Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Tudo o que disse Noronha Lopes na entrevista à Benfica TV: "Quero uma mudança com confiança"

Concorrente do Clube da Luz volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo das águias. Decisão está marcada para 25 de outubro

Noronha Lopes volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Decisão está marcada para 25 de outubro
Noronha Lopes volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Decisão está marcada para 25 de outubro

15 Out 2025 | 08:50 |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O candidato a Presidente do Clube da Luz faz parte do lote de concorrentes às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - e confira, aqui, a conversa com outro candidato.


Motivo da candidatura


"Estou muito satisfeito de estar aqui para falar de ideias para o Benfica. O Benfica faz parte da minha vida. Tem-me dado muito e eu vivo com as alegrias e tristezas do Benfica. Tal como em 2020, acredito que seja necessária uma mudança - um projeto novo, que torne o Benfica num Benfica novo e com ideia de mudança."


Renumeração

"Sim. Por duas razões: por princípio e transparência. O cargo pode ser exercido por todas as pessoas. Essa alteração nos Estatutos veio democratizar, até para permitir mais possibilidades. Alguém que se dedique a tempo inteiro deve ser remunerado. Não é o facto de ser remunerado que me faz querer presidente do Benfica. Em 2020 não havia essa possibilidade. É por uma questão de princípio e transparência."


Futebol profissional

"A reportar ao Nuno Gomes estará o Pedro Ferreira, fez parte da equipa que levou o Nottingham Forest aos lugares europeus mais recentemente. Tenho mais o Tomás Amaral, que será a ligação com a equipa de scouting e também o Paneira que fará a ligação entre os jogadores emprestados e à prospeção. Não podemos ter vitórias quando temos quatro treinadores em quatro ou cinco anos. Garanto estabilidade porque há uma equipa que trabalha em conjunto. Essa equipa vai identificar os jogadores que podem vir da formação e as posições que não poderão teremos de ir lá fora. Quero uma formação para vencer, não para vender. Queremos reter os nossos jogadores por mais tempo, especialmente os que defendem a nossa mística, tal como aconteceu com o João Neves. Quanto ao Scouting, o Benfica terá de ter um Chief Scout. O Benfica não pode estar a reboque do mercado - isso envolve uma estrutura profissional. A questão da identidade - é algo que não se pode esquecer no Benfica, a mística, a garra. Constrói-se com símbolos do Benfica, que acolhem jogadores e explicam esta identidade aos jogadores da formação."

Formação do Benfica

"Queremos uma formação que seja integrada com um plano de desenvolvimento para cada jogador. Onde as pessoas são recompensadas pela evolução de jogadores para a equipa principal. A formação tem que servir a equipa principal e temos que reter técnicos da formação. Em segundo lugar queremos um departamento de scouting que nos permita chegar mais cedo e um futebol feminino em que temos que investir mais, com ambição europeia."

"A nossa formação é uma das melhores e uma obra bem feita, mas temos que ter os jogadores mais cedo. Fazer com que os jogadores queiram ser campeões no Benfica e não lá fora. Há uma questão de trabalho e de filosofia. Perceberem que o futuro deles passa primeiro por triunfarem no Benfica. Temos que criar identidade nos jogadores, garantir que são bem remunerados."

Scouting e mercado português

"Temos que olhar mais para dentro. No ano passado fomos buscar o Manu, a quem desejo uma rápida recuperação, temos que estar mais atento ao mercado português porque são jogadores que conhecem a realidade do nosso campeonato e isso é uma das áreas em que o Paneira nos vai ajudar."

Perfil dos cargos

"O Nuno Gomes será o vice-presidente, vai supervisionar todo o futebol e será responsável por contactos internacionais. O Pedro Ferreira vai coordenar a área da formação, scouting e feminino. Alguém que se vai encarregar de fazer a ligação com outras áreas do clube. O Tomás Amaral será o diretor desportivo e o Vítor Paneira fará a ligação entre a estrutura e equipa principal e olhará também para os jogadores emprestados."

