
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu, que foi um investimento milionário do Benfica, no mercado de verão de 2023/24, foi tema de conversa na antevisão de Bruno Lage ao duelo com o Santa Clara. O treinador das águias acabou por deixar a garantia de que o camisola 10 "pode jogar nas duas posições".
"Eu vejo o Kokçu jogando como segundo médio ou terceiro. Pode jogar nas duas posições, mas tem de ser um médio de ligação e um homem para chegar mais perto das zonas de finalização. Se vocês olharam para aquilo que eu fiz cá, o meu primeiro meio-campo aqui foi Fejsa-Pizzi, depois Samaris-Gabriel e depois Florentino-Samaris. Mais importante do que as características dos jogadores, é que eles tenham um posicionamento que não se anulem um ao outro. É isso que trabalhamos", afirmou o técnico das águias.
"Pode jogar nas duas posições, mas tem de ser um médio de ligação e um homem para chegar mais perto das zonas de finalização"
Importa recordar que, Orkun Kokçu criticou Roger Schmidt por não o colocar avançado no terreno, críticas essas que lhe valeram um lugar mais dianteiro na jornada seguinte. Agora, o camisola 10 pode esperar alterações com Bruno Lage no comando.
Relativamente à partida, o Benfica vai defrontar o Santa Clara no próximo sábado, dia 14 de setembro, pelas 20h30, no Estádio da Luz. O embate relativo à quinta jornada da Liga Portugal Betclic marca o regresso de Bruno Lage ao Estádio da Luz.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – foi opção de Roger Schmidt em quatro embates, tendo feito, nos 246 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas numa ocasião. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Não perca as declarações de Bruno Lage:
Jogador que já representou o Clube da Luz falou sobre a equipa orientada por Bruno Lage e analisou, até, a prestação na Liga dos Campeões
|
O Atlético de Madrid recebeu, na passada quarta-feira, o seu maior rival, no estádio Wanda Metropolitano, e conseguiu vencer ao cabo dos 90 minutos. Ainda assim, a partida encaminhou-se para os penáltis, com os merengues a serem mais eficazes e a saírem com a vitória na eliminatória. Apesar da derrota na decisão por grandes penalidades, o guarda-redes Jan Oblak defendeu uma tentativa de Lucas Vazquez.
O esloveno com passagem pelo Benfica reagiu ao jogo e expressou a sua infelicidade por estar eliminado. "É muito difícil aceitar uma derrota assim. Acho que fizemos um bom jogo contra uma grande equipa como o Real Madrid. Não lhes demos muito espaço e não tiveram praticamente oportunidades. No final faltou-nos um pouco de sorte. Eles tiveram sorte e nós não", disse à Sport TV.
Oblak ainda foi perguntado sobre a eliminação do Benfica nessa Liga dos Campeões, com o guarda redes a falar sem problemas acerca do ex-Clube. "Gosto de ver o Benfica jogar bem e chegar longe. Ganharam-nos 4-0 e a verdade é que têm uma grande equipa, grandes adeptos e tenho pena sempre que não conseguem os resultados que desejam", concluiu o jogador, de 32 anos.
O guardião foi um dos destaques do jogo e conseguiu garantir a vitória dos colchoneros nos 90', porém, não contava com a infelicidade de Júlian Álvarez e Marcos Llorente nos penáltis, que resultaram na eliminação do 'Atléti' nesta edição de Liga dos Campeões.
Esta época, ao serviço do Atlético, Jan Oblak - com valor de mercado afixado em 25 milhões de euros - soma 39 jogos na baliza, sendo eles 10 na Liga dos Campeões, 26 na La Liga, dois na Copa do Rei e um na Supercopa de Espanha. Ao todo, o esloveno soma 3.540 minutos disputados com o emblema da capital espanhola.
