
Modalidades
Atenção! Ídolo do Sporting despede-se e está a caminho do Benfica: "Foi um prazer"
29 Jul 2025 | 16:10
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futsal
01 Jul 2025 | 09:44 |
A equipa de futsal do Benfica sagrou-se campeã nacional numa época em que Léo Gugiel foi uma figura de destaque. Depois de ter ameaçado bater com a porta, o guardião das águias assumiu-se enquanto titular indiscutível e, em entrevista ao jornal Record, reagiu ao triunfo frente ao Sporting.
Léo Gugiel: "É um alívio e um virar de página"
"A ficha ainda não caiu, foi uma época muito dura, muito difícil e um jogo daquela magnitude só valorizou mais a nossa conquista. No final, este título recompensa tudo o que foi feito durante o ano. Quando acabou o jogo, a primeira coisa em que pensei foi no meu filho que, infelizmente, ainda não pôde estar presente no pavilhão, porque não tem três anos de idade, e na minha família", começou por dizer o campeão nacional.
Léo Gugiel destacou o momento chave no jogo 5 da final: "Foi quando sofremos o terceiro golo do Sporting. Dava para ver na cara de toda a gente que íamos conseguir dar a volta, por mais que parecesse que as coisas iam dar errado. Tivemos ali uma pausa [devido à quebra da proteção de vidro do banco do Benfica] em que conseguimos colocar os pontos nos is para conseguirmos dar a volta por cima".
"Acredito que sim, não só é um alívio, mas também um virar de página. Quando as coisas começavam a ficar difíceis, acabava sempre por vir ao de cima a frase ‘vão morrer na praia outra vez’. Que isto faça o Benfica dar o salto para conseguir alcançar grandes objetivos no futuro", atirou o guardião do Benfica.
Léo Gugiel: "Dava para ver na cara de toda a gente que íamos conseguir dar a volta, por mais que parecesse que as coisas iam dar errado"
Na temporada 2024/25, Léo Gugiel participou em 36 jogos: 28 no Campeonato Nacional, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos vários minutos disputados, o guarda-redes marcou seis cinco golos, destacando-se pela sua performance dentro das quatro linhas.
Desde a sua chegada ao Benfica em 2022, Léo Gugiel alinhou em 112 jogos, marcando 14 golos e realizando 24 assistências. Durante este período, o brasileiro conquistou um Campeonato Nacional, uma Supertaça, uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal, solidificando a sua importância na equipa.
Técnico do conjunto encarnado quebrou o silêncio e confessou que é um sonho poder continuar a liderar um Clube tão com como o das águias
30 Jul 2025 | 18:13 |
Cassiano Klein, técnico da equipa de futsal do Benfica - que já arrancou os trabalhos -, prestou declarações à Agência Lusa, nas quais revelou um grande desejo de deixar uma grande marca no Clube da Luz. O treinador de 42 anos acabou o último Campeonato Nacional da modalidade como campeão pelos encarnados.
Cassiano Klein: ”É um grande sonho poder entregar um grande trabalho no Benfica”
"Acredito que é um grande sonho poder chegar e entregar um grande trabalho, e sabemos que entregar um grande trabalho num clube como o Benfica é conseguir deixar a nossa marca. Eu procuro deixar a minha com muita lealdade no trabalho, muito empenho e dedicação e, com isso, conquistas", começou por referir Cassiano Klein.
Cassiano Klein fez uma breve análise sobre o trabalho que tem feito no Benfica: "Se ganhares um jogo e te contentares com os elogios, porque se ganhar num desporto, irás ser elogiado e se perder num desporto, teoricamente irás ser cobrado e se o foco ficar em cima de cobranças ou elogios, então não irás crescer. A grande virtude, na minha humilde opinião, é de uma equipa que consegue ser mensurada conforme o trabalho, ou seja: se trabalhar duro, irá começar a motivar-se a trabalhar cada vez mais duro. Quando se consegue pegar numa equipa que já foi bem treinada, consegue-se melhorá-la ainda mais e esse foi o grande triunfo"
Cassiano Klein: ”Quando se está no ombro de alguém que é alto, consegue enxergar-se mais”
"Em todas as equipas do mundo ou seleções é isso, pega-se sempre no trabalho de alguém e dá-se continuidade. Há uma frase que é muito rica e que diz assim: estar nos ombros dos gigantes, quando se está no ombro de alguém que é alto, consegue enxergar-se mais", acrescentou Cassiano Klein, colocando o Benfica entre os melhores do mundo.
Relativamente ao regresso àquela que é a principal prova em termos europeus no futsal, Cassiano Klein não escondeu o seu entusiasmo: "Vejo que é uma competição incrível, onde nós tínhamos um desejo muito grande de voltar. Sabemos que tem diversas equipas de altíssimo nível, que vão estar a lutar por este título"
Atleta da modalidade recém-campeã nacional recordou a temporada passada e confessou os bastidores da campanha histórica, perspetivando a próxima época
30 Jul 2025 | 17:35 |
André Coelho, fixo da equipa de futsal masculino do Benfica, regressou à Luz na temporada passada e ajudou os encarnados a reconquistarem o titulo de campeão nacional da modalidade. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o internacional português recordou a conquista e a mudança de mentalidade com a chegada de Cassiano Klein, treinador brasileiro.
