Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português

Auditoria Forense deu conta de negócios praticados pelo Clube da Luz que agora foram alvo de investigação

Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense
Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense

  |

Icon Comentário0

O Benfica viu o negócio com Pedro Henrique a ser analisado pela Auditoria Forense, que veio a público, esta sexta-feira, dia 14 de junho, através do site oficial do Clube da Luz, que comunicou por intermédio de uma nota. Contratado em 2019, o atleta custou 1 milhão a Luís Filipe Vieira, na altura Presidente do Benfica, mas acabou a ser oferecido. 

Segundo a Auditoria Forense, o jogador rumou ao Farense, a quem o Benfica ofereceu o passe do avançado. No entanto, os encarnados não receberam nenhum valor pela transferência do atleta brasileiro. 


"O Leixões cedeu temporariamente os direitos desportivos do jogador Pedro Henrique à Benfica SAD, assim como a posição contratual que possibilitava a aquisição dos direitos económicos e desportivos do jogador ao Grémio Anapolis. O contrato de sub-cedência temporária foi assinado a 24 de janeiro de 2019, tendo o Benfica pago 250 mil euros como contrapartida. Na mesma data, o Benfica adquiriu os direitos económicos ao Grémio por 750 mil euros", explicou a E&Y na Auditoria Forense. 


Pedro Henrique acabou por sair a 'custo zero' do Benfica, no verão de 2020, reforçando o emblema da Liga Portugal Betclic. "A 31 de julho de 2020 é assinado o contrato de cessão definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador ao Farense, não tendo sido acordado nenhuma contrapartida a pagar pelo Farense ao Benfica", pode-se ler. 

De águia ao peito, Pedro Henrique representou a equipa B do Benfica, onde alinhou em 20 jogos. A janeiro de 2020, foi cedido ao Feirense, tendo sido aposta em sete encontros, onde apontou três tentos. No final do empréstimo, reforçou o clube algarvio, sem que a direção encarnada recebesse qualquer valor, como explica a Auditoria Forense. 



Clube

Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD

Dirigente abandonou as águias na passada quarta-feira, dia 12 de junho

Luís Mendes já tem substituto no Benfica
Luís Mendes já tem substituto no Benfica

  |

Icon Comentário0

O Benfica já encontrou um substituto para a vaga de Luís Mendes, que abandonou o cargo de administrador-executivo da SAD encarnada. Rui Costa elegeu como seu novo braço direito provisório Paulo Alves, que ocupará a vaga enquanto não existe nenhum substituto definitivo escolhido.

Posto isto, Paulo Lopes irá assumir por inteiro as finanças do Benfica enquanto Rui Costa e Lourenço Pereira Coelho procuram alguém capaz de guiar o Glorioso nesse parâmetro. Todavia, o nome do novo dirigente não vai ser conhecido antes das Assembleias Gerais marcadas para este sábado, dia 15 de junho.


É de recordar que Luís Mendes foi um forte apoiante da subida de Paulo Alves ao cargo de Miguel Moreira, que foi o diretor financeiro durante a era de Luís Filipe Vieira. Logo, a opção por Paulo Alves parece bastante óbvia, sendo alguém que tinha a confiança de Luís Mendes.


"Quero relevar o que foi o esforço de toda a equipa de gestão do Benfica.Vejo aqui o departamento financeiro em peso, e, dentro do departamento financeiro, gostaria muito de agradecer o apoio de Paulo Alves e de Cláudio Machado", afirmou Luís Mendes durante apresentação dos resultados da emissão de obrigações da Benfica SAD, relativos ao período entre 2024 e 2027.

Luís Mendes abandonou oficialmente o Benfica na passada quarta-feira, dia 12 de junho, segundo o comunicado realizado no site oficial das águias. As razões para a decisão do dirigente ainda não foram conhecidas nem relevadas aos sócios do Clube da Luz.



Clube

Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica

Águias enviaram a todos os sócios, esta sexta-feira, dia 14 de junho, os resultados

Benfica revela resultado da Auditoria Forense
Benfica revela resultado da Auditoria Forense

  |

Icon Comentário0

O Benfica revelou o resultado da Auditoria Forense aos sócios, esta sexta-feira, dia 14 de junho, através do seu site oficial do Glorioso. O Glorioso destaca a seguinte frase: "não encontrou nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes".

"Caros Benfiquistas, A Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD (Benfica SAD), no seguimento do compromisso assumido pelo Presidente Rui Costa perante os benfiquistas, vem dar a conhecer também aos sócios do Sport Lisboa e Benfica, o teor do Relatório de Conclusões Consolidadas da Auditoria Forense realizada", começou o comunicado.

"No sentido de salvaguardar os interesses da Benfica SAD, pouco depois de ter tomado conhecimento das suspeitas do Ministério Público (MP) no âmbito do processo vulgarmente denominado "Cartão Vermelho", a Administração solicitou a uma consultora independente de reconhecida competência (concretamente a EY), a realização de uma Auditoria Forense tendo por base as suspeitas do MP, as quais incidiam no processo de contratação de vários jogadores, existindo a suspeita de que a Benfica SAD poderia ter sido lesada", continua o Clube da Luz.

