Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica joga esta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, a continuidade do projeto europeu de Rui Costa. Com os belgas do Club Brugge pela frente, os encarnados são os principais favoritos a seguir para os quartos-de-final da Liga dos Campeões e arrecadar mais 10,6 milhões de euros para os seus cofres.
O nosso Jornal falou com Carlos Janela, um dos seus comentadores, para antever a partida que, apesar de acontecer num momento pior do adversário, não pode ser levada de ânimo leve.
A superioridade tem de ser provada em campo
O tricampeão do Campeonato da Bélgica tem estado em apuros esta temporada e nem a mudança de treinador parece ter resolvido os problemas. A qualidade de certos jogadores do plantel é inegável, uma vez que um craque como Roman Yaremchuk, que passou pelo Benfica, não é o avançado titular da equipa da cidade de Bruges.
Carlos Janela acredita que o Benfica é “claramente uma equipa superior ao Club Brugge, mas para trazer um resultado favorável terá de jogar ao melhor nível desta época, porque a equipa do Brugge também é muito boa, por aquilo que mostra no campo, nomeadamente na Liga dos Campeões”.
Um Brugge dos demónios nos primeiros jogos da Champions
Apesar de estar em quarto lugar da Jupilier Pro League, o conjunto do Brugge começou a temporada a surpreender tudo e todos, nomeadamente na Liga dos Campeões, ao ser das primeiras equipas qualificadas para os oitavos-de-final.
Faltavam duas jornadas para o final da fase de grupos, num grupo com Atlético Madrid, Porto e Bayer Leverkusen, não tendo sofrido nenhum golo nos primeiros quatro jogos na prova, humilhando os dragões em casa, com uma goleada por 4-0.
“Nesta prova não há hipóteses nenhumas de uma equipa passar a fase de grupos sem ter qualidade. Eles passaram e venceram o Porto. Por isso, só o melhor Benfica da época é que traz da Bélgica um resultado positivo”, afirma o nosso comentador.
O mistério em volta do onze inicial...
Para Carlos Janela, quanto ao onze inicial dos encarnados para a visita ao Jan Breydel Stadion, só haverá uma novidade, uma vez que “Roger Schmidt vai optar pelos mesmos jogadores que tem escolhido em 98% dos casos, depois da saída do Enzo Fernández, com a surpresa de ter o Gonçalo Ramos no ataque e de volta à titularidade”.
“A defesa mantém-se com o Otamendi e o António Silva, apostando depois no meio-campo em Florentino, Chiquinho, Aursnes e João Mário, tendo Gonçalo Guedes a titular também”, concluiu.
A grande ausência deverá, portanto, ser Rafa, que ainda não está nos níveis que apresentou antes da lesão, tendo mostrado, em Braga, que “não está bem, desceu de rendimento, dá para ver que a lesão o afetou bastante”.
Benfica e Club Brugge têm encontro marcado na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro, no Jan Breydel Stadion, pelas 20h00.
Atribuição será feita em Miami, estando programada para esta quinta-feira, 5 de dezembro, às 18h00 (hora de Portugal continental)
|
0Há novidades: O Benfica só pode calhar com os emblemas europeus do pote 1. Na passada terça-feira, 3 de dezembro, a FIFA anunciou os detalhes para o sorteio da fase de grupos do Mundial de Clubes 2025, que terá lugar na próxima quinta-feira, 5 de dezembro, em Miami, a partir das 18h00 (Portugal continental)
A nova competição da FIFA vai ter lugar no próximo verão, entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos e vai ser por disputada por 32 clubes das seis confederações continentais. Os cabeças de série do sorteio são quatro europeus (Manchester City, PSG, Real Madrid e Bayern) e quatro sul-americanos (Flamengo, Fluminense, River Plate e Palmeiras).
Depois ter sido divulgado que o Clube da Luz pertencia ao pote 2, juntamente com clubes como o Porto, Chelsea, Dortmund, Inter, Atlético Madrid, Juventus e Salzburgo, foi agora definido que os encarnados só podem calhar com os europeus no pote 1. No entanto, os dragões de Vítor Bruno irão ter pela frente uma das quatro equipas sul-americanas, uma vez que se encontram entre os quatro primeiros do seu pote (ocupando exatamente a quarta posição), ao contrário da equipa de Bruno Lage, que está em sexto lugar:
No comunicado da organização pode-se ler: "As quatro equipas da UEFA do Pote 1 serão sorteadas contra as quatro equipas da UEFA com a classificação mais baixa do Pote 2".
