Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica entra este domingo, dia 14 de janeiro, no Estádio da Luz para medir forças frente ao Rio Ave, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Posto isto, o aclamado adepto do Benfica, João Malheiro, esteve à conversa com o Glorioso 1904 para analisar o que o embate frente à equipa de Vila do Conde pode trazer.
O Rio Ave é calendário para o Benfica "normal"
As recentes prestações do Benfica têm sido muito superiores às que arrancaram a temporada, em sentido qualitativo e de resultados. Neste sentido, João Malheiro acredita que a vitória tem de ser o objetivo primário dos encarnados. "O objetivo é evidentemente a vitória. Relativamente ao momento da equipa atravessa é absolutamente inegável, seja na opinião de Benfiquistas, seja na opinião de adeptos de outros clubes, a não ser que estejam em negação", começou por afirmar o comentador desportivo.
"Neste contexto, o despique frente ao Rio Ave, que é uma das equipas que luta pela manutenção na Liga Portuguesa, é acessível para o Benfica. O Rio Ave na sua melhor expressão tem dificuldades. Direi eu que um Benfica 'normal', por assim dizer, tem todas as condições para somar mais um triunfo", acrescentou João Malheiro, não deixando espaço para dúvidas sobre quem será o favorito.
O comentador afirma ainda que esteve presente na última partida dos vila-condenses, onde venceram o Portimonense por 2-0. "Tive oportunidade de ver ao vivo em Vila do Conde, no último domingo e venceu", atirou João Malheiro, não destacando a exibição do Rio Ave, que triunfou por 2-0.
A muralha Trubin
O comentador aborda ainda a grande eficácia defensiva que o Glorioso tem demonstrado nos últimos duelos, destacando o nome de Trubin como elemento preponderante na linha defensiva de Roger Schmidt: "Há que afirmar que, excetuando o este jogo com o Braga onde sofreram dois golos, na minha opinião algo infantis, são vários os jogos onde as redes do Benfica não são violadas e para isso contribui também um Trubin, que se no início deixou várias dúvidas ao Benfiquistas, creio que hoje o Benfica tem um guarda-redes de grande nível. Ainda por cima, muito jovem, portanto será ainda melhor do que é na atualidade".
"A melhoria exibicional do Benfica não se deve apenas ao ciclo defensivo, deve-se a todo o coletivo. Há sinais de rendimento muito interessante de todos os comportamentos da equipa", fundamenta o famoso Benfiquista, mediante o que tem observador nas últimas partidas do Clube da Luz.
Arthur Cabral é o avançado do Benfica
Sendo impossível contornar o tema Arthur Cabral, principalmente depois da exibição do camisola 9 diante do Braga, João Malheiro acredita que a aposta no ponta-de-lança é para permanecer: "Sim, Arthur Cabral é uma aposta para continuar. Foi alvo de várias críticas muitas das quais, eu nunca tive dúvidas, absolutamente exageradas.
"Não estou com isto a dizer que as prestações do jogador, extremamente interessantes, nos últimos jogos tenha resolvido o problema. O que é preciso dizer é que Arthur Cabral é muito melhor jogador do que aquilo que muito pensaram, sobretudo na fase inicial da época", acrescentou.
João Malheiro termina a sua tese comparando o brasileiro a Taremi, que tem apenas mais um golo que o atleta encarnado, apesar de somar quase mais mil minutos realizados: "O Arthur Cabral tem cinco golos marcados esta época, apenas menos um que o Taremi, que foi o ano passado melhor da Liga Portuguesa. E o Taremi jogou muitíssimo mais tempo também. De vez em quando faz todo o sentido fazer determinado tipo de comparações".
Reforço proveniente do Vitória de Guimarães já disputou dois jogos de águia ao peito e deu bons indícios aos adeptos encarnados
|
0Manu Silva chegou ao Benfica, proveniente do Vitória de Guimarães, e, nos dois jogos disputados com o Manto Sagrado, já deu bons indícios. Sérgio Barge fala já numa possível chamada à Seleção Nacional, elogiando o reforço das águias.
"Eu era diretor desportivo da equipa de sub-23 e acompanhava muito os sub-19, onde jogava o Manu. Já existia, pelo perfil dele e pela qualidade que demonstrava, a expectativa de que poderia chegar à equipa A. Não tínhamos dúvidas. Era um jogador em que íamos apostar", recordou o atual treinador adjunto do Petro Luanda, em declarações ao jornal Record.
Quanto a uma possível chamada de Roberto Martínez, Sérgio Barge não tem dúvidas: "Se Manu conseguir impor-se no Benfica tem todas as condições para chegar à Seleção".
Sérgio Barge: Manu [Silva] torna o jogo mais fluido
De seguida, Sérgio Barge apontou a principal diferença entre Manu e Florentino Luís. "Atenção que eu sou um grande admirador do Florentino, mas a grande diferença em relação a ele é a qualidade com bola. Manu torna o jogo mais fluido. E, repito, o Florentino também é um grande jogador. Só tem características diferentes", começou por esclarecer o antigo dirigente português.
"Ao ter mais qualidade com bola, faz com que o jogo possa ter mais qualidade na fase de construção. Só isso transmite maior qualidade ao jogo. Com um 'seis' que tem qualidade com a bola, a equipa só tem a ganhar, acrescentou Sérgio Barge, deixando, assim, uma 'sugestão' a Bruno Lage relativamente ao modo de usar Manu Silva.
