Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Última hora! Após ter divulgado emails do Benfica, Rui Pinto vai a julgamento e já há data

Hacker português vai responder em tribunal por 242 crimes, entre eles ter partilhado informação confidencial do Clube da Luz

Rui Pinto já tem data para ser julgado pela partilha de emails do Benfica
Rui Pinto já tem data para ser julgado pela partilha de emails do Benfica

  |

Icon Comentário0

É notícia de última hora: Rui Pinto já conhece a data pela qual vai começar a ser julgado. O hacker português é acusado de 242 crimes de acesso ilegítimo, violação de correspondência agravada e dano informático. 


Segundo avança o jornal A Bola esta quarta-feira, 16 de outubro, o hacker português vai começar a ser julgado a 13 de janeiro de 2025, sendo que este processo está relacionado com várias entidades, como o Benfica, outros clubes, advogados e até juízes.


Vale destacar que em causa estão atos praticados até janeiro de 2019. Entre os quais o alegado acesso ilegítimo que terá deixado nas mãos de Rui Pinto os emails do Benfica, que acabariam por ser divulgados no Porto Canal por Francisco Jota Marques. 


Refira-se que, Rui Pinto já viu o seu nome ligado ao ‘Football Leaks’, processo pelo qual o hacker português foi condenado em setembro de 2023, a quatro anos de prisão com pena suspensa, por crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência agravado e acesso ilegítimo.  

Recorde-se que Rui Pinto foi uma das pessoas a reagir à decisão do Ministério Público relativa ao processo dos emails que envolve o Benfica. "A acusação hoje conhecida, e os resultados que produzirá, será de importância fulcral não só para o processo de credibilização do futebol português, mas também da própria Justiça. Continuará a instituição Benfica acima da lei? Ou será este o ponto de viragem? Só o tempo o dirá", pode-se ler na publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter) pelo hacker português. 


"De realçar, também, o silêncio cúmplice da Federação, da Liga Portugal e dos seus dirigentes máximos, outrora tão incansáveis e diligentes a propagandear a luta contra a viciação de resultados e a defesa da integridade das competições, em conferências e outras aparições públicas", criticou ainda Rui Pinto a Federação Portuguesa de Futebol e à Liga Portugal.


Clube

Com Rui Costa ao barulho, SAD do Benfica reage à acusação do MP: "Acusação infundada"

Sociedade dos encarnados enviou, esta quarta-feira, 16 de outubro, um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)

SAD do Benfica, com Rui Costa à cabeça, reagiu à acusação do MP
SAD do Benfica, com Rui Costa à cabeça, reagiu à acusação do MP

  |

Icon Comentário0

É notícia de última hora! A SAD do Benfica reagiu à acusação do Ministério Público, no âmbito do caso dos emails, esta quarta-feira, 16 de outubro. A sociedade das águias enviou um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) onde reforçou reforça o facto de que Rui Costa e outros membros da direção não foram acusados. 


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD ("Sociedade") informa que, por alegados atos imputados ao seu ex-presidente e a um antigo assessor, foi acusada da prática dos crimes de corrupção ativa, em concurso aparente com o crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem, e fraude fiscal qualificada", pode ler-se na nota emitida pelos encarnados. 


"Nenhum outro dos anteriores ou atuais membros do Conselho de Administração da Sociedade, incluindo o seu Presidente, foi acusado no âmbito deste processo", destaca ainda o comunicado. A SAD do Benfica frisa ainda que "considera infundada a referida acusação" e vai proceder ao "seu direito de defesa". 


De acordo com informações avançadas pela CMTV, as SAD's de Benfica e Vitória de Setúbal, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves e antigos dirigentes dos sadinos foram acusados de corrupção pelo Ministério Público no âmbito do caso dos emails. Assim sendo, o Presidente do Benfica, Rui Costa, e assim como José Eduardo Moniz e Nuno Gaioso, antigos dirigentes das águias, saíram do processo e não foram acusados de corrupção.

A mesma fonte adianta ainda que, o Ministério Público acusou os elementos de crimes como corrupção, participação económica em negócio e fraude fiscal. O MP adianta que houve simulação de compra e venda de jogadores em conluio com o Vitória de Setúbal, com o objetivo de injetar dinheiro na SAD encarnada. 


Recorde-se que, além da SAD, também o Benfica Clube reagiu à acusação. "O Sport Lisboa e Benfica e os seus advogados vão analisar em detalhe a acusação da qual foram hoje notificados e que responsabiliza o Benfica, em virtude de alegados atos imputados ao seu ex-presidente e a um antigo assessor", escreveram os encarnados. 


Clube

Advogada iliba Rui Costa no caso dos emails, mas deixa aviso ao líder do Benfica: "Terá de..."

Na sequência do processo que envolve o Clube da Luz, Soraia Quarenta lembrou que há que ter cautela com os julgamentos na opinião pública

Apesar de ilibar Rui Costa, a advogada afirma que o Presidente do Benfica continua a ter um papel fundamental no processo
Apesar de ilibar Rui Costa, a advogada afirma que o Presidente do Benfica continua a ter um papel fundamental no processo

  |

Icon Comentário0

Soraia Quarenta, advogada e secretária-relatora do Conselho de Disciplina na Associação de Futebol de Lisboa, falou com detalhe sobre as acusações do Ministério Público contra o Benfica, explicando o alcance das mesmas. A advogada não culpa Rui Costa, mas afirma que o Presidente das águias continua a ter um papel fundamental no processo.


“Aquilo a que assistimos foi apenas o culminar da primeira fase de qualquer processo penal, que é geralmente composto por três fases, sendo que duas são obrigatórias, entre aspas, e uma é facultativa. E isto, em termos muito simplistas, para que se perceba. Temos a fase do inquérito, que acabou agora, e que culmina nesta acusação. Só culmina em acusação ou arquivamento", começou por dizer.


“Há no despacho uma parte de arquivamento, ou seja o Ministério Público acaba por dizer que não recolheu indícios suficientes para acusar as pessoas, ou as entidades. E depois há a parte da acusação. Achou, então, que em determinadas matérias tinha indícios suficientes para acusar aqueles arguidos da prática dos crimes de corrupção e de fraude fiscal”, continuou a advogada.


Mas Rui Costa, mesmo não sendo arguido, vai ser figura ativa neste processo

“A partir deste momento, o processo sai de segredo de justiça, fica público. Os primeiros a conhecerem o teor da acusação são os arguidos e começa agora a fase de defesa. E os arguidos vão ter agora a possibilidade de, querendo, passar à abertura da Instrução ou seguir para julgamento. A instrução é mais facultativa, mas não tem sido comum abdicar-se desta fase, que também serve de defesa", adicionou, ainda.


“Indicia que nem Rui Costa, nem os demais intervenientes, terão tido participação nestas práticas dentro da Benfica, SAD. Mas Rui Costa, mesmo não sendo arguido, vai ser figura ativa neste processo, pois é o presidente da SAD, terá de assumir a defesa da instituição", sublinhou a advogada.

O bom senso dita que haja contenção nos julgamentos da opinião pública

“E é também preciso dizer que até agora há uma acusação como são feitas milhares todos os dias, as pessoas não podem ser condenadas à partida. O que há são indícios relevantes e fortes o suficiente para acusar alguém. Não quer isto dizer que tudo venha a ser provado e, portanto, o bom senso dita que haja contenção nos julgamentos da opinião pública”, terminou Soraia Quarenta.


Clube

Processo dos emails nas manchetes internacionais: Benfica é falado no estrangeiro por más razões

Clube da Luz torna-se 'conversa' na imprensa internacional, sem motivos para sorrir, devido à acusação do Ministério Público

O conhecido 'caso dos emails', processo que envolve o Benfica, já é notícia nos jornais internacionais
O conhecido 'caso dos emails', processo que envolve o Benfica, já é notícia nos jornais internacionais

  |

Icon Comentário0

A acusação levada a cabo pelo Ministério Público contra o Benfica, devido ao envolvimento no processo dos emails, e os alegados crimes de corrupção e fraude fiscal, estão a ser notícia em Portugal e fora dele. A imprensa de Espanha e de Itália já faz títulos com o assunto e difunde informações do caso.


O jornal espanhol Marca é um dos meios estrangeiros que já partilha informações sobre o caso que envolve as águias. No título da notícia, o órgão destaca que o MP “poderá excluir o Benfica de todas as competições durante três anos”.


Já mais a sul, os italianos do Corriere dello Sport abordam igualmente o assunto, sublinhando que a situação do Benfica é idêntica do Vitória de Setúbal e que os dois emblemas “arriscam uma suspensão pesada”, assim como “cinco agentes desportivos”.


Recorde-se que a SAD do Benfica foi acusada de vários crimes, nomeadamente a prática de corrupção ativa em concurso com participação económica em negócio e fraude fiscal, juntamente com o antigo Presidente das águias, Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves, antigo assessor jurídico e a SAD do Vitória de Setúbal.

Na base da acusação está um alegado esquema, em que Vieira estava à ‘cabeça’, que teria como objetivo a subversão da verdade desportiva pelo controlo de outros clubes que dariam vantagem ao Benfica nos jogos de confronto direto. Os encarnados já reagiram à acusação e, num comunicado oficial, garantiram que iriam “analisar em detalhe a acusação” e que, independentemente de tudo, se “defenderá, sem hesitar, de todas as acusações infundadas”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Acusado de beneficiar o Benfica, Miguel Pinho defende-se: "Os factos são..."
Clube

Acusado de beneficiar o Benfica, Miguel Pinho defende-se: "Os factos são..."

 

Icon Comentário0
João Diogo Manteigas reage à acusação contra a Benfica SAD e deixa apelo: "Faço questão de..."
Clube

João Diogo Manteigas reage à acusação contra a Benfica SAD e deixa apelo: "Faço questão de..."

 

Icon Comentário0
Benfica é 'encostado às cordas' pelo Ministério Público e Rui Costa já tem resposta
Clube

Benfica é 'encostado às cordas' pelo Ministério Público e Rui Costa já tem resposta

 

Icon Comentário0