
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gigante sul-americano não larga estrela das águias
O futuro de Ángel Di María no Benfica permanece incerto, sendo que o astro termina contrato com a formação lisboeta em junho de 2024. Sabe o Glorioso 1904 que o camisola 11 do Clube da Luz tem vários pretendentes da América do Sul, entre os quais se destaca o Rosario Central, emblema no qual o atacante foi formado e cujo treinador, Miguel Ángel Russo, já ‘escancarou a porta’ ao regresso do internacional argentino.
"Não seria por fatores de ordem financeira que Di María voltaria para a Argentina seguramente. E nem terá sido isso a guiar a sua decisão de vir para o Benfica e para Portugal. Teria tido certamente a possibilidade de ter um contrato milionário na Arábia ou nos EUA. Da mesma forma, a grande vantagem de voltar para a Argentina é sobretudo emocional e afetiva", referiu pedro Brinca, conhecido adepto do Glorioso.
Por outra lado, o fã incondicional dos encarnados espera que "as oportunidades de atletas como Tiago Gouveia não estejam dependentes apenas da disponibilidade de Di María para estar no onze inicial. O Benfica tem João Mario, Di María, Rafa, Tiago Gouveia e Guedes para 3 posições. Mas não tem de jogar sempre os mesmos os minutos todos".
Rui Costa tem conhecimento que as negociações não serão fáceis, já que El Fideo nunca escondeu o sonho de acabar a carreira no conjunto argentino. Para piorar, segundo apurou o nosso Jornal, existe a possibilidade do jogador já ter alcançado uma espécie de ‘pré acordo’ com os dirigentes do emblema sul-americano, podendo assim ingressar no clube na próxima época.
Recorde-se que o Campeão do Mundo pela Seleção das Pampas chegou à Europa e ao Clube da Luz em 2007, proveniente do Rosario Central, equipa do coração e da cidade de onde é natural. O astro tem mesmo uma tatuagem dos Canalla, demonstrando todo o amor que nutre pelo conjunto que se encontra atualmente no quinto lugar da Primeira Divisão.
Novo pretendente à espreita
Simultaneamente, o extremo de 35 anos surge veiculado ao futebol brasileiro, dado que a sua contratação estará no programa de um candidato à presidência do Corinthians. De facto, o criativo albiceleste é um ‘trunfo’ de Augusto Melo para vencer o ato eleitoral que está agendado para o próximo dia 25 de novembro.
Neste sentido, o empresário já terá realizado sondagens para perceber a disponibilidade do craque em juntar-se ao ‘timão’ e estará disposto a igualar o elevado salário que o jogador aufere na Luz, que rondará os 420 mil euros por mês. Contudo, o comentador do Glorioso 1904 não acredita neste cenário.
"Não creio que seja, nem creio que isso se concretize. Di Maria sairá do Benfica para voltar à Argentina quando sentir que já não tem intensidade para jogar na Europa ao nível que se lhe é exigido ou para um contrato milionário na Arábia Saudita ou EUA", realçou.
Não obstante, Rui Costa poderá ainda contar com o ícone em 2024/25. Apesar dos inúmeros interessados na contratação do atleta, o líder dos encarnados não vai facilitar a vida dos pretendentes, demonstrando urgência em renovar o contrato de Di María por mais uma época. O desfecho desta novela vai cair inteiramente na vontade do Campeão do Mundo, embora saiba o nosso Jornal que o melhor marcador das águias ainda não tomou nenhuma decisão em concreto.
"Creio que a capacidade que o Benfica tiver de atingir o sucesso nas provas nacionais esta época será determinante. Para isso, poderá ser importante fazer algumas correções cirúrgicas no mercado de janeiro, de forma a dar à equipa uma maior capacidade competitiva e soluções que não impliquem a constante adaptação dos jogadores a posições que lhes são estranhas, com impacto direto na performance", comentou Pedro Brinca.
"Di María é um jogador que tem tido pouca capacidade de apoiar a equipa na maioria do tempo de jogo, mas tem conseguido quase sempre ter alguns momentos de brilhantismo que ajudam a resolver os jogos. Enquanto assim for, creio que haverá espaço para o jogador no Clube", rematou.
Ángel Di María - avaliado em 8 milhões de euros pelo portal Transfermarkt - tem sete golos e uma assistência em 14 jogos pelo Benfica esta temporada, nos 1.066 minutos totalizados. Na época transata, o atleta argentino marcou presença em 40 embates, tendo apontado oito tiros certeiros e sete passes para golo.
No final do encontro, que ditou a eliminação da equipa das Quinas, antigo craque das águias lamentou a falta de oportunidades e grande penalidade desperdiçada
|
Para a desilusão de milhões de portugueses, espalhados pelo mundo, a Seleção de sub-21 teve uma saída precoce do Europeu, depois de ter perdido frente aos Países Baixos, no último sábado, 21 de junho. No rescaldo da partida, Paulo Bernardo, antigo atleta do Benfica, não escondeu a tristeza pelo facto do sonho ter ficado por aqui.
Paulo Bernardo: “Tínhamos tudo para passar às meias-finais”
No final do encontro, a par de Henrique Araújo, que também comentou o desfecho inglório, o centrocampista do Celtic de Glasgow assumiu a desilusão e reiterou que a Equipa das Quinas tinha tudo para seguir em frente. “Tínhamos tudo para passar às meias-finais”, começou por mencionar.
