Clube
Rui Costa deixa garantia sobre o Benfica District: "Enfrentar os desafios do futuro"
03 Jan 2026 | 10:24
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
29 Dez 2022 | 17:17 |
2022 está prestes a terminar e o Glorioso 1904 recolheu os cinco momentos que mais desilusão trouxeram aos Benfiquistas no presente ano civil. Comecemos, então, a viajar por uma lista que percorre o futebol e modalidades.
Terceiro lugar na Liga Portugal Bwin 2021/22, a 17 pontos do campeão
Numa época de mais baixos do que altos, vários resultados no Campeonato ditaram uma das piores prestações do Benfica nos últimos anos.
Com 74 pontos em 34 jogos, uma distância de 17 pontos para o campeão Porto e 11 pontos para o segundo classificado Sporting, os encarnados estiveram mais perto do quarto lugar do que do segundo, contando com uma margem para o Braga de nove pontos.
As derrotas frente ao Gil Vicente, por 2-1, no Estádio da Luz; o empate no Bessa a duas bolas, depois de estar a vencer por 2-0 ao intervalo; a derrota em Braga, por 3-2, e a derrota na Luz, por 1-0, na penúltima jornada, que garantiu o título ao Porto, foram alguns dos momentos para esquecer desse Campeonato.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1384816086600847361?s=20
Eliminação na fase de grupos da Allianz Cup, após empate a um golo frente ao Moreirense
A segunda metade do ano tem sido muito mais sorridente que a primeira, mas apesar de o Benfica ainda não ter perdido em jogos oficiais esta temporada 2022/23, não podemos deixar de falar no primeiro objetivo que foi por ‘água abaixo’.
A missão da equipa de Roger Schmidt era vencer todas as competições em que estivesse inserida, mas a verdade é que, num grupo com três equipas da Liga Portugal 2 (Moreirense, Estrela da Amadora e Penafiel) o Benfica tinha a obrigação de ser líder do grupo, algo que não aconteceu.
https://twitter.com/SLBenfica/status/1604219957683703808?s=20
Derrota na final do Campeonato de Hóquei em Patins 21/22 na ‘negra’ frente ao Porto
Apesar do terceiro lugar na fase regular do campeonato de hóquei em patins, o Benfica demonstrou nos playoffs o seu verdadeiro valor, ultrapassando o Valongo e o Sporting no caminho até à final, mas não conseguiu ultrapassar a equipa do Porto.
Depois de cada emblema ter vencido dois jogos nos seus respetivos terrenos, na ‘negra’, a formação encarnada não se conseguiu impor e perdeu, por 3-2, deixando escapar outro título para os dragões em 2022.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1542247340928630790?s=20
Eliminação precoce do futebol feminino da Taça Portugal, após goleada sofrida frente ao Braga (4-0)
No futebol feminino, o Benfica teve em 2022 uma das ‘piores’ desde a criação da secção no Clube da Luz. Venceu o Campeonato, mas acabou por deixar a Taça da Liga e a Taça de Portugal de lado, com a segunda a ter sido a mais dura, com uma saída nos oitavos-de-final da competição.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1492483809912184833?s=20
Mais um ano de investimento forte no futsal sem nenhum retorno
O futsal continua a desiludir, com os encarnados a fazerem novamente um investimento avultado em jogadores como Rômulo e Rocha e, mais uma vez, não resultou em nenhum troféu na temporada 2021/22.
Para referência, a equipa das águias não vence um troféu desde que conquistou a Taça da Liga em 2019/20.
https://twitter.com/todavidafutsal/status/1541444051702104064?s=20
Presidente do Clube da Luz destacou importância deste tipo de medidas para os encarnados, lembrando o passado das águias
07 Jan 2026 | 09:22 |
Rui Costa - que estará prestes a segurar pérola da formação - marcou presença na cerimónia de inauguração do 1904 Benfica Hotel. No discurso perante as várias personalidades presentes, nomeadamente Carlos Moedas, o Presidente do Clube da Luz destacou importância deste tipo de medidas para os encarnados.
“Celebramos um dia feliz para o Sport Lisboa Benfica”
"Celebramos um dia feliz para o Sport Lisboa Benfica e todos os Benfiquistas, um dia que materializa a ambição antiga do Clube, em revitalizar um espaço profundamente ligado à nossa história. Ao mesmo tempo concretizamos uma parceria sólida que reforça a dimensão da Fundação Benfica no apoio a quem mais precisa”, começou por afirmar Rui Costa.
"É também assim que o Benfica se engrandece, sendo competitivo e ambicioso no plano desportivo, mas igualmente relevante no plano social, através de um trabalho de excelência que a Fundação Benfica tem sabido desenvolver. Que este seja verdadeiramente um hotel à Benfica, um espaço de excelência, de memória e identidade”, acrescentou o líder do Clube da Luz.