Perfil do jogador

"O perfil do jogador do Benfica tem que ter talento, mas também integração cultural, saber o que representa o Benfica. Quando vejo jogadores dizerem que querem dar o salto fico preocupado. Na área do futebol tem que haver coordenação entre formação e scouting. Não pode haver contratações do treinador, diretor desportivo... têm que ser definidas em conjunto em face de uma filosofia. Tem a ver com o tipo de futebol e os jogadores que contratamos e os da formação que podem evoluir. Se há um treinador que pede um avançado que descia para as alas, não vamos contratar um finalizador."

Futebol feminino

"Fazer alterações no Seixal. Reforçar o scouting e ter uma política que nos permita ser ambiciosos na Europa. É uma área em crscimento em todo o mundo"

Contas do Benfica

"A dívida aumentou em quase 100 milhões de euros e a situação financeira tem que ser corrigida. A principal prioridade é equilibrar as receitas e despesas correntes.Temos um défice anual de 15 M€. Com uma política de controlo e aumento de receitas, podemos transformar esse défice numa situação positiva de 30 M€. Ao fazermos isso não estamos tão dependentes da venda de jogadores."

"Os FSE aumentaram. É uma área para o qual vamos olhar e há naturalmente espaço para cortar, à volta de 10 por cento. Vamos agir em conformidade depois de vermos a situação real. Posso vir aqui com o melhor plano de gestão, mas se não nos apurarmos para a Champions e não tivermos um bom contrato de direitos televisivos é muito mais difícil."

Centralização dos direitos televisivos

"O Benfica tem que liderar este processo. Durante três ou quatro anos, o Benfica apoiou um presidente da Liga que não acelerou este processo e que apresentou números que fariam com que o Benfica perdesse 20 milhões de euros por ano. E isso é impensável para mim. O Benfica tem que ser valorizado pelo impacto que tem no futebol português. O Benfica tem que liderar e não saltar fora depois da vergonha da Taça de Portugal. Como é que é possivel que o clube mais importante em Portugal esteja fora deste processo? Não há centralização sem o Benfica. Podemos mudar os quadros, reduzir o números de equipas, mas tem que ser uma aproximação global. Se tiver que ficar sozinho a defender o Benfica, eu fico."

BTV e Naming

"Acho que não deve haver precipitações. Não é qualquer um que pode estar associado ao Estádio da Luz. A BTV é muito mais do que um canal que transmite jogos. Tem que ser um espaço de diversidade, com pessoas de podcasts, que discutem o Benfica fora do canal. Presença das casas do Benfica e transformar a BTV num centro de produção de conteúdos. É um modelo que estudei."

Modalidades

"Ganhamos 30 por cento dos títulos. Não podemos ter um vice que diz que vamos tentar ficar em segundo no andebol. O associativismo faz parte da identidade do Benfica. Vou ter uma pessoa ligada às modalidades, que vai ter um coordenador desportivo e outro operacional. Vamos ter um cartão red pass das modalidades com mais benefícios. Temos que ter uma presença assídua das modalidades nas Casas do Benfica. Temos que ter uma aposta real na formação, com protocolos com escolas e outros clubes."

Expansão do Seixal e da Luz

"Aumento da capacidade do estádio e modernização. Tenho um estudo em que prevê o aumento da capacidade para 83 mil lugares e a sua modernização. Este estudo carece de alguma informação que só vamos ter quando tivermos tudo em nossa posse sobre o estádio. Não vamos fazer como no Benfica District. Quero apresentar primeiro aos sócios. Não vou fazer centros comerciais, hotéis... quero aumentar a lotação para reduzir a lista de red pass. Fazer uma casa do sócios e investir em infraestruturas no Seixal."

Decisões... estatutos

"Vamos criar o provedor de sócio que vai ajudar a que as reclamações cheguem à direção. Criar um protal da transparência, onde vão estar as remunerações, comissões e o meu programa eleitoral. É muito importante aproximar os benfiquistas das Casas do Benfica. Seguramente já passei por meia centena e muitas das minhas ideias vieram de lá. Apoiá-las em área como a tecnologia informática. Criar condições para angariarem sócios. Não entendo que não exista um congresso das Casas para ouvir o têm a dizer. Os estatutos são de todos. Há coisas que concordo e outras não. São seguramente melhores do que os anteriores."

