
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após ter concluído a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal com direito a goleada sobre o Estrela da Amadora (7-0), o Benfica está prestes a saber a data para defrontar o Farense, nos oitavos de final da prova. As restantes equipas que estão nesta fase são: Elvas, Vitória SC, Tirsense, Rebordosa, Oliveira do Hospital, São João de Ver, Gil Vicente, Moreirense, Sporting, Santa Clara, Braga, Lusitano 1911, Casa Pia, Rio Ave.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), reservou os dias 17, 18 e 19 de dezembro, para a realização da próxima eliminatória da Taça de Portugal. Contudo, tanto o Benfica como o Nacional e a Liga, chegaram a acordo para que o encontro na Choupana, referente à 8.ª jornada da Liga Portugal Betclic e suspenso aos 9 minutos no passado dia 6 de outubro, seja retomado às 17 horas de 19 de dezembro. No entanto, ainda era necessário o parecer favorável da FPF.
O plano do órgão dirigente do futebol em Portugal, aponta os dias 3, 4 e 5 de dezembro como opção para a realização da 5ª eliminatória da competição, mas apenas no caso de se tratar de um confronto "entre equipa que participa na Liga Conferência e equipa que participa na Liga dos Campeões ou Liga Europa, ou entre equipas que participam nas competições europeias com exceção da Liga Conferência".
Dado que a equipa dos Leões de Faro não está envolvido nas competições da UEFA, essa autorização não se aplica. Ainda assim, mantém-se garantida a possibilidade de os clubes não aceitarem a data alternativa. Com o mês de dezembro sobrecarregado, torna-se necessário encontrar espaço para agendar o jogo.
O Glorioso, recorde-se, carimbou passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, depois de 'despachar' o Estrela Amadora por 7-0. As águias jogaram ao ritmo do “tango argentino”, onde Ángel Di Maria estava inspirado e concretizou um hat-trick logo no início da primeira parte, o argentino fez três golos em 16 minutos e alcançou o hat-trick mais rápido da carreira. Além dos golos do camisola 11, Arthur Cabral voltou aos tentos e logo com um bis, os restantes foram apontados por Kerem Akturkoglu e Zeki Amdouni. Em dezembro, os encarnados vão defrontar o Farense, por um lugar no quartos-de-final da prova rainha.
Recorde aqui os golos da vitória esmagadora do Benfica frente ao Estrela da Amadora:
Em modo campanha, para reunir apoio necessário para concorrer ao ato eleitoral, candidato à presidência revelou algumas das suas ideias
|
Em campanha eleitoral, depois de anunciar a sua candidatura às eleições do Benfica, João Noronha Lopes apresentou mais ideias para implementar, caso venha a ser o novo presidente das águias. Segundo o que foi apurado, o candidato pretende que haja uma reestruturação do atual Campeonato Nacional e ainda defende a extinção da Taça da Liga.
João Noronha Lopes: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma”
A viajar pelo país, o empresário, que também tinha concorrido às decisão de 2020, marcou presença em mais um fórum Benfica em Discussão, em Mira, onde revelou os seus planos: “Proponho a extinção da Taça da Liga, já não se justifica de maneira nenhuma. Proponho também a redução dos clubes na primeira divisão”.
Quanto ao atual formato da Liga Portugal Betclic, o Benfiquista defende que o mesmo não é o ideal: “Não é um campeonato para 18 equipas. Estou aberto a discutir tudo aquilo que tem a ver com a reformulação dos quadros competitivos”.
João Noronha Lopes: “O Benfica pensa pela própria cabeça”
Entre os temas abordados, o empresário falou sobre a Centralização dos Direitos Televisivos, assunto quente da atualidade: “Na distribuição do bolo, vamos ter mais fatias, mas fatias mais pequenas. Precisamos primeiro de melhorar o produto, ou seja, o bolo e depois vemos como podemos ser mais competitivos”.