"Nesse sentido, a Benfica SAD deu total autonomia à EY para a elaboração da referida Auditoria e colaborou em tudo o que foi solicitado, tendo sido analisadas um total de 51 transações em todas as suas vertentes, correspondentes à totalidade dos contratos que o MP terá considerado, de alguma forma, suspeitos", acrescentaram.

"O tempo decorrido foi o considerado necessário por parte da EY, dada a complexidade da análise em questão e tudo o que foi analisado, o elevado número de elementos analisados e o hiato temporal da referida análise (cerca de 14 anos), como pode ser comprovado no referido relatório", fundamenta a SAD.

"Em relação às conclusões da auditoria, destaca-se essencialmente o facto de a EY referir que "não encontrou nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes", explicam.


"Por forma a auxiliar o entendimento do Relatório, a Administração solicitou à EY a elaboração também de um memorando com o resumo das conclusões do trabalho, o qual se dá igualmente a conhecer. Conforme compromisso publicamente assumido, foi já enviada cópia do relatório para o Ministério Público, no âmbito do mencionado processo que ainda se encontra em investigação", argumentam.

"Mais se acrescenta que a Administração não deixará de zelar pela defesa intransigentes dos interesses da Benfica SAD em tudo o que se revelar necessário, procurando pautar a sua conduta, sempre, pela legalidade e pelas melhores práticas. A Administração da Benfica SAD. Lisboa, 14 de junho de 2024", termina o comunicado.



Futebol

'Flop' do Benfica é tema na auditoria forense que deixa alerta a Rui Costa

Dossiê de jogador, que não vingou de águia ao peito, foi analisado a 'pente fino', gerando um 'aviso'

Rui Costa recebeu 'aviso' da auditoria forense e 'culpado' foi 'flop' do Benfica
Rui Costa recebeu 'aviso' da auditoria forense e 'culpado' foi 'flop' do Benfica

  |

Icon Comentário0

Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, o Benfica comunicou o resultado da Auditoria Forense, através do site oficial. O documento deu conta de um 'alerta' deixado à estrutura liderada por Rui Costa face ao jogador que nunca vingou de águia ao peito, Yony González.

Em causa está o facto de poder existir conflito de interesses na mudança do avançado para o Corinthians. Isto acontece porque o empresário, Bruno Carvalho, representava tanto o Benfica como também o próprio jogador em questão. 


"O jogador foi cedido temporariamente ao Corinthians, sendo que, duas das partes que assinaram e celebraram o contrato foram o agente Bruno André Carvalho, em representação da Team of Future Lda e da Benfica SAD e o agente João Pedro Carvalho dos Santos, em representação da Prime Sports Rights Limited e do jogador Yony Copete [González]", pode-se ler na auditoria da E&Y.


"De acordo com a IDD realizada, o agente Bruno André Carvalho detém 15% da Prime Sports Rights Limited, empresa representada por João Pedro Carvalho dos Santos e que representou o jogador na celebração do contrato. Esta situação poderá corresponder a um conflito de interesses, considerando que o agente Bruno André Carvalho tem interesses diretos na entidade que representou a Benfica SAD, a Team of Future Lda, e tem interesses diretos na entidade que representou o jogador, a Prime Sports Rights Limited", completou. 

A auditoria forense destaca, ainda, que a chegada do atleta brasileiro ao Benfica não implicou uma compra da parte da SAD, uma vez que o jogador chegou a 'custo zero'. No entanto, o negócio envolveu uma comissão de 2,25 milhões de euros, sendo que o valor representa um total de 44% do montante da remuneração bruta de Yony González. Recorde-se que a FIFA define que a comissão não deve ser superior a 3%. 


Importa referir que, segundo a nota oficial deixada no site do Benfica, a auditoria "não encontrou nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes".

Yony González - avaliado em 500 mil euros - não fez qualquer jogo de águia ao peito. Na época passada, esteve ao serviço do Fluminense, somando 21 jogos, um golo e duas assistências. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."
Clube

Com Luís Filipe Vieira pelo meio, Vasco Mendonça deixa 'laracha' a Rui Costa: "É injusto..."

 

Icon Comentário0
Face a polémica no Benfica, Francisco Benitez 'atira-se' a Rui Costa: "Está refém dos..."
Clube

Face a polémica no Benfica, Francisco Benitez 'atira-se' a Rui Costa: "Está refém dos..."

 

Icon Comentário0
Após saída de Luís Mendes, Rui Costa enfrenta 'dor de cabeça', mas tem solução à vista
Clube

Após saída de Luís Mendes, Rui Costa enfrenta 'dor de cabeça', mas tem solução à vista

 

Icon Comentário0