André Coelho: "Quando cheguei ao Benfica, encontrei uma equipa mentalmente abalada"
O Benfica não vencia o campeonato nacional de futsal desde 2019, quando André Coelho ainda estava na Luz, antes de rumar ao Barcelona, onde jogou por quatro temporadas: "Não me considero nenhum amuleto de sorte. Acredito muito no meu trabalho e na minha equipa. Quando cheguei ao Benfica, encontrei uma equipa recheada de jogadores de topo, mas que mentalmente estavam abalados pelas épocas anteriores. Eu apenas vim acrescentar uma visão diferente e tentar ajudá-los ao máximo para que conseguíssemos alcançar os objetivos".
"Foi o meu maior objetivo neste regresso a Portugal e ao Benfica, que é um clube no qual adoro jogar, onde criei muitos amigos. Quando fui para o Barcelona [tricampeão espanhol entre 2020 e 2023] sempre tive esse desejo de voltar e assim aconteceu. Sabia que o clube estava numa situação complicada a nível de títulos de campeão, com o Sporting a conseguir alcançar os últimos quatro. Em 2024/25, coloquei como metas disputar novamente a Liga dos Campeões e ganhar o campeonato", confessou.
André Coelho: "A nossa força mental fez toda a diferença"
André Coelho recordou a conquista do título no João Rocha e revelou o segredo para o sucesso: "A nossa força mental fez toda a diferença. Em nenhum momento, ao contrário de jogos anteriores, deixamos que o resultado [2-0 a favor dos leões] nos desviasse ou colocasse em causa o nosso trabalho e a nossa tarefa. Estivemos sempre tranquilos e focados no processo e no que tinha de ser feito para levantar o troféu".
"A época 2024/25 foi uma época de mudanças. Entrou um novo treinador [Cassiano Klein], com novos métodos de trabalho e não é de um momento para o outro que se conseguem as coisas. No final da época, a equipa deu uma boa resposta e notou-se uma equipa mais madura, fisicamente mais apta e mentalmente muito forte e penso que advém daí o nosso sucesso".
A equipa de futsal masculino já arrancou os trabalhos de preparação para a nova temporada e André Coelho perspetivou a próxima época: "Quem joga no Benfica sabe que o objetivo é sempre ganhar. Vai ser um ano muito bom com muitas competições para jogar e nós vamos em busca de dar o nosso melhor para conseguir conquistar o máximo de títulos possíveis".
Técnico e antigo craque que já serviu os encarnados, conjunto pelo qual fez história, agora terá outras responsabilidades, num nível muito diferente do habitual
30 Jul 2025 | 13:28 |
André Lima, antigo capitão da Seleção e treinador que levou o Benfica - que já arrancou a época 25/26 - à conquista da UEFA Futsal Cup, vai treinar a equipa de juvenis do Domus Nostra, de Mira. A decisão algo inesperada marca o regresso ao ativo de uma figura que esteve ligada a um dos momentos mais importantes da história do futsal encarnado.
O Domus Nostra oficializou a contratação de André Lima, que aceitou o convite para liderar o escalão de formação do clube. A experiência e o currículo do antigo treinador do Benfica não passaram despercebidos, e a direção do clube de Coimbra destaca o impacto desta escolha para o desenvolvimento dos seus jovens jogadores.
"André Lima é o novo treinador dos Juvenis do Domus Nostra! Sim, leu bem. Ainda estamos a tentar perceber se é mesmo verdade. Já nos beliscámos mil vezes, mas… é real: André Lima, lenda viva do futsal nacional e europeu, internacional português com 111 jogos e 107 golos pela Seleção, vai vestir a camisola do Domus Nostra", anunciou o clube português com entusiasmo.
Aos 54 anos, André Lima regressa a Portugal após vários anos de trabalho na China, onde esteve envolvido em projetos técnicos. No entanto, o seu nome continua associado ao sucesso europeu do Benfica, nomeadamente à conquista da UEFA Futsal Cup, um feito que nenhum outro treinador português repetiu ao serviço de um clube em território nacional.
O regresso de André Lima ao futsal português acontece longe dos grandes palcos, mas a escolha de começar pelos juvenis marca uma aposta clara no treino dos escalões de formação. O antigo treinador e jogador do Benfica inicia uma nova etapa com experiência acumulada ao mais alto nível, dentro e fora do país.
Atenção! Ídolo do Sporting despede-se e está a caminho do Benfica: "Foi um prazer"
29 Jul 2025 | 16:10
Futsal do Benfica arranca 25/26 e Cassiano Klein 'pisca olho' ao bicampeonato: "Obsessão"
28 Jul 2025 | 17:23
Internacional português do Benfica perto do Sporting? Jornalista aponta nesse sentido
28 Jul 2025 | 13:29