Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Da última vez que o Benfica recebeu o Porto, no Estádio da Luz, a 29 de setembro de 2023, Ángel Di María deu a vitória aos encarnados, com um golo já na segunda parte. Desde esse Clássico, o plantel do Glorioso já sofreu várias alterações, desde do lugar de treinador à formação titular.
O Benfica mantém seis titulares: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu e Ángel Di María. O lateral direito é ainda uma dúvida para o onze inicial do Clássico deste domingo, 10 de novembro, uma vez que vem de lesão. Ainda sobre a defesa encarnada, António Silva perdeu o lugar para Tomás Araújo, que deverá ser opção titular ao lado de Otamendi.
Ainda assim, a dúvida quanto à utilização de Bah pode levar a aposta no regresso de António Silva como dupla do capitão das águias. Nesse sentido, Tomás Araújo mantém-se na formação titular, no entanto, passa para o flanco direito. Álvaro Carreras será estreante no Clássico no Estádio da Luz, tendo em conta que ainda não fazia parte dos quadros encarnados quando se disputou o último encontro na Catedral.
O lateral espanhol não é, no entanto, o único que espreita uma oportunidade de se estrear. Zeki Amdouni, Kerem Akturkoglu, Jan Niklas Beste, Vangelis Pavlidis e Issa Kaboré. Os reforços de verão 'piscam olho' a uma estreia no Clássico, sendo que apenas se espera a aposta num trio no onze: Pavlidis, Akturkoglu e Beste.
Relativamente às saídas, nota-se os seguintes nomes: João Neves, Rafa Silva, David Neres e Petar Musa. O quarteto assumiu a titularidade em setembro do ano passado, mas já abandonado o Benfica, pelo que não fazem parte do habitual plantel encarnado. Refira-se, ainda, nos suplentes utilizados: Arthur Cabral, David Jurásek, João Mário e Casper Tengstedt. Só Arthur Cabral resistiu. Ora, a principal mudança é, também, no lugar de treinador. Roger Schmidt já não vai orientar as 'tropas encarnadas', com Bruno Lage a reencontrar um velho conhecido.
É de recordar que o Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).
Novo emblema do ainda técnico do Sporting com capacidade financeira para roubar alguns dos melhores jogadores do campeonato nacional
|
0Sérgio Krithinas considera que o Manchester United de Rúben Amorim pode vir a roubar jogadores não só ao Sporting, como também a Benfica e Porto. Na opinião do jornalista, o dossiê de Carreras, por exemplo, é um dos que deve preocupar os adeptos do Clube da Luz, dada a situação do atleta.
Sérgio Krithinas: " Acho difícil que Rúben Amorim não contrate jogadores em Portugal"
“O Manchester United vai ser uma ameaça real no final da época. Acho difícil que Rúben Amorim não contrate jogadores em Portugal, em particular ao Sporting, mas até o Benfica e o Porto podem ter alguns problemas”, começou por referir Sérgio Krithinas.
“O Manchester United tem esse controlo sobre o jogador [Carreras]. Sabendo nós que o Rúben Amorim vai ter esse poder e será o ponta de lança de uma reconstrução do Manchester United, vai seguramente olhar para jogadores que conhece bem em Portugal, em particular o Sporting”, argumenta o jornalista.
Sérgio Krithinas: "Há vários jogadores que estão na moda"
“Rúben Amorim vai ter de olhar para o plantel do Manchester United e perceber que necessidades vai ter no plantel. Será um risco que os clubes portugueses vão ter de correr. Há vários jogadores que estão na linha de ataque de clubes grandes. Para os próprios jogadores, pode haver uma sensação de fim de ciclo, sobretudo se a época correr bem ao Sporting”, afirma Sérgio Krithinas.
