
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Alegra, conhecido adepto do Benfica e diretor do Glorioso 1904, abordou o duelo entre as águias e o Gil Vicente, a contar para a 20ª jornada do Campeonato Nacional, agendado para as 18 horas deste domingo, antevendo um jogo no qual a própria equipa de Roger Schmidt ditará o nível de dificuldade.
"O principal adversário do Benfica tem sido o próprio Benfica. A inconstância exibicional, não só entre jogos mas dentro de cada jogo e a falta de domínio da equipa de princípios básicos como a pressão alta (fundamental no título do ano passado) e o ataque em apoio na esquerda, numa fase tão adiantada da época, fazem com que cada jogo seja uma incógnita", começou por dizer.
Todos os pontos perdidos pelo Clube da Luz em 2023/2024, recorde-se, foram frente a equipas 'inferiores' (Boavista, Casa Pia, Moreirense e Farense), tendo quatro dos nove pontos sido perdidos em casa. Face ao histórico, Bernardo Alegra alerta para a perigosidade do adversário, mas frisa que tudo está dependente da forma como o Benfica se apresentar em campo... "O Gil é uma equipa bem orientada, com alguns bons jogadores e portanto vai tentar dificultar a nossa vida. Dependerá de nós decidir o nível de dificuldade do jogo".
Uma das maiores dúvidas em relação ao onze inicial de Roger Schmidt, prende-se com a frente de ataque, tendo Marcos Leonardo marcado três golos em quatro jogos de águia ao peito, enquanto que Arthur Cabral passa pela sua melhor fase ao serviço dos encarnados, tendo também apontado um golo (de bicicleta) na última jornada, frente ao Estrela da Amadora.
Para Bernardo Alegra esta é uma questão em aberto... "São ambos jogadores muito diferentes que oferecem coisas diferentes à equipa. Leonardo parece me mais completo e melhor solução a prazo, mas falta-lhe a presença física e capacidade de desgaste da defesa de Cabral. Será interessante perceber o que Schmidt vai trabalhar com estas soluções, a que se junta Tengstedt, que tem um perfil mais próximo do brasileiro e santos, com menos talento, mas mais trabalho para a equipa (o que é muitas vezes intangível como provou Ramos no ano passado)".
Outra das dúvidas prende-se com a lateral esquerda, onde Morato tem sido adaptado por Roger Schmidt. Porém, o defesa central conta agora com a concorrência do recém-chegado Álvaro Carreras, lateral de raiz que já se estreou de águia ao peito deixando boas impressões no capitulo ofensivo.
Para o diretor do Glorioso 1904 os esforços do brasileiros, embora a pedido do treinador, foram insuficientes: "Eu não acho que Morato tenha cumprido como lateral. Foi útil para estabilizar a equipa numa fase de grande desnorte, mas Morato não tem quase nada do que se pede para um lateral moderno, sobretudo para uma equipa como o Benfica que, em 80% dos jogos, joga contra equipas que jogam em bloco baixo", referiu.
A posição é uma das mais frágeis do plantel e ficou refém após a saída de Alejandro Grimaldo, tendo Bernardo Alegra relembrado: "Por comparação com Grimaldo, Morato é a antítese e isso nota-se muito na dinâmica da equipa, sobretudo ofensiva. Espero que Carreras seja capaz de agarrar o lugar rapidamente. A par da incapacidade de fazer pressão alta, diria que é o principal problema da equipa".
Recorde-se ainda que, à entrada para esta jornada, o Benfica continua a perseguir o Sporting, no segundo lugar do Campeonato Nacional, com menos um ponto que os leões (48 contra 49). Em terceiro segue o Porto com 44 pontos, menos quatro que o Clube da Luz, enquanto o Braga está mais afastado com 37 pontos, menos 11 que o Glorioso.
Milhões com a venda do rosto conhecido das águias irá pagar a vinda de outro futebolista para o plantel principal do clube, segundo a imprensa internacional
|
Darwin Núñez estará muito perto de colocar um ponto final à sua ligação com o Liverpool, face às mais recentes novidades que chegaram da imprensa internacional. Ao que tudo indica, os reds já identificaram o substituto do antigo avançado do Benfica. Trata-se de Alexander Isak.
O futebolista, que atua no Newcastle, só irá rumar a Anfield quando Darwin Núñez for vendido, um cenário que deverá acontecer no próximo verão, quando o mercado de transferências reabrir, tal como adianta o portal espanhol Fichajes. O emblema da Premier League está disposto a abrir os cordões à bolsa e investir mais de 100 milhões de euros por Alexander Isak e irá aproveitar dinheiro da venda do ex-Benfica para conseguir pagar uma oferta astronómica, que irá convencer o Newcastle, segundo garante a mesma fonte.
Ora, a saída de Darwin Núñez deverá mesmo acontecer no final da presente temporada. O antigo ponta-de-lança do Benfica tem estado debaixo de muitas críticas, face às suas recentes exibições com a camisola do Liverpool, e já é apontado a alguns clubes, tal como o Manchester United ou até mesmo o Barcelona. Vale referir que, o internacional uruguaio já foi muitas vezes associado a uma mudança para a Catalunha.
Com contrato até junho de 2028 com o Liverpool, relembre-se que, Darwin Núñez reforçou o clube da Premier League, proveniente do Benfica. Em 2022, os cofres da Luz receberam 85 milhões pelo jogador, que, com o Manto Sagrado, registou 85 partidas, com 48 golos apontados e 15 assistências concretizadas, ao todo nas duas épocas em que representou o Glorioso.
Esta temporada, com a camisola do Liverpool, Darwin Núñez – avaliado em 65 milhões de euros – leva 39 encontros: 23 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, cinco na Taça da Liga e dois na Taça de Inglaterra. Nos 1.879 minutos em que foi opção de Arne Slot, o ex Benfica marcou sete golos e fez cinco assistências.
Há quem avance com a informação de que o emblema inglês vai apostar em investimento para assegurar a contratação de sonho de Rui Costa
|
Ekrem Konur, especialista em questões de mercado, abordou o dossiê de Kenan Yildiz, que já chegou a ser associado a uma mudança para o Benfica, e deixou a garantia de que o Liverpool está atento ao craque turco. Aliás, o jornalista vai mais além e dá conta dos milhões que os reds têm em mente para investir.
De acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, esta quinta-feira, 13 de março, o Liverpool está focado em desviar o jovem turco para Anfield e não poupam nos meios para garantir o sucesso nesta missão, apostando em 60 milhões. Kenan Yildiz, que continua a estar em destaque apesar da época mais negativa da Juventus, é um 'sonho' para os reds, depois de já ter estado no radar de Rui Costa para o Benfica.
No entanto, segundo o especialista mencionado acima, esses 60 milhões ficam abaixo do valor exigido pela direção bianconeri. Os responsáveis do Liverpool já enviaram olheiros para acompanhar as exibição do alvo apontado ao Benfica e saíram muito satisfeitos com o compatriota de Orkun Kokçu e Akturkoglu. Ekrem Konur garante que a oferta de 60 milhões, que o Liverpool está a preparar, não irá satisfazer os dirigentes da Juventus, que exigem, no mínimo, 100 milhões pelo jogador associado às águias, no passado.
Na presente temporada, com a camisola da Juventus, Kenan Yildiz - avaliado em 40 milhões de euros - já alinhou em 41 partidas: 28 na Serie A, 10 na Liga dos Campeões, uma na Supertaça e duas na Taça de Itália. Em 2.739 minutos registados, até ao momento, o 'sonho' de Rui Costa para o Benfica marcou seis golos e protagonizou quatro assistências.
Confira aqui a publicação de Ekrem Konur que dá conta do interesse do Liverpool no alvo do Benfica, Kenan Yildiz:
Camisola 61 regressou de lesão e conseguiu destacar-se na derrota encarnada frente ao Barcelona, sendo apenas ultrapassado por antigo rosto da Luz
|
Florentino Luís destacou-se frente ao Barcelona, embora o Benfica tenha perdido. No jogo em que voltou aos relvados, após lesão, o camisola 61 figura no top 5 de jogadores que somaram mais desarmes, sendo apenas superado por...João Neves.
Numa lista de estatísticas da GoalPoint, que curiosamente é liderada por quatro portugueses, o médio de Bruno Lage soma 38 contra os 40 de João Neves, com a camisola do PSG, colocando, assim, o antigo colega de Florentino no primeiro lugar. O titular do Benfica está em segundo lugar, à frente de...Tomás Araújo.
O camisola 44, que atualmente tem assumido um papel mais na ala direita, enquanto lateral, face à lesão de Alexander Bah, também, consta na lista, somando o mesmo número de desarmes que Florentino Luís. Marc Casado do Barcelona ocupa o lugar atrás do central formado no Benfica Campus, com 33 desarmes. O top 5 é fechado por outro jogador do PSG: Nuno Mendes.
Recorde-se que, o Benfica de Bruno Lage saiu de Espanha derrotado pelo Barcelona, por três bolas a uma, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (4-1 no agregado). Desta forma, os encarnados despediram-se da prova milionária, mas não sem antes a dupla das águias ter-se destacado na competição, dizendo 'adeus' da melhor forma.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 32 embates: 18 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.464 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira aqui a publicação que esclarece as estatísticas da GoalPoint, destacando-se a presença de Florentino e Tomás Araújo: