Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
02022 está prestes a terminar e o Glorioso 1904 recolheu os cinco momentos que mais desilusão trouxeram aos Benfiquistas no presente ano civil. Comecemos, então, a viajar por uma lista que percorre o futebol e modalidades.
Terceiro lugar na Liga Portugal Bwin 2021/22, a 17 pontos do campeão
Numa época de mais baixos do que altos, vários resultados no Campeonato ditaram uma das piores prestações do Benfica nos últimos anos.
Com 74 pontos em 34 jogos, uma distância de 17 pontos para o campeão Porto e 11 pontos para o segundo classificado Sporting, os encarnados estiveram mais perto do quarto lugar do que do segundo, contando com uma margem para o Braga de nove pontos.
As derrotas frente ao Gil Vicente, por 2-1, no Estádio da Luz; o empate no Bessa a duas bolas, depois de estar a vencer por 2-0 ao intervalo; a derrota em Braga, por 3-2, e a derrota na Luz, por 1-0, na penúltima jornada, que garantiu o título ao Porto, foram alguns dos momentos para esquecer desse Campeonato.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1384816086600847361?s=20
Eliminação na fase de grupos da Allianz Cup, após empate a um golo frente ao Moreirense
A segunda metade do ano tem sido muito mais sorridente que a primeira, mas apesar de o Benfica ainda não ter perdido em jogos oficiais esta temporada 2022/23, não podemos deixar de falar no primeiro objetivo que foi por ‘água abaixo’.
A missão da equipa de Roger Schmidt era vencer todas as competições em que estivesse inserida, mas a verdade é que, num grupo com três equipas da Liga Portugal 2 (Moreirense, Estrela da Amadora e Penafiel) o Benfica tinha a obrigação de ser líder do grupo, algo que não aconteceu.
https://twitter.com/SLBenfica/status/1604219957683703808?s=20
Derrota na final do Campeonato de Hóquei em Patins 21/22 na ‘negra’ frente ao Porto
Apesar do terceiro lugar na fase regular do campeonato de hóquei em patins, o Benfica demonstrou nos playoffs o seu verdadeiro valor, ultrapassando o Valongo e o Sporting no caminho até à final, mas não conseguiu ultrapassar a equipa do Porto.
Depois de cada emblema ter vencido dois jogos nos seus respetivos terrenos, na ‘negra’, a formação encarnada não se conseguiu impor e perdeu, por 3-2, deixando escapar outro título para os dragões em 2022.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1542247340928630790?s=20
Eliminação precoce do futebol feminino da Taça Portugal, após goleada sofrida frente ao Braga (4-0)
No futebol feminino, o Benfica teve em 2022 uma das ‘piores’ desde a criação da secção no Clube da Luz. Venceu o Campeonato, mas acabou por deixar a Taça da Liga e a Taça de Portugal de lado, com a segunda a ter sido a mais dura, com uma saída nos oitavos-de-final da competição.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1492483809912184833?s=20
Mais um ano de investimento forte no futsal sem nenhum retorno
O futsal continua a desiludir, com os encarnados a fazerem novamente um investimento avultado em jogadores como Rômulo e Rocha e, mais uma vez, não resultou em nenhum troféu na temporada 2021/22.
Para referência, a equipa das águias não vence um troféu desde que conquistou a Taça da Liga em 2019/20.
https://twitter.com/todavidafutsal/status/1541444051702104064?s=20
Líder do Clube da Luz, em conjunto com o vice e o diretor, irá ser recebidos pelos Sócios e simpatizantes pelas 12h30 do dia 30 de novembro
|
0Rui Costa vai inaugurar as novas instalações da Casa do Benfica de Arouca. O Presidente do Clube da Luz, em conjunto com o vice-presidente Domingos Almeida Lima e o diretor para as casas, Jorge Jacinto, vai no dia 30 de novembro visitar o novo espaço e participar num almoço comemorativo com Sócios e simpatizantes.
O líder das águias, Rui Costa, será recebido nos Paços do Conselho de Arouca, ao 12h30, e cerca de meia hora mais tarde segue-se a inauguração oficial das novas instalações. O evento conclui-se com um almoço de celebração agendado para a 13h30, na Tenda do Hotel São Pedro de Arouca.
Uma data marcante para a Casa do Benfica de Arouca (criada a 13 de abril de 2007), que em junho de 2023 adotou a nova identidade visual das Casas do Clube da Luz. Além de incentivar a realização de atividades desportivas, como o BTT, a Casa de Arouca desenvolve iniciativas solidárias, incluindo a recolha de alimentos destinados a apoiar famílias necessitadas da região.
Vale a pena lembrar que, O Movimento Servir o Benfica liderado por Francisco Benitez, acha necessário "retirar o direito de voto das casas, filiais e delegações do Sport Lisboa e Benfica". O Movimento considera que: "O voto é um direito individual dos Sócios, o fim do voto institucional valoriza a vontade genuína de cada sócio, sem qualquer influência dos representantes destas instituições" e acredita ainda que esta medida "evita conflitos de interesse com o sentido de voto da direção".
Cada Casa do Benfica tem direito a 50 votos, enquanto as Casas e Filiais possuem 20 votos cada. O Movimento Servir o Benfica quer prosseguir com esta alteração relativamente as eleições e não só. O grupo de Sócio escreve ainda em comunicado que as alterações que pretende realizar irão possibilitar mais candidaturas: "Garante que o vencedor reúne o apoio da maioria dos votantes, proporcionando uma legitimação mais sólida do resultado eleitoral e assegurando que o presidente eleito tem uma base eleitoral mais ampla".
Num comunicado emitido pelo Clube da Luz, os Sócios dos encarnados ficaram a conhecer mais novidades quanto à nova reunião magna
|
0A mesa da Assembleia Geral do Benfica, presidida por José Pereira da Costa, decidiu revelar a data para a conclusão da reunião magna, que tina ficado suspensa durante a última realização. Dia 14 de dezembro é a data pontada pela Mesa da AG, que procura concluir de vez a reunião, que diz respeito à revisão dos estatutos do Clube da Luz.
Os responsáveis pela Assembleia Geral emitiram um comunicado onde informam os sócios e Benfiquista, sobre a data para concluir este encontro entre estrutura e adeptos, “A continuação da Assembleia Geral Extraordinária para a Revisão de Estatutos será convocada, nos termos legais e estatutários, para o próximo dia 14 de Dezembro de 2024”.
“Face aos calendários das mais diversas equipas de modalidades do Sport Lisboa e Benfica, com a consequente ocupação dos pavilhões, considerando o calendário da equipa de futebol profissional e respeitando o compromisso de agendamento das Assembleias Gerais para um sábado, de forma a permitir o máximo de participação, o dia 14 de Dezembro é o primeiro dia que cumpre os critérios anunciados na data da realização da última sessão de Revisão de Estatutos”, foi a explicação dada pela Mesa da AG para justificar a data escolhida para a próxima sessão.
O comunicado termina com um apelo à compreensão por parte dos simpatizantes do emblema encarnado, “Não esquecendo que o mês de Dezembro é complicado ao nível de compromissos profissionais, desportivos e familiares, a Mesa da Assembleia Geral opta por esclarecer, desde já, qual o dia agendado, considerando, também, que só hoje tomou conhecimento do calendário oficial de todas as competições”.
Recorde-se que esta vai ser a terceira assembleia geral a decorrer, depois da primeira sessão ter sido realizada no dia 27 de detembro. Nestas reuniões tem sido debatido e realizada várias votações, da parte dos sócios, sobre os mais variados assuntos relacionados com o Benfica. A mesa presidida por José Pereira da Costa, procurar dar o fim a esta AG Extraordinária, no próximo dia 14 de dezembro.
Benfiquista faleceu com 58 anos idade, vítima de uma doença oncológica
|
0A nação Benfiquista recebeu uma má notícia, a partida de um adepto afeto ao Benfica. Pedro Guerra faleceu na sexta-feira, 15 de novembro. Ao que tudo indica, o ex-rosto conhecido do universo encarnado estava a passar uma doença prolongada, mais concretamente um cancro, com que se debatia há já vários meses. O comentador desportivo tinha 58 anos.
Familiares e amigos recorreram às redes sociais, nomeadamente ao Facebook, para mostrar a sua tristeza e pesar, lamentando a sua partida.
Pedro Guerra desempenhou funções como arquivista no jornal português, Independente. Mais tarde ocupou o cargo de assessoria no Ministério da Defesa português, assumindo as funções de assessor de Paulo Portas, quando o mesmo e antigo líder do partido político CDS/PP, assumiu a pasta da defesa, na qualidade de ministro.
O Benfiquista ganhou bastante notoriedade pela forma aguerrida como defendia o Glorioso em programas televisivos. Parte dessa notoriedade surgiu quando o comentador fazia parte de alguns programas de comentário desportivo e ficou conhecido por defender de forma acérrima o Benfica em discussões em direto, protagonizadas pelo próprio com outros comentadores, como o caso de Manuel Serrão, ligado ao Porto e, com os comentadores afetos ao Sporting, como Eduardo Barroso e José de Pina.
Recorde-se que, o antigo comentador foi diretor de conteúdos da BTV, para alem de ter sido comentador de programas da TVI24, atual CNN Portugal e na CMTV. Pedro Guerra faleceu, na última sexta-feira, com 58 anos de idade, vítima de doença oncológica.