Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 – ARRANQUE EM FALSO COMPROMETE BENFICA? ANTES DA PARTIDA COM O PORTO ENCARNADOS VOLTAM A PERDER

Conhecida página de apoio e análise às águias analisa a partida, que viu o Clube da Luz somar a segunda derrota seguida

Glorioso 1904
Glorioso 1904

31 Jul 2023 | 10:14 |

Icon Comentário0

O Benfica defrontou e perdeu contra o Feyenoord, o atual campeão neerlandês, no passado domingo, dia 30 de julho. O plantel de Roger Schmidt somou a segunda derrota, padecendo por 2-0 contra o Burnley e agora por 2-1 contra a antiga equipa de Orkun Kokçu.


A conhecida página de apoio e análise ao Benfica, Coluna Vermelha esteve à conversa connosco e avaliou as diferentes instâncias da partida e como esta pode ter impacto no jogo da Supertaça, frente ao Porto, no próximo dia 9 de agosto.


Arranque em falso


“Acho que o ponto a ressalvar é de que jogámos contra uma grande equipa. O Feyenoord vai estar no Pote 1 da Champions League e tem muita qualidade. O Pote 3 e 4 vai ter algumas equipas anormalmente boas (Newcastle no Pote 4 por exemplo) mas se a equipa de Roterdão não tiver azar, vamos provavelmente descobrir que jogámos contra uma equipa que tem qualidade para andar nos oitavos-de-final ou até quartos-de-final da Champions League. O Feyenoord foi duas vezes à baliza do Benfica na primeira parte. Marcou dois golos. Não acho que a pressão alta nos tenha criado assim tantos problemas. É um facto que o - anormal - mau domínio do Aursnes ofereceu um golo. O mau domínio não está relacionado com a pressão. A derrota de ontem do Benfica deve-se sobretudo à grande eficácia do Feyenoord e a um dia menos bom do quarteto ofensivo do Benfica, em particular de Rafa e Di Maria, que diversas vezes no último terço decidiram bem, mas executaram mal. Um pouco de melhor execução e o jogo não ia para intervalo 2-0 (e provavelmente nem seria o Feyenoord a abrir o marcador)”, começou por dizer a Coluna Vermelha.

“Tradicionalmente o Rafa tem arranques de época muito bons. Este ano há Di Maria e Kokçu para colocar a bola. Há Bah (que esteve lesionado em jogos importantes). Schjelderup parece contar. Só não há Grimaldo, que obviamente faz imensa falta. Mas o plantel é melhor, mais talentoso e muito mais profundo. Até se pode repetir o que aconteceu na época passada, mas há talento de sobra para experimentar vários trios de apoio a Ramos (que acho que fez um bom jogo ontem) ou Musa. É uma questão de encontrar o certo para cada adversário e ter alternativas planeadas. Falando do jogo com o Feyenoord, entrámos na área adversária com perigo sete-oito vezes, e houve maus domínios, passes com demasiada força, passes bloqueados, bolas que saíram demasiado altas. Vendo o jogo com calma, foi mais execução que falta de ideias”, concluiu, apontando a culpa à pressa na execução.


Supertaça

“Perder dois amigáveis tem menos impacto na moral que perder consecutivamente contra FC Porto, Inter e Chaves, isso parece-me certo. Não me parece que tenha qualquer impacto”, avaliou, relembrando a última temporada.

“A pré-época passada mostrou-nos que Schmidt criou um onze base e só o alterou, sem contar com lesões (de Neres) e castigos (de Otamendi expulso contra o Casa Pia), até ao oitavo jogo da época quando decidiu trocar pela primeira vez Gilberto por Bah. Depois de dois jogos a titular do Aursnes e do Kokçu, as decisões do ano passado levam-me a acreditar que o meio-campo para a Supertaça está definido. Precisamente por estarmos à espera de um adversário que vai pressionar muito alto, creio que faz sentido termos os dois médios que melhor sabem segurar a bola e passá-la. Até porque se o FC Porto vier pressionar com vários homens, vai haver espaço nas costas dos defesas ou no espaço entre linhas para Kokçu, Aursnes e António Silva colocarem a bola. Florentino é insubstituível no que toca a recuperação de bolas e fará naturalmente falta. Mas isso são as decisões de um treinador. Uma pena não dar para entrar com 12”, fomentou.

As dúvidas de Schmidt

“Se Rafa, João Mário, Neres, Di Maria, Gonçalo Guedes e Aursnes ficarem, vai ser difícil Gouveia ficar. Se Aursnes continuar a contar para o meio-campo, e se Guedes começar a contar como terceiro ponta de lança no lugar que Tengstedt tem feito, as chances de Gouveia ficar são obviamente maiores. Eu gostava que ficasse. Até pela mensagem que passa a outros jovens que estão na equipa B e que passam por empréstimos. Acho que o Benfica também não quererá que ele fique na bancada 80% dos jogos à espera de lesões e castigos. O empréstimo continua a ser a hipótese mais óbvia. Mas ele não desiste e é assim que tem de ser”, afirmou, em relação à permanência de Tiago Gouveia, que fez uma assistência.

“Ristic tem feito uma grande pré-época no lado ofensivo. E Jurasek tem tido momentos maus com bola. Não tenho visto tantos problemas técnicos. Vejo sobretudo um jogador que demora demasiado tempo a decidir e a perceber o que os colegas querem, dando demasiado tempo para o adversário se aproximar, tapar linhas de passe e obrigá-lo a ir para o um para um sem grande vantagem, acabando-se por se atrapalhar com bola. Com o tempo só pode melhorar. Posto isto, defensivamente Jurasek tem estado muito bem. Ainda ontem travou diversos ataques do Feyenoord no início da jogada que podiam ter sido perigosos. Jurasek parece-me ter uma ligeira vantagem para ser titular contra o FC Porto. Mas é quase uma cara ou coroa. O que posso apostar é que é quase certo que os dois vão jogar na Supertaça”, terminou discutindo a questão do lateral esquerdo.


Futebol

Nicolás Otamendi pode ser suspenso e não ir a jogo no Juventus - Benfica

Caso seja admoestado com um cartão amarelo, capitão do emblema vermelho e branco irá falhar duelo decisivo diante da 'vecchia signora'

Nicolas Otamendi é um nome em risco de não participar no duelo entre Juventus e Benfica, da sétima jornada da Champions
Nicolas Otamendi é um nome em risco de não participar no duelo entre Juventus e Benfica, da sétima jornada da Champions

09 Dez 2025 | 17:43 |

Icon Comentário0

O Benfica vai enfrentar o Nápoles na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, num encontro da sexta jornada da Champions League. O conjunto de José Mourinho conta com um jogador em risco de suspensão para a partida frente à Juventus, nomeadamente Nicolás Otamendi.


Caso seja admoestado com um cartão amarelo, terá de ver das bancadas do Estádio Stadium o jogo contra a turma de Luciano Spalletti, depois de ter visto a cartolina nos jogos contra os ingleses do Chelsea (derrota por 1-0) e os alemães do Bayer Leverkusen (desaire por 1-0). 


José Mourinho, por vezes, tem alternado entre António Silva e Tomás Araújo para fazer dupla com o argentino, mas o capitão das águias tem permanecido como referência absoluta do sector defensivo - pela capacidade de liderança, leitura de jogo e solidez nos duelos (Confira o onze provável AQUI).


O timoneiro dos encarnados confia plenamente na maturidade do jogador para lidar com esta pressão adicional. A vasta experiência do argentino em fases finais de grandes competições oferece-lhe ferramentas para equilibrar competitividade e controlo num jogo onde tudo estará em disputa.

Nicolás Otamendi tem sido, até agora, uma peça intocável no onze. Na fase de qualificação disputou todos os 360 minutos frente a Nice e Fenerbahçe, e na fase de liga já soma 450 minutos, também sem descansar um segundo. Não deverá existir qualquer tipo de gestão que implique a sua ausência nas escolhas.



Futebol

Onze provável do Benfica para duelo com o Nápoles: Mourinho vai com tudo na Liga dos Campeões

Encarnados e italianos disputam a sexta jornada da Champions League na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, com apito inicial marcado para as 20h00

Benfica e Nápoles disputam a sexta jornada da Liga dos Campeões na próxima quarta-feira e José Mourinho vai com tudo
Benfica e Nápoles disputam a sexta jornada da Liga dos Campeões na próxima quarta-feira e José Mourinho vai com tudo

09 Dez 2025 | 16:35 |

Icon Comentário0

Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov, Leandro Barreiro e Vangelis Pavlidis. Este deverá ser o onze provável do Benfica na receção à equipa do Nápoles.


Obrigado a vencer para ainda sonhar com o apuramento à próxima fase, o Benfica de José Mourinho não deverá fazer qualquer mudança no onze inicial, relativamente ao último jogo com o Sporting (1-1). O técnico está determinado em conquistar os três pontos.


