Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

António Simões e a história de como o 25 de Abril e o Benfica vieram salvar Eusébio da 'escravatura'

Extremo das águias nas décadas de 60 e 70 conta história sobre como mudaram os direitos dos futebolistas

Eusébio foi o jogador mais prejudicado pela lei da opção
Eusébio foi o jogador mais prejudicado pela lei da opção

  |

Icon Comentário0

Antes de 1972, Portugal já era conhecido pelo fado e pelo futebol e já o povo adorava o jogo mas havia pouca noção sobre os direitos dos jogadores. António Simões, na altura jogador do Benfica, foi um dos principais responsáveis pelo fim da lei da opção, que marcou a viragem para ele e todos os outros atletas do desporto na altura. Eusébio foi, contudo, o mais prejudicado

Em nova entrevista ao jornal Record, António Simões, agora com 80 anos, descreve a realidade que ainda viveu enquanto jogador: “Para os mais novos perceberem, os clubes tinham direito absoluto sobre os jogadores, era como se fossemos propriedade deles e não tínhamos qualquer direito” começou por explicar. 

“Um jogador só podia mudar se o clube prescindisse dele, caso contrário nunca podia sair. Se o contrato estava perto de terminar, o clube exercia opção para mais duas ou três épocas e o jogador continuava lá, sem hipótese de sair.” recorda o antigo internacional português que foi apenas um dos prejudicados pelo antigo regime. 


Grande amigo de Eusébio, relembra com o Pantera Negra foi prejudicado pela lei: "O Eusébio foi prejudicado pela Lei de opção. Depois do Mundial de 66 todos tivemos convites para o estrangeiro e o dele foi o mais conhecido. O Inter fez uma proposta astronómica, um milhão de contos, algo nunca visto. Ele foi com a Flora [mulher de Eusébio] a Milão, estiveram com o presidente Moratti, o pai, e depois o Benfica não o deixou sair. Se deixasse, os dirigentes teriam de se fechar na sede pois os adeptos não aceitariam a venda do melhor jogador”. 


O ex extremo encarnado iniciou a luta pelos direitos dos futebolistas. “O Boca Juniors queria levar-me, os dirigentes argentinos chegaram a fazer uma proposta e o Benfica nem os recebeu. Essa situação foi o estimulo para a minha luta. Durante 5 anos, desde 1967 até 72, não parei ate conseguir mudar as coisas. Com a criação do Sindicato, que foi apenas o terceiro a existir no país, conseguimos acabar com a Lei de opção e depois do 25 de Abril houve a liberdade total" conclui. 


Futebol

Ex Benfica: João Félix volta a ser 'tramado' por Xavi Hernández na mais recente vitória do Barcelona

Avançado formado no Seixal continua muito longe dos níveis exibicionais já mostrados

João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández
João Félix volta a não ser opção inicial de Xavi Hernández

  |

Icon Comentário0

O Barcelona e o Valencia enfrentaram-se esta segunda-feira, dia 29 de abril, num encontro da 33.ª jornada da La Liga, que terminou com a vitória catalã por 3-2. João Cancelo fez 80 minutos no conjunto de Xavi Hernández, mas Félix entrou apenas aos 66, numa altura em que o encontro estava 2-2.

Do banco, João Félix viu os primeiros 45 minutos, que não deram grandes motivos de felicidade aos blaugrana. Depois de Fermin Lopez colocar o Barcelona a vencer aos 22 minutos, Hugo Duro (27') e Pepelu (38') fizeram a remontada para o Barcelona. Contudo, em cima do intervalo o guarda-redes Giorgi Mamardashvili veria vermelho (45+4') direto e deixava o Valencia reduzido a 10 elementos.


Na segunda metade, o nome em maior evidência foi o de Robert Lewandowski. O ponta-de-lança polaco assinou um bis e deu a volta ao resultado, auxiliado com assistências de Gundogan e Araújo. No tempo de compensação marcou o terceiro e assinou um hatrick em apenas 44 minutos. Apesar da entrada de João Félix, o português não conseguiu marcar a diferença no duelo.


Nesta temporada, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - regista 40 encontros, onde soma 10 golos e seis assistências, ao serviço dos culés, totalizando 2.001 minutos. Na passada época, enquanto jogador do Atlético de Madrid, alinhou em 20 partidas, tendo marcado cinco golos e concretizado três assistências.

