Futebol
Porto pode ter baixa de peso para receção ao Benfica na Taça de Portugal
07 Jan 2026 | 14:32
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Mai 2024 | 17:55 |
Após o fim da época, que ficou marcada pela ausência de títulos no Benfica, o antigo médio dos encarnados, Chiquinho, fez um balanço da prestação da turma de Roger Schmidt e ainda abordou a contestação dos adeptos.
"Há temporadas que não correm como esperado. Estive lá nos primeiros seis meses e queríamos muito que as coisas corressem bem, até começámos da melhor forma, com a conquista da Supertaça, mas por um motivo ou outro as coisas não saíram da melhor maneira. Todas as épocas são importantes para refletirmos", começou por referir, em declarações à Sport TV.
"Quando se ganha não está tudo mal, e quando se perde não se pode ver só a parte má. Acredito que a equipa aprendeu muito com esta época perdida, é nestes momentos que é preciso dar a volta por cima. É trabalhar em cima dos erros para fazer uma grande temporada agora", acrescentou, ainda, o atual jogador do Olympiacos, da Grécia.
Quanto à 'revolta' dos adeptos, que se fizeram ouvir no exterior do reduto do Rio Ave no final do empate do Benfica, na sexta-feira, dia 17 de maio, Chiquinho voltou a reforçar a união como a solução. "Quando se trata de um clube como o Benfica, quando não ganhas as criticas não são só para o treinador, até para a direção são. Não há margem para erros. Quando as críticas já passam por atirar garrafas ou chamar nomes… toda a gente está sujeita à crítica, e é importante, mas em excesso não faz bem ao clube", refletiu.
"O Benfica é muito grande e tem muita gente a falar dele. É importante estarem todos juntos. Já há muita gente para desestabilizar", completou o antigo médio do Glorioso, que fez parte do plantel que conquistou o 38.º título nacional sob comando técnico de Roger Schmidt, na época transata.
Importa referir que o jogador português defendeu, ainda, a continuidade do treinador alemão no 'leme' do Clube da Luz, apesar da contestação dos adeptos que apontam a 'mira' a Roger Schmidt (confira mais AQUI).
Nesta temporada, Chiquinho - avaliado em 4 milhões de euros - alinhou em 17 partidas pelos encarnados em 2023/24, somando somente 349 minutos em campo e realizando uma assistência. Desde a sua mudança para o Olympiacos fez 22 jogos, 1.689 minutos, onde marcou dois golos e fez duas assistências.
De Manto Sagrado vestido, Chiquinho realizou 126 jogos, onde marcou nove golos e registou nove assistências. O médio esteve nas águias entre os anos de 2019 e 2024, onde venceu uma Liga Portuguesas e duas Supertaças Cândido de Oliveira.
Avançado brasileiro nunca se conseguiu afirmar com o Manto Sagrado, mas, após ter deixado as águias, as más notícias continuam
07 Jan 2026 | 16:30 |
O Torino apresentou uma proposta de 9 milhões de euros, mais 3 mediante a concretização de determinados objetivos, ao Botafogo por Arthur Cabral. A informação está a ser avançada pelo jornalista André Hernan. Resta saber qual será a decisão do emblema brasileiro relativamente ao avançado.
Apesar de as águias terem inicialmente direito a encaixar 10% do valor da mais-valia de uma futura transferência, o Benfica não receberá nada, caso o negócio avance. O ex-avançado das águias foi vendido ao Botafogo por 12 milhões de euros no mercado de verão de 2025, ou seja, o valor é inferior e, portanto, não há 'lucro' para os brasileiros.
No Brasil, Arthur Cabral ainda não foi capaz de impressionar os adeptos do fogão esta época, sendo que o mesmo tem sido afetado por problemas físicos. Em novembro, o técnico da equipa do Rio de Janeiro, Davide Ancelotti, revelou que o avançado de 27 anos jogava em sacrifício. Até ao momento, o brasileiro marcou apenas cinco golos e fez duas assistências em 25 encontros.
Recorde-se que Arthur Cabral chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo da Fiorentina, a troco de 20 milhões de euros. O Clube da Luz olhou para o brasileiro após a saída de Gonçalo Ramos para o PSG. Porém, a aventura do ponta-de-lança não correu nada bem, despedindo-se dos encarnados com 18 golos e cinco assistências em 77 jogos.
