
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Uma temporada marcada por muitos altos e baixos ao longo dos meses, começando logo no comando técnico de Paulo Fonseca, o Milan voltou a desiludir os seus adeptos. Na noite de hoje, 14 de maio, a equipa de Sérgio Conceição, que conta com o antigo jogador do Benfica, João Félix no plantel, foi a jogo, mas saiu derrotado pelo Bologna, por uma bola a zero na final da Taça de Itália.
Depois de ter conquistado a Supertaça italiana nos dois primeiros jogos à frente do Milan, o antigo técnico dos dragões deixou escapar entre os dedos a oportunidade de conquistar mais um troféu no espaço de seis meses. Já João Félix, que se encontra emprestado pelo Chelsea, começou o duelo no banco, depois de ter sido titular na última partida, frente ao adversário desta noite.
Numa reedição do encontro da 36.ª jornada da Serie A italiana, onde o Milan derrotou o Bologna por 3-1, os forasteiros tiveram nova oportunidade para ajustar contas com a equipa milanesa. Numa 1.ª parte em que os forasteiros foram mais dominantes, o nulo manteve-se no marcador ao intervalo.
No segundo tempo a tendência inverteu-se e foi a equipa do antigo camisola 79 do Benfica que assumiu o controlo da partida. No entanto, antes do português entrar, entrou aos 62 minutos, o Bologna conseguiu contrariar a avalanche ofensiva do Milan e Ndoye colocou a sua equipa em vantagem, à passagem do minuto 53. Até ao apito final, não houve mais alterações no marcador.
É o despedaçar do sonho da equipa italiana, depois de ter realizado um percurso bastante positivo na Taça, que culminou na eliminação categórica frente ao eterno rival, o Inter. Terminada a participação na prova, o próximo duelo dos rossoneri será para a Liga Italiana, onde regressam ao Stadio Olimpico, para defrontar a Roma.
Poucos dias antes do arranque da derradeira ajornada, a Liga de Clubes já informou os envolvidos sobre os preparativos da festa do título nacional
|
Dia 17 de maio será uma data muito importante para o Benfica, simboliza a derradeira oportunidade que as águias vão ter para reclamar o ceptro de campeão nacional. Conforme foi adiantado pela Liga de Clubes, liderada por Reinaldo Teixeira, o Clube da Luz já conhece o local onde, caso aconteça, irá fazer a festa.
Uma vez que a equipa de Bruno Lage viaja até ao Minho, a Pedreira, estádio do Braga, é o local destinado à festa encarnada caso os cenários favoráveis ao Benfica se concretizem. No entanto, não é segredo nenhum que além do Glorioso, existe outra equipa que ambiciona a conquista nacional.
Falamos do Sporting, atual detentor do troféu. A equipa de Rui Borges tem uma ligeira vantagem no desempate frente às águias, contudo, os resultados só serão conhecidos após o apito final. Além da Pedreira, também será montado um dispositivo em Alvalade, caso o vencedor seja a equipa leonina.
No entanto, a competição que vai dar mais dores de cabeça à Liga Portugal é a Liga 2 Meu Super. À entrada para a derradeira ronda, existem três equipas que podem levantar o caneco e, por isso, a organização está forçada a preparar três festas. Em Leiria, caso seja o Tondela, em Lisboa, se for o Alverca o novo campeão e no Funchal, se for o caso do Vizela, que visita o Marítimo.
Vale lembrar que o Benfica e o Sporting se encontram empatados na liderança do Campeonato Nacional, com 79 pontos. Na 34.ª e última jornada da prova de regularidade, águias e leões esperam festejar o título. Os encontros estão agendados para a tarde de 17 de maio, com o o pontapé de saída a ser dado às 18h00.
Compatriota do dono da baliza vermelha e branca foi apontado ao Clube da Luz no passado, tendo em vista uma mudança para as águias
|
Georgiy Sudakov está mais longe de rumar ao Benfica. Apesar de ter sido 'oferecido' ao Clube da Luz por Anatoliy Trubin no passado, o internacional ucraniano continua a somar pretendentes e o mais recente é o Nápoles, de Itália.
Apesar de ter o camisola 61 dos vermelhos e brancos referenciado, a turma transalpina continua a procurar outras soluções para o miolo. De acordo com a informação partilhada por Fabrizio Romano na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o Nápoles já terá iniciado conversações com o Shakhtar Donetsk para adquirir o passe de Georgiy Sudakov.
Recorde-se que esta nova informação surge numa altura em que o conjunto italiano está bastante atento a Florentino Luís. De acordo com a informação avançada em Itália, o Nápoles olha para o camisola 61 do Benfica como um dos desejos para 25/26, estando mesmo na disposição de 'gastar' alguns milhões para convencer o pupilo de Bruno Lage a ruma ao país, podendo vir a juntar-se a Georgiy Sudakov.
De destacar que, o jovem é atualmente uma das peças influentes do Shakhtar Donetsk, antiga equipa de Anatoliy Trubin, que chegou mesmo a 'surgir' Sudakov ao Benfica no passado. O futebolista de 22 anos, recorde-se, encontra-se vinculado com os ucranianos até 31 de dezembro de 2028, tendo renovado o vínculo a 2 de fevereiro de 2024.
Na atual temporada, ao serviço do Shakhtar Donetsk, Georgiy Sudakov – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – marcou presença em 35 embates: oito na Liga dos Campeões, 24 na Ukrainian Premier League e ainda três na Ukrainian Cup. Nos 2.923 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio, que chegou a estar apontado ao Benfica, apontou 13 golos, somando ainda sete assistências.
Juntamente com outros administradores da SAD, o antigo diretor financeiro foi ouvido no âmbito do processo judicial, denominado como Saco Azul
|
Durante o dia de 14 de maio, realizou-se mais uma sessão do processo criminal, ligado ao caso Saco Azul. O julgamento decorreu no Tribunal Central Criminal de Lisboa, que contou no banco dos arguidos a Benfica SAD, Benfica Estádio, Luís Filipe Vieira, mais os antigos dirigentes Domingos Soares de Oliveira e Miguel Moreira.
Vale recordar, que os arguidos estão indiciados de vários crimes. Os antigos dirigentes são acusados de crimes de fraude fiscal qualificada e falsificação de documentos, em coautoria com uma empresa detida por José Bernardes, também arguido; à Benfica SAD são imputados dois crimes de fraude fiscal e também à Benfica Estádio, além de falsificação de documentos.
Na sessão de hoje, a terceira deste processo, Miguel Moreira foi ouvido pela segunda vez e o antigo diretor financeiro da SAD dos encarnados voltou a negar as acusações de que é alvo. Além disso, frisou que não se apropriou de qualquer valor. “Obviamente que não, jamais lesaria o Benfica”, como explicou à Agência Lusa.
Miguel Moreira - Jamais lesaria o Benfica
Ainda à mesma fonte noticiosa, o antigo dirigente da SAD Benfiquista reforçou que irá proteger os interesses do Benfica até ao fim, afirmando não houve qualquer crime cometido: “Defendo a minha entidade patronal como se fosse o meu negócio, defendo-a ao máximo. É um ponto de honra, seja no Benfica ou noutra empresa”.
Quando estava a ser ouvido por um juiz, Miguel Moreira voltou a negar que tanto ele, como os outros envolvidos, tenham cometido qualquer ato ilícito relacionado com corrupção ou lavagem de dinheiro: “Não há uma posição unilateral nem de uma parte, nem de outra. Nós sentávamo-nos e chegávamos a acordo. Não se podia parar o comboio, era necessário trabalhar e não era necessário pôr a colaboração em contrato. Havia razoabilidade dentro das duas posições e bom senso entre as partes”.