Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2023 | 05:00 |
O Benfica joga esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a continuidade do projeto europeu de Rui Costa. Com os belgas do Club Brugge pela frente, os encarnados são os principais favoritos a seguir para os quartos-de-final da Liga dos Campeões e arrecadar mais 10,6 milhões de euros para os seus cofres.
O nosso Jornal falou com Carlos Janela, um dos seus comentadores, para antever a partida que, apesar de acontecer num momento pior do adversário, não pode ser levada de ânimo leve.
A superioridade tem de ser provada em campo
O tricampeão do Campeonato da Bélgica tem estado em apuros esta temporada e nem a mudança de treinador parece ter resolvido os problemas. A qualidade de certos jogadores do plantel é inegável, uma vez que um craque como Roman Yaremchuk, que passou pelo Benfica, não é o avançado titular da equipa da cidade de Bruges.
Carlos Janela acredita que o Benfica é “claramente uma equipa superior ao Club Brugge, mas para trazer um resultado favorável terá de jogar ao melhor nível desta época, porque a equipa do Brugge também é muito boa, por aquilo que mostra no campo, nomeadamente na Liga dos Campeões”.
Um Brugge dos demónios nos primeiros jogos da Champions
Apesar de estar em quarto lugar da Jupilier Pro League, o conjunto do Brugge começou a temporada a surpreender tudo e todos, nomeadamente na Liga dos Campeões, ao ser das primeiras equipas qualificadas para os oitavos-de-final.
Faltavam duas jornadas para o final da fase de grupos, num grupo com Atlético Madrid, Porto e Bayer Leverkusen, não tendo sofrido nenhum golo nos primeiros quatro jogos na prova, humilhando os dragões em casa, com uma goleada por 4-0.
“Nesta prova não há hipóteses nenhumas de uma equipa passar a fase de grupos sem ter qualidade. Eles passaram e venceram o Porto. Por isso, só o melhor Benfica da época é que traz da Bélgica um resultado positivo”, afirma o nosso comentador.
O mistério em volta do onze inicial...
Para Carlos Janela, quanto ao onze inicial dos encarnados para a visita ao Jan Breydel Stadion, só haverá uma novidade, uma vez que “Roger Schmidt vai optar pelos mesmos jogadores que tem escolhido em 98% dos casos, depois da saída do Enzo Fernández, com a surpresa de ter o Gonçalo Ramos no ataque e de volta à titularidade”.
“A defesa mantém-se com o Otamendi e o António Silva, apostando depois no meio-campo em Florentino, Chiquinho, Aursnes e João Mário, tendo Gonçalo Guedes a titular também”, concluiu.
A grande ausência deverá, portanto, ser Rafa, que ainda não está nos níveis que apresentou antes da lesão, tendo mostrado, em Braga, que “não está bem, desceu de rendimento, dá para ver que a lesão o afetou bastante”.
Benfica e Club Brugge têm encontro marcado na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, no Jan Breydel Stadion, pelas 20h00.
Prestações caseiras da formação vermelha e branca deixam muito a desejar e registo atual atinge contornos que não se viam há quase quatro décadas
07 Dez 2025 | 12:05 |
O empate diante do Sporting deixou o Benfica na história pelos piores motivos. Até à data, o Estádio da Luz, inaugurado em 2003, nunca tinha visto um registo tão negativo em jogos em casa desde que as vitórias passaram a valer três pontos (em 1995/1996). Para encontrarmos um registo semelhante, é preciso recuar até 1987/88.
Segundo escreve o jornal A Bola, na presente edição da Liga Portugal Betclic, as águias já realizaram sete encontros na condição de visitado; contudo, o registo caseiro deixa muito a desejar: três vitórias contra quatro empates. Ao todo, as águias já perderam no Estádio da Luz oito pontos — um registo inédito na era moderna do campeonato.
Para encontrar uma marca negativa semelhante na história vermelha e branca é preciso recuar até à época 1987/88. Nessa altura, as vitórias valiam apenas dois pontos. Os encarnados perderam seis pontos em 14 possíveis, na sequência de duas derrotas, frente a Vitória de Setúbal e Marítimo, e de dois empates.