Nesta temporada, com a camisola do Botafogo, Arthur Cabral – avaliado em 9 milhões de euros – realizou 28 jogos: 21 no Brasileirão, três na Copa Libertadores, três na Copa do Brasil e dois no Mundial de Clubes da FIFA. Nos 1.854 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou cinco golos e fez duas assistências.
Colosso mundial pondera avançar para a contratação de jogador do Clube da Luz no mercado de transferências de inverno para surpresa de tudo e todos
07 Jan 2026 | 15:46 |
Rafael Obrador pode vir a ser reforço do Real Madrid. De acordo com o jornalista Giacomo Morandin, os merengues acreditam muito nas qualidades do espanhol e ponderam travar a sua ida para o Torino. A estratégia passa por acionar a cláusula de recompra incluída no negócio celebrado anteriormente com as águias para garantir o retorno.
Nas últimas horas, o internacional sub-21 foi colocado na rota do histórico emblema italiano, mas a operação pode cair por terra. A intervenção inesperada dos blancos promete baralhar as contas. Florentino Pérez parece decidido a recuperar o ativo, mudando o destino traçado inicialmente para esta janela de transferências, desviando o jogador da Serie A.
Um dos cenários prováveis envolve o resgate pelos madrilenos para, posteriormente, cederem o lateral à formação de Turim. Desta forma, mantêm o prodígio nos seus quadros. Do ponto de vista da Luz, o objetivo fica concluído, libertando-se de um excedente que não entra nas contas da equipa técnica.
Com Bruno Lage no comando técnico, o jovem ainda somou alguns minutos de utilização. No entanto, desde a entrada de José Mourinho, nunca envergou o Manto Sagrado em partidas oficiais. O atual treinador não conta com os seus serviços, abrindo portas a uma transferência para a Serie A neste inverno.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Rafael Obrador – avaliado em 2 milhões de euros – realizou três jogos: um na Liga Portugal Betclic e dois na Segunda Liga. Nos 237 minutos em que esteve em campo, o lateral, que tem contrato até junho de 2030, marcou um golo e fez uma assistência.
Presidente do Clube da Luz e técnico dos encarnados têm sido alvo de algumas críticas, mas há quem deixe elogios à dupla de responsáveis das águias
07 Jan 2026 | 15:02 |
Artur Moraes deixou, na passada terça-feira, rasgados elogios a Rui Costa e José Mourinho. Na cerimónia de inauguração do 1904 Benfica Hotel - onde o Presidente encarnados discursou -, o bicampeão pelos encarnados defendeu o trabalho e entrega diária do líder máximo do Clube da Luz.
"Ninguém conhece o Benfica melhor do que Rui Costa"
Quando questionado sobre o Presidente das águias, o antigo guarda-redes brasileiro respondeu sem qualquer hesitação: “Ninguém conhece o Benfica melhor do que Rui Costa, ninguém melhor do que o Rui Costa conhece a exigência do Benfica e tenho a certeza da competência e de toda a sua entrega diária ao clube. Tem tentado, da melhor forma, entregar o melhor para o treinador trabalhar”.
“Sem dúvida nenhuma de que o Mourinho é o treinador certo. Desde que chegou trouxe muita experiência e uma coisa muito importante que é a sua grandeza. Acredito que o Benfica está muito bem liderado e agora será uma questão de organizar as peças, dar tempo para que o trabalho dele possa ter efeito e o Benfica consiga ser mais competitivo do que é hoje”, disse Artur Moraes, em declarações ao jornal Record.
"[Triunfo na Taça da Liga?] Nunca vai compensar o Campeonato"
Com o fraco desempenho dos encarnados ao longo desta época, o brasileiro não escondeu a sua sinceridade: “É uma desilusão. Ninguém está contente com o número de pontos a que a equipa se encontra do primeiro lugar em janeiro. Tenho a certeza de que estão a preparar o futuro, mas não se podem esquecer que os resultados do presente são sempre importantes para um Clube com a pressão e a grandeza do Benfica”.
“Vai ser um jogo super difícil frente ao Braga, onde jogou há pouco e não teve um resultado positivo. Vão ter a oportunidade de ir à final e conquistar um troféu, que seria o segundo desta época, mas seria apenas o cumprir de um objetivo e nunca vai compensar a Liga", finalizou o antigo guarda-redes do Benfica.