Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Benfica divulga metodologia a seguir para apresentar propostas sobre a alteração dos Estatutos

Águias recorrem ao seu site oficial para avisar os sócios, este sexta-feira, dia 21 de junho

Metodologia da alteração dos estatutos
Metodologia da alteração dos estatutos

  |

Icon Comentário0

A alteração dos estatutos tem sido um dos assuntos mais discutidos entre os sócios e a estrutura do Benfica, motivando a primeira de duas assembleias gerais que aconteceram no passado sábado, dia 15 de junho. Posto isto, as águias já informaram a metodologia a seguir para apresentar propostas sobre o mesmo, através do seu site oficialConfira aqui as propostas:

1. Abrir aos(as) associados(as) por um período de 10 (dez) dias para que possam apresentar, se ainda o entenderem, propostas de alteração alternativas.

2. Todas as propostas de alteração só podem ser apresentadas por sócios efetivos, com mais de um ano de filiação e devem ser remetidas à Mesa da Assembleia Geral, devidamente assinadas, com identificação de nome e número de sócio e para o mail estatutos@slbenfica.pt, indicando a norma a alterar, a redação pretendida e respetivo fundamento.

3. No caso de as propostas de alteração serem subscritas por vários(as) sócios(as), exige-se a assinatura e identificação de todos(as) os proponentes, com os dados definidos no número anterior, em cada uma delas.

4. No prazo máximo de quinze dias posteriores ao previsto no número 1 da presente proposta de metodologia, a Mesa da Assembleia Geral indicará as propostas de alteração que não foi possível compatibilizar e que devem ser objeto de discussão e votação autónomas em Assembleia Geral.

5. O Presidente da MAG marcará, após a devida sistematização, a reunião da Assembleia Geral para votação na generalidade das propostas globais de alteração estatutária.

6. Cada uma das propostas globais de alteração, a existirem, terá quinze minutos para a respetiva apresentação.

7. Em sequência será marcada Assembleia Geral – se necessário em diferentes sessões – para votação na especialidade, sendo, no caso de não compatibilização, as respetivas propostas votadas em alternativa e por artigo.

8. Cada uma das propostas autónomas terá três minutos para a respetiva apresentação.

9. No caso de se verificar um conflito positivo de normas aprovadas ou um conflito negativo entre normas não aprovadas, nomeadamente ao nível de competências dos órgãos sociais, a Mesa da Assembleia Geral submeterá a votação da Assembleia, antes da aprovação global dos Estatutos, a escolha da norma que constará da proposta final.

10. As propostas que recolherem a maioria qualificada prevista no n.º 3 do Artigo 91.º dos Estatutos integrarão, desde que sistematicamente coerentes, a versão definitiva dos Estatutos, a qual será sujeita a votação final global, em processo e votação autónomas.

11. Todas as decisões da Mesa da Assembleia Geral serão divulgadas no site do Sport Lisboa e Benfica.




Clube

Luís Filipe Vieira chamado à justiça: ex líder do Benfica esclarece processo polémico

Antigo presidente do Clube da Luz esteve a responder no DCIAP, na quarta-feira, dia 19 de junho

Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica
Luís Filipe Vieira esclarece processo polémico a envolver o Benfica

  |

Icon Comentário0

O antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi ouvido no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), na quarta-feira, dia 19 de junho, na sequência do Processo dos Emails do Clube da Luz

O ex-dirigente encarnado esteve dentro do local cerca de duas horas e, no final, foi o advogado, Magalhães e Silva, que se dirigiu aos jornalistas. "Houve oportunidade de esclarecer todos os pontos. Não houve nenhuma questão que tivesse sido posta que não fosse esclarecida. Agora veremos a posição final da senhoras procuradoras", afirmou o advogado, que salientou que "não se falou de crimes, falou-se de factos". 


