![ASSIM NÃO! CRAQUES DA FORMAÇÃO DO BENFICA NÃO CONSEGUEM FAZER FRENTE CAEM PERANTE ADVERSÁRIO FORTE](/storage/media-items/image/2024/02/glorioso_default_20240226040211.jpeg)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na noite de quinta-feira, 13 de fevereiro, ocorreram todos os jogos da primeira mão da fase de play-off da Conference League. Os duelos desta segunda fase da competição assistiram a golos na jornada, e o Panathinaikos, comandado por Rui Vitória não foi diferente, acabando por perder no embate de ontem.
A equipa do antigo timoneiro do Benfica saiu derrotada, por 2-1, frente ao Vikingur Reykjavik. A turma da casa começou logo em vantagem no marcador, com David Atlansson a abrir a contagem, aos 13 minutos, quando rematou com o pé direito dentro da área, sem hipóteses para Lodygin. Aos 56’, o Vikingur somou mais um golo, com Vilhjalmsson a marcar um tento parecido com do seu companheiro.
O Panathinaikos ainda conseguiu diminuir a vantagem adversária. Já nos descontos, Ioannidis, que estava na mira do Sporting, marcou de penálti, no canto inferior esquerdo do guarda-redes islandês.
Assim sendo, a equipa grega terá de correr atrás da desvantagem sofrida na Bolt Arena, que é a 'casa' emprestada para a formação da Islândia, caso queira avançar de fase. Enquanto isso, para os islandeses, basta um empate na próxima mão para se qualificarem. O golo de Ioannidis foi importantíssimo, pois agora a equipa do ex-Benfica terá que reduzir a vantagem de apenas um golo, quando jogar em casa, no Estádio Olímpico de Atenas, em busca da vaga para os oitavos de final.
Vale lembrar, que Rui Vitória sofreu sua primeira derrota no comando técnico do Panathinaikos no último domingo, dia 9 de fevereiro. De águia ao peito, o treinador esteve com o Glorioso de 2015 até 2019, onde conquistou dois campeonatos e duas Taças de Portugal, em 183 jogos com o Clube da Luz
Encarnados vão deslocar-se ao reduto da turma insular, no próximo sábado, 15 de fevereiro. O embate está agendado para as 18h00
|
Tomás Araújo saiu em dificuldades do encontro entre o Benfica e o Monaco, no entanto Bruno Lage parece não ter motivos para preocupação. O Clube da Luz divulgou, ontem, o boletim clínico das águias e o central formado no Seixal não consta na lista.
Contudo, as novidades sobre o estado físico do defesa internacional português não ficam por aqui. De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo Record, na edição desta sexta-feira, 14 de fevereiro, o camisola 44 do Benfica estará 100% apto para a deslocação ao reduto do Santa Clara. "Tomás Araújo, que saiu de França com queixas na virilha, encontra-se apto para o jogo de sábado com o Santa Clara, nos Açores", pode ler-se no diário desportivo acima referido.
No sentido inverso está Fredrik Aursnes e Ángel Di María. Tanto o médio norueguês como o extremo argentino vão certamente falhar o embate com a turma insular. O futebolista nórdico contraiu uma entorse traumática do joelho esquerdo com estiramento capsular, enquanto que o atacante albiceleste tem uma lesão muscular da coxa esquerda.
Além da dupla, Bruno Lage também não poderá contar com Manu Silva, Alexander Bah, Renato Sanches e Tiago Gouveia. O quarteto acima referido não poderá estar às ordens do técnico setubalense, estando ainda a recuperar de lesão.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente com um valor de mercado fixado nos 28 milhões de euros – já marcou presença em 29 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e uma na Taça de Portugal. Nos 2.539 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou três assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga e Moreirense, dando excelente conta de si.
Antigo assessor do Clube da Luz faz o rescaldo de um importante triunfo da equipa encarnada, que ganha vantagem por um lugar nos oitavos de final
|
O Benfica regressou à Liga dos Campeões para medir forças com o Monaco e às águias entraram mais fortes no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, depois de baterem os monegascos por 1-0. Em entrevista ao Glorioso 1904, o antigo assessor dos encarnados, Carlos Janela, analisou o mais recente triunfo e perspetivou o que se pode esperar do encontro a contar para a segunda mão, no Estádio da Luz, dando destaque, ainda, a Pavlidis.
"Uma vitória indiscutível" foi como classificou Carlos Janela a exibição do Glorioso, em declarações ao nosso Jornal. Para o antigo assessor das águias, tratou-se de um triunfo importante para as ambições do Benfica, mas penalizou o facto de ter contado com poucos golos. “Uma vitória indiscutível por números escassos face à supremacia do Benfica durante todo o jogo”, afirmou.
