Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Exclusivo Glorioso 1904 - Braz Frade comenta eleições do Benfica: "Rui Costa vai..."

Antigo Vice-Presidente do Clube da Luz prestou declarações ao nosso Jornal, onde explicou o início conturbado do mandato do atual Líder máximo encarnado

Em exclusivo ao Glorioso 1904, João Braz Frade analisou o cenário de uma recandidatura de Rui Costa no Benfica
Em exclusivo ao Glorioso 1904, João Braz Frade analisou o cenário de uma recandidatura de Rui Costa no Benfica

  |

Icon Comentário0

Com Rui Costa ainda sem anunciar a decisão final sobre uma recandidatura à Presidência do Benfica, João Braz Frade é um dos que acredita que o atual Líder do Clube da Luz vai integrar a corrida eleitoral de 2025. Em declarações exclusivas ao Glorioso 1904, o antigo Vice-Presidente encarnado analisou o mandato do ex-Maestro da Catedral e enumerou os pontos altos, destacando, no entanto, a recuperação da reputação das águias. 


João Braz Frade começa por confessar, do seu ponto de vista, que existe uma forte possibilidade do atual Dirigente máximo do Benfica anunciar uma ida às eleições marcadas para outubro de 2025: "Rui Costa vai-se recandidatar, porque não faz muito sentido o incumbente que não defende o que fez".


João Braz Frade: "Rui Costa vai-se recandidatar"


"O mandato do Rui Costa, se é verdade que, do ponto de vista desportivo da equipa principal, ficou aquém daquilo que todos os Benfiquistas gostariam, e isso é indiscutível, mas também é verdade que houve áreas em que as coisas correram bem. Como por exemplo, o Penta feminino, conseguimos finalmente ganhar ao Sporting e no campeonato nacional no futsal; houve nas modalidades, onde no feminino ganhámos praticamente tudo, todos os anos. Fomos campeões nos juniores. Nunca tínhamos conseguido ganhar em todas as categorias da formação. É inédito, no caso do Benfica”, enumerou, ainda, o antigo Vice-Presidente do Clube. 

"Houve muita coisa que correu mal, sobretudo no plano desportivo e também no plano da gestão, durante o início. Foi muito conturbado, não foi nada que não esperasse, porque, existe o exemplo do Porto, quando há uma transição de um mandato que é muito longo, porque o Sr. Luís Filipe Vieira julgo que foi eleito por seis vezes. Quando vem alguém de fora, que ganha as eleições, e apanha toda a estrutura que está, a mudança cultural da organização, etc..., demora tempo, e, infelizmente, não correu bem também esse aspeto, não foi feito à velocidade a que podia ter sido”, explicou.


O antigo dirigente encarnado, ainda, faz uma comparação com o início do mandato de Rui Costa com a liderança de André Villas-Boas, que também quebrou uma ligação longa de Pinto da Costa no cargo máximo do rival do Norte. "Quando olho para o Benfica agora e olho para o Porto, apesar de tudo, a transição que o Presidente Rui Costa está a fazer não foi tão desastrosa como está a acontecer no Porto, porque houve muita coisa que no Benfica ainda correu bem. Houve outras coisas que infelizmente não correram. Tenho a certeza que o Rui Costa gostaria que tivesse corrido melhor, mas não foi possível, por qualquer razão”, apontou. 

João Braz Frade: "Rui [Costa] teve uma das coisas que correu bem foi a recuperação da reputação do Benfica"

“Apoiei o Rui Costa, desde o início do mandato, e aquilo que me pareceu foi sempre que ia ser um mandato complicado, porque um mandato de transição é sempre complicado, é sempre difícil, e, portanto, do ponto de vista formal, o Rui [Costa] teve uma das coisas que correu bem foi a recuperação da reputação do Benfica. Todos os processos continuaram em julgamento, mas nunca mais se viu a polícia a entrar pelo estádio a dentro, desde que o Rui Costa é Presidente, como se viu antigamente", considerou, destacando o trabalho feito pelo atual Líder máximo do Clube. 

Seja como for, destruir uma reputação não custa nada, é um segundo. Reconstruir uma reputação demora e esse processo já se iniciou. Em grande parte, foi mérito do Rui Costa e de algumas das pessoas com certeza que o acompanham”, concluiu João Braz Frade, em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904. 


