
Futebol
Barrenechea avalia estreia no Sporting - Benfica com destaque especial: "Exemplo"
31 Jul 2025 | 23:45
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
08 Out 2024 | 10:11 |
Bruno Prata, jornalista, num artigo de opinião publicado no jornal Record, comentou as táticas utilizadas de Bruno Lage frente ao Atlético Madrid e o impacto que o treinador português teve no Benfica, acabando a deixar uma 'bicada' a Roger Schmidt, antigo timoneiro das águias.
"A exibição e a goleada aplicada ao feio (mas normalmente fiável) At. Madrid não exprimiu apenas a melhor noite europeia do Benfica nas últimas décadas. Porque serviu também de comprovativo à sagacidade estratégica de Bruno Lage e de competência à sua equipa de analistas que estudou o adversário. O 3x3x4 com bola (em que a surpresa maior foi a colocação de Carreras como central pela esquerda, enquanto Bah se projetava pelo lado contrário e Di María ocupava a zona central nas proximidades de Pavlidis) confundiu Simeone, que também não soube lidar com o 4x4x2 defensivo que logo passava a 5x3x2 quando Aktürkoglu fechava como lateral", começou por dizer.
"Mas mais importante do que descobrir se o Benfica fez mesmo a exibição europeia do século, é analisar se esta solução será, no futuro, boa para funcionar como plano B ou se se pode transformar mesmo em plano A. Porque o que vimos foi um Benfica mais equilibrado, a defender melhor e a atacar de forma mais competente. E com Di María nas suas sete quintas, sem ter de baixar… Seja qual for a decisão, esta nova solução vai sempre criar incerteza aos adversários (principalmente aos mais fortes), que se tinham habituado ao arroz com feijão (muitas vezes requentado) com Schmidt…", continuou Bruno Prata.
"Tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro"
"Bruno Lage tirou o Benfica e o próprio Rui Costa do atoleiro construído em torno de Roger Schmidt (o alemão não era o único culpado, como agora se tenta impingir, mas pagava por isso). E conseguiu-o num estalar de dedos. Usando o seu divã psicanalista, conseguiu convencer os jogadores de que é difícil sobreviver entre os melhores da alta competição sem voracidade e alegria nas chuteiras. Ao mesmo tempo, colocou-os onde se sentem mais aconchegados (o 4x3x3 permite até disfarçar os limites de Florentino na construção). Com isso, conseguiu transformar uma equipa burocrática e emaranhada em vícios numa formação que sai para o campo em estado de excitação e com um gregarismo que não tinha", continuou.
"O Benfica, que voltou a saber definir zonas e timings de pressão, ganhou em equilíbrio e até já consegue disfarçar a falta de apetência de Di María para as ajudas defensivas. Kökçü voltou a ser olhado como o craque que nunca deixou de ser, Carreras já é mais do que um lateral com a casca de ovo na cabeça e Aursnes é novamente nuclear e a extensão do treinador em campo. Mas Lage recebeu a equipa com cinco pontos de atraso e essa é uma realidade que pode vir a funcionar como um enorme cisma", concluiu o jornalista, mostrando o aumento de rendimento de vários jogadores após a mudança de treinador.
Sabe o nosso Jornal que, avançado grego despertou atenções fora de Portugal e pode mesmo não continuar a envergar o Manto Sagrado
01 Ago 2025 | 03:00 |
Vangelis Pavlidis, afinal, não tem futuro garantido no Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta, em primeira mão, de que o avançado grego está na agenda do Newcastle, da Premier League, e este interesse coloca em risco a continuidade do ponta-de-lança na Luz, já depois de oficializado o novo concorrente para o atual camisola 14.
Ao que foi possível apurar junto de fonte próxima, Pavlidis despertou as atenções do Newcastle, que procuram um reforço para a frente de ataque. Ainda que não existam negociações oficiais entre as duas partes, o Benfica pode já ficar 'aflito', visto que vê uma das suas peças fundamentais em risco de saída, neste verão.
Apesar de contar já com Ivanovic no plantel de Bruno Lage, Pavlidis surge como indispensável para o técnico setubalense, tendo em conta o rendimento que atualmente tem nos quadros encarnados. O nosso Jornal sabe, em exclusivo, que Rui Costa está pronto para bater o pé e exigir os 100 milhões de euros de cláusula do internacional grego ao Newcastle e a todos os pretendentes do avançado, mostrando que o camisola 14 é inegociável e difícil de tirar da Luz.
