Clube
Eleições Benfica | Frases marcantes de Rui Costa no debate contra João Noronha Lopes
06 Nov 2025 | 23:28
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
29 Dez 2022 | 17:17 |
2022 está prestes a terminar e o Glorioso 1904 recolheu os cinco momentos que mais desilusão trouxeram aos Benfiquistas no presente ano civil. Comecemos, então, a viajar por uma lista que percorre o futebol e modalidades.
Terceiro lugar na Liga Portugal Bwin 2021/22, a 17 pontos do campeão
Numa época de mais baixos do que altos, vários resultados no Campeonato ditaram uma das piores prestações do Benfica nos últimos anos.
Com 74 pontos em 34 jogos, uma distância de 17 pontos para o campeão Porto e 11 pontos para o segundo classificado Sporting, os encarnados estiveram mais perto do quarto lugar do que do segundo, contando com uma margem para o Braga de nove pontos.
As derrotas frente ao Gil Vicente, por 2-1, no Estádio da Luz; o empate no Bessa a duas bolas, depois de estar a vencer por 2-0 ao intervalo; a derrota em Braga, por 3-2, e a derrota na Luz, por 1-0, na penúltima jornada, que garantiu o título ao Porto, foram alguns dos momentos para esquecer desse Campeonato.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1384816086600847361?s=20
Eliminação na fase de grupos da Allianz Cup, após empate a um golo frente ao Moreirense
A segunda metade do ano tem sido muito mais sorridente que a primeira, mas apesar de o Benfica ainda não ter perdido em jogos oficiais esta temporada 2022/23, não podemos deixar de falar no primeiro objetivo que foi por ‘água abaixo’.
A missão da equipa de Roger Schmidt era vencer todas as competições em que estivesse inserida, mas a verdade é que, num grupo com três equipas da Liga Portugal 2 (Moreirense, Estrela da Amadora e Penafiel) o Benfica tinha a obrigação de ser líder do grupo, algo que não aconteceu.
https://twitter.com/SLBenfica/status/1604219957683703808?s=20
Derrota na final do Campeonato de Hóquei em Patins 21/22 na ‘negra’ frente ao Porto
Apesar do terceiro lugar na fase regular do campeonato de hóquei em patins, o Benfica demonstrou nos playoffs o seu verdadeiro valor, ultrapassando o Valongo e o Sporting no caminho até à final, mas não conseguiu ultrapassar a equipa do Porto.
Depois de cada emblema ter vencido dois jogos nos seus respetivos terrenos, na ‘negra’, a formação encarnada não se conseguiu impor e perdeu, por 3-2, deixando escapar outro título para os dragões em 2022.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1542247340928630790?s=20
Eliminação precoce do futebol feminino da Taça Portugal, após goleada sofrida frente ao Braga (4-0)
No futebol feminino, o Benfica teve em 2022 uma das ‘piores’ desde a criação da secção no Clube da Luz. Venceu o Campeonato, mas acabou por deixar a Taça da Liga e a Taça de Portugal de lado, com a segunda a ter sido a mais dura, com uma saída nos oitavos-de-final da competição.
https://twitter.com/InformGlorious2/status/1492483809912184833?s=20
Mais um ano de investimento forte no futsal sem nenhum retorno
O futsal continua a desiludir, com os encarnados a fazerem novamente um investimento avultado em jogadores como Rômulo e Rocha e, mais uma vez, não resultou em nenhum troféu na temporada 2021/22.
Para referência, a equipa das águias não vence um troféu desde que conquistou a Taça da Liga em 2019/20.
https://twitter.com/todavidafutsal/status/1541444051702104064?s=20
Cnadidato à Presidência vermelha e branca considera que atitudes verifcadas no frente-a-frente são da responsabilidade dos dois nomes envolvidos na corrida
07 Nov 2025 | 19:11 |
João Noronha Lopes reconheceu que houve excessos no debate que participou na última noite, 6 de novembro. Durante o dia de hoje, o candidato à Presidência do Benfica afirmou que o frente-a-frente que teve com Rui Costa contou com alguns momentos tensos, contudo, frisou que isso aconteceu devido à presença de ideias distintas sobre o Clube da Luz.
João Noronha Lopes: "Julgo que no calor do debate houve excessos de parte a parte"
Na entrevista que concedeu na tarde hoje, 7 de novembro, à CMTV, o candidato da lista 'Benfica Acima de Tudo' recordou troca de ideias com Rui Costa: "Ontem de facto tivemos o último debate. Foi intenso e com troca de ideias", começou por dizer João Noronha Lopes, quando confrontado por ter tido uma atitude agressiva.
"Julgo que no calor do debate houve excessos de parte a parte e quero dizer aos Benfiquistas que podia ter corrido melhor", justificou o candidato da Lista F, assumindo que ambos intervenientes não estiveram bem em determinados momentos do debate eleitoral, dois dias antes das eleições.
João Noronha Lopes: "Os excessos vêm de ambos os lados e é bom que ninguém se faça de vitima"
"Os excessos vêm de ambos os lados e é bom que ninguém se faça de vitima. Acho que apresentei uma visão de futuro e é o que está aqui em causa. Não ganhamos um campeonato, as contas estão piores... os Benfiquistas estão ou não contentes", acrescentou João Noronha Lopes.