Clube

Atenção, Rui Costa! Pedro Proença vai ‘roubar’ peça-chave do Benfica

Situação foi dada em conta pela comunicação social, que aponta que membro de confiança do Presidente está de saída neste mercado de verão

A preparar a nova temporada, Rui Costa pode ver elemento importante do Benfica abraçar uma nova aventura ao lado de Pedro Proença
A preparar a nova temporada, Rui Costa pode ver elemento importante do Benfica abraçar uma nova aventura ao lado de Pedro Proença

  |

Icon Comentário0

Peça importante na estrutura do Benfica nas duas últimas época, Lourenço Pereira Coelho está de saída do Clube da Luz, estando muito próximo de cessar as suas funções enquanto diretor-geral para o futebol. Segundo revela a imprensa nacional, o próximo destino do dirigente pode passar por um cargo na Federação Portuguesa de Futebol.


Conforme adianta o jornal Record, na edição deste domingo, Lourenço Coelho, que esteve presente na reunião de preparação da temporada de 2025/26, já não deve fazer da estrutura encarnada na altura em que a nova época arrancar a todo o vapor, estando apontado ao organismo liderado por Pedro Proença. 


Esta foi a segunda passagem do dirigente pelo Clube da Luz. Antes, Lourenço Coelho, de 50 anos, desempenhou funções entre 2015 e 2017, coincidindo com o período em que o Glorioso conquistou o tetracampeonato. Por opção própria, o agora ex diretor-geral, deixou o cargo à disposição, que foi ocupado por Tiago Pinto. No verão de 2022, regressou ao Benfica a convite de Rui Costa, depois do mesmo ter vencido as eleições no ano anterior.


A sua segunda 'viagem' no Glorioso acabou por não ter o mesmo sucesso que a anterior. Foram dois anos sem conseguir conquistar o título de campeão nacional e, tal como tinha acontecido em 2017, o dirigente vai voltar a cessar funções por opção própria, apesar de continuar a merecer a total confiança da parte do Presidente. Escreve o diário Record que Lourenço Coelho acredita que é a melhor altura para deixar o Clube e abraçar um novo desafio que, ao que tudo aponta, será na estrutura da FPF.

O diário desportivo garante que o Benfica já está a estudar as várias opções para suceder a Lourenço Coelho. Contudo, o facto de o mandato de Rui Costa estar a chegar ao fim, sem o mesmo ainda sem se pronunciar sobre uma eventual candidatura, e de as eleições estarem agendadas para daqui a uns meses (25 de outubro), torna o cargo de diretor-geral menos apelativo nesta altura.



Clube

Rui Costa ou Vieira no Benfica? Noronha Lopes leva tudo a eito: "Fartos"

Candidato à presidência do Clube da Luz discursou perante cerca de 300 adeptos do Glorioso, apelando a uma mudança drástica

Noronha Lopes falou das eleições no Benfica, que podem contar com a recandidatura de Vieira e Rui Costa
Noronha Lopes falou das eleições no Benfica, que podem contar com a recandidatura de Vieira e Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Depois dos rumores de que Luís Filipe Vieira poderia concorrer às eleições, João Noronha Lopes insistiu na ideia de que o Benfica precisa de uma mudança. Foi num evento, perante cerca de 300 adeptos do Glorioso, que o gestor garantiu que os Benfiquistas estão "fartos disto, das mesmas pessoas". 


João Noronha Lopes: "Estamos fartos disto, das mesmas pessoas. O Benfica tem de ser construído com uma nova equipa"


"São 20 anos dos mesmos. Estamos fartos disto, das mesmas pessoas. O Benfica tem de ser construído com uma nova equipa, com uma nova mentalidade e com pessoas que querem construir o futuro. O Benfica tem de mudar", começou por mencionar o candidato à presidência do Clube da Luz, que defende um emblema mais ambicioso. 


João Noronha Lopes recordou, em seguida, as eleições de 2020, onde mediu forças com Luís Filipe Vieira, acabando por ver o ex-Líder levar a melhor, por larga margem. "E se em 2020 [ derrotado por Luís Filipe Vieira nas eleições] combati até ao limite das minhas forças, em 2025 tenho uma força redobrada para lutar por esta mudança", acrescentou. 

João Noronha Lopes: "O Benfica tem de mudar"


Com rumores a apontarem Luís Filipe Vieira ao cargo, Rui Costa, vale destacar, ainda não anunciou se será recandidato à presidência do Benfica. Embora tenha referido que iria dar conhecimento da sua decisão após o Mundial de Clubes, ainda não se sabe se realmente o atual Líder do emblema da Luz vai entrar na corrida eleitoral para o cargo máximo do Glorioso.