Importa referir que, Pavlidis, também, já surgiu na agenda de outros clubes, como o caso da Juventus. Os italianos ainda não esqueceram o avançado do Benfica, contudo a verba exigida pela Direção de Rui Costa poderá afastar a Vecchia Signora da Luz e o mesmo poderá acontecer com o Newcastle, que avalia o perfil do grego para o plantel da próxima época.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 56 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 30 golos, somando ainda 12 assistências, nos 3.814 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Timoneiro dos leões considera que a sua equipa foi a melhor, apesar das águias terem garantido a vitória e a conquista da Supertaça
01 Ago 2025 | 00:13 |
Depois de Rui Borges ter considerado que o Sporting foi melhor que o Benfica, apesar da vitória encarnada por uma bola a zero, Bruno Lage não hesitou em dar uma resposta ao timoneiro dos leões. O treinador setubalense recordou as mesmas palavras do colega de profissão aquando da final da Taça de Portugal.
"Cada um tem a sua opinião. Ele na final da Taça, que ganhou, também disse que tinha sido melhor. Hoje perdeu e também foi", afirmou Bruno Lage, em declarações à comunicação social, depois do Benfica ter erguido o troféu da Supertaça pela 10.ª ocasião na história do Glorioso.
Bruno Lage: " Ele [Rui Borges] na final da Taça, que ganhou, também disse que tinha sido melhor. Hoje perdeu e também foi"
"Para mim basta olhar para a minha equipa. É trabalhar e crescer. Vencemos este título e agora temos de estar com olhos na Champions, porque esta equipa e clube quer estar na Champions", completou, ainda, Bruno Lage. O treinador do Benfica analisou, também, a exibição do Clube da Luz frente ao eterno rival.
"Era um troféu que queríamos vencer. Após 15 dias, a equipa conseguiu fazer bom jogo. A primeira parte foi equilibrada, conseguimos ter bola, mas em alguns momentos podíamos ter mais ligações, mas isso é reflexo da falta de treino", analisou Bruno Lage.
"Houve jogadores que chegaram recentemente, um deles chegou e já comemorou com os colegas. Na segunda parte entrámos muito fortes, pois falámos e corrigimos. Pedi para estarmos mais próximos da bola, ter mais posse. E sinto que somos justos vencedores", concluiu o treinador do Benfica.
Futebolista dos vermelhos e brancos deu uma resposta curiosa ao ser questionado sobre a nova dupla de jogadores para o meio-campo encarnado
31 Jul 2025 | 23:56 |
Após a vitória do Benfica sobre o Sporting, por uma bola a zero, na Supertaça, Leandro Barreiro, também, falou à comunicação social. O habitual suplente de Bruno Lage, que assumiu a titularidade esta noite, deu uma resposta curiosa ao ser questionado sobre a concorrência no meio-campo de Enzo Barrenechea e Richard Ríos, dupla de reforços de verão, considerando ser "fixe" trabalhar com os atletas.
Barrenechea e Richard Ríos? Leandro Barreiro: "É fixe, estamos a trabalhar juntos há duas semanas"
"É fixe, estamos a trabalhar juntos há duas semanas. Nos treinos vamo-nos conhecendo. Ainda há espaço para trabalhar", começou por avaliar Leandro Barreiro, na zona de entrevistas rápidas, após o Sporting - Benfica. O médio luxemburguês, que enfrentou algumas dificuldades no jogo desta noite, ainda abordou a aposta de Bruno Lage na sua titularidade.
"Não sou jogador de falar muito, dou a resposta no campo. Consigo dar energia positiva. É uma alegria, sabemos que é bom começar a época assim. Vai dar energia, é uma alegria para os adeptos depois da época passada", prometeu Leandro Barreiro.
Ainda sobre a partida, o jogador do Benfica realçou a importância do golo de Pavlidis. "É sempre bom marcar, a equipa fica por cima do adversário, na segunda parte adotámos detalhes importantes", afirmou Leandro Barreiro, em declarações à imprensa nacional sobre a vitória encarnada frente ao Sporting, que valeu a conquista da Supertaça.
Leandro Barreiro: "Sabemos que é bom começar a época assim"
As atenções, agora, passam a estar na qualificação para a fase de liga da Liga dos Campeões. O Benfica de Bruno Lage tem encontro marcado com o Nice na próxima quarta-feira, 6 de agosto, a partir das 20h00, no reduto do adversário francês, disputando a primeira mão desta pré-eliminatória da prova milionária.