Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Luís Filipe Vieira na entrevista à Benfica TV: "Se fizer o tetra, quero..."

Antigo Presidente do Clube da Luz volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo das águias. Decisão está marcada para 25 de outubro

Luís Filipe Vieira volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Votações está marcada para 25 de outubro
Luís Filipe Vieira volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Votações está marcada para 25 de outubro

15 Out 2025 | 07:25 |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O antigo Presidente do Clube da Luz faz parte do lote da candidatos às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - ao candidato que criticou Rui Costa recentemente.


Motivo da candidatura


"O motivo foi saber a situação que o Benfica estava a atravessar. Entendi que o caminho não era o mais certo para o Benfica. E candidatei-me muito tarde. Mas só pensei nisso há três meses e tal."


Modelo

"Já passei por esta casa, já tive muito sucesso e alguns desaires. O sonho que eu tenho e que todos os benfiquistas têm é voltar à hegemonia. Neste momento, facilmente irei identificar tudo com José Mourinho. Temos de pensar em ganhar e em títulos, para além de conquistar a hegemonia. Temos alguns talentos que devem estar na equipa principal."


"O Benfica terá de reter o máximo de talento no Benfica. Houve um período em que não pudemos fazer porque precisávamos de dinheiro. Vínhamos de um período muito mau. Mas há caminho para no futuro retermos o máximo de talento do Benfica."

"No último ano em que fui campeão no Benfica, 2018/19, tínhamos sete jogadores portugueses no plantel e quatro da formação. Irei dar muita preferência ao mercado nacional, ao recrutamento e à nossa formação. A preferência será sempre portugueses, algum estrangeiro e a nossa formação. Há espaço para termos 4 ou 5 jogadores da formação no plantel principal."

"Temos grandes jogadores em Portugal. Há um ou dois jogadores portugueses que criam apetite, não sei o motivo de Benfica não ter olhado para eles, se calhar o Sporting vai olhar. Tínhamos um grande departamento de scouting no passado. Há um diretor-geral e depois há toda uma estrutura por baixo. Sempre investi bem nessas áreas (scouting), até no capital humano."

Remuneração

"Não, nunca fui remunerado no Benfica. Não vai ser agora."

Nomes

"Acho que não devo fazer isso porque eu não prometo, eu faço. As pessoas já se habituaram. Eu não gosto de delegar. O diretor do Centro de Estágios do Benfica é um advogado. Tem de haver pessoas ligadas ao futebol. Não faz sentido falar do diretor de futebol até porque agora está a trabalhar. O regresso do Domingos Soares de Oliveira será muito importante para tudo o que temos de fazer nesta casa."

Futebol feminino

"É uma modalidade que é atrativa e que podemos lutar por um título europeu. Crescemos muito. Vou fazer de tudo para que a Filipa Patão regresse ao Benfica. Foi algo que não devia ter sucedido. Temos tudo para a longo prazo, com as jogadoras que tenhamos e com jogadoras que iremos contratar de elite, consigamos também ter a possibilidade de lutar por um título europeu."

Dívida

"Para quem chegou cá e não tinha nada... Vai ser muito mais fácil fazer essa recuperação agora do que no passado e doeu mesmo na altura. Neste momento não temos contas certas sobre tudo o que se passa no Benfica. O nosso presidente disse há dias algo que não pode dizer, dizer que foi tudo pelo Covid. Nós pagámos a todas as pessoas que trabalhavam no Benfica. Nos últimos quatro anos, o Benfica teve muitas mais receitas. Temos de assumir quando erramos, quando não fazemos bem. Se alguém sofreu com o Covid fui eu e os meus colegas. Lembro-me do dia, quando recebi aquela carta da Adidas e da Emirates... Tínhamos muito dinheiro em caixa, mesmo. Quem faz esse tipo de declaração, não faz sequer ideia."

Primeira decisão se vencer

"A primeira coisa que eu farei é ter uma reunião com toda a gente. O que tiver que ser cortado será cortado. Há pessoas que não vão ficar comigo, tendo até em conta tudo o que se passou. Nunca irão entrar aqui pessoas que são amigas minhas. Penso que ainda é a Luísa (Recursos Humanos) a contratar pessoas e assim será. Não conheço profundamente as contas do Benfica. Vamos ter surpresas certamente. Há jogadores que só vão ser contabilizados em junho de 2026. Já tenho financiamento. Ainda hoje li uma notícia que andámos a engonhar para pagar ao Jesus. Queremos voltar a ser um clube com credibilidade."

Audiovisuais e Direitos Televisivos

"Já ouvi dizer que o Benfica teve duas propostas. Dando primazia aos que sempre estiveram com o Benfica - e nunca negociarei com ninguém diferentes - penso que conseguirei entre 130 a 140 milhões de euros. Sei o que estou a pensar e os objetivos que quero atingir. Refiro-me à NOS, sim. A partir de 2028, quer que eu lhe diga uma coisa: já disse ao presidente da Liga que isto não vai com falas mansas. Hoje, os principais interessados são da pirataria. Os principais operadores pediram aos grandes para ajudar no combate à pirataria. Aí, o Benfica será forte e liderará o processo da centralização. Sei como fiz no passado e também pode aparecer uma surpresa. As pessoas têm de respeitar a marca Benfica. Seja onde for. Eu sou do tempo de negociar camisolas, antes de negociar com a Sagres, estávamos a negociar com a Galp, juntamente com o FC Porto e Sporting. Ficou acordado entre todos que o Benfica receberia mais 25%. Depois, conseguimos negociar com a Sagres um contrato anual de 4 milhões de euros indexado e depois tivemos de falar com os responsáveis dos outros clubes."