Trubin mantém-se na baliza, enquanto Dedic e Dahl são os laterais das águias, numa defesa que é composta por António Silva e Nicolás Otamendi. No miolo, Richard Ríos, Enzo Barrenechea e Leandro Barreiro, à frente da dupla sul-americana, compõem o trio.


Nos corredores, Fredrik Aursnes volta a jogar no lugar do lesionado Dodi Lukebakio, com Georgiy Sudakov a cargo da faixa esquerda do ataque das águias. Na frente, Vangelis Pavlidis deve funcionar como ponta-de-lança único no conjunto encarnado.

O Benfica volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente aos italianos do Nápoles, em jogo da sexta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Antonio Conte jogar-se-á às 20h00, no Estádio da Luz.



Futebol

Erros individuais, ausências - Tudo o que disse José Mourinho na antevisão do Benfica - Nápoles

Na presença dos jornalistas, na sala de imprensa do Seixal, técnico português deixou tudo bastante esclarecido antes de defrontar os italianos

Na antevisão ao Benfica - Nápoles, da Liga dos Campeões, José Mourinho respondeu a tudo, desde novidades a ausências. Fotografia: SL Benfica
Na antevisão ao Benfica - Nápoles, da Liga dos Campeões, José Mourinho respondeu a tudo, desde novidades a ausências. Fotografia: SL Benfica

09 Dez 2025 | 15:27 |

Icon Comentário0

Na tarde desta terça-feira, 8 de dezembro, José Mourinho lançou a partida diante do Nápoles. Em resposta às perguntas dos jornalistas, o treinador português falou de vários temas, desde novidades na convocatóiria, ausências no plantel do Benfica e muito mais. Confira em baixo tudo o que foi dito.


Antes da conferência de imprensa, Mourinho falou à BTV.


"Encaro todos os jogos como finais, não sei se é coisa boa ou má, mas em 25 anos não mudei nada e não vou mudar. O Nápoles é uma equipa fortíssima, agora ainda mais forte porque joga do modo do seu treinador ainda mais forte".


"José Neto está convocado e, se está, pode jogar. Não há jogadores velhos ou jovens, a idade conta pouco. Ele tem 17 anos, nem na equipa B tem número suficiente de jogos para dizermos que está no ponto, mas estar a treinar connosco e ser convocado e poder jogar alguns minutos é a aceleração de um processo de um jogador que tem um potencial fantástico"

Que conclusões é que tirou do último jogo para que a equipa dê uma resposta positiva?


"Contra o Sporting fizemos um bom jogo, fomos mais fortes do que um adversário que é o bicampeão, que é uma ótima equipa. Fomos penalizado por um início de jogo mau, com um erro individual, de dois elementos, que é uma coisa que nos tem penalizado. Com o Bayer Leverkusen foi o nosso jogo mais conseguido, onde o empate já seria um resultado não à imagem, acabamos por perder com um jogo individual. No Chelsea perdemos com um autogolo. Contra o Nacional começamos a perder com outro erro. A equipa sob o ponto de vista da coesão está mais forte mas quando chegas a este nível e cometes erros individuais pagas por eles".

Nápoles também tem muitas baixas

"Não me faça rir porque uma coisa é não teres Lukaku e teres Hojlund. Não me faça rir com jogadores que faltam, porque não ter De Bruyne... As minhas ausências fazem-me chorar, que não é aquilo que quero como filosofia nossa. Você vê a equipa que joga, quem está no banco, esquece quem falta. Tiveram de mudar de sistema, mudaram para um que fazem do Nápoles uma equipa melhor."

Diferenças dos dois campeonatos.

"Não vejo jogos do campeonato italiano. Fixo-me onde trabalho, vejo os jogos do campeonato onde estou. Depois resta-me pouco tempo para ver jogos de campeonatos onde não estou. Em Itália existe uma grande cultura tática, os jogadores trabalham bem o lado tático do jogo, são equipas com uma fisicalidade muito grande. As equipas de melhor qualidade individual como é o Napoles conseguem aliar aquilo que de bom fazem com o que de bom têm em termos de individualidades".

Adeptos do Real Madrid têm interesse em que regressasse. Se estas notícias...

"Não me faça perguntas de se... Ao Benfica é fácil dizer que não? Nem sequer precisa de fechar o assunto, o assunto já está fechado. O assunto foi você que o abriu".

Apuramento também interessa a pensar no que vai acontecer em janeiro? Rui Costa já falou consigo? Está pronto para não ter os reforços?

