Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Alerta: Benfica dá a conhecer proposta para a Assembleia Geral Extraordinária

Clube da Luz recorreu ao site oficial para revelar a ordem de trabalhos para a reunião que está agendada para sábado, dia 15 de junho

Benfica tem a Assembleia Geral agendada para o dia 15 de junho, sábado
Benfica tem a Assembleia Geral agendada para o dia 15 de junho, sábado

  |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral Extraordinária do Benfica vai acontecer no sábado, dia 15 de junho, e o Clube da Luz utilizou o site oficial para dar a conhecer a ordem de trabalhos para a reunião. 

O acontecimento vai ter dois pontos: apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos; e admissão das propostas de alteração.


Neste sentido, o Benfica deu conta que a proposta de metodologia, a ser votada pelos sócios Benfiquistas, na reunião magna, tem o o objetivo de "abrir aos associados por um período de 10 dias para que possam apresentar propostas alternativas"


Recorde-se que a reunião acontece dias depois da saída de Luís Mendes, administrador da SAD encarnada e Vice-Presidente do Benfica. A despedida do gestor surge debaixo de polémica, uma vez que os rumores apontam para desentendimentos internos. 

Relembre-se que Luís Mendes ocupou um lugar na direção de Rui Costa, nas eleições de 2021, que elegeram o ex-jogador português como o sucessor de Luís Filipe Vieira. Acabou a suceder Domingos Soares Oliveira, assumindo as pastas do administrador que se despediu do Benfica, recentemente.


Confira aqui o comunicado oficial do Benfica na íntegra:

"A Assembleia Geral Extraordinária do Sport Lisboa e Benfica agendada para as 10h30 deste sábado, 15 de junho, no Pavilhão n.º 2 do Clube, tem dois pontos na ordem de trabalhos: apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos; e admissão das propostas de alteração.

A proposta de metodologia, a ser votada pelos sócios, para esta reunião magna tem o seguinte teor:

1. Abrir aos(as) associados(as) por um período de 10 dias para que possam apresentar, se ainda o entenderem, propostas de alteração alternativas;

2. Todas as propostas de alteração só podem ser apresentadas por sócios efetivos, com mais de um ano de filiação, e devem ser remetidas à Mesa da Assembleia Geral (MAG), devidamente assinadas, com identificação de nome e número de sócio e para o mail estatutos@slbenfica.pt, indicando a norma a alterar, a redação pretendida e o respetivo fundamento;

3. No caso de as propostas de alteração serem subscritas por vários(as) sócios(as), exige-se a assinatura e identificação de todos(as) os proponentes, com os dados definidos no número anterior, em cada uma delas;

4. No prazo máximo de 15 dias posteriores ao previsto no número 1 da presente proposta de metodologia, a MAG indicará as propostas de alteração que não foi possível compatibilizar e que devem ser objeto de discussão e votação autónomas em Assembleia Geral;

5. O presidente da MAG marcará, após a devida sistematização, a reunião da Assembleia Geral para votação na generalidade das propostas globais de alteração estatutária;

6. Cada uma das propostas globais de alteração, a existirem, terá 15 minutos para a respetiva apresentação.

7. Em sequência será marcada Assembleia Geral – se necessário em diferentes sessões – para votação na especialidade, sendo, no caso de não compatibilização, as respetivas propostas votadas em alternativa e por artigo.

8. Cada uma das propostas autónomas terá três minutos para a respetiva apresentação.

9. No caso de se verificar um conflito positivo de normas aprovadas ou um conflito negativo entre normas não aprovadas, nomeadamente ao nível de competências dos órgãos sociais, a MAG submeterá a votação da Assembleia, antes da aprovação global dos estatutos, a escolha da norma que constará da proposta final.

10. As propostas que recolherem a maioria qualificada prevista no n.º 3 do Artigo 91.º dos Estatutos integrarão, desde que sistematicamente coerentes, a versão definitiva dos Estatutos, a qual será sujeita a votação final global, em processo e votação autónomas.

11. Todas as decisões da MAG serão divulgadas no e-mail referenciado no n.º 2 da proposta"


Clube

Com milhões à mistura, Jonas é 'chamado ao barulho' na auditoria forense do Benfica

Antigo goleador das águias volta a ser estar em destaque no universo encarnado com irregularidades a serem apontadas

Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões
Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões

  |

Icon Comentário0

A Auditoria Forense aos negócios do Benfica 'meteu ao barulho' o antigo goleador encarnado, Jonas. De acordo com a análise feita, existem irregularidades na celebração e renovação do contrato de Jonas com o Clube da Luz. 

Em causa está o facto de as empresas, que estiveram por detrás dos contratos, terem ligação com familiares do jogador brasileiro. Empreseprev, que tem como sócios um dos irmãos e a mãe do ex-craque, e Golfamily, envolve o pai do antigo avançado do Benfica. 