Sérgio Barge: Se Manu [Silva] conseguir impor-se no Benfica tem todas as condições para chegar à Seleção
"Com Manu e Tino, o Benfica passa a ter dois 'seis' em que pode apostar, dependendo dos adversários e daquilo que o treinador pretende para o jogo. Contra adversários mais exigentes, a escolha poderá recair sobre Florentino, que é um 'seis' mais posicional, mais defensivo. Falo de jogos em que se prevê que não tenha tanta bola, jogos que se preveem mais divididos", apontou Sérgio Barge, que deu conta dos pontos individuais dos dois médios do plantel de Bruno Lage.
Com a camisola do Benfica, Manu Silva - com um valor de mercado definido nos 3 milhões de euros - já foi lançado a titular por Bruno Lage. O camisola 16 das águias foi opção em dois encontros (Casa Pia e Estrela da Amadora), tendo servido Vangelis Pavlidis, na partida diante da turma tricolor. No que toca aos seus números pelo Vitória de Guimarães, esta temporada, o médio alinhou em 28 partidas: 15 da Liga Portugal Betclic, 10 da Liga Conferência, dois da Taça de Portugal e um da Taça da Liga. Ao todo pelos conquistadores, o médio defensivo de 23 anos registou 1.354 minutos, onde apontou quatro golos e duas assistências.
Antigo camisola 87 dos encarnados tem estado em destaque na turma orientada por Luís Enrique e agora é o eleito para receber distinção criada pela Liga Francesa
|
0João Neves mantém o estatuto de estrela no PSG, depois da saída do Benfica. O antigo camisola 87 dos encarnados tem-se destacado e, agora, até vai receber um prémio acabado de ser criado pela liga francesa para distinguir os "artistas" do campeonato.
A Ligue 1 informou sobre este novo prémio através dos meios de comunicação oficiais, dando conta que o vencedor irá poder vestir uma camisola especial que distingue, exatamente, os criadores. Ora, o médio formado no Benfica Campus, João Neves foi o eleito para envergá-la, sendo o primeiro vencedor deste novo prémio.
"Demasiadas vezes na sombra do goleador, a Liga de Futebol Profissional Francesa lança o prémio Melhor Criador para destacar os artistas da Ligue 1", foram as palavras escritas pela liga francesa para dar mote ao novo prémio. João Neves soma, até ao momento, sete assistências no campeonato francês, sendo o jogador com mais cruzamentos que resultou em golo. Nesse sentido, o médio, que saiu do Benfica para reforçar o PSG, irá envergar na camisola um símbolo que terá um 'P1', que significa Top Passeur - "Melhor Criador".
João Neves volta, assim, a ter motivos para sorrir em terras franceses. Em ano de estreia no PSG, o craque da formação do Benfica tem-se destacado sob comando técnico de Luís Enrique, o que resulta em vários recordes e distinções tanto no campeonato francês, como em competições internacionais, como a Liga dos Campeões.
Em 23/24, ao serviço do PSG, João Neves - atualmente avaliado em 60 milhões de euros - na atual temporada com a camisola dos parisienses marcou presença em 27 jogos: oito na Liga dos Campeões, 16 na Liga Francesa, dois na Taça de França e um na Supertaça. Nos 1.991 minutos jogados pelo emblema francês, o antigo médio do Benfica regista três golos e oito assistências.
Jogador reforçou, recentemente, a turma monegasca e deixou bem claro que está atento ao conjunto orientado por Bruno Lage
|
0Após o sorteio da UEFA Champions League, para descobrir quais eram os confrontos da fase de play-off do torneio, o Benfica tomou conhecimento de que enfrentará o Monaco, nos dias 12 e 18 de fevereiro. Al-Musrati, que já esteve apontado aos encarnados, falou sobre o duelo.
O mais novo médio monegasco é Al-Musrati, jogador que jogou no Braga e já foi desejo de clubes portugueses no passado, estava a serviço do Besiktas e foi emprestado aos franceses até o final da época. Na sua apresentação, uma das perguntas colocadas foi sobre o adversário na Liga dos Campeões.
Al Musrati "Conheço bem a equipa do Benfica"
“Conheço bem a equipa do Benfica, joguei contra ela muitas vezes, quando estava em Portugal. Sei o que conseguem fazer em casa perante os adeptos deles, mas também são perigosos fora de casa. Temos expetativa para os defrontar”, disse o jogador da Líbia, que completou posteriormente: “Temos grandes jogos à nossa espera, mas temos qualidade para lutar contra essas equipas”.
O atleta de 28 anos estava no emblema turco com Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes e transferiu-se para o Mónaco por empréstimo até ao final da época. Com a camisola preta e branca, Al Musrati – avaliado em 10 milhões de euros – tem 25 jogos na atual época e conta com dois golos e nenhuma assistência.
Em Portugal, o líbio esteve em diversos clubes, como o Vitória de Guimarães e Rio Ave, mas onde teve maior destaque foi no Braga, onde fez um início de época avassalador e chamou a atenção de outras equipas. Com a equipa do Norte, Musrati teve em 151 jogos e alcançou as redes 13 golos.