Futebol
Com Porto - Benfica em mente, José Mourinho promete novo 'abanão' no plantel
10 Jan 2026 | 09:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Fev 2024 | 16:41 |
Bernardo Alegra, conhecido adepto do Benfica e diretor do Glorioso 1904, abordou o duelo entre as águias e o Gil Vicente, a contar para a 20ª jornada do Campeonato Nacional, agendado para as 18 horas deste domingo, antevendo um jogo no qual a própria equipa de Roger Schmidt ditará o nível de dificuldade.
"O principal adversário do Benfica tem sido o próprio Benfica. A inconstância exibicional, não só entre jogos mas dentro de cada jogo e a falta de domínio da equipa de princípios básicos como a pressão alta (fundamental no título do ano passado) e o ataque em apoio na esquerda, numa fase tão adiantada da época, fazem com que cada jogo seja uma incógnita", começou por dizer.
Todos os pontos perdidos pelo Clube da Luz em 2023/2024, recorde-se, foram frente a equipas 'inferiores' (Boavista, Casa Pia, Moreirense e Farense), tendo quatro dos nove pontos sido perdidos em casa. Face ao histórico, Bernardo Alegra alerta para a perigosidade do adversário, mas frisa que tudo está dependente da forma como o Benfica se apresentar em campo... "O Gil é uma equipa bem orientada, com alguns bons jogadores e portanto vai tentar dificultar a nossa vida. Dependerá de nós decidir o nível de dificuldade do jogo".
Uma das maiores dúvidas em relação ao onze inicial de Roger Schmidt, prende-se com a frente de ataque, tendo Marcos Leonardo marcado três golos em quatro jogos de águia ao peito, enquanto que Arthur Cabral passa pela sua melhor fase ao serviço dos encarnados, tendo também apontado um golo (de bicicleta) na última jornada, frente ao Estrela da Amadora.
Para Bernardo Alegra esta é uma questão em aberto... "São ambos jogadores muito diferentes que oferecem coisas diferentes à equipa. Leonardo parece me mais completo e melhor solução a prazo, mas falta-lhe a presença física e capacidade de desgaste da defesa de Cabral. Será interessante perceber o que Schmidt vai trabalhar com estas soluções, a que se junta Tengstedt, que tem um perfil mais próximo do brasileiro e santos, com menos talento, mas mais trabalho para a equipa (o que é muitas vezes intangível como provou Ramos no ano passado)".
Outra das dúvidas prende-se com a lateral esquerda, onde Morato tem sido adaptado por Roger Schmidt. Porém, o defesa central conta agora com a concorrência do recém-chegado Álvaro Carreras, lateral de raiz que já se estreou de águia ao peito deixando boas impressões no capitulo ofensivo.
Para o diretor do Glorioso 1904 os esforços do brasileiros, embora a pedido do treinador, foram insuficientes: "Eu não acho que Morato tenha cumprido como lateral. Foi útil para estabilizar a equipa numa fase de grande desnorte, mas Morato não tem quase nada do que se pede para um lateral moderno, sobretudo para uma equipa como o Benfica que, em 80% dos jogos, joga contra equipas que jogam em bloco baixo", referiu.
A posição é uma das mais frágeis do plantel e ficou refém após a saída de Alejandro Grimaldo, tendo Bernardo Alegra relembrado: "Por comparação com Grimaldo, Morato é a antítese e isso nota-se muito na dinâmica da equipa, sobretudo ofensiva. Espero que Carreras seja capaz de agarrar o lugar rapidamente. A par da incapacidade de fazer pressão alta, diria que é o principal problema da equipa".
Recorde-se ainda que, à entrada para esta jornada, o Benfica continua a perseguir o Sporting, no segundo lugar do Campeonato Nacional, com menos um ponto que os leões (48 contra 49). Em terceiro segue o Porto com 44 pontos, menos quatro que o Clube da Luz, enquanto o Braga está mais afastado com 37 pontos, menos 11 que o Glorioso.
Suplente utilizado num encontro de máxima importância, futebolista deixou o seu contributo no duelo da 16.ª jornada da Bundesliga
10 Jan 2026 | 11:27 |
Fábio Silva esteve presente no dérbi entre Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund, que terminou com um empate a três bolas, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Bundesliga. O antigo jogador formado no Benfica — que se juntou ao emblema alemão no último verão — foi suplente utilizado.
Apesar de ter iniciado a partida no banco, o avançado português ainda foi lançado em jogo e teve oportunidade de testemunhar, dentro das quatro linhas, um verdadeiro duelo de loucos entre os dois rivais, com o marcador a sofrer várias alterações, inclusive já no período de descontos, para delírio dos adeptos.
