
Futebol
Bruno Lage aponta motivo para empate no Benfica – Santa Clara: "Precisamos de…"
12 Set 2025 | 23:22
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Set 2025 | 07:33 |
Numa noite onde a vitória apenas interessava, de forma a manter-se colado aos rivais no topo da liderança, o Benfica não foi além de um empate na receção ao Santa Clara (1-1). Além da exibição que não convenceu, a insatisfação dos adeptos foi uma constante ao longo dos 90 minutos, tendo os seus momentos mais ruidosos.
Escreve o jornal Record, na edição deste sábado, 13 de setembro, que os Benfiquistas presentes nas bancadas do Estádio da Luz, ao longo do encontro, fizeram questão de demonstrar que não estavam contentes com a exibição feita pela equipa de Bruno Lage, diante de um Santa Clara reduzido a 10 unidades.
Obviamente que o momento de maior contestação aconteceu após o apito final, quando ficou consumado o empate, momento em que a equipa, tal como o treinador, foram assobiados enquanto se retiravam do relvado, em direção aos balneários. No entanto, a insatisfação não aconteceu apenas no fim do encontro.
Durante os primeiros 45 minutos foi bem perceptível alguns momentos de impaciência da parte dos adeptos encarnados, face à falta de ideias e desinspiração da parte dos homens de Bruno Lage de chegarem à baliza açoriana, a fim de quebrar o nulo que se registava no marcador, algo que apenas aconteceu no segundo tempo, fruto de um golo de Vangelis Pavlidis.
Até João Pinheiro não fugiu aos assobios dos Benfiquistas. Na sequência do lance, que acabaria por ditar a expulsão de Paulo Victor, o bracarense foi apupado por apenas mostrar o cartão amarelo, momentos antes de ser alertado pelo VAR. Ainda antes da mudança de decisão, Simão Sabrosa, Diretor-técnico do Benfica, foi avistado a protestar junto do 4.ª árbitro.
A contestação dos adeptos teve altos e baixos e, no abrir da segunda parte, o tento apontado pelo camisola 14 pareceu ter serenado os ânimos, contudo, o caldo ficou entornado depois do erro de Nicolás Otamendi, que originou o empate nos minutos finais, elevando novamente a insatisfação dos Benfiquistas em relação à equipa e especialmente a Bruno Lage.
Em causa está lance, ainda na 1.ª parte da partida, que acabou por ter impacto no decorrer do encontro de ontem, entre águias e emblema açoriano
13 Set 2025 | 07:02 |
Na última noite, 12 de setembro, o Benfica regressou à competição e, como tem sido recorrente depois de uma pausa internacional, escorregou nos seus objetivos. No entanto, apesar do empate que ocorreu nos minutos finais, depois de um erro de Nicolás Otamendi, um dos destaques foi a expulsão de Paulo Victor, por tocar com os pitons na face de Tomás Araújo.
O lance em questão aconteceu à passagem do minuto 34, ainda durante a 1.ª parte da partida, numa altura em que o marcador ainda registava um nulo. Numa disputa de bola, o camisola 44 dos encarnados tentou cabecear o esférico, acabando por ser atingido na cabeça com os pitons do adversário.
Numa análise inicial, João Pinheiro, árbitro da partida, considerou que era falta para cartão amarelo, contudo, alertado pelo VAR, o juiz da AF de Braga mudou de decisão e expulsou o jogador do Santa Clara, originando uma onda de contestação pela decisão que tinha sido feito pelo responsável da partida.
Apesar de alguma discordância, há quem defenda que a decisão de João Pinheiro foi a mais acertada, como explicou Marco Ferreira, especialista do jornal Record: “Paulo Victor estica a perna, na disputa da bola, acabando por atingir a face de Tomás Araújo quando este tentava cabecear a bola. Falta grosseira colocando em risco a integridade física do adversário. Boa intervenção do VAR. Livre e vermelho bem exibido”.
Já no jornal A Bola, Pedro Henriques, especialista residente do diário desportivo, defende a mesma posição tida pelo bracarense: “Com as indicações dadas, e reforçadas semanalmente pelo Conselho de Arbitragem, para lances de solas, pitons, pés altos, e em zona como cara, cabeça, neste caso até corpo, que coloquem em risco a integridade física do adversário, é falta grosseira e vermelho”.
Comentador analisou início de temporada dos encarnados, com destaque para o triunfo na Supertaça e qualificação para a fase 'regular' da Liga dos Campeões
13 Set 2025 | 03:00 |
João Gobern considera que, até ao momento, Bruno Lage tem feito um bom trabalho neste início de temporada do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o jornalista lembra que, até ao momento, os objetivos têm sido todos alcançados, nomeadamente a conquista da Supertaça e a qualificação para a Liga dos Campeões.
