Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Atenção, Benfica: Luís Filipe Vieira 'reage' às conclusões da auditoria forense

Relatório veio a público, esta sexta-feira, dia 14 de junho, com o Clube da Luz a deixar uma nota no site oficial

Luís Filipe Vieira já 'reagiu' às conclusões da auditoria forense ao Benfica
Luís Filipe Vieira já 'reagiu' às conclusões da auditoria forense ao Benfica

  |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira já terá reagido às conclusões da auditoria forense realizada aos negócios que envolvem a SAD do Benfica. Segundo adianta o jornal Record, o ex-dirigente das águias ficou surpreendido com os resultados finais. 

O antigo presidente do Clube da Luz salienta o facto de não ter sido ouvido em nenhum momento do processo, de acordo com informações apontadas pelo diário desportivo mencionado acima.


"Aliás, o homem que liderou os destinos do clube entre 2003 e 2021 admite pronunciar-se, depois da divulgação, sem aviso prévio, da auditoria realizada pela EY", pode-se ler na mesma fonte. 


Importante referir o facto do Benfica ter afirmado, no comunicado oficial, que enviou uma cópia da auditoria forense ao Ministério Público na sequência da operação judicial 'Cartão Vermelho', no qual Luís Filipe Vieira é arguido. Recorde-se que o relatório deu conta de várias irregularidades, que envolveram jogadores como Jonas (Saiba Mais AQUI).

No entanto, é de destacar que, segundo a nota oficial deixada no site do Benfica, a auditoria "não encontrou nenhuma situação ou particularidade em que a SAD tenha sido diretamente lesada por qualquer um dos seus representantes".




Clube

Alerta: Benfica dá a conhecer proposta para a Assembleia Geral Extraordinária

Clube da Luz recorreu ao site oficial para revelar a ordem de trabalhos para a reunião que está agendada para sábado, dia 15 de junho

Benfica tem a Assembleia Geral agendada para o dia 15 de junho, sábado
Benfica tem a Assembleia Geral agendada para o dia 15 de junho, sábado

  |

Icon Comentário0

A Assembleia Geral Extraordinária do Benfica vai acontecer no sábado, dia 15 de junho, e o Clube da Luz utilizou o site oficial para dar a conhecer a ordem de trabalhos para a reunião. 

O acontecimento vai ter dois pontos: apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos; e admissão das propostas de alteração.


Neste sentido, o Benfica deu conta que a proposta de metodologia, a ser votada pelos sócios Benfiquistas, na reunião magna, tem o o objetivo de "abrir aos associados por um período de 10 dias para que possam apresentar propostas alternativas"


Recorde-se que a reunião acontece dias depois da saída de Luís Mendes, administrador da SAD encarnada e Vice-Presidente do Benfica. A despedida do gestor surge debaixo de polémica, uma vez que os rumores apontam para desentendimentos internos. 

Relembre-se que Luís Mendes ocupou um lugar na direção de Rui Costa, nas eleições de 2021, que elegeram o ex-jogador português como o sucessor de Luís Filipe Vieira. Acabou a suceder Domingos Soares Oliveira, assumindo as pastas do administrador que se despediu do Benfica, recentemente.


Confira aqui o comunicado oficial do Benfica na íntegra:

"A Assembleia Geral Extraordinária do Sport Lisboa e Benfica agendada para as 10h30 deste sábado, 15 de junho, no Pavilhão n.º 2 do Clube, tem dois pontos na ordem de trabalhos: apresentação, discussão e votação da proposta de metodologia para discussão e votação das propostas de alteração dos Estatutos; e admissão das propostas de alteração.

A proposta de metodologia, a ser votada pelos sócios, para esta reunião magna tem o seguinte teor:

1. Abrir aos(as) associados(as) por um período de 10 dias para que possam apresentar, se ainda o entenderem, propostas de alteração alternativas;

2. Todas as propostas de alteração só podem ser apresentadas por sócios efetivos, com mais de um ano de filiação, e devem ser remetidas à Mesa da Assembleia Geral (MAG), devidamente assinadas, com identificação de nome e número de sócio e para o mail estatutos@slbenfica.pt, indicando a norma a alterar, a redação pretendida e o respetivo fundamento;

3. No caso de as propostas de alteração serem subscritas por vários(as) sócios(as), exige-se a assinatura e identificação de todos(as) os proponentes, com os dados definidos no número anterior, em cada uma delas;

4. No prazo máximo de 15 dias posteriores ao previsto no número 1 da presente proposta de metodologia, a MAG indicará as propostas de alteração que não foi possível compatibilizar e que devem ser objeto de discussão e votação autónomas em Assembleia Geral;

5. O presidente da MAG marcará, após a devida sistematização, a reunião da Assembleia Geral para votação na generalidade das propostas globais de alteração estatutária;

6. Cada uma das propostas globais de alteração, a existirem, terá 15 minutos para a respetiva apresentação.

7. Em sequência será marcada Assembleia Geral – se necessário em diferentes sessões – para votação na especialidade, sendo, no caso de não compatibilização, as respetivas propostas votadas em alternativa e por artigo.

