Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Nov 2025 | 21:22 |
José Mourinho lançou o mote para o duelo de amanhã. Na conferência de imprensa, o treinador do Benfica procurou responder aos jornalistas e esclarecer qualquer dúvida sobre a partida frente ao Ajax. Entre os temas debatidos, o Special One falou sobre Ivanovic e das novidades que apresentou nos convocados. Ora confira tudo o que foi dito na sala de imprensa da Johan Cruyff Arena.
Mensagem depois do jogo com o Atlético
"Relativamente à minha mensagem depois do jogo, tenho um jogador à minha esquerda que pode confirmar que aquilo que disse à imprensa disse aos jogadores. Não vejo nenhum filme, mas percebo que têm de debater senão como conseguem ter comentadores 23 horas e meia por dia em todos os canais televisivos? Para mim e para os jogadores acabou ali. Foi uma mensagem que quis passar. Se me perguntar se os últimos treinos foram bons, digo que sim. O de hoje e o de ontem foram muito bons. Tem sido assim. Não tenho nada a dizer de negativo em relação à forma como eles treinam, pelo contrário. Espero que a equipa amanhã dê o seu máximo e que os jogadores estejam no máximo de concentração e motivação. É uma questão de ganhar para poder ter esperança de nos qualificarmos. Mais importante do que essa motivação não conheço.".
Foi Ivanovic a bater-lhe à porta para perguntar por que não joga?
"Quando martelam sempre na mesma coisa, não me agrada, mas entendo. Quando mentem, isso chateia-me profundamente. Se há jogador que trabalha muito e se há jogador que dá tudo nos treinos ou nos jogos - a substituição não teve nada a ver com a atitude - é o Ivanovic. É um rapaz extraordinário que trabalha tanto. As coisas não lhe estão a sair bem, mas é um rapaz extraordinário e intocável do ponto de vista profissional. Uma coisa é comentar e outra é inventar. Quando se inventa por jogadores que são queridos por mim, custa-me.".
Teme que o balneário se vire contra si? Os jogadores do Benfica estão à altura do treinador?
"O teu pai foi sempre simpático para ti enquanto jovem até te transformares num adulto responsável? Há fases. É exatamente isso.".
Manu Silva
"O Manu não tem 90 minutos. Não começa o jogo. Os minutos que possa ter e que possa ajudar têm condicionamentos. Não vem para fazer turismo nem para estar no banco a bater palmas. Vem porque pode jogar. Se tivermos necessidade, o Manu jogará. Apresenta algumas limitações em relação à 'minutagem' e à intensidade do jogo, às mudanças de ritmo. Tem alguns problemas, mas pode jogar. A recuperação da lesão é total. Está a trabalhar bem. Precisamos dele para ter mais equilíbrio no plantel. É bem-vindo. Se está cá é porque nos pode ajudar.".
Rodrigo Rêgo e linha de 3
"Rodrigo Rêgo não pode jogar como lateral numa linha de 4. Não são as suas características. Quando os jogadores vêm de baixo, tem de haver um 'transfer' do que adquiriram. Nesta altura não tem condições para ser lateral. No futuro sim, porque quando os jogadores trabalham taticamente vão crescendo. É um ala, tanto pela direita como pela esquerda num sistema de 4. Com 3 defesas, é um ala esquerdo. Jogou bem. Do ponto de vista físico tem essa capacidade de jogar a alto nível. Pode jogar amanhã. Não quero dizer o sistema. O meu colega Grim gostaria de ter a certeza do que vamos fazer. Estou convencido que o António Silva está congelado porque está um frio dos diabos lá fora.".
Obrador
"Jogou pela Espanha sub-21 e não jogou no jogo seguinte que seria mais difícil. O Rêgo ficou comigo a trabalhar. O Obrador só voltou 2 dias antes do jogo. Há vantagem para quem fica, sobretudo para a rapaziada jovem. Preciso de os ver e ver o que podem dar. O Obrador é lateral a 4. Tem de crescer do ponto de vista defensivo, tem algumas lacunas. Como começamos com 3 defesas com o Atlético e com alas ofensivos, o Rêgo está mais entrosado nisso. Quis dar-lhe a oportunidade. Se não dás oportunidade aos mais jovens, nunca sabes o que podem fazer ou não fazer. É sempre uma dúvida a forma como reagem a novos cenários. Tens de os meter. Se não os metes, não sabes. Foi uma oportunidade boa para meter o Rodrigo e perceber se tinha condições para continuar connosco.".
Avaliação ao Ajax
"Eles têm bons jogadores, um treinador que os conhece bem. Já estava com eles, não chegou agora. Ele identificou princípios em que a equipa pode melhorar. Não estou fixado na forma como estão a jogar. Se olhares para nós e vires os resultados na Champions, eles pensam o mesmo. Será um jogo difícil.".
Qual é o maior desafio?
"É a responsabilidade de ganhar. Uma coisa é quereres ganhar, outra é teres de ganhar. Para mim, é o mesmo porque digo sempre a mim mesmo que tenho de ganhar. Tens de ser equilibrado. Sabemos que temos de ganhar para atingir os 9 ou 10 pontos, penso que 9 serão necessários. Temos de ganhar, mas temos de jogar com o cérebro, não só com o coração e com as emoções.".