Voltando a 2025/26, as águias, ao todo, já perderam 10 pontos, na sequência dos empates concedidos. Até à data, o Benfica ainda não perdeu na presente edição da Liga Portugal Betclic. Além do nulo no Dragão, o Glorioso cedeu pontos na Luz contra Santa Clara, Rio Ave, Casa Pia e Sporting.
Com o dérbi atrás das costas, o Benfica procura dar uma resposta diferente — e logo frente ao Nápoles. A partida entre águias e napolitanos está agendada para 10 de dezembro, quarta-feira, no Estádio da Luz. Depois de um dia de folga, o Glorioso regressa hoje aos trabalhos no Seixal.
Formação vermelha e branca está regresso aos trabalhos e foco está em conseguir um bom resultado no próximo duelo d Liga dos Campeões
07 Dez 2025 | 11:32 |
O dérbi com o Sporting já está no passado e o foco é o Nápoles. O plantel do Benfica tem agora pela frente mais um desafio complicado, desta vez para a Liga dos Campeões, onde vai medir forças com o campeão italiano, naquele que será um reencontro com David Neres.
Pelo que adiantou hoje o jornal Record, 7 de dezembro, o plantel das águias regressa ao Seixal depois de ter gozado um dia de folga concedido por José Mourinho, na sequência do empate desolador contra o Sporting (1-1), na última sexta-feira, 5 de dezembro.
O foco, como a própria fonte adianta, é dar continuidade ao triunfo alcançado em Amesterdão a 25 de novembro, onde o Benfica conquistou os primeiros três pontos na prova milionária. No universo encarnado ainda reina a crença de que haverá melhores dias.
Por isso, José Mourinho, tal como os jogadores, acredita que o triunfo diante dos napolitanos é possível. Apesar da tarefa complicada e de uma campanha europeia que tem deixado muito a desejar, o Clube da Luz continua a lutar para alcançar uma presença no playoff, onde poderá discutir uma vaga nos oitavos-de-final da Champions.
Vale a pena recordar que o jogo entre o Benfica e o Nápoles está agendado para o dia 10 de dezembro, quarta-feira, no Estádio da Luz, às 20H00. Na última partida europeia na Catedral, as águias deram luta contra o Bayer Leverkusen, mas a formação de Alejandro Grimaldo acabou por levar a melhor (1-0).
Pelo que foi apurado, futebolista não entra nos planos da SAD encarnada, nem do próprio José Mourinho e saída é a melhor solução no momento
07 Dez 2025 | 10:54 |
Henrique Araújo deve deixar o Benfica em janeiro. Pelas informações recolhidas, o avançado português pode estar na porta de saída, depois de uma meia temporada em que não somou muitas oportunidades. Rui Costa e José Mourinho terão uma palavra a dizer sobre o tema, mas este cenário é mais do que certo.
Segundo revela o jornal A Bola, o futuro do ponta-de-lança de 23 anos tem sido avaliado pela SAD encarnada, com base nas opções disponíveis e nas necessidades que José Mourinho tem para o plantel do Benfica. O madeirense tem sido uma ausência notada nos eleitos do Special One.
O cenário de saída ficou mais acentuado depois de o avançado de 23 anos ter falhado o jogo com o Nacional devido a uma mialgia. O mesmo também aconteceu no dérbi da última sexta-feira, 5 de dezembro, frente ao Sporting, onde Henrique Araújo não figurou nos eleitos de José Mourinho. O português está recuperado e prepara-se para regressar aos treinos.
A verdade é que Henrique Araújo é visto como a terceira opção para a frente de ataque das águias, ficando atrás de nomes como Vangelis Pavlidis e Franjo Ivanovic. Assim, é mais do que certo que o camisola 39 — emprestado ao Arouca em 2024/25 — deixe a Luz em janeiro. A mesma fonte revela que o atleta tem soluções tanto dentro como fora de Portugal.
Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — é um dos nomes mais conhecidos dos anos mais recentes da formação encarnada. Na presente temporada, o ex-internacional sub-21 realizou 12 partidas oficiais entre equipa principal e secundária do Benfica. Nos 135 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta ainda não registou qualquer golo ou assistência.