8. Cada uma das propostas autónomas terá três minutos para a respetiva apresentação.

9. No caso de se verificar um conflito positivo de normas aprovadas ou um conflito negativo entre normas não aprovadas, nomeadamente ao nível de competências dos órgãos sociais, a MAG submeterá a votação da Assembleia, antes da aprovação global dos estatutos, a escolha da norma que constará da proposta final.

10. As propostas que recolherem a maioria qualificada prevista no n.º 3 do Artigo 91.º dos Estatutos integrarão, desde que sistematicamente coerentes, a versão definitiva dos Estatutos, a qual será sujeita a votação final global, em processo e votação autónomas.

11. Todas as decisões da MAG serão divulgadas no e-mail referenciado no n.º 2 da proposta"


Clube

Com milhões à mistura, Jonas é 'chamado ao barulho' na auditoria forense do Benfica

Antigo goleador das águias volta a ser estar em destaque no universo encarnado com irregularidades a serem apontadas

Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões
Jonas é tema na Auditoria Forense do Benfica que chama à atenção dos milhões

  |

Icon Comentário0

A Auditoria Forense aos negócios do Benfica 'meteu ao barulho' o antigo goleador encarnado, Jonas. De acordo com a análise feita, existem irregularidades na celebração e renovação do contrato de Jonas com o Clube da Luz. 

Em causa está o facto de as empresas, que estiveram por detrás dos contratos, terem ligação com familiares do jogador brasileiro. Empreseprev, que tem como sócios um dos irmãos e a mãe do ex-craque, e Golfamily, envolve o pai do antigo avançado do Benfica. 


"Esta situação não se encontra em concordância com o artigo 12º do Regulamento de Intermediários da FPF", alertou a E&Y na auditoria forense. Com este cenário em cima da mesa, os familiares de Jonas acabaram por beneficiar de 6 milhões de euros em comissão. 


No entanto, é importante destacar que o primeiro vínculo entre Jonas e o Benfica também integrava o agente Hugo Martorell, que recebeu 300 mil euros em comissão. "Note-se que não nos foi fundamentado o motivo da existência de dois contratos de representação, com dois agentes diferentes, para a celebração desse mesmo contrato", pode-se ler no relatório

Jonas reforçou o Benfica, enquanto jogador livre, vindo do Valencia, não custando nenhum euro aos cofres do Clube da Luz. Representou o emblema da Catedral por cinco épocas, proveniente do Valência. Terminando a carreira em 2019, o antigo avançado do Benfica alinhou num total de 183 partidas, somando 137 tiros certeiros e ainda 15 assistências, ficando, assim, na história dos melhores goleadores dos encarnados.



Clube

Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português

Auditoria Forense deu conta de negócios praticados pelo Clube da Luz que agora foram alvo de investigação

Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense
Luís Filipe Vieira vê negócio no Benfica a ser analisado pela Auditoria Forense

  |

Icon Comentário0

O Benfica viu o negócio com Pedro Henrique a ser analisado pela Auditoria Forense, que veio a público, esta sexta-feira, dia 14 de junho, através do site oficial do Clube da Luz, que comunicou por intermédio de uma nota. Contratado em 2019, o atleta custou 1 milhão a Luís Filipe Vieira, na altura Presidente do Benfica, mas acabou a ser oferecido. 

Segundo a Auditoria Forense, o jogador rumou ao Farense, a quem o Benfica ofereceu o passe do avançado. No entanto, os encarnados não receberam nenhum valor pela transferência do atleta brasileiro. 


"O Leixões cedeu temporariamente os direitos desportivos do jogador Pedro Henrique à Benfica SAD, assim como a posição contratual que possibilitava a aquisição dos direitos económicos e desportivos do jogador ao Grémio Anapolis. O contrato de sub-cedência temporária foi assinado a 24 de janeiro de 2019, tendo o Benfica pago 250 mil euros como contrapartida. Na mesma data, o Benfica adquiriu os direitos económicos ao Grémio por 750 mil euros", explicou a E&Y na Auditoria Forense. 


Pedro Henrique acabou por sair a 'custo zero' do Benfica, no verão de 2020, reforçando o emblema da Liga Portugal Betclic. "A 31 de julho de 2020 é assinado o contrato de cessão definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador ao Farense, não tendo sido acordado nenhuma contrapartida a pagar pelo Farense ao Benfica", pode-se ler. 

De águia ao peito, Pedro Henrique representou a equipa B do Benfica, onde alinhou em 20 jogos. A janeiro de 2020, foi cedido ao Feirense, tendo sido aposta em sete encontros, onde apontou três tentos. No final do empréstimo, reforçou o clube algarvio, sem que a direção encarnada recebesse qualquer valor, como explica a Auditoria Forense. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português
Clube

Com Vieira no comando, Benfica pagou 1 milhão por reforço, mas 'ofereceu' atleta a clube português

 

Icon Comentário0
Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD
Clube

Luís Mendes já tem substituto no Benfica para administrador-executivo da SAD

 

Icon Comentário0
Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica
Clube

Resultado da Auditoria Forense comunicado pelo Benfica

 

Icon Comentário0