Avançado que passou pelo Clube da Luz deu uma entrevista e confidenciou várias coisas sobre o tempo em que jogou de águia ao peito
|
Ruben Amorim, atual treinador do Manchester United e antigo treinador dos rivais de Lisboa, atuou pelas águias durante anos enquanto jogador. O timoneiro dos red devils foi campeão ao orientar o Sporting, mas um velho conhecido diz que o português aprendeu tudo sobre as funções em causa enquanto estava no Benfica.
Saviola: "Aprendemos muito com Jorge Jesus"
Javier Saviola falou, ao Confidential, sobre Ruben Amorim e ainda recordou: "O Ruben e eu conhecemo-nos durante a nossa passagem pelo Benfica e ambos aprendemos muito com Jorge Jesus. Era um treinador que, além de todo o conhecimento tático que partilhava, procurava sempre ensinar todos os que o rodeavam, e nós absorvemos muito dele".
"O Ruben já mostrava algumas qualidades. Quando se partilha o balneário com um jogador, percebe-se quem lida bem com as situações e tem potencial para ser treinador. O Ruben era muito analítico, organizava taticamente a equipa e via-se que tinha essa visão", destacou o lendário avançado da Luz.
O ex-jogador ainda relembrou que não era só Ruben Amorim que era apontado como possível treinador no futuro. "Sabíamos que o Pablo Aimar, o Amorim e o Luisão poderiam vir a ser treinadores, porque Jorge Jesus demonstrou constantemente o que significam verdadeiramente as sessões de treino, como gerir um grupo e lidar com a dinâmica dentro do balneário", disse.
O antigo avançado do Benfica ainda admitiu que não antecipava tanto sucesso imediato do seu colega como treinador. "Não esperava que a sua carreira de treinador arrancasse tão rapidamente e com tanto sucesso, primeiro no Sporting e agora no Manchester United. Penso que ele precisa de algum tempo. Acabou de chegar e tem de se adaptar à liga mais competitiva do mundo. É um ambiente muito diferente daquele a que ele estava habituado, mas não tenho dúvidas de que se vai sair bem", concluiu o argentino. Vale lembrar que Saviola também comentou o jogo entre Barcelona - Benfica.
Confira as declarações de Jorge Jesus sobre a chegada de Ruben Amorim ao Manchester United:
Extremo argentino falhou, na última terça-feira, o embate com o Barcelona para a Liga dos Campeões, a contar para a segunda mão dos oitavos de final
|
O Benfica desloca-se a Vila do Conde para jogar já no próximo domingo, 16 de março, e Bruno Lage continua a ter uma dúvida para este duelo com o Rio Ave, a contar para a 26.ª jornada do campeonato nacional. Ángel Di María, que ainda esta semana ficou de fora da deslocação a Barcelona, continua sem estar apto.
A presença do extremo argentino no encontro do fim de semana ainda não é segura, de acordo com o jornal Record, mas esta má notícia acaba por ser colmatada com uma outra que poderá ser capaz de deixar Bruno Lage um pouco mais aliviado.
Tudo isto porque Tomás Araújo, que apresentou um desconforto muscular na coxa direita na parte final do encontro com o Barcelona, não terá nenhum problema físico que o impeça de ir a jogo, ainda segundo o diário desportivo, afigurando-se assim como mais uma opção importante para os encarnados.
O Benfica, recorde-se, realizou uma sessão de trabalho na última quarta-feira e irá agora desfrutar de um dia de descanso, antes mesmo de treinar com foco total direcionado para o jogo que se segue e que é de máxima importância, tendo em conta o estado atual da tabela classificativa.
Os comandados de Bruno Lage irão medir forças com o Rio Ave no próximo domingo, 16 de março, no reduto do adversário. O encontro, a valer para a ronda 26 da Liga Portugal Betclic, tem pontapé de saída marcado para às 18h00. Importa relembrar que, com menos um jogo, o Glorioso está a três pontos da liderança, onde reside o Sporting, com 59 pontos.