
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Santos já terá manifestado interesse em levar Benjamín Rollheiser do Benfica no próximo mercado de inverno, no entanto a imprensa nacional garante que Rui Costa não pretende facilitar a transferência para o Brasil.
De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo O Jogo, os canarinhos pretendem garantir os serviços do extremo argentino 'sem desembolsar um tostão', colocando em cima da mesa uma cedência das águias. Todavia, os dirigentes do Clube da Luz não estão a ver com bons olhos uma saída a título de empréstimo.
Segundo apurou em Exclusivo o Glorioso 1904, Bruno Lage continua a confiar nas capacidades de Rollheiser, sendo que uma saída só encaixa no sentido do argentino se adaptar ao futebol europeu. Assim sendo, uma cedência ao Santos não corresponde aos critérios estabelecidos pelos responsáveis do Benfica.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – marcou presença apenas em nove encontros: três na Liga dos Campeões, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 254 minutos disputados dentro das quatro linhas, o argentino somou um golo e uma assistência. Já nos primeiros seis meses no Glorioso, o extremo foi opção em nove encontros, todos eles a valer para o Campeonato Nacional. Nos 152 minutos que disputou, o albiceleste marcou um tento, na receção das águias ao Moreirense, a 14 de abril de 2023.
Benjamín Rollheiser, que está vinculado com as águias até 2029, chegou ao Benfica em janeiro de 2023, oriundo do Estudiantes, por empréstimo, com as águias a pagarem uma taxa de empréstimo de 1 milhão de euros, num negócio que contemplava uma cláusula de compra obrigatória de 9,5 milhões de euros. O emblema argentino terá reservado 10% de uma futura mais-valia.
Central dos leões deverá estar de saída para pretendente de indispensável de Bruno Lage, na presente janela de transferências
|
O Crystal Palace está muito forte no interesse em Ousmane Diomande e o Benfica tem motivos para sorrir com esta notícia. O pretendente de Tomás Araújo já decidiu que irá contratar o central do Sporting ao invés do defesa encarnado, o que acaba por fazer Rui Costa 'respirar de alívio'.
As novas informações de mercado revelam que o emblema da Premier League está disposto a multiplicar o ordenado atual de Diomande, de forma a 'seduzi-lo' para uma mudança. No Sporting, o defesa-central recebem 800 mil euros limpos por ano e essa quantia irá aumentar, o que acaba por colocar o atleta mais perto de reforçar o Crystal Palace, que se afasta, assim, de Tomás Araújo, ajudando o Benfica a manter o central.
Embora Diomande tenha uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, o Sporting de Frederico Varandas dá o 'braço a torcer' e aceita negociar abaixo desse valor. Com 50 milhões à mistura, o mais certo é Diomande ser a alternativa a Tomás Araújo escolhida pelo Crystal Palace na presente janela de transferências. Recorde-se que, o Benfica chegou a rejeitar propostas feitas pelos ingleses pelo passe do camisola 44 da formação da Luz.
Assim sendo, mais um pretendente sai da corrida por Tomás Araújo, numa altura em que o Bayern Munique 'ameaça' contratar o defesa-central português. Os alemães apontaram a mira ao titular de Bruno Lage, que não integrou a comitiva do Benfica para o Mundial de Clubes. Apesar de não ter defrontado os bávaros nesta competição, o internacional português acabou mesmo por despertar as atenções do gigante alemão.
Na temporada desportiva 24/25, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – já marcou presença em 42 partidas: 27 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.490 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, tendo ainda apontado um golo frente ao AVS.
Vermelhos e brancos foram a jogo no passado sábado, 28 de junho, acabando por dizer adeus ao Mundial de Clubes, nos oitavos-de-final
|
A derrota frente ao Chelsea, que ditou a despedida do Benfica nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, gerou mais um capítulo no livro que é a maldição frente ao emblema londrino. Até à data, as águias tinham defrontado a equipa de Stamford Bridge em três ocasiões e nunca sentiu o sabor do triunfo.