João Gobern: "Ser o treinador certo implica sempre uma dose de relatividade"
"Ser o treinador certo implica sempre uma dose de relatividade. Não tenho a certeza, e acho que ninguém pode ter, que Bruno Lage seja o melhor treinador possível para o Benfica. Há alguns candidatos à presidência que têm falado, a meu ver precipitadamente, na hipótese de outros nomes", começou por dizer João Gobern.
De seguida, o jornalista e comentador desportivo destacou o facto de Bruno Lage - que pode ter os dias contados no Benfica - ter cumprido todos os objetivos do Clube da Luz neste arranque de época: "A verdade é que, se conseguirmos definir um propósito de objetivos, até agora Bruno Lage não falhou nenhum. Ganhámos a Supertaça, a meu ver com inteira justiça, conseguimos o apuramento para a fase de campeonato da Liga dos Campeões e em três jogos de Campeonato português temos três vitórias. Independentemente de algumas exibições mais cinzentas, Bruno Lage cumpriu os objetivos".
João Gobern: "É compreensível que, com os jogadores que saíram e com os que entraram, o processo seja mais lento"
Sem esquecer as mudanças ocorridas na janela de transferências, João Gobern deu a vantagem ao Sporting no que toca ao entrosamento do plantel: "É compreensível que, com os jogadores que saíram e com os que entraram, o processo seja mais lento. Quando nos comparamos em especial com o Sporting, eles têm uma equipa praticamente idêntica à do ano passado, têm o mesmo treinador, têm rotinas que já vinham até do desempenho deste treinador".
Por fim, João Gobern deu ainda crédito às prestações do Porto na Liga Portugal, acrescentando que, até ao momento, Bruno Lage é o treinador certo para as águias: "Eventualmente a grande surpresa nesta Liga será a rapidez com que o Porto se começou a destacar e a praticar bom futebol, mas até prova em contrário estou convencido que este segundo ciclo já vai mostrar uma consistência e dinâmica maior naquilo que é o jogo do Benfica. Neste momento, Bruno Lage é o treinador certo para o Benfica".
Nota aos leitores: estas declarações foram recolhidas ainda antes do empate dos encarnados diante do Santa Clara.
Internacional português atuou como lateral-direito nos primeiros 45 minutos do embate diante dos açorianos, acabando por ser substituído ao intervalo
12 Set 2025 | 23:37 |
Bruno Lage foi questionado sobre a utilização de Tomás Araújo como lateral-direito no Benfica – Santa Clara. Após a partida, o técnico das águias não quis abrir o jogo sobre o tema, mas lá foi explicando que a substituição ao intervalo (entrou Prestianni) tinha como objetivo aumentar o jogo entrelinhas.
"Foi uma opção para este jogo [Tomás Araújo a titular]. O próximo jogo irá ditar outra estratégia e outra opção. Esta era a estratégia inicial. Eram os jogadores que deram garantias durante a semana nos treinos. Depois foi uma alteração tática para colocarmos mais um jogador entrelinhas, o Prestianni”, começou por explicar Bruno Lage, que antes tinha defendido Otamendi.
"As responsabilidades são todas minhas deste empate. Temos de recuperar e um jogo já na terça-feira para vencer. Deixo um apelo forte aos nossos adeptos. Continuem a apoiar. Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio de hoje, que na terça-feira estejam cá pois precisamos de vencer uma boa Champions e precisamos deles”, finalizou Bruno Lage.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – realizou quatro encontros, todos na Liga Portugal Betclic. Nos 225 minutos que disputou, o central/lateral, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029, foi dando boa conta de si.
O Benfica volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 16 de setembro, às 20h15, no Estádio da Luz, diante do Qarabag. O jogo diz respeito à primeira jornada da fase regular da Liga dos Campeões. Na Liga Portugal Betclic, os encarnados deslocam-se ao reduto do AFS na sexta jornada (sábado, 20 de setembro, 18h00).
Bruno Lage aponta motivo para empate no Benfica – Santa Clara: "Precisamos de…"
12 Set 2025 | 23:22
Bruno Lage comenta erro de Otamendi no Benfica – Santa Clara e deixa garantia: "Difícil"
12 Set 2025 | 23:07
Nicolás Otamendi já reagiu ao erro no Benfica – Santa Clara: "Jogada de m****"
12 Set 2025 | 22:51