Futebol
José Mourinho já pressentia algo de mau no Juventus - Benfica: "Estávamos a pôr-nos a jeito"
22 Jan 2026 | 10:03
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Jan 2026 | 11:45 |
A imprensa adiantou quanto Rafa Silva irá receber nesta segunda passagem pelo Benfica. Pelo que foi apurado, os valores que o internacional português irá auferir são bastante inferiores à considerável quantia que recebia enquanto futebolista do Besiktas.
Segundo revelou o jornal A Bola, na edição desta quinta-feira, 22 de janeiro, o camisola 27 — número que o jogador não abdica por nada — vai receber o mesmo vencimento que auferia durante o seu primeiro vínculo com o Benfica, ou seja, 2,2 milhões de euros anuais, muito abaixo dos 9 M€ que estavam estipulados no contrato com o Besiktas.
A mesma fonte explica que o facto de se ter comprometido a deixar de lado o alto salário que recebia na Turquia sugere a grande vontade de Rafa Silva em concretizar o seu regresso à Luz, um ano e meio depois da sua partida. Esta decisão, da parte do jogador, concilia o seu desejo de vestir o Manto Sagrado com a intenção de deixar o Besiktas.
Vale a pena recordar que Rafa Silva já se encontra em Portugal há cerca de um dia, depois de ter aterrado no Aeroporto Humberto Delgado durante a manhã de 21 de janeiro. No entanto, o iminente reforço do Benfica não foi avistado pela comunicação social presente no local, tendo passado por uma das saídas alternativas do edifício em questão.
Na presente temporada, ao serviço do Besiktas, Rafa Silva — avaliado em cinco milhões de euros — realizou 16 jogos oficiais: 10 na Liga Turca, quatro na Liga Conferência e dois na fase de qualificação da Liga Europa. Nos 1.360 minutos disputados, o jogador apontou cinco golos e somou três assistências.
Futebolista colombiano tem estado ausente desde que foi titular contra Porto; contudo, o prognóstico pode não ser do agrado da equipa técnica
22 Jan 2026 | 11:28 |
Richard Ríos pode ficar arredado dos relvados por um período que pode chegar a um mês. Pelo que foi apurado, o internacional colombiano não joga desde a partida contra o Porto, na Taça de Portugal, e corre o risco de ficar mais tempo parado do que seria previsto. Contudo, o Benfica nunca chegou a esclarecer a duração da recuperação.
Segundo adianta o jornal Record, o tempo estimado por José Mourinho, que indicava que o médio apenas iria falhar os duelos com Rio Ave, Juventus e Estrela da Amadora, foi desmentido pelo selecionador nacional da Colômbia. O técnico assume que Ríos vai ficar fora dos relvados por mais tempo do que seria de esperar.
"Tem o ombro deslocado, uma lesão para quatro ou cinco semanas", adiantou o selecionador nacional colombiano, em declarações à Antena 1. Recorde-se que, durante a conferência de imprensa no pós-jogo com a Juventus, Mourinho lamentou não poder contar com Ríos, face aos problemas que tem sentido no meio-campo encarnado.
"Esperamos que recupere bem, para que possa voltar sem dificuldades e que não tenha qualquer recaída", concluiu o treinador da Colômbia, dando a entender que Richard Ríos terá uma ausência mais prolongada do que seria de esperar, frisando que irá falhar o duelo contra o Real Madrid, agendado para 28 de janeiro.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — leva 32 encontros disputados: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.622 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez duas assistências.
Com a derrota de ontem frente à Juventus, os encarnados precisam de fazer muitas contas para passarem à fase eliminar da prova milionária
22 Jan 2026 | 10:48 |
O Benfica parte para a última jornada ainda com hipóteses de chegar ao 'play-off' da Liga dos Campeões, mesmo com a derrota frente à Juventus. Porém, as contas dos encarnados estão longe de ser fáceis, já que dependem de resultados de várias equipas.