Importa referir que em causa estão crimes de fraude fiscal qualificada e burla tributária e, ainda, de oferta ou recebimento indevido de vantagem. Além de Luís Filipe Vieira, Rui Costa, Domingos Soares de Oliveira, antigo Co-CEO da SAD do Benfica, e Paulo Gonçalves, ex-assessor jurídico, são mencionados no processo. 


Segundo a investigação da Polícia Judiciária e o Ministério Público, tendo como base o caso dos emails, esta série de negócios entre os dois clubes não terá trazido qualquer valor económico para o Benfica e terá sido mesmo uma forma de a SAD, então liderada por Luís Filipe Vieira, transferir verbas para o Vitória de Setúbal.

Recorde-se então que, durante o ano de 2020, o clube sadino enfrentava várias dificuldades financeiras, tendo mesmo acabado por ser punido pela Comissão de Auditoria da Liga Portuguesa de Futebol Profissional com o afastamento das competições profissionais e a descida ao Campeonato de Portugal.


Para a Comissão de Auditoria, o Vitória de Setúbal não cumpriu três critérios fundamentais: inexistência de dívidas a Sociedades Desportivas, inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários e regularização da situação contributiva perante a Autoridade Tributária. 


Clube

Atenção, Benfica: Com eleições à mistura, Noronha Lopes 'toma' decisão

Antigo candidato à Presidência do Clube da Luz foi derrotado por Luís Filipe Vieira, em 2020

João Noronha Lopes toma decisão sobre eleições do Benfica
João Noronha Lopes toma decisão sobre eleições do Benfica

  |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes foi uma das figuras de destaque na Assembleia Geral do Benfica, sendo aplaudido em várias ocasiões. Agora, há quem garanta que o ex-candidato à Presidência do Glorioso possa estar de regresso ao ativo e a ponderar uma recandidatura. 

De acordo com o jornal O Jogo, o candidato, que foi derrotado por Luís Filipe Vieira, em 2020, poderá lutar pelo lugar de Presidente do Benfica, estando, neste momento, a apurar se tem apoio suficiente para avançar com essa candidatura contra Rui Costa, caso o ex-jogador se recandidate à posição que atualmente ocupa. 

Apesar de ainda faltar um ano e meio para o ato eleitoral, o tema das eleições ganhou força depois da auditoria forense e da Assembleia Geral do Clube da Luz, onde pedidos de demissão de Rui Costa foram escutados e palavras de apoio a Noronha Lopes surgiram das bancadas.


Além disso, tendo em conta a contestação ao redor de Rui Costa e da atual direção do Benfica, a mesma fonte dá conta de que as eleições antecipadas poderá ser um cenário tornado realidade. Vale destacar que o líder das águias foi confrontado com várias situações polémicas relativamente aos negócios investigados na auditoria forense durante a reunião magna que decorreu no sábado, dia 15 de junho.


Vale recordar que João Noronha Lopes candidatou-se à Presidência do Benfica nas eleições de 2020 contra Luís Filipe Vieira, dirigente das águias, na altura. O ex-candidato registou 34,71%, sendo ultrapassado pelo ex-líder, que somou 62,59%. É de destacar que Vieira acabou por não cumprir o mandato até ao fim, dada as investigações judiciais de que foi alvo, com Rui Costa a assumir o papel. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


'Perseguição' continua: Conselho de Disciplina aplica multa 'choruda' ao Benfica
Clube

'Perseguição' continua: Conselho de Disciplina aplica multa 'choruda' ao Benfica

 

Icon Comentário0
Atenção, Benfica: Luís Filipe Vieira vai ser ouvido sobre os negócios com Vitória de Setúbal
Clube

Atenção, Benfica: Luís Filipe Vieira vai ser ouvido sobre os negócios com Vitória de Setúbal

 

Icon Comentário0
Face a pressões e pedidos de demissão, Rui Costa toma decisão sobre futuro no Benfica
Clube

Face a pressões e pedidos de demissão, Rui Costa toma decisão sobre futuro no Benfica

 

Icon Comentário0