gomes, sobre o mesmo lance com Diomande, que será rival do Benfica na Supertaça.