Futebol
Lucca continua na mira do Benfica, mas tem vários episódios problemáticos na carreira
06 Jan 2026 | 20:33
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
05 Dez 2023 | 09:09 |
Após o empate do Benfica, a zero, com o Moreirense, Mauro Xavier, conhecido adepto do Glorioso, no seu artigo de opinião publicado, esta terça-feira, dia 5 de dezembro, no jornal Record, comparou Roger Schmidt a Giovanni Trapattoni, destacando agora a urgência em vencer.
“Em 2004, depois de mais de uma década sem conquistar o campeonato, o Benfica entrou para a época comandado por Giovanni Trapattoni, ex-selecionador italiano, que chegou a Portugal com expetativas muito elevadas. Depois do entusiasmo inicial, ao final da 12.ª jornada (a mesma que se acaba de disputar), já o Benfica havia empatado com Rio Ave, Marítimo e Gil Vicente e perdido contra a União de Leiria”, começou por dizer o Benfiquista.
“Embora a segunda volta tenha sido mais positiva, só três das vitórias tiveram uma margem superior a um golo. Já o futebol apresentado era, na melhor das hipóteses, pouco apetecível para os adeptos. Mesmo assim, nenhum benfiquista trocaria esse título, que marcou o fim de um longo jejum. Ganhar é sempre mais importante do que jogar bem”, completou o Sócio.
“Algumas épocas, como a primeira de Roger Schmidt, conseguem juntar o útil ao agradável: não só a equipa joga bem, como consegue traduzir as exibições em resultados positivos. Com o desenrolar deste campeonato, torna-se cada vez mais evidente que esta equipa dificilmente replicará os níveis exibicionais da época passada. Cabe, então, ao Benfica de Schmidt fazer o mais importante: vencer o campeonato”, referiu.
“Este fim-de-semana nem o resultado salvou mais uma exibição desinspirada. Em Moreira de Cónegos, a equipa voltou a perder pontos contra um adversário que não tinha conseguido travar os seus concorrentes diretos. Apesar da sequência de resultados menos positiva, com quatro pontos perdidos em outros tantos jogos, o Benfica continua a só depender de si. Como cantaram tantos portugueses durante o Euro 2016, "pouco importa, pouco importa, se jogamos bem ou mal ", desde que o Benfica vá ao Marquês de Pombal”, disse o gestor, recordando o empate a zero em Moreira de Cónegos.
“Para que assim seja, é urgente voltar a ganhar, independentemente da qualidade das exibições. Perante o futebol exibido pelos três principais candidatos ao título, este campeonato vai ser decidido pela transpiração e não pela inspiração. O vencedor será coroado pela sua regularidade e pela sua eficácia: quando não existir rasgo individual, o jogo terá de ser ganho na vontade. Quando não se joga bem, há, pelo menos, que vencer”, continuou, destacando a urgência de vencer.
Jovem atleta é uma das grandes pérolas da formação do Clube da Luz e ouviu recentemente bastantes elogios de José Mourinho
07 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica vai renovar contrato com Daniel Banjaqui. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que já existe um princípio de acordo entre as partes para prolongar o vínculo. Apesar de haver vários interessados no concurso do defesa, o Clube da Luz agiu rápido para segurar o ativo e garantir a sua continuidade no projeto desportivo.
O atleta - que ouviu elogios de um antigo técnico - é visto como uma das grandes pérolas do Seixal. Os responsáveis encarnados acreditam muito no potencial do lateral-direito e veem nele um futuro brilhante. A estrutura entende que o jovem reúne todas as condições para triunfar ao mais alto nível, justificando assim esta aposta forte na sua permanência em Lisboa.
Com a lesão de Alexander Bah e a necessidade de descansar Amar Dedic, o Campeão do Mundo sub-17 pode vir a ter oportunidades na equipa principal. José Mourinho está atento à evolução do miúdo e poderá lançá-lo em breve. A porta da titularidade ou de mais minutos abre-se agora para o promissor defensor.