Naming

"Se tivéssemos avançado nessa altura, tínhamos o naming feito. Teremos de voltar a essas negociações."

Modalidades

"Se é os números que dizem, fiquei surpreendido com os gastos que tivemos com as modalidades. Vale a pena refletir numa situação: em algumas modalidades, o Benfica tem de ter 30-40% de jogadores da formação. No caso do basquetebol, temos de ter jogadores estrangeiros. No voleibol perdemos a hegemonia. Mas tenho a certeza que não vamos fugir de nenhuma delas."

Estádio

"O que eu tenho de criticar mesmo é a manutenção. Ainda agora de entrar no estacionamento do estádio arrefeci um bocado. Temos um problema grave. Temos 23 mil Red Passes em lista de espera, mas temos sempre o Estádio lotado. Iremos ter uma conversa com o arquiteto que fez este estádio - queremos perceber qual o máximo possível, em termos de números e segurança. Temos um problema grave, que é o estacionamento, mas também em termos de serviços. Temos de pensar sempre à frente. Já detetei dois terrenos possíveis com 200 hectares. Os sócios serão confrontados com a proposta. Temos de voltar a ter os 120 mil lugares. Temos espaço. Se já tínhamos no passado, por que não temos agora? Temos de ter um estádio para o futebol feminino, mais pequeno claro. Temos de ter o projeto da Cidade Desportiva do Benfica. Será um referendo que será feito a todos os sócios do Benfica. Teremos de perder muita receita para fazermos obras destas no Estádio. Mas será sempre decidido pelos sócios. Lugares? Se está mais apertado ou menos apertado... a malta quer é que o Benfica ganhe."

Associativismo

"Fizeram uns estatutos que para não haver votos eletrónicos há uma boa parte dos sócios benfiquistas que não votam. Há um plano e um projeto - e estamos a mexer nele já, alguém nos propôs que podemos chegar aos 700 aos 800 mil sócios."

"Onde tiver que defender o Benfica, eu vou defender. Pontapés na cabeça não vou permitir mais ao Benfica. Parece que toda a gente viu o que se estava a passar. Se eu não tivesse falado, se calhar aquele penálti do Braga não tinha sido assinalado e tinha perdido o jogo."

Legado

"Sobre a Cidade Desportiva não garanto que a vá fazer, mas garanto que irei localizar o terreno, irei fazer todos os projetos. Se fizer o tetra, aí quero fazer mais um mandato para conseguir o penta."


Futebol

Ex Benfica explica o que falhou no Portugal - Hungria: "Sabíamos que..."

Jogador que conta com passagem pelos quadros do Clube da Luz falou, no final da partida, com os jornalistas, acerca das incidências do encontro

Jogador que conta com passagem pelos quadros do Benfica falou, no final da partida, com os jornalistas, acerca do Portugal - Hungria
Jogador que conta com passagem pelos quadros do Benfica falou, no final da partida, com os jornalistas, acerca do Portugal - Hungria

15 Out 2025 | 07:07 |

Icon Comentário0

Nuno Tavares mostrou-se resignado com a igualdade da Seleção nacional no Portugal - Hungria. A equipa comandada por Roberto Martínez empatou a duas bolas com a congénere húngara, em encontro a contar para a qualificação para o Mundial, e no final da partida, o ex Benfica falou aos microfones da comunicação social.


"Faltou-nos matar o jogo, era o que queríamos. Tentámos tudo para fazer o terceiro golo, mas infelizmente não conseguimos e cedemos o empate. Mas estamos já focados no próximo encontro para garantir a qualificação", começou por explicar Nuno Tavares.


O antigo lateral do Benfica prosseguiu na sua análise ao encontro, explicando, também, os pontos fortes do adversário: "Sabíamos que a base da Hungria era o contra-ataque. Tentámos sempre que eles não conseguissem recuperar a bola para atacar a nossa baliza".


"Queríamos muito ter feito o terceiro golo, mas não conseguimos e estamos focados no próximo jogo", voltou a reiterar Nuno Tavares, em conversa com os jornalistas da Sporttv, logo após o final do Portugal - Hungria, que ainda não deu o apuramento à Seleção.

Nuno Tavares disputa, na seleção nacional, o lugar com Nuno Mendes, jogador com quem se chegou a cruzar na Liga Portugal Betclic, quando jogava ao serviço do Benfica. Sobre essa disputa pela posição, explicou o seguinte: "É um jogador muito bom e estamos aqui para competir".



