Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na noite da passada quinta-feira, dia 14 de novembro, a seleção da Grécia de Vangelis Pavlidis voltou a reencontrar a Inglaterra, desta vez em Atenas, em partida a contar para a quinta jornada do grupo B2 da Liga das Nações. Depois de uma vitória surpreendente no mês anterior, onde os helénicos se deslocaram a Terras de sua Majestade, tendo triunfado sobre os Três Leões por 2-1, quis o destino que o jogo na Grécia tivesse uma história diferente. Desta vez, quem se riu por último foram os ingleses.
Em solo grego, a seleção local contou com as titularidades de Vangelis Pavlidis, avançado encarnado, e de Odysseas Vlachodimos, antigo guardião que deixou o Benfica no início da época 2023/2024. A formação britânica entrou em campo à procura de vingar o desaire caseiro e abriu o ativo logo aos sete minutos, graças ao avançado Ollie Watkins. Os ingleses conservaram a vantagem mínima até ao minuto 78, altura em que Vlachodimos teve a infelicidade de marcar um golo na própria baliza, depois da bole bater num dos poste e ressaltar nas costas do guardião e ebtrar na baliza. Contudo, os Três Leões não ficaram por aqui e ainda tiveram tempo para fazer o 3-9 final, através de Curtis Jones, cinco minutos depois.
Com este triunfo, os ingleses ascenderam ao primeiro lugar do grupo B2, em igualdade pontual com a equipa helénica (12 pontos), contudo, a vantagem no confronto direto e a diferença de golos deixa a Inglaterra no lugar de qualificação direta para a Liga A, atirando a Grécia para o play-off de subida.
Recorde-se que, no dia 10 de outubro, os gregos surpreenderam tudo e todos, quando derrotaram os ingleses por 2-1, em pleno Estádio Wembley, em Londres. Na altura, também contaram com a titularidade de Pavlidis e de Vlachodimos e onde o avançado grego do Glorioso vestiu a capa de heróis, ao marcar os dois golos que garantiram a vitória dos forasteiros.
No decorrer desta temporada, Vangelis Pavlidis, que está avaliado em 25 milhões de euros, soma até ao momento 1124 minutos em campo, o que corresponde a 16 encontros oficiais com o Manto Sagrado. O grego assinou até agora cinco golos e duas assistências.
Jogador, que não convenceu de águia ao peito, pode vir a levar à despedida do camisola 9 da turma de Bruno Lage
|
0Arthur Cabral volta a ser um nome de destaque no mercado de transferências, a poucos meses da abertura da janela de janeiro. O avançado, que não tem sido titular no Benfica de Bruno Lage, pode mesmo voltar ao Brasil para ocupar lugar de...Gabriel Barbosa.
O Flamengo vai dizer adeus ao 'flop' do Benfica e, de acordo com a imprensa do Brasil, Arthur Cabral surge na lista de potenciais alvos a atacar para colmatar a saída de Gabigol. O camisola 9 das águias não é, no entanto, o único na mira do clube do Brasileirão.
Vítor Roque, que está nos quadros do Bétis, por via de empréstimo do Barcelona, e Cucho Hernández, que pertence ao Columbus Crew, dos Estados Unidos da América, estão, também, no radar do Flamengo. É de referir que, já não é a primeira vez que Arthur Cabral é associado a um regresso ao país-natal, tendo em conta a falta de minutos no Benfica.
No último mercado de transferências, o ponta-de-lança canarinho foi referenciado pelo Cruzeiro e pelo Corinthians. No entanto, a decisão final foi manter-se no Benfica, não deitando a toalha ao chão em vista a conquista do seu lugar no plantel do Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Arthur Cabral - atualmente avaliado em 14 milhões de euros - conta com 12 partidas: Estrela da Amadora, Moreirense, Santa Clara, Boavista, Gil Vicente, Rio Ave, Farense e Porto (Campeonato Nacional); Pevidém (Taça de Portugal); Santa Clara (Taça da Liga) e Feyenoord e Bayern Munique (Liga dos Campeões). Nos 285 minutos totalizados, o ponta-de-lança brasileiro apontou um golo e uma assistência.
Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros, mais 5 por objetivos, para colmatar a saída de Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG. O atleta de 26 anos tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Antigo técnico do Glorioso, recorde-se, chegou no final de outubro ao emblema grego e assinou um contrato válido até 2026
|
0Rui Vitória analisa a contratação de Odysseas Vlachodimos. O antigo treinador do Benfica é agora técnico do Panathinaikos da Grécia e pretende reencontrar-se com o guardião helénico, tendo em conta que foi ele mesmo que pediu a contratação do jogador nos encarnados na época 2018/19.
Desde que abandonou as águias, a vida do guardião grego não tem sido fácil. Vlachodimos fez apenas um jogo pelo Newcastle esta época (45 minutos na Carabao Cup, contra o Wimbledon). É considerado a terceira opção para a baliza dos magpies, pois surge atrás do titular Nick Pope e do experiente Martin Dúbravka.
O jornal britânico 'inews' menciona que o antigo guarda-redes do Benfica pretende lutar por um lugar no emblema da Premier League, mas em contrapartida, o site Sportal, diz que o Panathinaikos, agora treinado por Rui Vitória, analisa a contratação dos serviços de Vlachodimos, que representou os gregos de 2016 a 2018, antes de assinar pelo Benfica.
Esta última fonte realça ainda que, a possível transferência seria por empréstimo, uma vez que, o Newcastle gastou cerca de 24 milhões de euros na contratação de Vlachodimos, valor este impensável para o os gregos igualarem.
Depois de ter batido pé com Roger Schmidt, o internacional grego abandonou o Clube da Luz, na época após ter conquistado o '38' como titular indiscutível na baliza das águias. Vlachodimos abandonou no mesmo verão em que Anatoliy Trubin - atual titular - assumiu as rédeas da baliza do Benfica.
Odysseas Vlachodimos - avaliado em 7 milhões de euros - chegou a Portugal em 2018 e participou em 224 encontros com a camisola do Benfica, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais e duas Supertaças pelas águias, incluindo a Supertaça da temporada 23/24, conquistada frente ao Porto.
Ao serviço do Nottingham Forest, o guardião de 29 anos, natural de Estugarda, completou sete jogos. O guarda-redes conseguiu uma 'clean sheet' logo na sua estreia com a camisola do novo clube, seguindo-se 16 golos sofridos. Já, pelo Newcastle, continua à espera do momento da estreia com a camisola dos ingleses.
Águias fazem parte do lote exclusivo, que irá disputar o novo formato do torneio, organizado pela FIFA
|
0Na passada quinta-feira, dia 14 de novembro, a FIFA, liderada por Gianni Infantino, instituição que rege o futebol mundial, recorreu às suas contas oficiais, nas variadas plataformas digitais, onde partilhou um pequeno vídeo, que divulga, de forma breve, o novo troféu a ser entregue ao primeiro vencedor do novo formato do Mundial de Clubes. Novo torneiro que será disputado entre 32 equipas e que conta com a presença do Benfica e do rival Porto.
A taça, que a FIFA entrega no final da competição, foi produzida pela Tiffany & Co., uma joalharia de renome mundial, responsável pelo design e criação do troféu. A taça em questão terá um acabamento de ouro com 24 quilates e contém inúmeros pormenores, entre os quais, os nomes dos 221 países que são membros afiliados da FIFA, onde Portugal não é exceção.
O troféu apresentado na última quinta-feira irá ser cobiçado pelas 32 formações que irão marcar presença no mundial. Os participantes irão disputar a competição num formato de fase de grupos e depois eliminatórias. Na fase de grupos, os clubes serão divididos em oito grupos de quatro, onde irão jogar entre si. Avançam para os oitavos-de-final os dois melhores emblemas de cada grupo. A fase a eliminar será de encontro único até surgir o novo campeão mundial.
O sorteio está agendado para o dia 5 de Dezembro, em Miami, onde os 32 emblemas participantes irão descobrir quem serão os seus adversários diretos na fase de grupo. Não esquecendo que o sorteio irá contar com a presença do Glorioso, porém, ainda falta saber quem irá ser o 32º emblema apurado, o nome irá surgir do encontro entre o Atlético Mineiro e o Botafogo, que vai determinar quem será o novo campeão da Taça Libertadores da América.
Recorde-se que, o Mundial de Clubes terá início no verão de 2025, entre 15 de Junho e 13 de Julho e a organização será entregue aos Estados Unidos da América. O encontro de abertura será entre o Inter Miami, onde joga Lionel Messi e um adversário ainda ser determinado. A prova irá ser quadrienal, à semelhança do mundial de seleções.
Confira o vídeo do anúncio da FIFA: