
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Orkun Kokçu abalou o universo Benfiquista quando no início do mês passado concedeu uma entrevista polémica ao jornal neerlandês De Telegraaf, na qual criticou o Clube, o treinador e a forma como o trataram. O turco não viu a titularidade desde então, no entanto, os astros poderão alinhar-se para uma nova oportunidade ao turco, segundo adianta o jornal A Bola.
Roger Schmidt não concedeu um lugar no onze inicial a Kokçu desde o tal incidente, algo que foi considerado compreensível por adeptos e imprensa. No entanto, com a fadiga acumulada de dois dérbis e Aursnes castigado, há aberturas no plantel para o jogo com o Marselha na Europa e o internacional turco pode voltar a ser aposta.
Desde que foi 'sentado', Kokçu foi tirado da lista de convocados no jogo com o Casa Pia, jogou apenas oito minutos frente ao Chaves e um único minuto frente ao Sporting em Alvalade, todos jogos para o Campeonato. Sendo o jogador mais caro da história da Liga portuguesa, é de adivinhar que os planos de Schmidt passem por reintegrar o turco, especialmente em jogos das competições europeias que, por acontecerem durante a semana, contam com descanso reduzido dos outros jogadores.
Orkun Kokçu - avaliado em 30 milhões de euros - já participou em 34 encontros dos comandados de Roger Schmidt, tendo apontado três golos e 10 assistências, na presente temporada de águia ao peito. O futebolista já conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto, onde serviu Di María.
No que respeita à temporada passada, o médio internacional turco, que custou qualquer coisa como 25 milhões de euros, sendo o reforço mais caro da história do Benfica, marcou presença em 46 embates, tendo somado 12 tiros certeiros e ainda servido os seus colegas do Feyenoord em cinco ocasiões.
Com a próxima temporada na mira, emblema turco procura aumentar opções no plantel às ordens do técnico português, que deve permanecer em Istambul
|
A pensar no assalto à Liga dos Campeões, onde poderá defrontar o Benfica, o Fenerbahçe está no mercado, à procura de reforçar a sua equipa com mais e melhores opções. Pelo que foi apurado nos últimos dias, a direção do emblema turco está a equacionar a contratação de Wanderson Galeno, que já jogou no Porto, antigo clube de José Mourinho.
Pelo que escreve o jornal Fanatik, da Turquia, o antigo camisola 13 dos dragões, trocou Portugal pela Arábia Saudita durante o mês de janeiro, contudo, o internacional canarinho não se tem adaptado à sua nova vida e, com base nesse cenário, vê com bons olhos um possível regresso ao futebol europeu.
À procura de um ambiente mais competitivo e familiar, visto que passou os últimos anos a atuar no futebol do velho continente, uma possível mudança para a Turquia é equacionada como sendo de bom grado. Contudo, o mesmo jornal escreve que o negócio poderá nem vir a acontecer, dada a importância do brasileiro no ataque do Al Ahli e pelo facto do emblema saudita ter pago 50 milhões de euros pelos eu passe, ainda há seis meses atrás.
No entanto, conforme avançou a mesma fonte, o negócio não é dado como terminado pela direção do Fenerbahçe. Apesar da equipa de Mourinho não estar atualmente em negociações ativas, o Fanatik escreve que Galeno pode chegar à Turquia na condição de jogador emprestado.
Ambas as partes acreditam que podem chegar a um consenso, uma vez que mantém uma boa relação institucional, tendo como exemplo a transferência do extremo Allan Saint-Maximin, que reforçou o plantel do ex Benfiquista durante a temporada de 2024/25, também por empréstimo. Na segunda metade da época, Galeno realizou 18 jogos pelo Al Ahli, onde apontou sete golos e cinco assistências.
Integrado na comitiva do emblema brasileiro, antigo extremo das águias viu a equipa canarinha sair por cima no duelo com os ingleses
|
Já com duas jornadas realizadas no Mundial de Clubes, o Flamengo, equipa onde joga o antigo extremo do Benfica, Everton Cebolinha, continua a fazer o pleno na competição. Ao final da tarde de ontem, 20 de junho, o mengão mediu forças com o Chelsea, onde surpreendeu todos, vencendo os londrinos por 3-1.
Depois de ter somado apenas um minuto, no encontro inaugural, contra o Esperance Tunis (2-0), o antigo camisola 7 das águias não saiu do banco de suplentes. Contudo, o canarinho acabou por levar a melhor do que Enzo Fernández, que foi titular na equipa de Enzo Maresca.
Numa partida onde as duas equipas tinham entrado com o pé direito, o Chelsea começou por comprovar o favoritismo, ao chegar primeiro ao marcador, à passagem do minuto 13, depois de um remate de Pedro Neto. Os londrinos foram para o intervalo a vencer por uma bola a zero.
No segundo tempo, o Flamengo mostrou toda a sua qualidade de jogo e foi implacável contra os londrinos, ao completar a cambalhota numa questão de minutos. O golo do empate foi apontado por Bruno Henrique, aos 62 minutos, e a reviravolta surgiu aos 68 minutos, por intermédio de Danilo. Já reduzidos a 10 unidades, com a expulsão de Nicolas Jackson, que apenas jogou 4 minutos, o Chelsea ainda sofreu o terceiro, apontado por Wallace Yan, aos 83 minutos.
É a segunda surpresa da jornada da parte de uma equipa brasileira, depois de no dia anterior, o Botafogo ter derrotado o PSG por 1-0. Com este triunfo, o clube carioca segue na liderança do grupo, com seis pontos, seguido do Chelsea, que soma apenas três pontos. Na derradeira ronda, o Flamengo vai medir forças com o Los Angeles FC, encontro agendado para 25 de junho.
Camisola 3 dos vermelhos e brancos, que vai falhar a partida com o Bayern Munique, continua a ser associado ao Real Madrid para a nova época
|
Álvaro Carreras foi um dos jogadores lançados por Bruno Lage no Benfica frente ao Auckland. No entanto, o camisola 3 dos vermelhos e brancos acabou por estar envolvido num lance polémico, depois de ter pontapeado uma bola, no qual acabou por ser punido com o amarelo, situação essa que fez eco no país vizinho dado o interesse do Real Madrid.
"O gesto, desnecessário, está a gerar debate em Portugal. Alguns dizem que quis forçar o amarelo para evitar jogar contra um adversário de máxima exigência e concentrar-se na sua mudança para o Real Madrid", pode ler-se no diário SPORT, que escreve vai mais longe e no título revela que Carreras "só pensa" no Real Madrid.
Recorde-se que face ao cartão amarelo visto diante do Auckland na passada sexta-feira, o camisola 3 dos vermelhos e brancos acabou por dar uma nova dor de cabeça a Bruno Lage na preparação do duelo com o Bayern Munique. Ao ser punido pelo árbitro, Álvaro Carreras é baixa certa para o encontro da terceira jornada, acabando por ficar de fora a cumprir castigo.
Já ao que às negociações diz respeito, Benfica e Real Madrid estão num impasse relativo a Álvaro Carreras. O emblema meregue não está disposto a ir além dos 45 milhões de euros, enquanto que Rui Costa continua a apontar para a cláusula de rescisão, que se encontra fixada nos 50 milhões de euros.
Em 2024/2025, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 52 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga, cinco na Taça de Portugal e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.519 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou quatro golos e fez cinco assistências.