O encontro começou de forma intensa, com Max Beier a colocar o Dortmund na frente do marcador, aos 10 minutos. A resposta da equipa da casa surgiu pouco depois, aos 22’, quando Uzun restabeleceu a igualdade, levando o jogo empatado a uma bola para o intervalo.
Na segunda parte, já com Fábio Silva em campo, o ex-Benfica viu o colega de equipa Felix Nmecha devolver a vantagem aos forasteiros, aos 68 minutos. No entanto, o Frankfurt voltou a empatar, graças a um remate certeiro de Ebnoutalib. Já no tempo de compensação, Dahoud consumou a reviravolta para os anfitriões, mas o Dortmund evitou a derrota ao chegar novamente ao empate, por intermédio de Chukwuemeka.
Desta forma, as duas equipas somaram apenas um ponto, após um encontro eletrizante. Ao fim de 16 jornadas da Bundesliga, o Borussia Dortmund ocupa o segundo lugar, com 33 pontos, podendo ainda ver o Bayern Munique distanciar-se na liderança. O Eintracht Frankfurt, por sua vez, segue na sétima posição, com 26 pontos.
Apesar das dificuldades e dos obstáculos existentes, encarnados não estão dispostos a desistir da contratação do atacante italiano
10 Jan 2026 | 10:50 |
O Benfica está disposto a ir à luta por Lorenzo Lucca. Pelo que foi apurado, apesar dos obstáculos identificados, o Clube da Luz não desiste de assegurar os serviços do avançado italiano, cujo perfil corresponde às características definidas por José Mourinho para o novo ponta-de-lança das águias.
Apesar da forte concorrência de clubes como o Nottingham Forest, o jornal A Bola revela que o Benfica tem mantido contactos relevantes com o Nápoles, com vista a dar continuidade às negociações pelo camisola 27 dos napolitanos.
A mesma fonte explica que o plano do Clube da Luz passa por garantir um empréstimo do jogador, de 25 anos. No entanto, os objetivos da equipa orientada por Antonio Conte são diferentes, uma vez que o emblema italiano está forçado a vender o atleta, de modo a obter margem financeira para reforçar o plantel, em conformidade com as regras impostas pela UEFA.
Ainda assim, a direção do Nápoles não afasta por completo a hipótese de emprestar Lorenzo Lucca ao Benfica até ao final da presente temporada. Para que o negócio possa vir a concretizar-se, o clube italiano pretende, contudo, incluir uma cláusula de compra obrigatória, a ser acionada no verão de 2026.
Na presente temporada, ao serviço do Nápoles, Lorenzo Lucca — avaliado em 25 milhões de euros — realizou 20 jogos oficiais: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos disputados, o avançado, que tem contrato válido até junho de 2028, apontou dois golos.
Lateral-direito tem sido uma das apostas mais seguras do plantel às ordens de José Mourinho, e rendimento tem atraído algumas atenções indesejadas
10 Jan 2026 | 10:25 |
O Benfica fechou a porta à saída de Amar Dedić. Pelo que foi apurado, a reação das águias ao interesse do Manchester City foi imediata, com o presidente do Clube da Luz, Rui Costa, a mostrar-se intransigente quanto a qualquer possibilidade de ver partir um dos elementos mais importantes do plantel.
Segundo adiantou o jornal O Jogo, na edição deste sábado, 10 de janeiro, o emblema de Manchester tem acompanhado de perto o rendimento do lateral-direito, que se tem afirmado como uma das principais figuras da temporada do Benfica. De acordo com a imprensa bósnia, o perfil do jogador agrada a Pep Guardiola.
O diário desportivo acrescenta ainda que a intenção do antigo campeão inglês passa por avançar com a contratação de Dedić já neste mercado de inverno, uma vez que o City — que conta com os ex-Benfica Bernardo Silva e Rúben Dias — pretende reforçar uma posição para a qual tem recorrido a Matheus Nunes, médio adaptado pelo técnico catalão.
A capacidade ofensiva do jogador, aliada à consistência defensiva que tem demonstrado ao serviço do Benfica, está na base do interesse do clube da Premier League. Ainda assim, as intenções dos citizens esbarram na intransigência do Benfica e de Rui Costa em vender o camisola 17.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Amar Dedić — avaliado em 15 milhões de euros — já disputou 28 jogos oficiais: 14 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 2.368 minutos em que esteve em campo, o lateral bósnio apontou um golo e somou três assistências.