Mudanças no Benfica

"O Benfica para ser respeitado tem que se dar ao respeito. Estar na liderança de processos fundamentais. Não abdicar de ter um papel importante das eleições para órgãos federativos e ser defendido atempadamente. O Benfica não pode ser defendido em comunicados quando tudo está perdido. Se há alguém que nunca apoiou Proença fui eu. Sou completamente independente"

Se for eleito, que legado gostaria de deixar?

"Gostava de deixar um legado de um Benfica mais ganhador, mais respeitado em Portugal e na Europa. Um Benfica em que reconheçam transparência. Em que os trabalhadores tenham orgulho e que todos se sintam motivados para trabalharem para o Benfica. Quero uma mudança com confiança. Estou a trabalhar com uma equipa há mais de um ano. Vamos fazer uma mudança sem sobressaltos. Não são as pessoas do passado que fazem parte do futuro"


Futebol

Ex Benfica protagonizam duelo de emoções fortes no Besiktas - Fenerbahçe

Numa partida que marcou um reencontro entre antigos colegas de equipa, adeptos viveram duelo ao rubro até ao últimominuto do dérbi

Na última noite, o Besiktas e o fenerbahçe foram a jogo, onde os forasteiros venceram e as emoções contaram com vários ex Benfica
Na última noite, o Besiktas e o fenerbahçe foram a jogo, onde os forasteiros venceram e as emoções contaram com vários ex Benfica

03 Nov 2025 | 08:48 |

Icon Comentário0

Na última noite, 2 de novembro, realizou-se o primeiro dérbi de Istambul, entre Besiktas e Fenerbahçe. Num duelo de várias emoçóes, a festa do futebol contou com a presença de alguns antigos jogadores do Benfica, sendo que, um deles acabou por ser sssencial para o triunfo do Fener /3-2), mas pelos piores motivos.


Do lado das águias negras, estiveram presentes no onze inicial Orkun Kokçu e Rafa Silva. Já do outro lado da barricada, Kerem Akturkoglu defrontou o seu antigo companheiro de balneário no Clube da Luz, No entanto, apenas o ex-camisola 10 teve influência direta no jogo.


A partida até começou da melhor forma para o Besiktas, que em cima do minuto 5 já vencia por 1-0, graças a um golo apontado por El Bilal Toure. Para desespero dos forasteiros, a situação ficou mais complicada à passagem do minuto 22, quando Emirhan Topcu fez o 2-0. Contudo, a história do jogo mudou drásticamente quando Kokçu - eleito capitão do clube - recebeu ordem de expulsão após uma entrada 'assassina' sobre um adversário.


Apesar da vantagemd e dois golos o resto da partida foi um autêntico pesadelo para o Besiktas. Reduzidos a 10 jogadores, as águias negras sofreram o primeiro golo em cima do minuto 32, por intermédio de Ismail Yuksek. Já em cima do intervalo, o Fenerbahçe fez o 2-2, graças a um remtate de Marco Asensio.

No segundo tempo, a equipa de Rafa Silva não soube reagir à chicatada psicológica e sucumbiu à confiança do adversário. A formação de Akturkoglu - que viu um cartão amarelo - conseguiu a reviravolta no marcador depois de um remate carimbado por Jhon Duran, em cima do minuto 83. O Fenerbahçe segue no 2.º lugar, com 25 pontos, já o Besiltas prossegue no 5.º posto, com 17 pontos.



Futebol

'Operação Leverkusen': Benfica quer conquistar pontos na Liga dos Campeões

Embalados pelo bom momento nos últimos encontros, equipa orientada por José Mourinho arranca trabalhos de preparação para duelo europeu

Após triunfo no campeonato, Benfica arranca trabalhos para duelo com Leverkusen na Liga dos Campeões. Fotografia: SL Benfica
Após triunfo no campeonato, Benfica arranca trabalhos para duelo com Leverkusen na Liga dos Campeões. Fotografia: SL Benfica

03 Nov 2025 | 08:16 |

Icon Comentário0

A realizar uma participação para esquecer na Liga dos Campeões, o duelo frente ao Bayer Leverkusen pode ser um ponto de viragem. A equipa do Benfica regressa hoje aos treinos, a fim de preparar o próximo duelo, que vai ser a receção aos alemães, na quarta jornada da prova milionária.


