Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O treinador do Besiktas, Giovanni van Bronckhorst, concedeu, esta quinta-feira, 10 de outubro, uma entrevista à beIN Sports Turkey, na qual deixou grandes elogios aos antigos jogadores do Benfica, Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes, trio português que treina no clube de Istambul.
O Rafa é um jogador virado para o golo
"Rafa Silva vai sempre fletir para o meio independentemente de o colocar na esquerda ou na direita. Procura sempre os espaços. Influencia a forma de jogar da equipa. Quanto mais perto de Immobile e mais perto da baliza Rafa jogar, mais eficaz será. É um jogador virado para o golo. Quando atua mais atrás... aumenta a eficácia do Gedson Fernandes", afirmou o treinador de 49 anos.
João Mário é útil para manter a posse de bola
"João Mário é um jogador mais de equilíbrios, útil para manter a posse de bola. Cria ligações, altera o jogo com os seus passes. Se olharem para a minha forma de jogar e para os meus sistemas, se no desenho tático o João Mário está na ala esquerda ou na ala direita, nunca o vejo lá. Quer o ponha a 6, quer o ponha na ala, ele joga o jogo que sabe", referiu.
"É um jogador com uma energia incrível e usa essa energia para criar perigo. As combinações com o Rafa funcionam muito bem", finalizou o treinador sobre Gedson Fernandes.
No que toca a esta época, o antigo camisola 27 das águias, Rafa Silva, - avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em 12 embates: quatro na Liga Europa, sete na Liga Turca e um na TFF Super Kupa. Nos 1.033 minutos disputados, o avançado apontou quatro golos e três assistências. Gedson Fernandes – avaliado em 17 milhões de euros – leva 12 encontros pelo Besiktas: sete no campeonato nacional, quatro na Liga Europa e um na supertaça. Nos 1.037 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou seis golos e fez uma assistência.
Já João Mário, com a camisola do Besiktas, alinhou em cinco partidas, onde somou 350 registando uma assistência. Ainda, de águia ao peito, o médio – avaliado em 4 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência.
Timoneiro português teve de se vir defender em público e acabou por utilizar nome histórico do Glorioso, em recentes declarações
|
0O antigo treinador do Porto, José Mourinho, que também passou pelo comando técnico do Benfica, está a viver uma grande polémica na Turquia. O 'Special One' defendeu-se da sanção aplicada pela Federação Turca de Futebol ao recordar o nome de Eusébio, lenda do Glorioso.
"Em primeiro lugar, quero perceber o motivo e o porquê. Porque ainda não li um documento que explique exatamente o porquê. Sim, celebrei muito depois da partida. Isso é verdade. Fiz muitas queixas sobre o VAR. Isso também é verdade, mas não proferi nenhum insulto ou mostrei um comportamento agressivo", apontou, num primeiro momento, em declarações aos meios de comunicação oficiais do Fenerbahçe.
José Mourinho: Ele teve uma celebração de golo icónica. 600 ou 700 golos, não sei quantos golos marcou, mas esta alegria foi a alegria do Eusébio
"Se o festejo que fiz após o jogo for um problema cultural, então gostaria de dizer uma coisa: além do meu pai, um dos meus maiores ídolos quando era criança era o Eusébio. Ele teve uma celebração de golo icónica. 600 ou 700 golos, não sei quantos golos marcou, mas esta alegria foi a alegria do Eusébio", defendeu-se, recordando, então, a lenda do Benfica.
"Se isto significa algo ofensivo na Turquia, é claro que preciso de saber mais sobre isso, mas definitivamente não era minha intenção. Fui suspenso por um jogo. Esta é a situação agora. Eu tenho de lidar com isso, tenho de aceitar isso", concluiu José Mourinho.
Recorde-se que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham.
Lateral cedido pelo Manchester City não tem sido convincente nas suas exibições, causando algum 'atrito' com Alexander Bah em dúvida
|
0O antigo capitão do Benfica, Paulo Madeira, e o ex-lateral, Ricardo Esteves, fizeram a antevisão ao Clássico com o Porto, em declarações ao jornal A Bola. Ambos defenderam a utilização de Tomás Araújo, caso Alexander Bah não esteja apto a 100% para assumir a titularidade, descartando, assim, Issa Kaboré.
Ricardo Esteves 'agarra-se' à ideia de que a dupla António Silva - Otamendi no centro da linha defensiva concede garantias ao Benfica, pelo que a mudança de Tomás Araújo para o flanco direito pode acontecer com naturalidade. É de referir que os três centrais foram a jogo no encontro com o Bayern Munique, uma vez que Bruno Lage apostou num sistema a três centrais, com Tomás Araújo, António Silva e Nicolás Otamendi a assumir as posições, acompanhados de Issa Kaboré e Álvaro Carreras nos respetivos flancos.
Considerando que o jogador cedido pela Manchester City ainda "não se afirmou", o ex-atleta do Benfica, Paulo Madeira, aposta no camisola 44 para assumir o flanco direito, como já o fez em jogos passados. "Este é um jogo muito importante, não se pode arriscar e jogaria pelo seguro. Vendo de fora, não acompanhando os treinos, se realmente Bah não recuperar, veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita", afirmou Paulo Madeira, equacionando o cenário em que Alexander Bah não regressa para já à titularidade diante do Porto.
Paulo Madeira: Veria com bons olhos Tomás Araújo a jogar na direita
O antigo lateral-direito do Glorioso, Ricardo Esteves, é da mesma opinião: "Se Bah não estiver bem para jogar, para o Benfica ficar mais equilibrado, penso que o Tomás deverá ser o titular. Já jogou nessa posição e esteve bem, não é ofensivo, mas o Benfica ganharia solidez defensiva. Provavelmente por esse flanco surgirá Galeno, um jogador muito rápido e perigoso, Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução; embora ele esteja a ser o melhor central".
Ricardo Esteves: Tomás Araújo seria, na minha opinião a melhor solução
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 11 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense e Bayern Munique), somando 982 minutos e dando excelente conta de si.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
É de recordar que o Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).
Camisola 11 das águias deverá voltar às opções iniciais de Bruno Lage para o Clássico, que se disputa no Estádio da Luz
|
0Ángel Di María prepara o regresso ao onze inicial do Benfica para enfrentar o Porto, este domingo, 10 de novembro. O extremo das águias conta com um registo que poderá ser o 'trunfo' que Bruno Lage precisa para vencer os dragões.
Isto porque o camisola 11 é o único no atual do plantel do Benfica que sabe marcar ao Porto na Catedral. No último Clássico disputado no Estádio da Luz, foi o antigo internacional argentino a fazer o único tento da partida, que assegurou a vitória do Glorioso, ainda na era de Roger Schmidt.
Depois de ter sido lançado a jogo em Munique, Ángel Di María deverá regressar ao onze inicial esta noite. Assim como Vangelis Pavlidis. É esperadas mudanças na formação titular, depois de Bruno Lage ter apostado num sistema de três centrais, com Kerem Akturkoglu e Zeki Amdouni no setor ofensivo, ao invés do ponta-de-lança grego.
É de recordar que o Benfica recebe o Porto no próximo domingo, às 20h45, em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar do campeonato nacional, com 22 pontos em nove encontros (sete vitórias, um empate e uma derrota). O Sporting é primeiro (30 pontos em 10 partidas) e o Porto segundo (27 pontos em nove jogos).
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Ángel Di María – avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 13 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 807 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou três golos (Santa Clara, Atlético de Madrid e Santa Clara) e fez duas assistências (Gil Vicente e Rio Ave).
Ao todo, com a camisola do Benfica, Ángel Di María contabiliza 186 partidas disputadas, 35 tiros certeiros e 40 assistências. O antigo internacional argentino conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).