Por fim, João Noronha Lopes defendeu que o Clube da Luz deve fazer parte do projeto, contudo, assume que tem de ser respeitado: “O Benfica pensa pela própria cabeça. Somos partidários de criar condições de competitividade, mas que reconheçam a grandeza do Benfica e o que representa o Benfica no futebol português”.
Ao longo deste dia, vários rumos foram lançados em torno da transferência, mas conhecido especialista do mercado esclareceu tudo
|
Foram reveladas mais novidades sobre o negócio entre o Benfica e o Aston Villa, que diz respeito à contratação de Enzo Barrenechea. Segundo Fabrizio Romano, os encarnados e o conjunto de Birmingham chegaram a um acordo para o empréstimo do atleta, com as águias a terem uma cláusula de compra obrigatória, fixada nos 15 milhões de euros.
Citado pelo jornal Record, o especialista afirma que está encerrada a negociação entre as duas partes, com tudo alinhavado para que o médio de 24 anos seja revelado como o mais recente reforço dos vermelhos e brancos, para a temporada de 2025/26.
Ao que Fabrizio Romano assegura, Enzo Barrenechea vai de facto assinar um contrato válido por cinco temporadas, até ao verão de 2030. Contudo, irá cumprir o primeiro ano na qualidade de emprestado. O jornalista também adianta que os testes médicos já estão agendados, informação que é reforçada pelo jornal Record que garante que o argentino vai viajar para Lisboa durante o dia de amanhã, 16 de julho.
Acaba por ser mais um volte-face na novela que tem sido a contratação de Enzo Barrenechea. A confirmação feita por Fabrizio Romano, que dá o negócio como praticamente fechado, acaba por contrariar as declarações de Monchi, diretor desportivo do Aston Villa, que afirmou ainda não haver certezas sobre a transferência.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio que vai discutir lugar com Florentino somou 2.247 minutos, apontando um golo marcado e duas assistências concretizadas.
Confira aqui a publicação de Fabrizio Romano:
Em reação à carta que as águias divulgaram junto da Liga de Clubes, conhecido economista aponta que vermelhos e brancos levantaram questões importantes
|
Em reação à carta que foi enviada pelo Benfica à Liga Portugal, deixando vários reparos aos sistemáticos erros cometidos em relação a vários tópicos, Pedro Brinca ‘aplaude’ esta posição. Contudo, o economista lamenta que a repentina mobilização da parte das águias esteja relacionada com as eleições.
Pedro Brinca: “O Benfica e o futebol português teriam muito a beneficiar se já tivessem sido antes”
Na sua mais recente crónica, publicada no jornal Record, o comentador começa por assumir que as águias agiram bem: “O conteúdo da carta toca em todos os pontos importantes e só peca por tardia, em particular porque (quase) nada do apontado é propriamente uma novidade”.
No entanto, para Pedro Brinca, toda esta situação, na sua opinião, é motivada pelas eleições, que estão próximas: “Se foi o horizonte das eleições que motivou a direção a tomar uma posição, então só tenho pena é de as eleições serem só em outubro. O Benfica e o futebol português teriam muito a beneficiar se já tivessem sido antes”.
Pedro Brinca: “O maior determinante das receitas que a venda dos direitos pode gerar: a estrutura de mercado do lado de quem compra”
Um dos temas que foi abordado pelo Glorioso foi a questão da centralização dos direitos televisivos, segundo o economistas, trata-se de uma situação caricata: “Não haver uma linha, um pensamento, nada acerca da estratégia comercial a seguir que sustente uma aspiração legítima que as receitas são potenciadas de forma que ninguém fique a perder”.
Por fim, Pedro Brinca a valida a posição do Benfica: “Mas o comunicado também faz referência ao que é, para mim, o maior determinante das receitas que a venda dos direitos pode gerar: a estrutura de mercado do lado de quem compra. A carta diz, e muito bem, que ‘a atual estrutura levanta dúvidas sobre a capacidade de o modelo gerar propostas verdadeiramente competitivas, e a ausência de ação por parte da Autoridade da Concorrência agravou o problema’”.