“No caso concreto do Sporting, o risco não é só o Manchester United. Estamos a falar de uma equipa que tem sido muito valorizada pelo trabalho de Rúben Amorim. Há vários jogadores que estão na moda e a chamar a atenção de muita gente. Claro que Gyokeres é o mais óbvio, mas há outros como o Hjulmand ou o Quenda, que é um jogador faz salivar muita gente”, finaliza o jornalista.
Antigo central das águias anteviu a partida deste domingo, que considera muito importante, analisando as opções no plantel de Bruno Lage
|
0Alexander Bah está recuperado a tempo do Clássico entre o Benfica e o Porto, no entanto, a titularidade do lateral dinamarquês é uma dúvida. Em antevisão ao duelo deste domingo, 10 de novembro, o antigo central e capitão encarnado, Paulo Madeira, vê com bons olhos a aposta de Tomás Araújo no flanco direito, ao invés de Issa Kaboré.
Considerando que o jogador cedido pela Manchester City ainda "não se afirmou", o ex-atleta do Benfica aposta no camisola 44 para assumir o flanco direito, como já o fez em jogos passados. "Este é um jogo muito importante, não se pode arriscar e jogaria pelo seguro. Vendo de fora, não acompanhando os treinos, se realmente Bah não recuperar, veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita", afirmou Paulo Madeira, equacionando o cenário em que Alexander Bah não regressa para já à titularidade diante do Porto.
Paulo Madeira: Veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita
O antigo lateral-direito do Glorioso, Ricardo Esteves, é da mesma opinião: "Se Bah não estiver bem para jogar, para o Benfica ficar mais equilibrado, penso que o Tomás deverá ser o titular. Já jogou nessa posição e esteve bem, não é ofensivo, mas o Benfica ganharia solidez defensiva. Provavelmente por esse flanco surgirá Galeno, um jogador muito rápido e perigoso, Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução; embora ele esteja a ser o melhor central".
Ricardo Esteves: Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução
Ricardo Esteves 'agarra-se' à ideia de que a dupla António Silva - Otamendi no centro da linha defensiva concede garantias ao Benfica, pelo que a mudança de Tomás Araújo para o flanco direito pode acontecer com naturalidade. É de referir que os três centrais foram a jogo no encontro com o Bayern Munique, uma vez que Bruno Lage apostou num sistema a três centrais, com Tomás Araújo, António Silva e Nicolás Otamendi a assumir as posições, acompanhados de Issa Kaboré e Álvaro Carreras nos respetivos flancos.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 11 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense e Bayern Munique), somando 982 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
É de recordar que o Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).
Lenda do Clube da Luz tinha questionado escolhas do técnico encarnado para a partida diante do Bayern Munique, da Liga dos Campeões
|
0António Simões e Bruno Lage estão de ‘pazes feitas’. Depois das declarações do técnico na antevisão do Benfica vs Porto, a lenda do Clube da Luz mostrou-se muito agradado com as mesmas e apontou ao triunfo diante dos azuis e brancos, afirmando que “ganhar não é tudo, é a única coisa”.
António Simões sobre Bruno Lage: "Estamos os dois do mesmo lado"
"Bruno Lage foi respeitador, elegante para com a minha pessoa. Palavras que gostaria de sublinhar. Depois das palavras minhas e dele, estamos os dois do mesmo lado. Amanhã é o dia em que ganhar não é tudo, é a única coisa", afirmou António Simões, em declarações ao jornal ‘Record’.
“Já assumimos a responsabilidade e todos ficámos com o sentimento de que poderíamos ter feito melhor, sobretudo no momento ofensivo. Tenho uma relação muito boa com o António Simões, falamos frequentemente e trocamos muitas mensagens, respeito muito o senhor António Simões”, começou por referir Bruno Lage.
“Sei o que representa para o Benfica, sei o que fez quer enquanto jogador nos anos 60, quer enquanto diretor, cabe-me respeitá-lo, ouvir, aceitar, aprender e projetar o futuro”, finalizou Bruno Lage, na antevisão do clássico.
O Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).