No entanto, apesar da vantagem, Carlos Janela recordou que se trata da Liga dos Campeões. “Mesmo em vantagem para a 2.ª mão, a equipa não pode facilitar. O nível competitivo da Champions League não permite rendimentos menores”, explicou o comentador ao Glorioso 1904.
Carlos Janela - Ganhar é o melhor treino para o jogo seguinte [Santa Clara, sábado, 15 de fevereiro]
Depois de Vangelis Pavlidis ter apontado o golo que deu o triunfo ao Benfica, assistiu-se à expulsão de Al Musrati, na equipa do Monaco, o que deixou o Clube da Luz em claro domínio. No entanto, em declarações ao nosso Jornal, o antigo assessor afirma que a equipa já era superior mesmo quando estava 11 para 11. “Antes da expulsão era evidente a superioridade do Benfica que se acentuou contra 10. A vantagem mínima não expressa a grande quantidade de oportunidades de golo do Benfica”, afirmou ao Glorioso 1904, antes de deixar um alerta: “Atenção, a eliminatória poderia ter ficado mais fácil mas nunca resolvida”.
Questionado sobre Vangelis Pavlidis, que tem sido o ‘homem-golo’ do Benfica nos últimos encontros, Carlos Janela voltou a frisar, perante o nosso Jornal, que sempre acreditou nas qualidades do camisola 14 do Clube da Luz. “Ando a repetir desde que foi contratado. O Pavlidis é um excelente jogador que vai dar muitas alegrias aos Benfiquistas. O melhor do grego ainda está por acontecer”, assegurou ao Glorioso 1904.
Carlos Janela - O melhor do grego ainda está por acontecer
Florentino foi substituído aos 67 minutos, numa altura em que já saia que iria falhar o encontro da 2.ª mão, onde vai cumprir castigo. Sem o camisola 61 e Manu Silva, lesionado, Bruno Lage fica com menos opções no meio-campo. Sobre esta questão, Carlos Janela assegura que é uma oportunidade para o setubalense. “Mau, péssimo, foram as lesões graves do Bah e Manu. Agora é dar oportunidades a outros jogadores do plantel que têm excelente qualidade. Um problema é também uma boa oportunidade. Vai de certeza jogar um jogador do Sport Lisboa e Benfica”, relembrou ao nosso Jornal.
Por fim, o Glorioso 1904 perguntou a Carlos Janela sobre a utilização de Tomás Araújo como lateral direito. O antigo assessor não se pronunciou sobre a contratação de um novo lateral, mas afirmou que o plantel tem várias escolhas. “O plantel do Benfica tem muitas soluções. O treinador saberá usar as mais variadas opções a favor do rendimento da equipa”. Porém, recordou ao nosso Jornal, que um futebolista atual deve ser polivalente. “No futebol atual os jogadores devem ser capazes de jogar em várias funções com alto rendimento”, concluiu Carlos Janela, em declarações exclusivas ao Glorioso 1904.
Encarnados, que bateram recentemente o Monaco, vão medir forças com a turma insular já no próximo sábado, 15 de fevereiro, fora de portas
|
Ángel Di María saiu em dificuldades do embate entre o Benfica e o Monaco e Bruno Lage já sabe por quanto tempo estará privado do habitual titular. Após contrair uma lesão muscular da coxa esquerda no embate da Liga dos Campeões, espera-se que o camisola 11 fique afastado dos relvados cerca de quatro semanas.
O jornal desportivo Record revela assim, na edição desta sexta-feira, 14 de fevereiro, que Di María tem o regresso apontado para meados de março, estando quase um mês em recuperação. Deste modo, existe a grande probabilidade do extremo falhar todos os embates até à deslocação ao reduto do Rio Ave (apontada para 16 de março).
Até lá o Benfica vai ainda medir forças com o Santa Clara (Campeonato Nacional), Monaco (Liga dos Campeões), Boavista (Campeonato Nacional), Braga (Taça de Portugal), Gil Vicente (Campeonato Nacional) e Nacional (Liga Portugal Betclic). Para estes embates, Bruno Lage certamente terá uma dor de cabeça à vista, uma vez que o avançado argentino é presença habitual na formação titular dos encarnados.
Vale ainda destacar as novidades sobre Fredrik Aursnes, que faz também companhia a Di María no boletim clínico do Benfica. O médio nórdico, que tem uma entorse traumática do joelho esquerdo com estiramento capsular, vai estar ausente das opções de Bruno Lage sensivelmente duas semanas, tendo um período de paragem mais curto que o campeão do Mundo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – atualmente com um valor de mercado fixado nos 3 milhões de euros – marcou presença 32 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.150 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 14 golos e fez sete assistências.