Futebol
Após adeus ao Benfica, Florentino Luís faz revelação curiosa: "O meu email é..."
03 Dez 2025 | 16:22
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2024 | 15:05 |
Giovanni van Bronckhorst abandonou o leme do Besiktas na última quinta-feira, contudo, mesmo com o comando técnico renovado, a formação de Istambul continua sem saber o que é vencer em todas as provas. Na passada segunda feira, dia 2 de dezembro, a formação onde jogam os antigos jogadores do Benfica Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes, visitou o reduto do Hatayspor e saiu de lá com um empate a uma bola.
No encontro a contar para a 14.ª jornada da liga turca, o novo timoneiro do Besiktas contou com as titularidades de Rafa Silva e de Gedson Fernandes, enquanto João Mário foi suplente não utilizado. Apesar do novo timoneiro, as águias negras tiveram uma entrada em falso na partida e até foi a equipa da casa que, abriu o marcador. O conjunto anfitrião contou com os portugueses Joelson Fernandes e Rui Pedro.
De facto, o duelo começou melhor para o Hatayspor que, graças a um golo de Saglam que em cima do minuto 29, abriu o marcador no Mersin Stadyum. Os visitantes foram à procura do empate e ainda antes do apito para o intervalo, Ciro Immobile encontrou o fundo da baliza da equipa da casa e devolveu a igualdade ao marcador, o cronómetro registava 41 minutos. O resultou não voltou a sofrer alterações e após os segundos 45 minutos, as duas equipas dividiram os pontos entre si.
O Besiktas somou assim o sétimo jogo consecutivo sem sentir o sabor da vitória. Recorde-se que Giovanni van Bronckhorst, que chegou ao emblema turco no início da época, orientou a equipa em 20 encontros, registando dez vitórias, quatro empates e seis derrotas. O neerlandês foi despedido na última quinta-feira, 28 de novembro, e agudizou ainda mais a crise que o emblema atravessa, tanto dentro como fora do terreno de jogo. O antigo adjunto, Serdar Topraktepe, assumiu as rédeas da equipa, mas registou um mau início com este empate.
Feitas as contas, o Besiktas, que já não vence há cinco jornadas, caiu para o quinto lugar, onde soma 22 pontos. Por outro lado, o Hatayspor está próximo dos lugares de despromoção, ocupando atualmente o 18º pontos, oito pontos.
Confira aqui os melhores momentos da partida:
Em antevisão ao dérbi que vai decorrer na sexta-feira, 5 de dezembro, antigo defesa das águias considera que encarnados têm mais responsabilidade
03 Dez 2025 | 19:48 |
Álvaro Magalhães considera ser mais importante o Benfica ganhar. Numa entrevista, o antigo jogador das águias afirma que os encarnados carregam mais responsabilidades à entrada para o dérbi, sublinhando que os leões partem mais confortáveis, uma vez que estão à frente do Clube da Luz na tabela classificativa.
Álvaro Magalhães: “É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente”
“É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente. Se o Sporting perder, perde três pontos, mas fica ali com os mesmos pontos do Benfica”, começou por constatar Álvaro Magalhães, em entrevista ao jornal Record.
“E o campeonato não se vai decidir já na sexta-feira”, acrescentou a antiga glória do Benfica. “Esse resultado do Benfica contra o Nacional é sinal de que alguma coisa está a mudar. Houve uma reação positiva e é a essa reação que o Benfica tem de se agarrar”, assegurou.
Álvaro Magalhães: “O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”
“[Vai procurar] um equilíbrio defensivo a 99,9% e tentar explorar uma perda de bola do Sporting. O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem”, salientou o ex-Benfiquista, passando a receita do Special One.
“E, portanto, a equipa que for mais esperta, mais experiente em algumas situações, pode decidir o jogo”, apontou, por fim, Álvaro Magalhães, fazendo a antevisão do encontro. Vale a pena recordar que o embate entre águias e leões está agendado para esta sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, apitado por António Nobre,
Horas depois de ter sido revelado o nome do árbitro responsável pelo dérbi, não tardaram a haver reações adversas a esta escolha polémica
03 Dez 2025 | 19:24 |
A escolha de António Nobre não terá caído bem junto do Benfica. Segundo foi revelado, a notícia da nomeação deste árbitro suscitou alguma surpresa e apreensão no seio da estrutura encarnada, liderada por Rui Costa, devido ao histórico que o juiz tem acumulado nas últimas partidas que dirigiu.
Escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, que a situação do árbitro da AF Leiria ainda está bem viva na mente do Benfica, especialmente no histórico que remonta à última temporada. Nas partidas das águias, António Nobre assinalou três grandes penalidades contra os encarnados; todas elas receberam oposição ou foram anuladas pelo VAR.
O caso mais gritante aconteceu na receção ao Arouca, uma partida que terminou empatada a duas bolas e que prejudicou as contas do Benfica na corrida pelo título de campeão nacional. A grande penalidade assinalada por uma alegada rasteira com a cabeça de Otamendi foi invalidada pelo VAR, mas o juiz da AF Leiria não voltou atrás na sua decisão.
Por outro lado, o árbitro também surge debaixo de fogo depois dos dois jogos que dirigiu, na presente temporada, envolvendo o Sporting. Em duas partidas distintas, António Nobre “perdoou” duas expulsões aos jogadores dos leões: Gonçalo Inácio contra o Famalicão e Ousmane Diomande contra o Alverca.
A apreensão da parte do Benfica é considerada legítima, pelos sucessivos erros que o juiz da AF Leiria registou tanto nas partidas das águias como nas dos verdes e brancos. Acabou por ser uma escolha, por parte do Conselho de Arbitragem, que não corresponde à exigência do dérbi, agendado para 5 de dezembro, às 20H15.
Na antecâmara do embate entre águias e leões é revelado aquele que pode ser o plano que Special One pode estar a preparar para o dérbi
03 Dez 2025 | 16:52 |
José Mourinho quer aplicar a 'fórmula Ajax' frente ao Sporting. Segundo foi revelado, o treinador do Benfica acredita que a equipa que apresentou em Amesterdão é a solução ideal para alcançar o resultado desejado frente ao clube de Alvalade: a vitória.
Pelo que escreve o jornal Record, na edição desta quarta-feira, 3 de dezembro, o Special One deve apresentar o mesmo onze inicial que entrou em campo na capital neerlandesa, onde as águias saíram vitoriosas por 2–0. O regresso de Richard Ríos permite a José Mourinho aplicar esta estratégia.
Segundo revela o diário desportivo, o colombiano regressa ao onze das águias, onde irá formar dupla com Enzo Barrenechea. Esta alteração fará com que Fredrik Aursnes suba no terreno de jogo. Contudo, a peça fulcral não recai sobre o camisola 20 — que tem vasta experiência em dérbis (São Paulo, Corinthians e Santos) — nem sobre o norueguês, mas sim sobre Leandro Barreiro.
Assim, de acordo com o que o Record adianta, a formação apresentada por José Mourinho deve contar com Anatoliy Trubin entre os postes; uma linha defensiva constituída por Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl; e um meio-campo entregue a Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes e Georgiy Sudakov. Já Vangelis Pavlidis será o homem-golo das águias.
Recorde-se que o encontro entre águias e leões vai decorrer na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, no Estádio da Luz, com o pontapé de saída marcado para as 20H15. O jogo, referente à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, vai contar com a arbitragem de António Nobre, uma escolha que tem suscitado alguma revolta na Luz.