O primeiro passo é bater o Real Madrid( que goleou o Mónaco por 6-1) no Estádio da Luz, no próximo dia 28. Sem isso, não há contas, a equipa de José Mourinho fica automaticamente eliminada da prova milionária. Vencendo os gigantes espanhóis, que também estão na luta para o apuramento direto, a conjugação de resultados é extraordinariamente difícil de determinar. Isto porque há já três equipas com nove pontos, o máximo que as águias podem garantir, e terão a sua oportunidade para melhorar. São elas Marselha, Bayer Leverkusen e Mónaco. Se as três equipas pontuarem ficam apenas três vagas em aberto.
PSV (recebe o Bayern de Munique), Athletic Bilbao (tem o Sporting em San Mamés), Olympiakos (Ajax, em Amesterdão), Nápoles (Chelsea, em Itália) e Copenhaga (Barcelona, no Camp Nou) apresentam já oito pontos, com o Club Brugge (recebe Marselha) com 7. Quem vencer terminará à frente do Benfica. O empate dos que têm oito pontos obrigará a olhar para o saldo de golos.
Por fim, com seis pontos, o Benfica está igualado a Bodo/Glimt ( que defronta Atlético Madrid, fora), Pafos (recebe Slavia Praga), Union Saint-Gilloise (é anfitrião da Atalanta) e Ajax (defronta o Olympiakos). Os noruegueses têm melhor saldo de golos (-2 contra -4 dos encarnados). Cipriotas apresentam -6, belgas -10 e neerlandeses -12.
A Calculadora terá um papel muito importante, mas as águias têm de fazer a sua parte contra Real Madrid no dia 28 de janeiro, pelas 20h00, no Estádio da Luz. O encontro fechará a fase de liga da UEFA Champions League. José Mourinho vai reencontrar os "Merengues".
Em análise aos principais lances que marcaram a derrota dos encarnados em Turim, o especialista esclarece dúvidas em torno da grande penalidade
22 Jan 2026 | 10:46 |
Jorge Faustino defende que a decisão do árbitro face à grande penalidade de Vangelis Pavlidis foi bem aplicada. No rescaldo da derrota do Benfica frente à Juventus (2-0), o especialista esclareceu as dúvidas sobre a possibilidade de haver uma repetição do castigo máximo.
Jorge Faustino: "Arbitragem tranquila em jogo sempre controlado"
A pedido do jornal Record, Jorge Faustino analisou a exibição de Serdar Gozubuyuk, árbitro neerlandês designado para o encontro da Champions: "Arbitragem tranquila em jogo sempre controlado. Pequenos equívocos sem impacto no jogo. Boa intervenção do VAR no penálti assinalado a favor do Benfica".
Em relação ao lance em questão, aos 79 minutos, o especialista concordou com a intervenção do VAR: "Bremer, atrasado na tentativa de chutar a bola, pontapeou o pé direito de Barreiro que, mais rápido, conseguiu jogar a bola. Penálti corretamente assinalado com boa intervenção do VAR".
Jorge Faustino: "Situação bem punida com livre indireto (se fosse golo seria repetido)"
"Pavlidis escorregou na execução do penálti, tocando a bola com o pé esquerdo (pé de apoio) e de imediato com o pé direito (remate). Situação bem punida com livre indireto (se fosse golo seria repetido)", explicou Jorge Faustino a respeito da decisão tomada depois da conversão do castigo máximo.
Vale a pena recordar que o encontro em Turim deixou o Clube da Luz numa posição bastante fragilizada no que diz respeito a um possível apuramento para o playoff da Liga dos Campeões. Feitas as contas, o Benfica encontra-se na 29.ª posição da tabela classificativa, com apenas seis pontos conquistados.
José Mourinho já pressentia algo de mau no Juventus - Benfica: "Estávamos a pôr-nos a jeito"
22 Jan 2026 | 10:03
Após derrota no Juventus - Benfica, Leando Barreiro chama por reforço: "Vai-nos ajudar muito"
22 Jan 2026 | 10:18
Otamendi deixa críticas após Juventus - Benfica: "Temos de concretizar"
22 Jan 2026 | 09:34