
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
08 Ago 2025 | 12:42 |
Com as eleições que visam a presidência do Benfica - agendadas para 25 de outubro - o Clube da Luz emitiu um comunicado onde dá a conhecer as várias diretrizes que vão estar em vigor durante o processo eleitoral, que irá contar com duas voltas, em caso de não se verificar uma maioria no primeiro ato.
Na nota, as águias começam por informar que o ato será feito sob a observação da Mesa da Assembleia Geral: “A condução do processo eleitoral compete à Mesa da Assembleia Geral, órgão estatutariamente responsável pela sua direção, supervisão e garantia de legalidade e regularidade”.
Entre os vários pontos de ordem que o comunicado aborda, os encarnados fizeram questão de salientar o método de voto que o Sócios irão desempenhar no dia das eleições “A votação realizar-se-á presencialmente, em formato físico, para todos os sócios residentes em Portugal Continental, nos locais e nos horários a definir oportunamente”. Fora do continente, a situação terá algumas alterações: “Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como no estrangeiro, os sócios poderão exercer o seu direito de voto por via eletrónica, com recurso a plataforma digital certificada, desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes pressupostos”.
Ainda no mesmo comunicado, o Benfica revela que cada processo relacionado com o ato eleitoral vai ser sujeito a um processo de verificação: “Todo o processo eleitoral será sujeito a certificação independente, desde o fecho dos cadernos eleitorais até ao apuramento final dos resultados. A certificação assegura que todos os procedimentos respeitam os requisitos legais, estatutários e técnicos, garantindo a conformidade formal e material das operações eleitorais, a proteção dos direitos dos eleitores e a credibilidade dos resultados”.
No mesmo comunicado, o Glorioso reitera que cada voto, independentemente do Sócio, deve ser tido em conta e respeito por todos os envolvidos: “O Sport Lisboa e Benfica afirma-se, neste plano, como uma instituição democrática e aberta, onde cada sócio tem um lugar igual no momento da decisão – independentemente do seu estatuto, localização ou disponibilidade presencial”.
Vale a pena recordar que o ato eleitoral está agendado para o dia 25 de outubro, onde serão eleitos os novos rostos para os vários órgãos do Clube da Luz. Para o lugar máximo da Direção, estão na corrida, Rui Costa - atual Presidente -, João diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho, que deixou uma promessa de um ‘Benfica Europeu’.
Advogado é um dos candidatos à Presidência do Clube da Luz, e inaugurou recentemente a sua sede de campanha, com a presença de figura especial
07 Ago 2025 | 10:37 |
Cristóvão Carvalho inaugurou, na passada quarta-feira, 6 de agosto, a sua sede de campanha para a candidatura à Presidência do Benfica. O advogado deixou palavras aos apoiantes presentes, e apresentou Isaías, antigo avançado das águias, como um dos trunfos da sua campanha. Relembrar que o candidato já tinha deixado críticas a Rui Costa.
Cristóvão Carvalho: "Se não ganhar um título europeu, serei fracassado no Benfica"
"Hoje toda a gente me pede uma coisa, que é aquilo em que sempre acreditei, que é faça-nos sonhar, dê-nos um Benfica europeu. Não nos engane, não nos faça ter um sonho e depois acabar tudo no mesmo, dê-nos um título europeu – e eu vou dar um título europeu aos benfiquistas. Se não ganhar um título europeu, serei fracassado no Benfica, seremos fracassados no Benfica", começou por dizer aos presentes o candidato à Presidência do Clube da Luz.
Depois de defender o voto eletrónico universal, deixou críticas aos atuais líderes: "Até hoje lutei com algo sabido, o facto de não ser reconhecido fora do mundo do Benfica e no clube haver uma tradição muito enraizada de os notáveis terem uma vantagem. Então, agarrei nesse termo e tenho ali algo que diz: no Benfica, os notáveis são os sócios. Foi a partir daí que comecei a construir todo este caminho".
Isaías, antigo avançado das águias, esteve presente como uma das figuras da campanha de Cristóvão Carvalho: "Para mim é uma honra estar aqui. Ele sentou-se comigo, conversámos e chegámos a um denominador comum. Realmente abraçou o projeto junto comigo".
"Tenho que trazer o nosso Benfica de novo a ser aquele Benfica dominante. Infelizmente nestes anos isso não tem acontecido. É uma pena porque eu estive ali dentro. Muitas vezes deixei a pele ali dentro em prol do Benfica. Porque quando eu abraçava a causa, quando eu colocava este manto, eu ia lá para dentro e dava o meu máximo", atirou o antigo avançado encarnado.
Antigo Presidente encarnado já terá feito claras as intenções de se candidatar ao cargo de máxima responsabilidade no Clube da Luz
04 Ago 2025 | 23:10 |
Luís Filipe Vieira vai mesmo ser candidato à Presidência do Benfica. O antigo líder máximo das águias já tinha deixado várias indicações no sentido de se querer lançar à corrida pelo cargo de Presidente do Clube da Luz, mas essa informação foi, agora, confirmada.
Quem avança com a notícia é a CMTV. O canal generalista português informou, em exclusivo, que Luís Filipe Vieira se decidiu pela candidatura à Presidência do Benfica, atirando, assim, para seis o número de candidatos ao cargo mais importante do Clube da Luz.
Segundo é avançado, ainda, pela imprensa nacional, Luís Filipe Vieira já terá resolvido os problemas que o impediam de apresentar, oficialmente, a sua lista para a Presidência do Benfica. Sendo assim, esta deve ser oficializada pelo próprio muito em breve.
Recordar que, na entrevista exclusiva que Luís Filipe Vieira deu ao canal NOW, recentemente, o antigo Presidente do Benfica tinha informado que estava apenas à espera de "uma resposta" para informar publicamente se iria, ou não, ser candidato à Presidência do Clube.
Os obstáculos estarão, então, ultrapassados, e Luís Filipe Voeira vai mesmo avançar com a candidatura, numa luta que passa a ser a seis, entre as listas de Rui Costa, João Noronha Lopes, João Diogo Manteigas, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e do antigo líder máximo das águias.
Candidato à Presidência do Clube da Luz emitiu novo comunicado através das redes sociais onde deixa muitas críticas a Rui Costa
04 Ago 2025 | 20:41 |
João Noronha Lopes demonstrou-se muito crítico em relação à postura da Direção do Benfica no que concerne o tópico da centralização dos direitos televisivos. O candidato à presidência do Clube da Luz tem sido muito crítico do trabalho de Rui Costa, e voltou ao ataque em comunicado emitido recentemente. Recentemente, tinha sido outro tópico a causar discórdia entre os candidatos.
Noronha Lopes: "As duas últimas direções do Benfica tiveram anos para liderar este processo e optaram por não o fazer"
"No passado dia 9 de julho, a Direção do SL Benfica apresentou dúvidas legítimas, mas tardias, sobre a centralização dos direitos televisivos, exigindo a suspensão imediata do processo. Mais uma vez, Rui Costa chegou tarde", começou por escrever João Noronha Lopes.
O candidato à presidência do Benfica prosseguiu: "As duas últimas direções do Benfica tiveram anos para liderar este processo e optaram por não o fazer. Este alerta não surgiu do nada. Denunciei publicamente, em várias ocasiões, os riscos deste modelo. Fui ignorado. Como se os interesses financeiros e desportivos do Benfica fossem secundários".
Noronha Lopes: "A Direção do Benfica foi olimpicamente ignorada. E, como sempre, limitou-se a esperar"
De seguida, Noronha Lopes elaborou possibilidades para o silêncio das águias: "A carta enviada à Liga continha também propostas válidas, ainda que claramente pressionadas pelo calendário eleitoral. Tornou-se regra nesta Direção: só agir quando há eleições à vista. Desde então, silêncio total. A Direção do Benfica foi olimpicamente ignorada. E, como sempre, limitou-se a esperar".
"A única reação conhecida foi o envio, pela Liga, de um documento à Autoridade da Concorrência, tentando acelerar um processo opaco e mal conduzido. O Benfica foi ignorado. Outra vez. É legítimo pensar que o maior lesado por este processo será o Benfica, tanto no plano desportivo quanto financeiro. Quando vai a Direção do Benfica assumir o papel de liderança que lhe compete? Ou vamos, mais uma vez, acordar quando já for tarde?", escreveu o candidato encarnado, em jeito de conclusão.