
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Tanto Benfica como Marselha têm várias espinhas por desencravar no seu duelo para os quartos de final da Liga dos Campeões. O Glorioso quer manter a tradição enquanto que os franceses querem fazer tudo para evitar que esta continue. O historial favorece de longe os encarnados.
Ambos os clubes tentam ganhar pela primeira vez a Liga Europa, antes denominada de Taça UEFA, depois de terem perdido na final em três ocasiões. A primeira vez que as águias tombaram foi em 1983, frente ao Anderlecht e quem consegue esquecer as finais de 2013 e 2014 contra o Chelsea (1-2) e Sevilha (0-0, 2-4 nos penaltis). Já os emblema francês perdeu em 1999, 2004 e 2018 com Parma (0-3), Valencia (0-2) e At. Madrid (0-3).
Então que tradição quer o Benfica manter? Das duas vezes que os dois clubes se defrontaram os encarnados passaram sempre. Neste século, em 2009/10, o Benfica superiorizou-se nos 'oitavos' mas o jogo mais célebre veio de 1989/90 quando depois da derrota por 2-1 em França, Vata marcou com o Braço no antigo Estádio da Luz para a vitória por 1-0 (com golos fora).
Roger Schmidt também procura atingir pela primeira vez na sua carreira, uma meia-final europeia e um triunfo em solo francês, em cinco jogos tem uma derrota e quatro empates por Benfica, PSV e Leverkusen. Já encarnados não são tão inexperientes, esta seria a sua 15ª meia-final.
O jogo está marcado para dia 18 de abril, quinta-feira. Os encarnados vão disputar o duelo a valer para a segunda mão dos quartos de final, que vai ser disputado no reduto dos franceses. Recorde-se que as águias estão em vantagem na eliminatória depois de terem vencido por 2-1, no Estádio da Luz. O pontapé de saída está agendado para as 20h00.
Atacante canarinho contou que sonha trocar de equipa e revelou, numa entrevista recente, que chegou a existir mesmo interessados
|
Everton Cebolinha, atualmente a representar os cariocas do Flamengo, não escondeu o desejo de um dia regressar ao Grêmio. O antigo extremo do Benfica fez esta revelação aos jornalistas, minutos depois de ter defrontado a sua antiga equipa, numa partida a contar para o Brasileirão.
No final do duelo com a formação tricolor, onde o mengão saiu vitorioso por duas bolas a zero. Cebolinha esteve à conversa com a comunicação social e recordou o tempo que deixou o clube do seu coração. “Passaram cinco anos, mas o amor e o carinho pelo clube continuam iguais. Desde o dia em que sai... só penso em regressar. Talvez num futuro bem próximo. Quem sabe mais para frente”, começou por dizer.
Everton - Só penso em regressar. Talvez num futuro bem próximo
Após contar que sonha regressar ao emblema que o lançou no futebol profissional, o antigo camisola 7 do Benfica revelou que foi alvo de interesse da parte do clube: “Fui sondado pelo Grémio logo que cheguei ao Benfica, talvez uns seis meses depois. Não tinha como sair, obviamente. Foi a única vez que fui procurado pelo Grêmio”.
Everton - Fui sondado pelo Grémio logo que cheguei ao Benfica
Vale lembrar que o extremo brasileiro tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2026. Pouco utilizado na presente temporada, depois de ter sofrido uma grave lesão, o antigo Benfiquista teve a oportunidade somar uns minutos em campo, no triunfo do Flamengo, a contar para a 3.ª jornada do Brasileirão.
Enquanto atleta do Benfica, Everton Cebolinha chegou ao Estádio da Luz na temporada de 2020/2021, como pedido expresso de Jorge Jesus. Apesar do estatuto de titular, o canarinho não fez furor juntos dos Benfiquistas e acabou por sair no final da época de 2021/2022. Com o Manto Sagrado, completou 95 partidas oficiais, contribuindo com 15 golos e 17 assistências.
Médio do Manchester City tem sido apontado ao Clube da Luz e o comentador esclareceu o futuro do internacional português
|
O regresso de Bernardo Silva ao Benfica continua a dar que falar. Desta vez foi Nuno Farinha quem analisou a possibilidade do internacional português voltar a vestir o Manto Sagrado. No programa da CNN, da passada terça-feira, o comentador esclareceu o futuro do médio, garantindo que o craque não vai reforçar o Glorioso na próxima temporada, mas sim daqui a três ou quatro anos.
"Fica aqui registado o Bernardo Silva não vai regressar ao Benfica na próxima temporada. A possibilidade do Bernardo voltar ao Benfica ronda os 0,1%. Porquê? Porque o Bernardo, em primeiro lugar, na sua cabeça está hoje a firma intenção de terminar o contrato e só termina em 2026", começou por mencionar.
Nuno Farinha - Bernardo Silva não vai regressar ao Benfica na próxima temporada
"Há de facto uma profunda remodelação em curso no Manchester City. Mas a intenção de Bernardo, que tem contrato por mais um ano é cumpri-lo até ao fim e sair a custo zero. A informação que eu tenho é que ainda assim, quando sair não será para o Benfica. Ele planeia experimentar a Liga espanhola e já esteve muito próximo de ir para lá. Bernardo poderá também ponderar uma experiência na Arábia Saudita. Não é pela experiência futebolística, mas sim pela possibilidade de fazer um mega contrato", revelou Nuno Farinha.
Posto isto, Nuno Farinha acabou por revelar a data para um possível retorno do craque à Catedral. "O regresso de Bernardo Silva ao Benfica eu acho que vai mesmo acontecer, mas só daqui a três ou quatro anos", concluiu o comentador, que esclareceu assim o futuro do médio internacional português.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 41 jogos: nove na Liga dos Campeões, 27 na Premier League, três na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com três golos e quatro assistências, nos 3.184 minutos totalizados em 2024/25.
Depois de uma sessão de trabalhos horas a seguir ao empate na Catedral, as águias voltaram a marcar presença no Seixal após um dia de folga
|
Gozado o dia de folga que foi concedido por Bruno Lage, o plantel do Benfica volta esta quarta-feira, 16 de abril, ao Seixal para preparar a deslocação ao D. Afonso Henriques, onde irá medir forças com o Vitória de Guimarães, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no próximo sábado, 19 de abril.
No rescaldo do que aconteceu no Estádio da Luz, o Glorioso está mais do que focado em dar a volta aos acontecimentos e quer conseguir, frente aos minhotos, o regresso à liderança isolada. Com esse objetivo em mente, Bruno Lage e os seus pupilos vão preparando as estratégias para terem sucesso no ‘assalto ao castelo’ dos vimaranenses.
Vale recordar, que horas depois do empate frente ao Arouca, o setubalense deu ordens para que os jogadores se apresentassem no Benfica Campus, a fim de tentar avaliar o que tinha acontecido no domingo. Uma medida drástica que Lage adotou de Martín Anselmi, que já tinha feito o mesmo com o Porto, depois de ter sido goleado no Clássico de 6 de abril.
Tanto na segunda-feira, 14 de abril, como hoje, 16 de abril, o timoneiro do Glorioso voltou a contar com todos os jogadores disponíveis, de forma a ter o maior leque de opções para o embate contra os pupilos de Luís Freire. Nota para os ausentes Alexander Bah, Manu Silva e Renato Sanches, os únicos jogadores entregues ao departamento médico das águias.
Depois de um empate difícil de digerir frente ao Arouca, que custou a liderança isolada ao Benfica, a equipa encarnada procura relançar-se na corrida ao título e já nesta jornada que irá começar. A partida contra o Vitória de Guimarães está agendada para o próximo sábado, 19 de abril, com o pontapé de saída marcado para as 20h30.