Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Com milhões à mistura, Jonas é 'chamado ao barulho' na auditoria forense do Benfica

Antigo goleador das águias volta a ser estar em destaque no universo encarnado com irregularidades a serem apontadas

Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões
Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões

  |

Icon Comentário0

A Auditoria Forense aos negócios do Benfica 'meteu ao barulho' o antigo goleador encarnado, Jonas. De acordo com a análise feita, existem irregularidades na celebração e renovação do contrato de Jonas com o Clube da Luz. 

Em causa está o facto de as empresas, que estiveram por detrás dos contratos, terem ligação com familiares do jogador brasileiro. Empreseprev, que tem como sócios um dos irmãos e a mãe do ex-craque, e Golfamily, envolve o pai do antigo avançado do Benfica. 


"Esta situação não se encontra em concordância com o artigo 12º do Regulamento de Intermediários da FPF", alertou a E&Y na auditoria forense. Com este cenário em cima da mesa, os familiares de Jonas acabaram por beneficiar de 6 milhões de euros em comissão. 


No entanto, é importante destacar que o primeiro vínculo entre Jonas e o Benfica também integrava o agente Hugo Martorell, que recebeu 300 mil euros em comissão. "Note-se que não nos foi fundamentado o motivo da existência de dois contratos de representação, com dois agentes diferentes, para a celebração desse mesmo contrato", pode-se ler no relatório

Jonas reforçou o Benfica, enquanto jogador livre, vindo do Valencia, não custando nenhum euro aos cofres do Clube da Luz. Representou o emblema da Catedral por cinco épocas, proveniente do Valência. Terminando a carreira em 2019, o antigo avançado do Benfica alinhou num total de 183 partidas, somando 137 tiros certeiros e ainda 15 assistências, ficando, assim, na história dos melhores goleadores dos encarnados.



Clube

Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português

Auditoria Forense deu conta de negócios praticados pelo Clube da Luz que agora foram alvo de investigação

Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense
Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense

  |

Icon Comentário0

O Benfica viu o negócio com Pedro Henrique a ser analisado pela Auditoria Forense, que veio a público, esta sexta-feira, dia 14 de junho, através do site oficial do Clube da Luz, que comunicou por intermédio de uma nota. Contratado em 2019, o atleta custou 1 milhão a Luís Filipe Vieira, na altura Presidente do Benfica, mas acabou a ser oferecido. 

Segundo a Auditoria Forense, o jogador rumou ao Farense, a quem o Benfica ofereceu o passe do avançado. No entanto, os encarnados não receberam nenhum valor pela transferência do atleta brasileiro. 


"O Leixões cedeu temporariamente os direitos desportivos do jogador Pedro Henrique à Benfica SAD, assim como a posição contratual que possibilitava a aquisição dos direitos económicos e desportivos do jogador ao Grémio Anapolis. O contrato de sub-cedência temporária foi assinado a 24 de janeiro de 2019, tendo o Benfica pago 250 mil euros como contrapartida. Na mesma data, o Benfica adquiriu os direitos económicos ao Grémio por 750 mil euros", explicou a E&Y na Auditoria Forense. 


Pedro Henrique acabou por sair a 'custo zero' do Benfica, no verão de 2020, reforçando o emblema da Liga Portugal Betclic. "A 31 de julho de 2020 é assinado o contrato de cessão definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador ao Farense, não tendo sido acordado nenhuma contrapartida a pagar pelo Farense ao Benfica", pode-se ler. 

De águia ao peito, Pedro Henrique representou a equipa B do Benfica, onde alinhou em 20 jogos. A janeiro de 2020, foi cedido ao Feirense, tendo sido aposta em sete encontros, onde apontou três tentos. No final do empréstimo, reforçou o clube algarvio, sem que a direção encarnada recebesse qualquer valor, como explica a Auditoria Forense. 



Clube

Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD

Dirigente abandonou as águias na passada quarta-feira, dia 12 de junho

Luís Mendes já tem substituto no Benfica
Luís Mendes já tem substituto no Benfica

  |

Icon Comentário0

O Benfica já encontrou um substituto para a vaga de Luís Mendes, que abandonou o cargo de administrador-executivo da SAD encarnada. Rui Costa elegeu como seu novo braço direito provisório Paulo Alves, que ocupará a vaga enquanto não existe nenhum substituto definitivo escolhido.

Posto isto, Paulo Lopes irá assumir por inteiro as finanças do Benfica enquanto Rui Costa e Lourenço Pereira Coelho procuram alguém capaz de guiar o Glorioso nesse parâmetro. Todavia, o nome do novo dirigente não vai ser conhecido antes das Assembleias Gerais marcadas para este sábado, dia 15 de junho.


É de recordar que Luís Mendes foi um forte apoiante da subida de Paulo Alves ao cargo de Miguel Moreira, que foi o diretor financeiro durante a era de Luís Filipe Vieira. Logo, a opção por Paulo Alves parece bastante óbvia, sendo alguém que tinha a confiança de Luís Mendes.


"Quero relevar o que foi o esforço de toda a equipa de gestão do Benfica.Vejo aqui o departamento financeiro em peso, e, dentro do departamento financeiro, gostaria muito de agradecer o apoio de Paulo Alves e de Cláudio Machado", afirmou Luís Mendes durante apresentação dos resultados da emissão de obrigações da Benfica SAD, relativos ao período entre 2024 e 2027.

Luís Mendes abandonou oficialmente o Benfica na passada quarta-feira, dia 12 de junho, segundo o comunicado realizado no site oficial das águias. As razões para a decisão do dirigente ainda não foram conhecidas nem relevadas aos sócios do Clube da Luz.



Futebol

'Flop' do Benfica é tema na auditoria forense que deixa alerta a Rui Costa

Dossiê de jogador, que não vingou de águia ao peito, foi analisado a 'pente fino', gerando um 'aviso'

Rui Costa recebeu 'aviso' da auditoria forense e 'culpado' foi 'flop' do Benfica
Rui Costa recebeu 'aviso' da auditoria forense e 'culpado' foi 'flop' do Benfica

  |

Icon Comentário0

Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, o Benfica comunicou o resultado da Auditoria Forense, através do site oficial. O documento deu conta de um 'alerta' deixado à estrutura liderada por Rui Costa face ao jogador que nunca vingou de águia ao peito, Yony González.

Em causa está o facto de poder existir conflito de interesses na mudança do avançado para o Corinthians. Isto acontece porque o empresário, Bruno Carvalho, representava tanto o Benfica como também o próprio jogador em questão. 


"O jogador foi cedido temporariamente ao Corinthians, sendo que, duas das partes que assinaram e celebraram o contrato foram o agente Bruno André Carvalho, em representação da Team of Future Lda e da Benfica SAD e o agente João Pedro Carvalho dos Santos, em representação da Prime Sports Rights Limited e do jogador Yony Copete [González]", pode-se ler na auditoria da E&Y.


"De acordo com a IDD realizada, o agente Bruno André Carvalho detém 15% da Prime Sports Rights Limited, empresa representada por João Pedro Carvalho dos Santos e que representou o jogador na celebração do contrato. Esta situação poderá corresponder a um conflito de interesses, considerando que o agente Bruno André Carvalho tem interesses diretos na entidade que representou a Benfica SAD, a Team of Future Lda, e tem interesses diretos na entidade que representou o jogador, a Prime Sports Rights Limited", completou. 

A auditoria forense destaca, ainda, que a chegada do atleta brasileiro ao Benfica não implicou uma compra da parte da SAD, uma vez que o jogador chegou a 'custo zero'. No entanto, o negócio envolveu uma comissão de 2,25 milhões de euros, sendo que o valor representa um total de 44% do montante da remuneração bruta de Yony González. Recorde-se que a FIFA define que a comissão não deve ser superior a 3%. 


Importa referir que, segundo a nota oficial deixada no site do Benfica, a auditoria "não encontrou nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes".

Yony González - avaliado em 500 mil euros - não fez qualquer jogo de águia ao peito. Na época passada, esteve ao serviço do Fluminense, somando 21 jogos, um golo e duas assistências. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica
Clube

Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica

 

Icon Comentário0
Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."
Clube

Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."

 

Icon Comentário0
Face a polémica no Benfica, Francisco Benitez 'atira-se' a Rui Costa: "Está refém dos..."
Clube

Face a polémica no Benfica, Francisco Benitez 'atira-se' a Rui Costa: "Está refém dos..."

 

Icon Comentário0