A estreia na formação principal aconteceu recentemente diante do Farense, num encontro a contar para a Taça de Portugal. O jogador foi lançado pelo técnico setubalense nessa partida, deixando boas indicações aos adeptos. Foi o primeiro passo de uma caminhada que se espera longa e recheada de sucessos com o Manto Sagrado.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Daniel Banjaqui - avaliado em 1 milhão de euros - realizou 15 jogos: sete na Segunda Liga, quatro na Youth League, três na Liga Revelação e um na Taça de Portugal. Nos 838 minutos em que esteve em campo, o defesa, que tem contrato até junho de 2027, marcou um golo.
Palavras mereceram várias reações de apoio por parte de colegas de equipa, como Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Dodi Lukebakio
07 Jan 2026 | 00:18 |
Enzo Barrenechea recorreu às redes sociais para reagir à lesão que o tem afastado temporariamente de competição. O médio do Benfica deixou uma curta mensagem onde mostrou confiança no processo de recuperação e vontade de voltar rapidamente aos relvados.
Enzo: “Este momento exige paciência, fé e muito trabalho”
“Este momento exige paciência, fé e muito trabalho”, escreveu o pupilo de José Mourinho, assumindo que atravessa uma fase delicada, mas sem baixar os braços. O médio garantiu ainda que vai dar tudo durante este período fora da equipa: “Vou treinar mais forte do que nunca e confiar no processo para voltar o mais rápido possível”, pode ler-se.
As palavras do argentino mereceram várias reações de apoio por parte de colegas de equipa, como Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e Dodi Lukebakio, num sinal claro de união em torno do jogador, que agora foca todas as atenções na recuperação para voltar a ajudar a equipa.
O atleta tem uma subluxação traumática do ombro direito, sendo que a decisão passou por um "tratamento conservador", tal como explicou José Mourinho, na antevisão ao jogo frente ao Braga, para as meias-finais da Allianz Cup. Assim, as águias ainda têm a esperança de que o médio recupere a tempo de defrontar o Porto, nos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Enzo Barrenechea — avaliado em 15 milhões de euros — disputou 29 das 31 partidas oficiais que as águias já realizaram: 15 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal e uma na Supertaça e Taça da Liga. Nos 2.374 minutos que esteve em campo, registou um golo e uma assistência.
Veja a publicação:
Jogador chegou à Luz no último verão, contratado ao Real Madrid por cerca de cinco milhões de euros, mas a sua utilização na equipa principal tem sido escassa
06 Jan 2026 | 20:47 |
Rafael Obrador pode estar de saída do Benfica já neste mercado de janeiro, com o clube italiano Torino a surgir como possível pretendente para o espanhol. O emblema sediado em Turim tem interesse no futebolista encarnado e pode haver proposta nos próximos dias.
O interesse foi avançado pelo jornalista Alfredo Pedullà, embora ainda não estejam definidos os contornos da eventual transferência entre os clubes. O jogador chegou à Luz no último verão, contratado ao Real Madrid por cerca de cinco milhões de euros, mas a sua utilização na equipa principal tem sido escassa.
Apesar de ter um contrato longo até 2030 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, a falta de oportunidades pode mesmo ter como consequência o adeus às águias, uma vez que é visto apenas como terceira opção para o posto, atrás de Samuel Dahl e Sidny Cabral.
Do lado do Benfica, a possível saída do futebolista é vista no contexto de gestão de plantel e de opções para crescer. Com concorrência na lateral esquerda e outros talentos jovens a surgir, um empréstimo ou mesmo uma transferência pode beneficiar o jogador.
Na presente temporada desportiva, o atleta - atualmente avaliado em 2 milhões de euros - somou apenas três partidas oficiais de águia ao peito: uma na Liga Portugal Betclic e duas na Liga Portugal Meu Super. Nos 237 minutos em que jogou, o 'camisola 3' contribuiu com uma assistência.
Veja a publicação:
Lucca continua na mira do Benfica, mas tem vários episódios problemáticos na carreira
06 Jan 2026 | 20:33