No que toca ao seu percurso no Benfica, o atleta português reforçou as águias, em 2015/16, proveniente do Porto, onde fez parte da sua formação. Ao serviço dos encarnados, na equipa principal, o ponta-de-lança dos catalães somou 43 partidas, onde apontou 20 golos e concretizou oito assistências.



Futebol

Como assim flop? Números de Kokçu no Benfica surpreendem qualquer cético no turco

Apesar das várias críticas, o jovem está a fazer uma temporada de grande importância no seio encarnado

Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica
Kokçu é o terceiro jogador com mais influência no Benfica

  |

Icon Comentário0

O médio turco do Benfica, Orkun Kokçu, já é o terceiro jogador das águias com mais influência direta em golos, apesar de todas as críticas feitas à sua temporada. O camisola 10 das águias é apenas ultrapassado por Rafa Silva e Ángel Di María.

Após a assistência realizada frente ao Braga, servindo Marcos Leonardo para o primeiro golo, Kokçu segue com cinco tentos e 11 passes para golo. À sua frente, Di María segue com 16 golos e 13 assistências e Rafa soma 20 remates certeiros e 14 passes mortíferos.


A chegada de Kokçu ao Estádio da Luz, pelo valor recorde na Liga Portuguesa de 25 milhões de euros, colocaram muitas esperanças nas costas do antigo médio do Feyenoord. O atleta tem enfrentado algumas críticas por parte das bancadas da Catedral e de comentadores desportivos, apesar dos seus números apresentarem uma época extremamente aceitável.


Comparando com a sua curta carreira até ao momento, o médio de 23 anos já ultrapassou o seu recorde de assistências realizadas, que recuava até à época 2021/022, onde fez nove passes para golo. Em relação ao máximo de golos apontados, está nos 12 e pertence à temporada passada.

Esta temporada, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçuavaliado em 30 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt – leva 40 encontros: 24 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.508minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional turco apontou cinco golos e fez 11 assistências.




Futebol

António Simões defende com 'unhas e dentes' peça chave do Benfica dos adeptos

Lenda do Clube da Luz arrasou comportamento de adeptos do Glorioso

António Simões defende Campeão pelo Benfica
António Simões defende Campeão pelo Benfica

  |

Icon Comentário0

António Simões, lenda do Benfica, arrasou o comportamento dos adeptos do Glorioso contra os adeptos encarnados, considerando a atitude "extremamente desagradável", tendo defendido Roger Schmidt. 

Em entrevista ao jornal A Bola, o ex avançado posicionou-se contra "este tipo de situações seja em que clube for" mas que ser o Glorioso torna tudo pior e não gosta de ver "um treinador a ser contestado através de atitudes agressivas e desagradáveis." Para o antigo extremo "este tipo de atitudes não é justificável".


"Só porque se perde um jogo ou até um campeonato? Acabou o mundo? Só revela que há falta de cultura desportiva em Portugal." completa a lenda de 80 anos. Os insultos e garrafas arremessadas ao treinador e equipa após a vitória sobre o Farense foram universalmente condenados mas há quem também ponha alguma culpa em Schmidt.


É o caso de Jorge Castelo, formador da Federação Portuguesa de Futebol que apesar de concordar que as ações dos adeptos foram excessivas, confessa entender o seu lado: "Não se pode aceitar certos tipos de manifestações, mas é preciso perceber porque é que os adeptos se manifestam" começou.

"Se me perguntarem quem iniciou esta situação, diria que Roger Schmidt não conhece os adeptos do Benfica, porque quando diz que quem ‘ama o futebol, ama o Benfica’, então essa frase deveria prevalecer para tudo à volta do clube. Dizer que só quer os adeptos que batem palmas no estádio e os que assobiam que fiquem em casa… foi muito infeliz" declarou o treinador.





envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo
Futebol

Benfica e Sporting conhecem responsável pela arbitragem no Dérbi Eterno decisivo

 

Icon Comentário0
Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)
Futebol

Benfica elege golo do mês de abril... com gostinho a samba (com vídeo)

 

Icon Comentário0
Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil
Futebol

Marcos Leonardo e David Neres são candidatos do Benfica a uma vaga na equipa do Brasil

 

Icon Comentário0