De seguida, o camisola 6 da armada lusa, que também chegou a envergar a braçadeira de capitão no encontro frente à Geórgia, garantiu que os pupilos de Rui Jorge deixaram tudo em campo: “A equipa deu tudo, teve uma grande entrega, mas o futebol infelizmente não foi o melhor e cobrou-nos”.
Paulo Bernardo: “O futebol infelizmente não foi o melhor e cobrou-nos”
Por fim, o ex -Benfica lamentou o facto da equipa ter criado poucas oportunidades e ver Geovany Quenda desperdiçar uma grande penalidade: “O penálti podia ter-nos lançado no encontro, mas não conseguimos marcar, eles defenderam bem e marcaram nos últimos 10 minutos. Podíamos ter feito melhor no Euro”.
Paulo Bernardo: “O penálti podia ter-nos lançado no encontro, mas não conseguimos marcar”
Vale recordar que Portugal realizou uma fase de grupos bastante positiva, onde terminou na liderança com sete pontos, fruto de um empate a zero com a França e duas goleadas, frente à Polónia (5-0) e contra a Geórgia (4-0). O sonho terminou frente aos Países Baixos e, na sequência da eliminação, Rui Jorge, que está à frente dos sub-21 há 14 anos, tem o seu futuro incerto.
Futebolista só veste de águia ao peito em 2025/26 se der bons indicadores na prova, que pode ainda ver encarnados encherem os cofres
|
O Mundial de Clubes está a decorrer pode mesmo ajudar o Benfica a fechar/descartar um reforço para 2025/26. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a continuidade de Andrea Belotti está dependente da prestação do avançado na prova milionária, bem como do encaixe financeiro das águias no torneio.
De acordo com informações recolhidas pelo Glorioso 1904, junto de fonte próxima, apesar da contratação de Belotti ser vista como um investimento de baixo risco - apontada para 1 milhão de euros - a verdade é que a expulsão logo no primeiro jogo do Mundial de Clubes não foi bem vista pela Direção do Benfica.
Rui Costa, em concordância com Bruno Lage, terá definido, antes do começo da prova milionária, que a permanência do camisola 19 estaria diretamente ligada com a prestação do craque nesta edição do torneio internacional. Pois bem, sabe o nosso Jornal que, a ação imprudente do ponta-de-lança no embate frente ao Boca Juniors, que lhe valeu um castigo de dois jogos, acabou por fazer com que os encarnados dessem um passo atrás.
Mas não é tudo. Mesmo com os dirigentes do Benfica reticentes, a possibilidade de Belotti continuar a vestir de águia ao peito está ainda viva. Segundo apurou o Glorioso 1904, caso a turma de Bruno Lage siga em frente na prova da FIFA, os milhões encaixados podem ser utilizados na aquisição do passe do atacante, que terá a oportunidade de se redimir na fase a eliminar do Mundial de Clubes.
Na temporada de 2024/25, ao serviço do Benfica, Andrea Belotti – atualmente avaliado em 2 milhões de euros – marcou presença em 23 embates: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um no Mundial de Clubes. O camisola 19 apontou quatro golos, nos 782 minutos que disputou com o Manto Sagrado.
Treinador belga falou sobre confronto que irá decidir a primeira posição do grupo C no Mundial de Clubes e deixou claro metas para bávaros
|
O Bayern Munique já está qualificado para a próxima fase do Mundial de Clubes, porém, a vaga para os oitavos-de-final não é o suficiente para Vincent Kompany. O treinador belga deixou a certeza que os alemães vão com tudo para cima do Benfica, uma vez o objetivo principal dos bávaros passa por terminar a fase de grupos em primeiro lugar.
Kompany: "O nosso objetivo é ganhar o primeiro, ou seja, vencer o grupo"
"Não gosto da palavra rotação. Esta é uma competição de sete jogos e dividimos em dois torneios. O nosso objetivo é ganhar o primeiro, ou seja, vencer o grupo", disse Vincent Kompany , garantindo que não pretende utilizar a equipa alternativa no embate diante do Benfica, agendado para a próxima terça-feira.
O treinador não tirou os olhos dos oitavos-de-final, assegurando que sabe da importância de chegar com fôlego nas rondas finais do torneio. "Na fase a eliminar, será preciso ter toda a energia para ir jogo a jogo. Queremos chegar à próxima fase galvanizados", disse, deixando claro que quer vencer a qualquer custo.
O técnico dos bávaros sabe que não é fácil manter os jogadores ativos em todas as partidas e que será necessário dar descanso à alguns atletas. Na última partida, frente ao Boca Juniors, o belga recebeu a notícia da lesão de Musiala, não tendo ainda revelado o tempo de recuperação necessária para o craque alemão: "Quero falar primeiro com os médicos".
Assim sendo, resta saber se Vincent Kompany vai entrar com força total no duelo contra os encarnados. O Benfica vai enfrentar o Bayern Munique na próxima terça-feira, às 20h00, em duelo válido para a última jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, onde está em causa a liderança do Grupo C. Saiba o que é preciso para o Glorioso avançar de fase.