
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Antes de 1972, Portugal já era conhecido pelo fado e pelo futebol e já o povo adorava o jogo mas havia pouca noção sobre os direitos dos jogadores. António Simões, na altura jogador do Benfica, foi um dos principais responsáveis pelo fim da lei da opção, que marcou a viragem para ele e todos os outros atletas do desporto na altura. Eusébio foi, contudo, o mais prejudicado
Em nova entrevista ao jornal Record, António Simões, agora com 80 anos, descreve a realidade que ainda viveu enquanto jogador: “Para os mais novos perceberem, os clubes tinham direito absoluto sobre os jogadores, era como se fossemos propriedade deles e não tínhamos qualquer direito” começou por explicar.
“Um jogador só podia mudar se o clube prescindisse dele, caso contrário nunca podia sair. Se o contrato estava perto de terminar, o clube exercia opção para mais duas ou três épocas e o jogador continuava lá, sem hipótese de sair.” recorda o antigo internacional português que foi apenas um dos prejudicados pelo antigo regime.
Grande amigo de Eusébio, relembra com o Pantera Negra foi prejudicado pela lei: "O Eusébio foi prejudicado pela Lei de opção. Depois do Mundial de 66 todos tivemos convites para o estrangeiro e o dele foi o mais conhecido. O Inter fez uma proposta astronómica, um milhão de contos, algo nunca visto. Ele foi com a Flora [mulher de Eusébio] a Milão, estiveram com o presidente Moratti, o pai, e depois o Benfica não o deixou sair. Se deixasse, os dirigentes teriam de se fechar na sede pois os adeptos não aceitariam a venda do melhor jogador”.
O ex extremo encarnado iniciou a luta pelos direitos dos futebolistas. “O Boca Juniors queria levar-me, os dirigentes argentinos chegaram a fazer uma proposta e o Benfica nem os recebeu. Essa situação foi o estimulo para a minha luta. Durante 5 anos, desde 1967 até 72, não parei ate conseguir mudar as coisas. Com a criação do Sindicato, que foi apenas o terceiro a existir no país, conseguimos acabar com a Lei de opção e depois do 25 de Abril houve a liberdade total" conclui.
Milhões com a venda do rosto conhecido das águias irá pagar a vinda de outro futebolista para o plantel principal do clube, segundo a imprensa internacional
|
Darwin Núñez estará muito perto de colocar um ponto final à sua ligação com o Liverpool, face às mais recentes novidades que chegaram da imprensa internacional. Ao que tudo indica, os reds já identificaram o substituto do antigo avançado do Benfica. Trata-se de Alexander Isak.
O futebolista, que atua no Newcastle, só irá rumar a Anfield quando Darwin Núñez for vendido, um cenário que deverá acontecer no próximo verão, quando o mercado de transferências reabrir, tal como adianta o portal espanhol Fichajes. O emblema da Premier League está disposto a abrir os cordões à bolsa e investir mais de 100 milhões de euros por Alexander Isak e irá aproveitar dinheiro da venda do ex-Benfica para conseguir pagar uma oferta astronómica, que irá convencer o Newcastle, segundo garante a mesma fonte.
Ora, a saída de Darwin Núñez deverá mesmo acontecer no final da presente temporada. O antigo ponta-de-lança do Benfica tem estado debaixo de muitas críticas, face às suas recentes exibições com a camisola do Liverpool, e já é apontado a alguns clubes, tal como o Manchester United ou até mesmo o Barcelona. Vale referir que, o internacional uruguaio já foi muitas vezes associado a uma mudança para a Catalunha.
Com contrato até junho de 2028 com o Liverpool, relembre-se que, Darwin Núñez reforçou o clube da Premier League, proveniente do Benfica. Em 2022, os cofres da Luz receberam 85 milhões pelo jogador, que, com o Manto Sagrado, registou 85 partidas, com 48 golos apontados e 15 assistências concretizadas, ao todo nas duas épocas em que representou o Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – avaliado em 65 milhões de euros – leva 39 encontros: 23 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.879 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex Benfica marcou sete golos e fez cinco assistências.
Há quem avance com a informação de que o emblema inglês vai apostar em investimento para assegurar a contratação de sonho de Rui Costa
|
Ekrem Konur, especialista em questões de mercado, abordou o dossiê de Kenan Yildiz, que já chegou a ser associado a uma mudança para o Benfica, e deixou a garantia de que o Liverpool está atento ao craque turco. Aliás, o jornalista vai mais além e dá conta dos milhões que os reds têm em mente para investir.
De acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, esta quinta-feira, 13 de março, o Liverpool está focado em desviar o jovem turco para Anfield e não poupam nos meios para garantir o sucesso nesta missão, apostando em 60 milhões. Kenan Yildiz, que continua a estar em destaque apesar da época mais negativa da Juventus, é um 'sonho' para os reds, depois de já ter estado no radar de Rui Costa para o Benfica.
No entanto, segundo o especialista mencionado acima, esses 60 milhões ficam abaixo do valor exigido pela direção bianconeri. Os responsáveis do Liverpool já enviaram olheiros para acompanhar as exibição do alvo apontado ao Benfica e saíram muito satisfeitos com o compatriota de Orkun Kokçu e Akturkoglu. Ekrem Konur garante que a oferta de 60 milhões, que o Liverpool está a preparar, não irá satisfazer os dirigentes da Juventus, que exigem, no mínimo, 100 milhões pelo jogador associado às águias, no passado.
Na presente temporada, com a camisola da Juventus, Kenan Yildiz - avaliado em 40 milhões de euros - já alinhou em 41 partidas: 28 na Serie A, 10 na Liga dos Campeões, uma na Supertaça e duas na Taça de Itália. Em 2.739 minutos registados, até ao momento, o 'sonho' de Rui Costa para o Benfica marcou seis golos e protagonizou quatro assistências.
Confira aqui a publicação de Ekrem Konur que dá conta do interesse do Liverpool no alvo do Benfica, Kenan Yildiz:
Camisola 61 regressou de lesão e conseguiu destacar-se na derrota encarnada frente ao Barcelona, sendo apenas ultrapassado por antigo rosto da Luz
|
Florentino Luís destacou-se frente ao Barcelona, embora o Benfica tenha perdido. No jogo em que voltou aos relvados, após lesão, o camisola 61 figura no top 5 de jogadores que somaram mais desarmes, sendo apenas superado por...João Neves.
Numa lista de estatísticas da GoalPoint, que curiosamente é liderada por quatro portugueses, o médio de Bruno Lage soma 38 contra os 40 de João Neves, com a camisola do PSG, colocando, assim, o antigo colega de Florentino no primeiro lugar. O titular do Benfica está em segundo lugar, à frente de...Tomás Araújo.
O camisola 44, que atualmente tem assumido um papel mais na ala direita, enquanto lateral, face à lesão de Alexander Bah, também, consta na lista, somando o mesmo número de desarmes que Florentino Luís. Marc Casado do Barcelona ocupa o lugar atrás do central formado no Benfica Campus, com 33 desarmes. O top 5 é fechado por outro jogador do PSG: Nuno Mendes.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage saiu de Espanha derrotado pelo Barcelona, por três bolas a uma, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (4-1 no agregado). Desta forma, os encarnados despediram-se da prova milionária, mas não sem antes a dupla das águias ter-se destacado na competição, dizendo 'adeus' da melhor forma.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 32 embates: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.464 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira aqui a publicação que esclarece as estatísticas da GoalPoint, destacando-se a presença de Florentino e Tomás Araújo: