
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
O Benfica queixou-se de não ter luz suficiente no balneário do Porto, após a vitória das águias por quatro bolas a uma, e parece que os encarnados tinham mesmo razão. No mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ficou estipulado que os azuis e brancos têm de pagar qualquer coisa como 1.020 euros.
Assim, a 'vingança' dos portistas acaba por 'sair cara' ao emblema de André Villas-Boas. "Na chegada ao estádio verificámos que o balneário visitante não tinha iluminação suficiente, tendo de imediato alertado o diretor de campo que justificou com problema eléctrico e que iriam resolver de imediato. No entanto a situação não se alterou até à verificação de final do jogo feita pelo Delegado da Liga", pode ler-se no comunicado.
O Conselho de Disciplina da FPF acaba por acusar ainda o Porto de "inobservância de outros deveres – deveres do promotor do espetáculo desportivo – Incumprimento de dever de correção e respeito relativamente a outras sociedades desportivas.
Importa recordar que, depois do Clássico, o Clube da Luz ter-se-á queixado pelo facto do balneário do Dragão não estar bem iluminado, com um dos responsáveis do Benfica a 'sacar' dos holofotes, reportando a situação aos delegados da Liga. Os azuis e brancos terão desmentido a acusação das águias, apontando para a luz na fotografia publicada pelo Glorioso nas redes sociais. No entanto, acabaram por 'perder a batalha'.
Vale destacar que, depois do triunfo no Dragão, o Benfica passou a somar 68 pontos, tendo atualmente mais dois que o Sporting (66). Assim sendo, os encarnados de Bruno Lage lideram a Liga Portugal Betclic, enquanto o Braga surge no terceiro lugar, fechando o pódio, com 57 pontos.
Através de uma nota oficial nos meios de comunicação, o Clube da Luz atualizou a informação referente ao documento, que já foi alvo de aprovação dos Sócios
|
O Benfica publicou um comunicado oficial no site, onde fez uma atualização referente ao processo da Revisão dos Estatutos. O Clube da Luz informou que os procedimentos internos já foram tratados, pelo que, apenas, se aguarda a análise e a marcação da escritura do novo documento aprovado pelos Sócios.
"Decorrido um mês sobre a aprovação da proposta final de natureza global de alteração dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica, cumpre informar que estão preenchidos e cumpridos todos os procedimentos internos, aguardando-se, agora, a análise notarial e a subsequente marcação da escritura que efetive a alteração, tendo sido entregue, na passada semana, toda a documentação relevante", pode-se ler na nota informativa do Benfica.
"O Sport Lisboa e Benfica manterá a atualização de toda a informação até à conclusão do processo em curso", esclareceu, ainda, o Clube encarnado no comunicado oficial publicado, esta quinta-feira, 10 de abril, dando conta de novas informações referentes a este processo. Vale a pena recordar que, os novos Estatutos foram aprovados pelos Sócios do Benfica com 91% dos votos.
Rui Costa, à data desta aprovação, reagiu aos resultados. O Presidente do Benfica não escondeu a satisfação pelo feito histórico no Clube, alcançado graças às Assembleias Gerais, que uniram Direção do emblema da Catedral e Sócios encarnados, que decorreram neste último ano. "Enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica quero congratular todos os Sócios por este momento definidor para o futuro do Clube: a aprovação de novos Estatutos", foram as primeiras palavras do dirigente encarnado, à data da aprovação.
"É para mim importante nesta altura sublinhar a enorme expressão democrática que presidiu a todo este processo, desde o primeiro momento, e ao longo de todo o tempo, com contributos de diferentes visões para o nosso Benfica, a par de uma ativa e empenhada participação dos sócios, num envolvimento sem precedentes na história do Sport Lisboa e Benfica", garantiu, também, Rui Costa.
Em vista o processo Saco Azul, após a primeira sessão de julgamento, o antigo presidente do Clube acabou a dirigir umas palavras à turma encarnada
|
Esta quarta-feira aconteceu a primeira sessão do julgamento do processo 'Saco Azul', onde Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, marcou presença. Na interrupção para o almoço, o antigo dirigente encarnado acabou a deixar uma mensagem à equipa de Bruno Lage, que irá entrar em campo mais logo frente ao Tirsense.
"O importante é que o Benfica vença mais logo" foram as palavras de Luís Filipe Vieira, que se mostrou "tranquilo" e com confiança no bom funcionamento da justiça, em declarações aos jornalistas, à saída do Campus de Justiça, no Parque das Nações. Refira-se que, Rui Costa, atual Presidente do Clube, também, esteve presente no local.
Luís Filipe Vieira: O importante é que o Benfica vença mais logo
Durante a manhã, o líder máximo do Benfica esteve a ser ouvido, como representante da SAD encarnada. Importa destacar que, Rui Costa não foi considerado arguido neste processo, pelo que a sua presença foi mesmo apenas em representação da Benfica SAD. O Presidente das águias, depois, pediu que as suas declarações terminassem mais cedo de forma a poder juntar-se à turma de Bruno Lage na viagem para Barcelos.
Além de Rui Costa e Luís Filipe Vieira, o antigo administrador da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, Miguel Moreira, ex-diretor financeiro do Clube, e José Bernardes, em representação da empresa QuestãoFlexível, marcaram presença no julgamento na sessão da manhã, desta quarta-feira. O primeiro dia de julgamento acontece no Tribunal Central Criminal, em Lisboa.
Vale a pena destacar que, em declarações aos juízes, Rui Costa 'entregou' Luís Filipe Vieira e Soares de Oliveira. O Presidente do Benfica deixou uma garantia na questão de algumas assinaturas de determinados dossiês, atirando a culpa para os antigos dirigentes do Clube da Luz.
Aquando do prospeto do novo empréstimo obrigacionista da SAD das águias, a mesma aponta os possíveis riscos que poderão afetar a sua sustentabilidade financeira
|
No âmbito do lançamento de um novo empréstimo obrigacionista, a Benfica SAD divulgou um prospeto à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no qual identifica os principais riscos que podem comprometer a sua sustentabilidade financeira e, por consequência, a capacidade de reembolso aos investidores. Entre os fatores destacados, o desempenho desportivo da equipa de futebol surge como o mais determinante.
De acordo com o documento, a SAD encarnada reconhece que “depende (...) do desempenho desportivo e resultados alcançados pela sua equipa de futebol, nomeadamente da possibilidade de apuramento para as competições europeias”. A presença regular nas provas organizadas pela UEFA, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa, representa uma importante fonte de receitas, quer ao nível de prémios financeiros, quer em termos de direitos televisivos e bilhética.
Além disso, o prospeto salienta que o rendimento desportivo está diretamente ligado à composição do plantel. A Benfica SAD refere ainda que “o desempenho desportivo poderá ser afetado pela alienação ou aquisição dos direitos desportivos de atletas considerados essenciais para o rendimento da equipa”. Esta nota sublinha a importância estratégica de manter jogadores-chave no plantel e as potenciais consequências financeiras de uma má gestão de ativos desportivos.
Os casos judiciais em que a sociedade está envolvida também são mencionados como fatores de risco, embora com menor ênfase face à importância atribuída ao rendimento desportivo. A SAD reconhece que estes processos podem afetar a reputação e, em último caso, a confiança dos investidores, embora sublinhe que está a acompanhar as situações de forma cuidadosa e cooperativa com as autoridades competentes.
Com este novo empréstimo obrigacionista, a Benfica SAD pretende reforçar a sua liquidez e continuar a garantir a estabilidade financeira do clube. No entanto, a dependência dos resultados dentro das quatro linhas é inegável, e a performance da equipa continuará a ser um fator crítico para a saúde financeira da sociedade desportiva.