
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na atualização do relatório policial, a PSP, que marcou presença na final da Taça de Portugal, no Jamor, informou que o número de detidos aumentou para sete. Além disso, as autoridades revelaram que houve dois feridos devido a engenhos pirotécnicos, sendo que, um deles acabou por ser hospitalizado, no final do Benfica - Sporting.
Em declarações à Agência Lusa, a oficial de ligação à operação que marcou presença na final entre Benfica e Sporting, Ana Ricardo, informou que a PSP deteve sete pessoas. Os motivos de detenção foram vários, sendo que incluem especulação (venda de bilhetes) e arremesso de artigos (engenhos pirotécnicos) contra uma viatura em movimento. Três indivíduos foram detidos por resistência à detenção da parte da polícia. Os restantes foram detidos por injúrias e uma tentativa de roubo.
Segundo a mesma fonte, em declarações à Lusa, além dos detidos, houve duas pessoas feridas na sequências dos festejos da parte do Sporting, após conquistar o troféu na final da Taça de Portugal, um deles ficou em estado grave.
Pelo que a PSP indicou, as duas pessoas ficaram feridas devido a queimaduras causadas pelo arremesso de pirotecnia. Um dos deles, com ferimentos ligeiros, foi assistido no local. Contudo, o segundo adepto, de apenas 19 anos, sofreu queimaduras mais severas e foi transportado pelo INEM para a unidade hospitalar de São Francisco Xavier.
Pelas 21h00 de ontem, durante os festejos da equipa leonina, a PSP emitiu um comunicado a informar que identificou e encaminhou para a esquadra cerca de 27 pessoas por posse ou deflagração de engenhos pirotécnicos. Além disso, as autoridades revelaram que apreenderam cerca de 438 artigos de pirotecnia.
Mesmo perdendo a final do Jamor frente ao conjunto verde e branco, nas contagens finais, os encarnados levam uma grande vantagem sobre os rivais
|
Na última tarde de domingo, 25 de maio, o Sporting conquistou a Taça de Portugal (3-1) e passou a contar com 57 troféus na categoria de futebol sénior. No entanto, apesar de ter levantado dois títulos na presente temporada, os leões continuam bem atrás do Benfica no que diz respeito à contagem dos troféus.
Na presente época, que terminou com a realização da final da Taça de Portugal, as quatro provas domésticas foram distribuídas entre os três grandes de Portugal. O Glorioso levantou a Taça da Liga, a turma de Alvalade venceu a prova rainha e a Liga Portugal Betclic. O Porto, por sua vez, arrecadou a Supertaça Cândido de Oliveira, que marcou o pontapé de saída de 2024/2025.
Contudo, no que diz respeito à contagem de troféus, águias e dragões seguem empatados na liderança do ranking nacional, com 86 títulos cada. O Benfica, na categoria de futebol sénior, conquistou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus (equivalente à Liga dos Campeões), 38 Campeonatos Nacionais, 26 Taças de Portugal, nove Supertaças, oito Taças da Liga e três Campeonatos de Portugal.
Já a equipa presidida por André Villas-Boas, apesar do empate em número de conquistas, supera nas vitórias europeias, adicionando os troféus da Taça Intercontinental, Liga Europa e Supertaça Europeia. Por último, o Sporting continua bastante longe dos rivais.
Terminada a temporada de 2024/2025, o Benfica terá nova oportunidade de superar os dragões na corrida dos títulos, uma vez que vai disputar a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Sporting. O primeiro troféu de 2025/2026 ainda não tem data oficial, mas o encontro deverá ser agendado entre os dias 31 de julho e 3 de agosto.
Antigo médio dos vermelhos e brancos foi a jogo na partida que garantiu objetivo crucial para os planos do conjunto londrino
|
Tal como o Manchester City, o Chelsea também vai marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões. O conjunto londrino, que conta com Enzo Fernández, deslocou-se, no último domingo, 25 de maio, ao reduto do Nottingham Forest, onde bateu a equipa local por uma bola a zero.
O antigo jogador do Benfica, que nos últimos dias tem sido associado ao interesse do Real Madrid, foi titular na derradeira partida dos blues na Premier League. Em relação a uma eventual saída de Stamford Bridge, essa mesma hipótese foi hipotecada, depois de Fabrizio Romano ter assegurado que não existe nenhum pré-acordo entre o argentino e os merengues.
A partida decorreu no reduto da equipa de Nuno Espírito Santo, no City Ground, e foi apitada pelo veterano árbitro Anthony Taylor. Com Morato no banco de suplentes - o ex-defesa do Benfica não chegou a entrar no jogo - a equipa da casa conseguiu manter o empate a zero no marcador no momento em que as duas formações foram para o intervalo.
Na etapa complementar, os londrinos estavam mais do decididos a terminar a temporada da melhor forma e foram à procura do tento que lhes podia dar o triunfo. Logo no início da 2.ª parte, Pedro Neto teve um rasgo de génio e o internacional português assistiu Levi Colwill, que garantiu a vitória aos forasteiros.
Com triunfo frente ao Nottingham Forest, a equipa de Enzo Maresca terminou a sua participação na prova de regularidade com dois triunfos consecutivos. Ao cabo de 38 rondas, a equipa de Enzo Fernández concluiu a Premier League no 4.º lugar, com 69 pontos. O Forest, por sua vez, assegurou a Liga Conferência ao acabar o campeonato no 7.º posto, com 65 pontos.
No último domingo. 25 de maio, os citizens foram a jogo com uma única missão em mente, tendo alcançado com chave de ouro
|
A Liga dos Campeões estava à vista para o Manchester City na temporada de 2025/2026. Depois de uma época aquém das expectativas, a equipa de Pep Guardiola, que conta com três antigos jogadores do Benfica no plantel, venceu o Fulham por 2-0, no último encontro da Premier League, assegurando assim uma presença nas competições europeias.
Bernardo Silva - que deixou uma mensagem de despedida, recentemente - Rúben Dias e Ederson, todos eles produtos da formação encarnada do Seixal, foram titulares na derradeira jornada da competição inglesa, onde cumpriram os 90 minutos em campo. Os três antigos atletas do Benfica conseguiram ajudar os ex-campeões ingleses a assegurar o único objetivo que poderia ‘salvar’ a época.
Na 38.ª e última ronda da prova de regularidade, o Manchester City foi visitar o reduto do Fulham, no Craven Cottage, em Londres. A turma liderada por Marco Silva também teve um antigo jogador do Glorioso em campo, Raúl Jiménez. Contudo, os visitantes foram mais fortes e foram para o intervalo a vencer por 1-0, fruto de um golo apontado por Ilkay Gundogan, aos 21 minutos.
Numa partida de sentido único, apesar das tentativas criadas pelos anfitriões, os citizens iam gerindo o resultado e controlavam a partida. O resultado final ficou selado aos 72 minutos, depois de Erling Haaland ter convertido com sucesso uma grande penalidade, fazendo o segundo da equipa liderada por Pep Guardiola.
Foi preciso esperar até à última jornada da Premier League para o Manchester City ver confirmada a sua presença na próxima edição da Liga dos Campeões. Com os três pontos somados, a equipa dos três ex-jogadores do Benfica assegurou o 3.º lugar da prova de regularidade, com 71 pontos. Terminado o campeonato, a turma inglesa vai dar início à sua participação no Mundial de Clubes.