Neste momento, a imprensa nacional aponta para uma recandidatura de Rui Costa às eleições, que estão agendadas para 25 de outubro. Recorde-se que, até à data, existem quatro candidaturas oficiais: João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer. 


Clube

No adeus a Diogo Jota, Bernardo Silva garante: "Nunca será esquecido"

Antigo futebolista do Benfica e amigo do internacional luso marcou presença nas cerimónias fúnebres, que decorreram na manhã deste sábado, 5 de julho

Fotografia: Octavio Passos/GettyImages.  Bernardo Silva, que marcou presença nas cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva
Fotografia: Octavio Passos/GettyImages. Bernardo Silva, que marcou presença nas cerimónias fúnebres de Diogo Jota e André Silva

  |

Icon Comentário0

O funeral de Diogo Jota e André Silva decorreu durante a manhã deste sábado. Bernardo Silva, que marcou presença nas cerimónias fúnebres, garantiu que o avançado internacional português "nunca será esquecido", tendo prestado uma homenagem ao antigo camisola 20 do Liverpool, que perdeu a vida aos 28 anos. 


Bernardo Silva: "Não consigo sequer imaginar a dor da família, da Rute, dos filhos, dos pais. Pelo André e pelo Jota"


Em declarações à TVI, Bernardo Silva revelou não parar de pensar na família do internacional português. "Não consigo sequer imaginar a dor da família, da Rute, dos filhos, dos pais. Pelo André e pelo Jota. Devo falar um bocadinho sobre o Jota, que era um grande amigo de todos nós. A sua carreira, ainda não sendo o mais importante, fala por si. Não fez formação em nenhum dos grandes e foi pelos caminhos mais difíceis", começou por dizer.


Em seguida, o médio luso recordou a "garra" de Diogo Jota: "A sua paixão, vontade e garra fez com que conseguisse triunfar na vida e tivesse feito uma carreira brilhante. Mais importante do que isso, como pessoa… as memórias que ficam… o Jota ficará para sempre no nosso coração. Estará sempre presente em todos os pequenos-almoços, almoços, jantares, convívios de Seleções, jogos de PlayStation ou de cartas". 

Bernardo Silva: "A sua paixão, vontade e garra fez com que conseguisse triunfar na vida e tivesse feito uma carreira brilhante"


"É um episódio muito duro para todos nós, porque passámos muito tempo juntos. As memórias que tenho com ele são fantásticas. Vão ficar essas memórias alegres, ele vai estar presente em cada vitória. Tenho a certeza de que o vamos relembrar com muita alegria todos os dias. O Diogo era uma pessoa muito simples no dia a dia, sem filtros. Até era engraçado quando se chateava, porque era uma pessoa muito direta. É um momento muito triste para todos nós", acrescentou o ex-Benfica. 

Bernardo Silva recordou a relação de amizade que tinha com o camisola 20, apesar de serem adversários dentro dos relvados: "Fomos rivais e colegas de equipa durante muitos anos. Fica um grande amigo, esteve presente no meu casamento. Infelizmente, não estive no dele, porque estava no Mundial de Clubes. É uma família que ficará sempre connosco e que vamos tentar preservar". 

Vale lembrar que, Diogo Jota, avançado do Liverpool e da Seleção Nacional, morreu tragicamente na madrugada da passada quinta-feira, dia 3 de julho, juntamente com o irmão André Silva. O atacante internacional português faleceu aos 28 anos, na sequência de um acidente de viação ocorrido na província de Zamora, Espanha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Martim Mayer aponta dedo a Rui Costa: "Grandeza do Benfica é infinita"
Clube

Martim Mayer aponta dedo a Rui Costa: "Grandeza do Benfica é infinita"

 

Icon Comentário0
Vice presidente do Benfica arrasa a Liga: "É assim que tratam os que melhor fazem"
Clube

Vice presidente do Benfica arrasa a Liga: "É assim que tratam os que melhor fazem"

 

Icon Comentário0
Última hora! Benfica é castigado pelo Conselho de Disciplina: "Injustificada"
Clube

Última hora! Benfica é castigado pelo Conselho de Disciplina: "Injustificada"

 

Icon Comentário0