
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última jornada da Liga Portugal Betclic, o confronto entre Vitória de Guimarães e Boavista esteve em destaque, não pelo resultado, mas sim pelas polémicas que ocorreram fora de campo. O antigo guardião dos encarnados, Bruno Varela, sofreu um caso grave de racismo proveniente das bancadas do Bessa. Entretanto, o guarda-redes dos vimaranenses já reagiu publicamente ao acontecimento.
Nas suas redes sociais, Varela deixou uma mensagem aos adeptos que mostraram apoio ao guardião. "Obrigado a todos pelas mensagens de apoio. O mais importante ontem foi a grande reação da equipa e mais três pontos importantes", começou por dizer o antigo atleta do Benfica.
O guardião dos conquistadores também deixou um recado claro à Sport TV, negando a sua vontade de abandonar o encontro. "Em nenhum momento eu pensei em sair do campo! Só para que fique esclarecido. Apenas quis manifestar o meu desagrado com o que vi e ouvi das bancadas", atirou o guarda-redes.
Vale lembrar que a partida esteve paralisada por alguns minutos, após o jogador ter denunciado o caso de racismo aos árbitros da partida. O relógio assinalava 37 minutos quando a polémica aconteceu e a partida só retomou a normalidade aos 41'.
Bruno Varela - com valor de mercado afixado em 4 milhões de euros - cumpriu grande parte da formação no Glorioso e ainda completou 35 partidas ao serviço da equipa principal das águias, conquistando com o Benfica uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Na presente temporada de 2024/2025, a 5.ª ao serviço da equipa da Cidade do Berço, o guardião já realizou 39 encontros oficiais, num total de 3.510 minutos em campo.
Em pleno Estádio Olímpico, durante o treino de adaptação, o técnico do Clube da Luz revelou aos jogadores que quer fazer história para todos os Benfiquistas
|
No dia de chegada a Barcelona, Bruno Lage e um atleta do Benfica fizeram a antevisão da partida contra os catalães e, de seguida, a equipa encarnada realizou um treino de adaptação ao relvado do Estádio Olímpico. Antes da sessão ter começado, foi possível ver o setubalense, sozinho, a admirar o palco do derradeiro encontro, não perdendo a oportunidade de captar o momento com o seu telemóvel.
Esse mesmo dispositivo eletrónico, momentos mais tarde, foi usado pelo técnico encarnado para mostrar aos seus jogadores, uma fotografia dos seus filhos, Jaime e Manuel, revelando que fez uma promessa aos ‘miúdos’. O setubalense terá prometido às crianças conseguir algo inédito pelo Benfica, vencer na ‘casa’ do Barcelona.
Numa roda antes do treino começar, os jogadores encarnados são cúmplices no plano de Lage voltar a surpreender os Benfiquistas que estão em casa. O setubalense quer voltar a surpreender os ‘miúdos’, tal como tinha feito frente ao Estrela Vermelha (2-1). “Há quatro meses estava na bancada a ver um jogo de Champions. Fui ver o jogo do João Félix [no Barcelona] e, quando tocou o hino da Liga dos Campeões, partilhei com os meus miúdos que um dia voltaria a ganhar um jogo na Champions”, revelou o técnico do Benfica.
Bruno Lage - Partilhei com os meus miúdos que um dia voltaria a ganhar um jogo na Champions
Na conferência de antevisão, o treinador Benfiquista disse acreditar que a equipa não sente qualquer ansiedade em relação à partida. “Pela experiência que a equipa tem, não acredito. Curiosamente, a equipa entrou sempre muito bem. No primeiro, já estávamos a vencer 1-0 no início e, no segundo, fizemos logo um remate no começo”, recordou Bruno Lage.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage joga hoje no reduto do Barcelona. Com o Camp Nou em obras, Lluis Companys Stadium será o palco da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões e os culés têm uma vantagem de uma bola. O pontapé de saída está agendado para as 17h45.
Informação sobre o futebolista, que tem sido aposta de Bruno Lage esta temporada, foi conhecida ao início da tarde desta terça-feira
|
A poucas horas do Benfica entrar em campo para jogar a continuidade na Liga dos Campeões, Andreas Schjelderup acaba por receber uma boa notícias. O extremo nórdico foi chamado esta terça-feira, 11 de março, para representar a Noruega, tendo em vista o início da caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2026.
Andreas Schjelderup é um dos eleitos por Stale Solbakken para defender a Noruega no duplo compromisso no mês março. A primeira partida frente à Moldávia está agendada para o próximo dia 22, às 17h00. Depois disso, o camisola 21 do Benfica volta a jogar fora de portas, deslocando-se a Debrecen, Hungria, a 25 de março, às 19h45, para medir forças com a seleção de Israel.
Lembre-se que, além de Andreas Schjelderup, Bruno Lage já conta com mais três baixas durante o mês de março. Nicolás Otamendi é um dos 33 pré-convocados da seleção argentina para o duplo compromisso com Uruguai e Brasil, de apuramento para o Mundial2026, informou a Federação argentina de futebol (AFA). Por outro lado, Anatoliy Trubin foi chamado para representar a Ucrânia no duplo compromisso frente à Bélgica, referente à Liga das Nações, enquanto Vangelis Pavlidis vai representar a Grécia diante da Escócia.
Andreas Schjelderup recebe assim uma boa notícia a poucas horas do Benfica defrontar o Barcelona. Depois de ter começado a partida diante do Nacional, no passado fim-de-semana, no banco, o camisola 21 dos encarnados deve ser aposta inicial de Bruno Lage para o duelo desta tarde a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup - atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros - foi a jogo em 25 partidas: três na Taça da Liga, quatro na Taça de Portugal, 12 na Liga Portugal Betclic e seis na Liga dos Campeões. O extremo conta com três golos e três assistências, nos 888 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Equipas enfrentam-se hoje na Liga dos Campeões e vale relembrar atletas que representaram os dois emblemas ibéricos e que foram esquecidos pela história
|
O Benfica irá viajar até Barcelona para tentar recuperar o resultado negativo obtido no Estádio da Luz (1-0), na última quarta-feira. O Glorioso terá de usar as sua melhores armas para vencer os blaugranas na Catalunha. O duelo já aconteceu diversas vezes e conta com várias curiosidades - confira aqui cinco delas -, por isso, em clima de nostalgia, trazemos cinco jogadores que representaram os dois emblemas, mas que foram esquecidos pelo decorrer da história:
1- Samuel Okunowo
O nigeriano foi o primeiro jogador a representar ambos os emblemas, visto que chegou ao clube catalão em 1997 e foi mandado para a equipa B de La Masia. Um ano depois, o antigo defesa ganhou a confiança de Van Gaal e foi promovido à equipa principal, onde foi campeão espanhol na época 1998/1999. O jogador transferiu-se ao Benfica, por empréstimo na temporada seguinte, mas não teve sucesso em terras lusitanas, com 12 jogos e um golo apenas.
2- Robert Enke
O guarda-redes alemão foi o segundo jogador a vestir as duas cores da Penísula Ibérica. Ao contrário de Okunowo, Enke fez o caminho inverso do nigeriano. O guardião chegou ao Benfica em 1999 e permaneceu em solos lusitanos até 2002, quando os culés ficaram impressionados com a capacidade do guarda-redes e o contrataram.
3- Geovanni
O brasileiro chegou com status de craque ao Barcelona e foram depositadas muitas expectativas no jogador proveniente do Cruzeiro, em 2001. Entretanto, não conseguiu afirmar-se nos blaugranas e foi emprestado ao Glorioso, onde teve mais momentos marcantes, bem como a oportunidade de mostrar sua técnica e capacidade de ser decisivo.
4- Douglas
Outro brasileiro na lista de jogadores que vestiram as duas camisolas. O jogador oriundo do São Paulo chegou ao Barcelona com grandes expectativas e via-se muito potencial, mas transformou-se em deceção e nunca conseguiu mostrar a sua qualidade. Foi emprestado durante a sua passagem pelos culés, nomeadamente ao Benfica, onde também não teve sucesso. Não deixa saudades aos adeptos da Luz.
5- Jean Claire Todibo
O mais recente da lista. O francês não deixa saudades a nenhuma das duas equipas e não teve sucesso após o Nice. No Benfica, o central só jogou dois jogos e não traz boas recordações aos Benfiquistas. Atualmente, o francês - avaliado em 32 milhões - permanece na Ligue 1.