
Futebol
Bruno Lage abre o jogo e explica o abraço a Kerem Akturkoglu no Benfica - Nice
12 Ago 2025 | 23:06
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2025 | 07:57 |
Com o encontro frente ao Fenerbahçe agendado para a próxima semana - 20 de agosto - o Benfica ganhou um trunfo importante frente aos turcos, no que diz respeito à transferência de Kerem Akturkoglu. Segundo os regulamentos da UEFA, nesta fase da competição, o extremo, não pode jogar pelo emblema de Istambul.
Pelo que escreve o jornal A Bola, o camisola 7 das águias, que falhou o encontro da primeira mão devido a problemas físicos, foi utilizado por Bruno Lage nos instantes finais do triunfo frente ao Nice, no Estádio da Luz. Ao somar 7 minutos em campo, o turco já não pode jogar pelo Fenerbahçe, ou seja, defrontar o Glorioso.
Segundo o que se pode ler nos regulamentos impostos pelo organismo que tutela o futebol europeu, Akturkoglu não pode jogar pelo Fenerbahçe, pelo menos no playoff da Liga dos Campeões, uma vez que já realizou minutos em campo, com a camisola das águias nas rondas de qualificação, O emblema de Istambul só poderá usufruir do contributo do atleta a partir da fase de liga das competições europeias.
A uma semana do encontro em Istambul, a contar para a 1.ª mão do playoff, entre turcos e encarnados, José Mourinho, depois de eliminar o Feyenoord, aproveitou em conferência de imprensa para deixar uma pequena provocação à equipa de Bruno Lage, afirmando que os portugueses preferiam defrontar a equipa neerlandesa.
Em 2024/25, ao serviço do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – marcou presença em 53 encontros: 30 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. O extremo das águias apontou 16 golos e 11 assistências.
Timoneiro português não perdeu tempo em falar sobre próximo adversário do Fenerbahçe, deixando uma provocação, contudo, também deixou elogios
13 Ago 2025 | 07:18 |
Sempre fiel à sua forma de estar no futebol, José Mourinho já abriu as hostilidades para o encontro entre o Fenerbahçe e o Benfica, afirmando que a equipa de Bruno Lage - que eliminou o Nice - preferia defrontar o Feyenoord, emblema neerlandês que o conjunto do Special One eliminou depois de vencer por 5-2.
José Mourinho: “Sinceramente, acho que preferiam o Feyenoord”
Na conferência de imprensa, antes de sequer saber o desfecho da partida das águias, o português revelou estar satisfeito com o facto de defrontar o Clube da Luz na derradeira ronda de qualificação e deixou uma bicada a Bruno Lage e companhia: “Sinceramente, acho que preferiam o Feyenoord. Sabem que somos fortes, que não vai ser fácil para eles”.
Vale lembrar que uma semana antes, o cenário não era positivo para o Fenerbahçe, que tinha perdido o encontro da 1.ª mão, em Roterdão, por duas bolas a uma, contando com um golo apontado por Anis Hadj moussa, atleta que voltou a estar referenciado pelos vermelhos e brancos.
Uma semana mais tarde e confiante de que não seria eliminado, os pupilos do Special One deram conta do recado e desde cedo assumiram o controlo da partida, onde rapidamente anularam a vantagem do Feyenoord. No final dos 90 minutos, os turcos venceram por 5-2, com o agregado a ficar em 6-4.
Vale recordar que depois de ‘despachar’ o Nice, depois de uma dupla vitória de 2-0, o Benfica prepara assim a sua estreia na Liga Portugal Betclic, onde vai visitar o reduto do Estrela Amadora, dia 16 de agosto. Depois, os encarnados entram em campo, dia 20 do mesmo mês, para o encontro da 1.ª mão, frente ao Fenerbahçe, em Istambul.
Convidado para avaliar trabalho realizado por Marco Guida, na partida da Liga dos Campeões, especialista português apontou para alguns aspectos menos conseguido
13 Ago 2025 | 06:45 |
Numa partida onde a qualificação para a fase seguinte da Liga dos Campeões estava em jogo, Pedro henriques considerou que o juiz do encontro, Marco Guida, esteve à altura no Benfica - Nice (2-0). No entanto, segundo o especialista do jornal A Bola, o italiano, apesar da boa arbitragem, não foi perfeita.
Pedro Henriques sobre 1.º golo do Benfica: “Em resumo, golo legal do Benfica sem que Andreas Schjelderup tenha cometido qualquer infração”
Na sua habitual análise, feita na edição impressa do diário desportivo, o antigo juiz avaliou as várias intervenções do encontro e a forma como Marco Guida lidou com as situações. No primeiro lance, o português valida a decisão de não atribuir grande penalidade ao Glorioso: “O contacto foi normal e fruto do movimento de ambos os jogadores. O VAR confirmou a boa decisão tomada em campo por parte do árbitro”.
Na segunda situação a merecer a atenção de Pedro Henriques, foi o golo de Aursnes, mas com destaque na receção de Schjelderup: “A bola foi dominada a meias entre o peito e o ombro esquerdo que é uma zona legal para o efeito. Em resumo, golo legal do Benfica sem que Andreas Schjelderup tenha cometido qualquer infração”.
Pedro Henriques sobra falta de Dahl: “Decisão incorreta no plano disciplinar”
Mais à frente, ao minuto 33, um defesa do Nice travou em falta uma grande oportunidade do Benfica, contudo, apenas recebeu um cartão amarelo, decisão bem feita segundo Pedro Henriques, afirmando que não ocorreram todos os factores para ser vermelho: “Assim sendo foi mostrado amarelo, com base num corte de um ataque prometedor. Decisão disciplinar correta”.
Por fim, nos poucos lances em que o italiano não esteve bem, Pedro Henriques sublinha que Guida deveria ter admoestado Samuel Dahl com um cartão amarelo pela entrada que teve sobre Antoine Mendy, aos 55 minutos: “Decisão incorreta no plano disciplinar”.
No rescaldo do encontro que garantiu presença na próxima fase da competição, setubalense não escondeu satisfação pela exibição e pede mais aos jogadores
13 Ago 2025 | 06:12 |
Três jogos oficiais, três vitórias consecutivas, é este o registo do Benfica no arranque da nova temporada, que começou com a conquista da Supertaça, frente ao Sporting. Após o triunfo frente ao Nice, que confirmou a presença no playoff da Liga dos Campeões, Bruno Lage assegurou que as águias ainda têm fome para mais.
Bruno Lage: “Estou muito contente com o trabalho que está a ser feito, vejo a equipa a crescer”
No final da partida, o setubalense não escondeu a sua satisfação em relação ao resultado e fez questão de destacar o trabalho que a sua equipa tem vindo a fazer nas últimas semanas: “Estou muito contente com o trabalho que está a ser feito, vejo a equipa a crescer. Estou satisfeito com o desempenho dos meus jogadores”.
Contente com a exibição, o timoneiro de 49 anos frisou que o segredo do Benfica é na consistência: “Quero ver jogadores consistentes, quero ver jogadores como o Fredrik Aursnes que está presente tanto no momento ofensivo, como no defensivo e quando olho para os golos que marcámos, vejo isso”.
Bruno Lage: “Temos de ter a determinação da primeira parte e a consistência da segunda”
De seguida, deu destaque à evolução que tem sido feita no ataque organizado, algo que é uma novidade esta época: “O primeiro golo nasce de uma transição defensiva. E depois no segundo golo, do Schjelderup, também. Quase que demos 20 toques na bola. Menos importante é quem marca. O importante é a equipa interpretar a nossa estratégia”.
Por fim, apontou a ‘receita’ para o futuro: “Temos uns jogadores com mais minutos do que outros. Temos um conjunto de jogadores com enorme talento, que não têm jogado tanto. Mas estamos num grande clube, a jogar de 3 em 3 dias, temos de ter a determinação da primeira parte e a consistência da segunda”.