Futebol

Roberto Martínez ignorou o Benfica na Seleção mas atira: "Pode ajudar muito"

Treinador nacional falou com os jornalistas no final da partida com a Hungria, onde Portugal esteve a ganhar, mas acabou por ceder o empate no final

Roberto Martínez falou com os jornalistas no final da partida da Seleção, que esteve a ganhar, mas acabou por ceder o empate no final, sem Benfica no relvado
Roberto Martínez falou com os jornalistas no final da partida da Seleção, que esteve a ganhar, mas acabou por ceder o empate no final, sem Benfica no relvado

15 Out 2025 | 06:54 |

Icon Comentário0

A Seleção nacional empatou, a duas bolas, frente à Hungria, na última terça-feira, dia 14 de outubro, em jogo referente à qualificação para o Mundial 2026. A equipa das quinas esteve a ganhar mas deixou-se empatar, num jogo em que Roberto Martínez não lançou qualquer elemento do Benfica em campo. No final do encontro, o treinador nacional falou aos microfones da RTP1 sobre a igualdade.


"Acho que foi um jogo que vimos a Hungria com força na bola parada, mas na primeira parte controlámos. Começámos bem na segunda mas não conseguimos matar o jogo. Tinha um significado especial este jogo. Nos últimos 10 minutos jogamos a oportunidade de nos apurarmos para o Mundial e muda um pouco o que somos", começou por analisar Roberto Martínez.


O treinador nacional prosseguiu: "Relembrar que não há jogos fáceis. Temos 4 pontos no estágio. Há muita informação. Queríamos apurar, mas para a preparação para o Mundial pode ser importante, saber como gerir um jogo assim, especialmente nos últimos 10 minutos (...) Temos uma boa situação para apurar em novembro e é uma lição que pode ajudar muito, ainda que agora seja doloroso.".


Depois, foi questionado sobre se houve pragmatismo a mais: "Somos uma equipa que precisamos da bola, mas somos uma equipa responsável e queríamos dar o apuramento aos adeptos. É uma boa lição. Precisamos de ter sempre o controlo da bola e personalidade. Na segunda parte tivemos oportunidades, mas estamos a falar de fechar o resultado".

"O importante é compreender que temos muita competitividade e que temos que estar sempre prontos. Em novembro temos 2 jogos muito importantes. Queremos continuar o nosso bom jogo e é uma oportunidade para uma convocatória de um possível apuramento para o Mundial. É muito melhor ter jogos competitivos, na Irlanda e com a Arménia no Dragão. Temos que continuar se queremos continuar com o nível da meia final e a final da Liga das Nações", rematou, a terminar, o técnico da Seleção nacional.



Futebol

Portugal - Hungria significou más notícias para pilar do Benfica

Jogador fulcral no conjunto encarnado foi chamado a estágio, mas acabou por não protagonizar qualquer minuto em campo durante os dois jogos

Jogador fulcral no Benfica foi chamado ao Portugal - Hungria, mas acabou por não protagonizar qualquer minuto em campo
Jogador fulcral no Benfica foi chamado ao Portugal - Hungria, mas acabou por não protagonizar qualquer minuto em campo

15 Out 2025 | 06:41 |

Icon Comentário0

António Silva não somou qualquer minuto em campo, nos dois jogos disputados pela Seleção nacional na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. O defesa-central encarnado tem sido fulcral no conjunto de José Mourinho esta época, mas tal situação não se repete na equipa nacional.


Foram apenas três os jogadores que não somaram qualquer minuto durante a dupla jornada disputada pela Seleção nacional, que culminou com o Portugal - Hungria da última terça-feira, dia 14 de outubro: António Silva, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves.


A juntar-se a esse trio, estão ainda os dois guarda-redes suplentes da Seleção nacional, Rui Silva e José Sá. De resto, Roberto Martínez deu minutos em campo a todos os presentes no estágio da Seleção, grupo restrito que tem ganho a confiança do selecionador ao longo do tempo.


As notícias são, no entanto, otimistas para os adeptos do Benfica. Apesar de não terem visto o seu defesa-central somar minutos no Portugal - Hungria, ou no Irlanda - Portugal, a verdade é que António Silva vai chegar sem qualquer desgaste acumulado aos trabalhos de Benfica de José Mourinho.

Quanto à Seleção, empatou, ontem, 2-2 no Portugal - Hungria, com golo adversário ao cair do pano, a impedir desde já a festa portuguesa que chegaria com a confirmação do apuramento para o Mundial. A equipa das quinas vai ter de esperar até à próxima partida para tentar essa qualificação de novo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 - José Mourinho preocupado com titular do Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - José Mourinho preocupado com titular do Benfica

14 Out 2025 | 15:26

Icon Comentário0
Ex Benfica assiste Cristiano Ronaldo, mas Mundial escapa no Portugal - Hungria
Futebol

Ex Benfica assiste Cristiano Ronaldo, mas Mundial escapa no Portugal - Hungria

14 Out 2025 | 21:54

Icon Comentário0
Campeão pelo Benfica tentou manter João Neves mas foi 'impedido'
Futebol

Campeão pelo Benfica tentou manter João Neves mas foi 'impedido'

14 Out 2025 | 21:28

Icon Comentário0