"Não penso em mercado. Ao pensar em tirar o que de melhor posso tirar dos jogadores que tenho e da formação já estou a trabalhar de um modo em que estou a partir do pressuposto que não há mercado. Só para ter uma ideia, amanhã temos 23 jogadores, 10 são da formação do Benfica. Desses 10, três chegam pela primeira comigo, estamos a falar de miúdos que chegam recentemente. Tudo aquilo que aconteça e a influência que possa ter ocupa zero. Parto do pressuposto que não há mercado. Se houver, obrigado, ajudará. Partindo desse princípio, o resultado só interessa em termos do apuramento desportivo. Enquanto a matemática me der esperança tenho esperança. Só a matemática é que me pode dar esperança. Acho que 10 pontos chegariam, o que significa que o resultado do jogo de amanhã não me pode tirar as esperanças. É ultra difícil mas continua a ser possível. Qualquer coisa que aconteça amanhã não vai acabar matematicamente, o treinador tem de ter a sua equipa no limite. Vamos olhar para o jogo a pensar que o temos de ganhar".

Quando chegou disse que ia meter a equipa a morder mais.

"Não posso dizer que se tivesse começado estaria melhor ou pior. Acho que é uma leviendade dizê-lo. Não quero entrar por aí. Não me sinto confortável a dizê-lo. Não comecei o campeonato com este plantel, foi o treinador anterior que decidiu e pediu. Acho que é uma leviandade ir por esse tipo de comentário".

Que tempo é que os jovens precisam para ter mais preponderância?

"O Neto está convocado para amanhã e, se está convocado, pode jogar. Precisam que, se errarem, não os martelem, é a primeira coisa de que precisam. Já é suficiente a pressão inerente à estreia, de passar para uma pressão maior. Acrescentar mais pressão é a pior coisa que pode acontecer. Alguém tem de os meter lá dentro, se não os meter serão sempre jogadores com potencial, de interrogação. Falta jogarem mais do que os outros. O McTominay, houve alguém que o meteu lá dentro. Com o José Neto esse alguém vou ser eu".

"Falar de Antonio é falar do Nápoles. As equipas de Conte são completas, é impossível detetar alguma coisa que se possa dizer que são fracos. São equipas muito compactas, com consciência tática alta. O Conte é muito exigente com o mercado, arranja sempre uma maneira de criar uma equipa muito forte. Considero-o um dos treinadores mais fortes em termos de preparação da equipa".

Houve sete desafios muito intensos, falava de McTominay, foi Mourinho que o lançou. Existem elementos emocionais amanhã?

"Não. Estas coisas de emoção para mim são antes, depois e mais nada. Durante o jogo não tenho tempo para pensar nisso. Não tenho tempo para pensar neste tipo de viagens que me levem longe do jogo. É um jogo que precisamos de ganhar, contra um adversário muito forte. Vai ser muito difícil mas vamos fazer os possíveis para ganhar".

É a última possibilidade do Benfica para seguir em frente na Champions?

"Como dizia, enquanto for possível será possível. O Benfica é um dos maiores clubes do mundo, não há outra cultura que não seja esta, vamos até ao fim. E pluribus unum. Não ganhar torna a situação complicada, mas ainda temos mais 6 pontos. Neres está a jogar bem, se não jogar joga o Politano. Não muda nada. O Napoles é uma equipa que vive dos talentos e de uma cultura tática muito forte. É por isso que pensar que só o Neres é que... não é suficiente".

Como é que consegue travar as transições?

"É forte nas transições ofensivas, forte nas bolas paradas, tem 7 gigantes na área. Tem muito trabalho com Conte. É uma equipa que tem tudo. Têm o Hojlund, eu tenho dois bons centrais, as transições são também os outros avançados e extremos. O McTominay é um box por box. É uma grande equipa".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


José Mourinho e os erros individuais do Benfica: "Pagas por eles"
Futebol

José Mourinho e os erros individuais do Benfica: "Pagas por eles"

09 Dez 2025 | 15:14

Icon Comentário0
José Mourinho comenta duelo no Benfica - Nápoles: "Finais"
Futebol

José Mourinho comenta duelo no Benfica - Nápoles: "Finais"

09 Dez 2025 | 14:57

Icon Comentário0
José Mourinho confirma novidade nos convocados do Benfica - Nápoles: "Pode jogar"
Futebol

José Mourinho confirma novidade nos convocados do Benfica - Nápoles: "Pode jogar"

09 Dez 2025 | 14:44

Icon Comentário0