“É acima de tudo um ato de respeito pela nossa história e um compromisso com o futuro”
"Recuperar este espaço foi muito mais do que um exercício de reabilitação urbana. É acima de tudo um ato de respeito pela nossa história e um compromisso com o futuro. Devolvemos a vida a um espaço simbólico, assegurando que o nome Benfica continua bem presente no coração da baixa lisboeta”, considerou Rui Costa.
“Todos os dias, milhares de pessoas vindas de todo o Mundo passam por esta zona da cidade. Muitos irão visitar o Estádio da Luz, como já acontece, mas a partir de hoje poderão sentir e viver um pouco de Benfiquismo, da sua história, da sua dimensão e da sua identidade. É igualmente assim que reforçamos o nosso estatuto de maior marca portuguesa”, finalizou o líder dos encarnados.
Projeto, apresentado há vários meses, recebeu o parecer dos Sócios presentes na Assembleia Geral Extraordinária de 3 de janeiro
04 Jan 2026 | 11:54 |
O Benfica District foi aprovado e vai avançar. O projeto apresentado pela Direção, liderada por Rui Costa, meses antes das eleições, foi analisado e votado na Assembleia Geral Extraordinária, realizada na manhã de sábado, dia 3 de janeiro, com os Sócios a darem luz verde à inovação das infraestruturas encarnadas.
Num universo de 28.338 Sócios, que participaram presencialmente e online na Assembleia Geral do Benfica, a proposta reuniu 59,24% dos votos favoráveis, acabando por ser aprovada. Os restantes 40,76% votaram contra, não ficando convencidos com os argumentos apresentados por Rui Costa e Nuno Catarino.
"É hora de finalizar a Assembleia Geral Extraordinária que visava a proposta do Benfica District. Votaram um total de 28.338 sócios, com 59,24% desse total votaram sim, com 40,66% a votarem não. É uma vitória do sim e da proposta apresentada", começou por afirmar José Pereira da Costa.
"A adesão foi de tal forma avassaladora que gerou alguns constrangimentos durante o dia, constrangimentos esses que foram durante o dia corrigidos e serão aproveitados para, no futuro, desenvolvermos um método", adiantou o presidente da Mesa da Assembleia Geral, referindo-se às dificuldades registadas no processo de votação, que obrigaram ao prolongamento das urnas até às 21h00 de sábado, 3 de janeiro.
"Os associados do Clube puderam votar presencialmente, por meio dos sistemas eletrónicos habitualmente disponibilizados, e também remotamente, através do Site Oficial e da App do SLB, meios digitais que também transmitiram a AGE em direto.Votaram 28 338 sócios, 59,24% a favor, e 40,76% contra», pode ler-se no comunicado do Clube da Luz", concluiu.
Vice-presidente da área financeira fez questão de reforçar quais serão os principais pontos do projeto que a Direção quer implementar
03 Jan 2026 | 11:20 |
Nuno Catarino voltou a justificar o investimento que será feito com o Benfica District. Na Assembleia Geral Extraordinária, que decorreu na manhã deste sábado, 3 de janeiro, o vice-presidente e CFO dos encarnados falou dos passos que irão custar aos cofres do Clube da Luz cerca de 220 milhões de euros.
Nuno Catarino: "Temos quatro intervenções planeadas no estádio para chegar aos 80 mil lugares, mas sem parar a atividade no estádio"
"Temos quatro intervenções planeadas no estádio para chegar aos 80 mil lugares, mas sem parar a atividade no estádio, que serão efetuadas durante o defeso", começou por dizer o dirigente do Benfica, na sua intervenção, que foi feita depois do discurso de Rui Costa.
"Remodelação do piso 1, rebaixar o relvado, criação de área safe standing e, por fim, novas filas no piso 3 na zona das super colunas", adiantou o vice-presidente da área financeira dos vermelhos e brancos, ao justificar o investimento que será feito para a concretização do Benfica District.
Nuno Catarino: "A construção não fará com que o Benfica tenha de jogar fora porque serão feitas no defeso"
"A construção não fará com que o Benfica tenha de jogar fora porque serão feitas no defeso", concluiu Nuno Catarino, deixando a garantia de que as obras feitas no Estádio da Luz não vão afetar as questões desportivas dos encarnados.
Recorde-se que o projeto foi revelado meses antes das eleições, que foram vencidas por Rui Costa, que renovou o seu mandato por mais quatro anos. A finalidade desta Assembleia Geral Extraordinária passa pela apreciação e votação do Benfica District.