No rescaldo da vitória das águias frente ao Famalicão (1‑0), treinador do Clube da Luz deixou uma curiosa e entusiasmante referência
25 Dez 2025 | 09:00 |
No rescaldo da vitória do Benfica frente ao Famalicão (1‑0), José Mourinho deixou uma curiosa e entusiasmante referência a um jovem talento que tem vindo a ganhar destaque nas equipas jovens do clube da Luz. Na conferência de imprensa, o técnico aproveitou para destacar um nome que começa a despertar atenção junto da estrutura encarnada: Rui Silva.
O central formado nos escalões de formação do Benfica, que iniciou a temporada no Benfica B e se afirmou como peça importante na atuação da equipa na Youth League. A referência de Mourinho surgiu como um elogio sublinhando a profundidade do lote de defesas centrais à disposição, sublinhando que o Clube está “absolutamente tranquilo” com as soluções disponíveis.
Rui Silva nasceu na freguesia de Mouçós, em Vila Real, e entrou para as escolas do Benfica ainda muito jovem, em 2017, com apenas 11 anos. Depois de um período no centro de formação em Viseu, o jovem central mudou‑se definitivamente para o Seixal em 2019, onde tem progredido de forma consistente através dos diferentes escalões de formação do clube.
Na temporada passada, foi uma peça fundamental na conquista da Taça Revelação pela equipa de sub‑23 do Benfica, o primeiro título da história do escalão, sendo um dos jogadores mais utilizados ao longo da campanha, apenas atrás de um dos seus companheiros de setor.
Na temporada 2025/26, apenas com a camisola do Benfica, Rui Silva – avaliado em 350 mil euros – leva 17 encontros disputados: quatro pelos sub-23, seis pelos juniores e sete pela equipa B. Nos 1.381 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central ainda não marcou nem assistiu.
Após uma passagem marcada por altos e baixos, futebolista, que perdeu espaço com técnico alemão, tem dado frutos no seu novo clube
24 Dez 2025 | 13:01 |
A carreira de David Neres atingiu um novo patamar. O antigo extremo, que chegou a ser campeão pelo Benfica, tem tido uma temporada muito positiva com a camisola do Nápoles, o que lhe dá a possibilidade de sonhar com uma eventual convocatória para a seleção do Brasil, com vista ao Mundial de 2026.
O antigo camisola 7 dos encarnados, que perdeu espaço na altura com a chegada de Di María, foi fundamental para a conquista da Supertaça de Itália, ao carregar o Nápoles às costas, tanto no jogo das meias-finais como na partida decisiva contra o Bolonha, onde Neres assinou os dois golos do triunfo.
É impossível negar a excelente forma que o atacante atravessa, algo que até os próprios companheiros de equipa destacaram. Noa Lang, colega do brasileiro, fez questão de partilhar nas redes sociais uma fotografia do camisola 7 a segurar o troféu e identificou Carlo Ancelotti, selecionador da seleção nacional brasileira.
Vale a pena recordar que David Neres reforçou o Nápoles no verão de 2024, depois de duas temporadas ao serviço do Benfica. Durante esse período, o camisola 7 realizou 83 partidas oficiais de águia ao peito, onde registou 17 golos e 25 assistências, conquistando ainda um Campeonato Nacional e uma Supertaça.
Na presente temporada, David Neres – avaliado em 28 milhões de euros – tem sido uma das figuras influentes dos napolitanos. Até ao momento, o brasileiro já disputou 22 jogos oficiais, entre provas domésticas e Liga dos Campeões. Nos 1.193 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou seis golos e quatro assistências.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente o encontro entre águias e minhotos
24 Dez 2025 | 12:54 |
Iturralde González, ex juiz internacional, analisou os principais lances da vitória do Benfica frente ao Famalicão (1-0), em duelo da 15.ª jornada. O especialista referiu que não há quaisquer dúvidas sobre a falta de Justin de Haas sobre Nicolás Otamendi e que Gustavo Sá deveria ter visto cartão.
Iturralde González: "É um penálti claro"
"É um penálti claro. De Haas salta utilizando o braço, existe um movimento do defesa com o braço e tem de ser assinalado penálti e mostrado o cartão amarelo. É claríssimo, porque há um movimento do braço, que vai direito à cara de Otamendi", escreveu no jornal 'Record'.
Iturralde González: "É uma jogada muita perigosa, porque podia ter lesionado o adversário"
De seguida, falou sobre o lance entre Gianluca Prestianni e o médio famalicense: "É uma jogada de escola arbitral. Gostaria de saber o que dizem os jogadores neste tipo de jogadas. Gustavo Sá toca primeiro na bola, mas muitas vezes isso não impede que seja falta. Aqui, já não consegue travar e sabe que vai derrubar Prestianni com uma entrada perigosa, por trás, mesmo recolhendo a perna. Para mim, é falta e admoestação. É uma jogada muita perigosa, porque podia ter lesionado o adversário".
O único tento da partida surgiu aos 34 minutos, depois de assinalada grande penalidade por falta sobre Nicolás Otamendi. Vangelis Pavlidis converteu da marca do castigo máximo, tendo chegado aos 14 golos na Liga, liderando isolado a lista de melhores marcadores.
O Benfica fecha o ano de 2025 com uma última vitória no Estádio da Luz, perante um adversário que deu muita luta aos pupilos de José Mourinho. Com este resultado, o Benfica dá continuidade ao bom momento de forma e assegura mais três pontos. Ao cabo de 15 rondas, as águias somam 35 pontos, mas continuam a oito pontos do Porto.