Futebol
José Pereira da Costa explica alteração nos locais de voto para eleições do Benfica
03 Nov 2025 | 18:05
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
            
                                        08 Out 2024 | 10:11 |
Bruno Prata, jornalista, num artigo de opinião publicado no jornal Record, comentou as táticas utilizadas de Bruno Lage frente ao Atlético Madrid e o impacto que o treinador português teve no Benfica, acabando a deixar uma 'bicada' a Roger Schmidt, antigo timoneiro das águias.
"A exibição e a goleada aplicada ao feio (mas normalmente fiável) At. Madrid não exprimiu apenas a melhor noite europeia do Benfica nas últimas décadas. Porque serviu também de comprovativo à sagacidade estratégica de Bruno Lage e de competência à sua equipa de analistas que estudou o adversário. O 3x3x4 com bola (em que a surpresa maior foi a colocação de Carreras como central pela esquerda, enquanto Bah se projetava pelo lado contrário e Di María ocupava a zona central nas proximidades de Pavlidis) confundiu Simeone, que também não soube lidar com o 4x4x2 defensivo que logo passava a 5x3x2 quando Aktürkoglu fechava como lateral", começou por dizer.
"Mas mais importante do que descobrir se o Benfica fez mesmo a exibição europeia do século, é analisar se esta solução será, no futuro, boa para funcionar como plano B ou se se pode transformar mesmo em plano A. Porque o que vimos foi um Benfica mais equilibrado, a defender melhor e a atacar de forma mais competente. E com Di María nas suas sete quintas, sem ter de baixar… Seja qual for a decisão, esta nova solução vai sempre criar incerteza aos adversários (principalmente aos mais fortes), que se tinham habituado ao arroz com feijão (muitas vezes requentado) com Schmidt…", continuou Bruno Prata.
"Tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro"
"Bruno Lage tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro construído em torno de Roger Schmidt (o alemão não era o único culpado, como agora se tenta impingir, mas pagava por isso). E conseguiu-o num estalar de dedos. Usando o seu divã psicanalista, conseguiu convencer os jogadores de que é difícil sobreviver entre os melhores da alta competição sem voracidade e alegria nas chuteiras. Ao mesmo tempo, colocou-os onde se sentem mais aconchegados (o 4x3x3 permite até disfarçar os limites de Florentino na construção). Com isso, conseguiu transformar uma equipa burocrática e emaranhada em vícios numa formação que sai para o campo em estado de excitação e com um gregarismo que não tinha", continuou.
"O Benfica, que voltou a saber definir zonas e timings de pressão, ganhou em equilíbrio e até já consegue disfarçar a falta de apetência de Di María para as ajudas defensivas. Kökçü voltou a ser olhado como o craque que nunca deixou de ser, Carreras já é mais do que um lateral com a casca de ovo na cabeça e Aursnes é novamente nuclear e a extensão do treinador em campo. Mas Lage recebeu a equipa com cinco pontos de atraso e essa é uma realidade que pode vir a funcionar como um enorme cisma", concluiu o jornalista, mostrando o aumento de rendimento de vários jogadores após a mudança de treinador.
Encarnados têm duelo agendado com os farmacêuticos na quarta jornada da Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro
                                03 Nov 2025 | 19:24 |
O Benfica enfrenta o Bayer Leverkusen na quarta jornada da primeira fase da Liga dos Campeões. Antes da visita à Luz, os farmacêuticos enfrentaram o Bayern de Munique, com Kasper Hjulmand a poupar Alejandro Grimaldo para o duelo com os encarnados.