Por fim, o candidato à Presidência encarnada deixou uma questão bem assente aos associados do Clube da Luz: "Essa é a pergunta. Se querem um Benfica de futuro, com equipa e ideia, que tem um presidente firme, então votarão pela mudança e essa é personificada na minha candidatura".
Em entrevista, nome forte da lista 'Benfica Acima de Tudo' adianta que atual responsável pela Mesa pode ter tido alguma ação menos fiável nas eleições
07 Nov 2025 | 16:24 |
O candidato de João Noronha Lopes à Mesa da Assembleia Geral deixou algumas opiniões sobre a parcialidade do atual Presidente. Em entrevista, Gonçalo Almeida Ribeiro conaidera que José Pereira da Costa pode ter tido alguma influência nas eleições do Benfica, considerando que o mesmo estã integrado na lista de Rui Costa.
Gonçalo Almeida Ribeiro: "Disse que estas eleições seriam à século XIX. Isto por não ter sido consensualizado a hipótese do voto eletrónico"
E entrevista o jornal Record - no dia seguinte ao debate entre os dois candidatos - o membro da lista de Noronha Lopes abordou o que aconteceu a 25 de outubro: "Do ponto de vista material, há uma observação que foi feita pelo PMAG, numa entrevista ao Jornal Record, que achei muito curiosa. Disse que estas eleições seriam à século XIX. Isto por não ter sido consensualizado a hipótese do voto eletrónico".
De seguida, Gonçalo Almeida Ribeiro considera que não havia condições para este método de votação: "Seria uma escolha desastrada para estas eleições. Com as atuais condições técnicas, este método não tem o grau de confiabilidade que é indispensável, e é preciso que as pessoas confiem que foram eleições limpas. Mas dizer que eleições à século XIX, no sentido de o método ser o voto físico posicionado em urna, é ainda é seguido na generalidade das eleições em todos os Estados de direito democrático, cujas práticas queremos emular. Não temos votação eletrónica para eleger umPresidente da República, deputados da Assembleia da República...".
Gonçalo Almeida Ribeiro: "Não sei se tem sido parcial ou não. Insisto: não sei que papel é que ele teve nisto"
"A minha avaliação do mandato do Dr. Pereira da Costa, que chegou a presidente em circunstâncias que são conhecidas e que são até um pouco insólitas, é uma avaliação mista. Houve aspetos do seu mandato em que ele esteve muito e, nomeadamente na condução do processo dos estatutos, da alteração dos estatutos ao Benfica, e penso que ganhou algum prestígio junto dos sócios do Benfica pela forma como conduziu esse processo", acrescentou o candidato, deixando algumas considerações sobre José Pereira da Costa.
Por fim, Gonçalo Almeida Ribeiro absteve-se de comentar sobre uma possível parcialidade da parte do Presidente da MAG: "Não sei se tem sido parcial ou não. Insisto: não sei que papel é que ele teve nisto. Não sei que papel é que ele teve nisto. O Dr. Pereira Costa é Presidente da Mesa da Assembleia Geral e, ao mesmo tempo, é candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral, pela lista G".
Segunda volta do ato eleitoral do Clube da Luz está agendada para o próximo sábado e ditará o líder dos encarnados para os próximos quatro anos
07 Nov 2025 | 08:08 |
Rui Costa é o grande favorito a triunfar na segunda volta das eleições do Benfica. Numa sondagem realizada pela Intercampus para o NOW, o atual líder das águias surge com 62,5% das intenções de voto, contra os 30,4% de João Noronha Lopes. Há 6,6% dos associados que ainda não tomaram a sua decisão.
Esta sondagem, que entrevistou 1.172 pessoas e se realizou antes do Benfica – Leverkusen, coloca, desta forma, Rui Costa na pole position para novo mandato de quatro anos à frente do Clube da Luz. De acordo com a Intercampus, o estudo de opinião tem em conta o número de votos de cada associado.
Segundo alguns dados divulgados pela empresa de sondagens, as 1.172 pessoas entrevistas representam um total de 25.896 votos, sendo que a maioria são homens (84,3%). Outro dado curioso é que os Sócios mais velhos optam por Rui Costa (78,3%) enquanto os mais jovens por João Noronha Lopes (54,7%).
Já depois da publicação desta sondagem, Rui Costa e João Noronha Lopes estiveram frente a frente num debate na BTV. Contrariamente ao que tinha sucedido na primeira ‘batalha’ entre os dois, desta feita, o clima subiu várias vezes de temperatura, com acusações de parte a parte entre os candidatos.
Recorde-se que Rui Costa venceu a primeira volta das eleições do Benfica, registando 42,13% dos votos. João Noronha Lopes, da Lista F, ficou em segundo lugar, com 30,26%, seguido por Luís Filipe Vieira, com 13,86%. Por sua vez, João Diogo Manteigas terminou no quarto lugar, com 11,48%. Martim Meyer e Cristóvão Carvalho ficaram no quinto e sexto lugar, com 2,1% e 0,18&, respetivamente.
Eleições Benfica | Frases marcantes de Rui Costa no debate contra João Noronha Lopes
06 Nov 2025 | 23:28
Eleições Benfica | Frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa
06 Nov 2025 | 23:11
Eleições Benfica | Reveja o debate entre Rui Costa e João Noronha Lopes (BTV)
06 Nov 2025 | 20:08