"Esta situação não se encontra em concordância com o artigo 12º do Regulamento de Intermediários da FPF", alertou a E&Y na auditoria forense. Com este cenário em cima da mesa, os familiares de Jonas acabaram por beneficiar de 6 milhões de euros em comissão. 


No entanto, é importante destacar que o primeiro vínculo entre Jonas e o Benfica também integrava o agente Hugo Martorell, que recebeu 300 mil euros em comissão. "Note-se que não nos foi fundamentado o motivo da existência de dois contratos de representação, com dois agentes diferentes, para a celebração desse mesmo contrato", pode-se ler no relatório

Jonas reforçou o Benfica, enquanto jogador livre, vindo do Valencia, não custando nenhum euro aos cofres do Clube da Luz. Representou o emblema da Catedral por cinco épocas, proveniente do Valência. Terminando a carreira em 2019, o antigo avançado do Benfica alinhou num total de 183 partidas, somando 137 tiros certeiros e ainda 15 assistências, ficando, assim, na história dos melhores goleadores dos encarnados.



Clube

Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português

Auditoria Forense deu conta de negócios praticados pelo Clube da Luz que agora foram alvo de investigação

Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense
Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense

  |

Icon Comentário0

O Benfica viu o negócio com Pedro Henrique a ser analisado pela Auditoria Forense, que veio a público, esta sexta-feira, dia 14 de junho, através do site oficial do Clube da Luz, que comunicou por intermédio de uma nota. Contratado em 2019, o atleta custou 1 milhão a Luís Filipe Vieira, na altura Presidente do Benfica, mas acabou a ser oferecido. 

Segundo a Auditoria Forense, o jogador rumou ao Farense, a quem o Benfica ofereceu o passe do avançado. No entanto, os encarnados não receberam nenhum valor pela transferência do atleta brasileiro. 


"O Leixões cedeu temporariamente os direitos desportivos do jogador Pedro Henrique à Benfica SAD, assim como a posição contratual que possibilitava a aquisição dos direitos económicos e desportivos do jogador ao Grémio Anapolis. O contrato de sub-cedência temporária foi assinado a 24 de janeiro de 2019, tendo o Benfica pago 250 mil euros como contrapartida. Na mesma data, o Benfica adquiriu os direitos económicos ao Grémio por 750 mil euros", explicou a E&Y na Auditoria Forense. 


Pedro Henrique acabou por sair a 'custo zero' do Benfica, no verão de 2020, reforçando o emblema da Liga Portugal Betclic. "A 31 de julho de 2020 é assinado o contrato de cessão definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador ao Farense, não tendo sido acordado nenhuma contrapartida a pagar pelo Farense ao Benfica", pode-se ler. 

De águia ao peito, Pedro Henrique representou a equipa B do Benfica, onde alinhou em 20 jogos. A janeiro de 2020, foi cedido ao Feirense, tendo sido aposta em sete encontros, onde apontou três tentos. No final do empréstimo, reforçou o clube algarvio, sem que a direção encarnada recebesse qualquer valor, como explica a Auditoria Forense. 



Futebol

RIVAIS DO BENFICA EM POLVOROSA! CONFUSÃO FOI TANTA QUE ASSEMBLEIA GERAL DO PORTO SOFRE DESFECHO SURPREENDENTE

Em causa estão os confrontos e incidentes ocorridos que têm estado em destaque

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral extraordinária do Porto, originalmente marcada para dia 13 de novembro, data em que decorreu com imensos problemas, entretanto adiada para o próximo dia 20 de novembro, acabou mesmo por ser cancelada.

Os motivos? Falta de segurança. Na passada segunda-feira, os ânimos exaltaram-se de tal forma que a reunião terminou mesmo em confrontos. Vários adeptos azuis e brancos foram agredidos por membros da claque Super Dragões, apenas por discórdia de opiniões. A situação descontrolou-se de tal maneira que a AG seria adiada para outro dia.


As cenas de pancadaria, que começaram depois de um adepto exprimir a sua opinião sobre o estado atual dos azuis e brancos e os Super Dragões não concordarem, terminaram mesmo com o arremesso de vários objetos e em violência física, levando à debandada geral do Dragão Caixa.


Foi necessário a intervenção da força policial, que foi obrigada a retirar um adepto azul e branco à força, o que desencadeou mais contestações transformadas em cenas de violência. A reunião acabou por ser obrigada a terminar, apenas alguns minutos depois de ter começado.

Devido ao receio daquilo que poderia acontecer na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, os membros do Conselho Superior votaram por unanimidade a decisão de travar a revisão dos estatutos e cancelar assim a Assembleia Geral extraordinária, que fica sem efeito.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD
Clube

Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD

 

Icon Comentário0
Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica
Clube

Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica

 

Icon Comentário0
Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."
Clube

Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."

 

Icon Comentário0