Kasper Hjulmand: "Grimaldo não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja"
"Ele não tinha a bandeira vermelha, mas sim a laranja, ou melhor, a laranja escura dos médicos. Ele jogou com muita intensidade em tantos jogos. Ele e Aleix Garcia jogaram em todos os jogos. Começámos então com Aleix. Após 45 minutos, poupámo-lo para os próximos jogos, porque ele também estava com alguma pressão nas pernas"
"É claro que teríamos colocado o Grimaldo a jogar se ele estivesse totalmente pronto, pois ele tem sido o nosso jogador mais influente até agora. É importante não o forçarmos a jogar e ele acabar por ficar lesionado por muito tempo. Não é o momento certo da temporada para brincar com a saúde dos jogadores".
Ao serviço do Benfica, Alejandro Grimaldo – avaliado em 30 milhões de euros – realizou 303 encontros, marcou 27 golos e fez 61 assistências. Com o Manto Sagrado, o internacional espanhol conquistou nove títulos: quatro Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00 e já se conhece a equipa de arbitragem.
Jogadores encarnados festejaram terceiro golo diante do Vitória de Guimarães com alusão a momento embaraçoso do extremo das águias
                                03 Nov 2025 | 18:27 |
Durante os festejos do golo de Samuel Dahl no Vitória de Guimarães - Benfica (3-0), o plantel dos encarnados gozou com Dodi Lukebakio, devido a um momento antigo do avançado, quando o internacional belga ainda representava o Sevilha - veja AQUI. Sem meias medidas, o extremo já respondeu aos colegas.
"Então é assim que me fazem sentir em casa, malta?", questionou o reforço de verão dos encarnados, através das suas redes sociais, com um registo fotográfico do momento em que os companheiros recordaram o momento caricato do 'camisola 11'.
Enzo Barrenechea, Anatoliy Trubin, Gianluca Prestianni, João Rego, Samuel Dahl, Vangelis Pavlidis, Samuel Soares, Tomás Araújo, Manu Silva e Joshua Wynder foram alguns dos jogadores do Benfica a reagir com humor à publicação, bem como Thibaut Courtois, compatriota de Lukebakio.
A situação em questão remete a um momento de aquecimento antes de uma partida do Sevilha, na qual o preparador físico pediu a Lukebakio que fizesse um exercício com um colega de equipa, mas o extremo percebeu mal as ordens e acabou por tornar-se viral nas redes sociais.
Contratado após a saída de Akturkoglu, Dodi Lukebakio - atualmente avaliado em 20 milhões de euros - tem sido uma das peças-chave de José Mourinho. Na presente temporada, o belga já realizou quatro jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve em campo, o avançado fez um golo e três assistências.
Frederico Varandas promete ao máximo dificultar o negócio e próximo adversário dos encarnados no Campeonato Nacional tem escolha a fazer
                                03 Nov 2025 | 18:14 |
O Casa Pia, próximo adversário do Benfica na Liga Portugal Betclic, despediu João Pereira do comando técnico devido aos maus resultados. Antes da visita à Luz, os gansos procuram contratar um novo treinador, virando atenções para João Gião, do Sporting B.
O técnico de 39 anos, que passou pela Luz entre 2010 e 2014, tem feito uma campanha notável, sendo líder da Liga 2, após ter garantido a promoção ao segundo escalão na temporada passada e é visto com bons olhos pela direção de Pina Manique.
No entanto, de acordo com informação avançada pelo jornal A Bola, o treinador do Sporting B não tem quaisquer intenções de abandonar Alvalade. Além do mais, Frederico Varandas, iria "dificultar ao máximo a sua saída", segundo o diário desportivo.
A mesma fonte aponta que Gião está feliz com o conjunto secundário dos verdes e brancos, tendo também uma relação de grande proximidade com Flávio Costa, diretor de scouting do Sporting, que assumiu o projeto com a saída de Hugo Viana para o Manchester City.
Benfica e Casa Pia medem forças apenas no próximo domingo, dia 9 de novembro. Antes de regressar ao Campeonato Nacional, a formação orientada por José Mourinho recebe o Bayer Leverkusen, na Liga dos Campeões, a partir das 20h00 de dia 5 de novembro e já há árbitro destacado pela UEFA.