Segundo adianta o jornal Record, os vermelhos e brancos apenas irão arrancar os trabalhos esta segunda-feira, 3 de novembro, uma vez que tiveram um regresso tardio após o triunfo dilatado contra o Vitória Guimarães, na noite de sábado, 1 de novembro.


 Assim, José Mourinho, a seu entender, concedeu o dia de ontem, domingo, folga ao plantel encarnado, a fim de puderem descansar antes de mais um duelo de exigência máxima. Pelo que escreve o diário desportivo, as águias começam hoje a preparação e, segundo o que se sabe, as únicas baias serão Bruma e Nuno Félix.


No sentido oposto, Alexander Bah continua a fazer trbalho individualizado, ao mesmo tempo que Manu Silva acelera para entrar nas opções de José Mourinho. Porém, as maiores expectativas surgem em torno de Amar Dedic, com a forte possibilidade do lateral bósnia recuperar a tempo de jogar contra os farmacêuticos.

A dois dias de receber o Bayer Leverkusen, o Benfica arranca os trabalhos, de forma a conseguir conquistar os primeiros pontos na Liga dos Campeões. A partida está agendada para as 20H00 de 5 de novembro, no Estádio da Luz. Um dia antes, 4 de novembro, José Mourinho faz a antevisão do encontro, com a conferência de imprensa agendada para as 14H00.



Futebol

Ex Porto rendido a Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica: "Preparado"

Antigo futebolista, que também passou pelos quadros dos encarnados, afirma que camisola 44 reúne todas condições para se singrar com Manto Sagrado

Antigo defesa do Porto não esconde admiração sobre Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica. Fotografia: SL Benfica
Antigo defesa do Porto não esconde admiração sobre Tomás Araújo e deixa garantia sobre atleta do Benfica. Fotografia: SL Benfica

03 Nov 2025 | 07:46 |

Icon Comentário0

Tomás Araújo voltou a provar, diante do Vitória Guimarães, que é uma aposta segura para a defesa. Após uma exibição de encher o olho, onde contribuiu para uma noite histórica, o defesa-central do Benfica 'reclama' por mais consistência e há quem defenda que o camisola 44 tem vantagem sobre António Silva.


João Manuel Pinto: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado"


Em entrevista o jornal A Bola, o antigo central do Porto, que também contou com uma passagem pela Luz, considera que Tomás Araújo merece ter um maior destaque na equipa: "Eu acho que o Tomás está muito bem, está mais preparado. Mesmo no começo da temporada, o Tomás era o jogador que estava em melhor forma e mostrou isso".


"Não se pode tirar o Otamendi, porque é um dos melhores centrais em Portugal. Agora, entre os dois [Tomás e António], o que se viu é que o António não estava a atravessar um bom momento", acrescentou João Manuel Pinto, afirmando a sua preferência sobre o camisola 44.

João Manuel Pinto: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios"


Em conversa com o diário desportivo, o ex-Benfica frisa que o defesa é uma mais-valia: "O Tomás Araújo dá mais consistência, dá mais velocidade, é um jogador capaz de criar desequilíbrios e é um jogador forte no jogo aéreo. Não me lembro de um jogo mau do Tomás Araújo, não me lembro".

"O Tomás dá muito, para já, defensivamente, que é o mais importante. Jogador rápido, bem posicionado, muito concentrado. Ofensivamente, cria muitos desequilíbrios com a sua construção. Está num grande momento e, contra o V. Guimarães, mostrou isso. O golo vem dar mais alegria e isso é bom para a equipa", acrescentou por fim. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou boas indicações
Futebol

Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou boas indicações

03 Nov 2025 | 06:48

Icon Comentário0
A brilhar no Benfica, Dodi Lukebakio cada vez mais influente
Futebol

A brilhar no Benfica, Dodi Lukebakio cada vez mais influente

03 Nov 2025 | 06:24

Icon Comentário0
Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage
Futebol

Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage

03 Nov 2025 | 06:00

Icon Comentário0