No entanto, neste caso em específico, foi o primeiro desaire por uma grande diferença de golos, uma vez que antes o Glorioso tinha perdido sempre pela margem mínima. Outro pormenor, os confrontos com os londrinos dizem respeito a jogos que se realizaram no presente século e todos contra equipas lideradas por Jorge Jesus.
No entanto, há um jogo em específico que, 13 anos mais tarde, continua a causar muita mágoa no universo Benfiquista, estamos a falar da final da Liga Europa de 2012/13. Na altura, o Benfica encaminhava para o prolongamento, dado que o marcador registava uma igualdade a uma bola. Contudo, Brasnilav Ivanovic tinha outros planos e, à passagem do minuto 90'+3', na sequência de um canto, bateu Artur Moraes, garantindo o triunfo e o troféu aos londrinos.
Contudo, a história não fica por aqui. Na época anterior, em 2011/12, os vermelhos e brancos e os blues cruzaram caminhos nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Na altura, o Chelsea venceu a 1.ª mão em Lisboa (1-0), com um tento de Salomon Kalou. Uma semana mais tarde, em Londres, novo triunfo dos ingleses, desta vez por 2-1, com tentos de Frank Lampard e Raúl Meireles. Javi García reduziu para o Glorioso, mas em nada serviu e os londrinos passaram às meias-finais. Curiosamente, acabariam por vencer essa mesma edição daliga milionária.
Portanto, ainda não foi desta que o Benfica conseguiu quebrar a maldição que tem contra o conjunto inglês, algo que seria um feito impressionante depois de o ter feito frente ao Bayern Munique, ao fim de 14 jogos oficiais com os bávaros. Agora, as águias regressam a ‘casa’ e Rui Costa, nos próximos dias, terá uma decisão importante a tomar, a pensar nas eleições de 25 de outubro.
Timoneiro com passagem pelo Benfica reagiu à eliminação no Mundial de Clubes onde o verdão saiu como vencedor e qualificou-se para os quartos da competição
|
As esperanças de Renato Paiva no Mundial de Clubes chegaram ao fim. O treinador do Botafogo viu a equipa ser derrotada pelo Palmeiras, após o prolongamento, e disse adeus à competição internacional. Contudo, o ex-Benfica não se mostrou abalado com a eliminação e admitiu que são muitos sentimentos depois do apito final, inclusive o de orgulho por tudo o que o 'Fogão' fez.
"Por um lado, estamos tristes. Por outro, tenho a certeza de que os jogadores partilham comigo a sensação de orgulho pelo que fizemos. O jogo decidiu-se numa jogada individual. Foi uma partida com poucas oportunidades, talvez o Palmeiras tenha conseguido mais", disse Renato Paiva após o fim do jogo, reconhecendo que o adversário foi superior.
Renato Paiva: "Estou muito orgulhoso deles, estou muito orgulhoso do trabalho"
O ex-Benfica ainda reforçou a sensação de orgulho pelo trabalho da equipa: "Os jogadores estiveram muito bem. É um encontro que pode tirar-te da competição, tínhamos de ser pacientes em certos momentos, mas os jogadores deixaram tudo em campo. Estou muito orgulhoso deles, estou muito orgulhoso do trabalho".
"Disse que este jogo seria decidido nos detalhes. Foi o que aconteceu. Tivemos oportunidades, não fizemos golo, eles fizeram. Não entrámos muito bem no jogo, mas depois acabámos a segunda parte muito bem, a ter a bola, como eu queria. O prolongamento foi muito dividido. Esta equipa ainda está em construção, mas este é um grupo que realmente quer vencer. Essa é a sua atitude", concluiu Renato Paiva ainda sobre a partida.
Deste modo, o Palmeiras avança a próxima fase da competição. A equipa comandada por Abel Ferreira vai reencontrar o Chelsea, adversário da final do Mundial de Clubes em 2022. O duelo entre os brasileiros e ingleses está agendado para às 02h00 do próximo sábado, 5 de julho. A partida irá decorrer na Filadélfia, no Lincoln Financial Field, casa dos Philadelphia Eagles, na NFL.