Recorde-se que, a FIFA impõe um limite máximo de 35 jogadores por plantel, mas apenas 26 podem ser inscritos para cada jogo. Adicionalmente, as equipas devem chegar aos Estados Unidos entre 3 a 5 dias antes do início da competição. Foi igualmente anunciado que um jogador não poderá competir por duas equipas diferentes no torneio. Isto implica que, em caso de transferência entre clubes presentes na competição, o atleta fica automaticamente impedido de participar na nova prova da FIFA.
Pote 1: Manchester City, Real Madrid, Bayern Munique, PSG, Flamengo, Palmeiras, River Plate, Fluminense;
Pote 2: Chelsea, Borussia Dortmund, Inter, FC Porto, At. Madrid, Benfica, Juventus, Salzburgo;
Pote 3: Al-Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey, León, Boca Juniors, Botafogo;
Pote 4: Urawa Red Diamonds, Al-Ain, ES Tunis, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City, Inter Miami.
Confira aqui a publicação:
Números em cima da mesa parecem não convencer a estrutura vermelha e branca, que continua a bater o pé para a continuidade de futebolista do Clube
|
0Depois do Benfica fechar portas à Juventus apontando para a cláusula milionária de António Silva, eis que há novidades acerca desta novela. Ao que tudo indica, a Vechia Signora não desiste, pelo menos, não da ideia de um empréstimo.
De acordo com informações veiculadas pelo jornal italiano, Corriere dello Sport, esta quarta-feira, 4 de dezembro, António Silva é visto como uma solução para a lesão de Bremer, pelo que existe alguma urgência na contratação do central do Benfica. Ainda assim, Rui Costa fechou as portas da Luz para qualquer saída por um valor abaixo da cláusula de rescisão, que está definida nos 100 milhões para o camisola 4 dos encarnados.
A mesma fonte garante, no entanto, que a Juventus quer avançar com um negócio, que contemple um empréstimo. A imprensa italiana adianta, ainda, que o Benfica não está disposto a aceitar menos de 25 milhões de euros, um valor bastante acima dos números que o conjunto bianconeri avançou, inicialmente, tendo em conta que apontaram para os 8 milhões de euros, com a possibilidade de ter uma cláusula de compra obrigatória definida nos 30 milhões de euros.
Recorde-se que, Rui Costa, Presidente do Benfica, em declarações recentes, afirmou que as portas da Luz estão fechadas a propostas, que não alcancem ou ultrapassem as cláusulas de rescisão dos jogadores, no próximo mercado de janeiro. As palavras do dirigente máximo do Clube dirigiam-se, diretamente, aos pretendentes de Otamendi, António Silva e Tomás Araújo, com a promessa feita aos adeptos do Glorioso.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - foi opção em 11 duelos: dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 905 minutos disputados, o central formado no Seixal já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 105 partidas, onde fez gosto ao pé oito vezes, assistindo ainda os colegas numa ocasião. Já no que toca à formação secundária das águias, o camisola 4 marcou presença em quatro embates.
Peça pode vir a reencontrar rosto conhecido do seu percurso, caso o clube inglês avance com a sua contratação
|
0Roger Schmidt pode vir a encontrar um novo clube, depois da sua saída do Benfica, com o seu futuro a passar pela Premier League. O nome do antigo técnico do Glorioso está a ser associado ao West Ham.
Segundo informa o jornal do portal TBR Football, Graeme Bailey, através da rede social X (antigo Twitter), o timoneiro alemão é uma das opções que está a ser equacionada pela estrutura dos 'hammers' para suceder Julen Lopetegui. O antigo treinador do Porto está apontado a uma saída e o West Ham já procura um substituto, com o nome de Roger Schmidt a surgir em cima da mesa dos ingleses.
Caso o clube da Premier League avance com a contratação do ex-Benfica, é no campeonato inglês que Roger Schmidt poderá encontrar um nome conhecido dos seus tempos quando orientava o Glorioso: Morato. O central brasileiro abandonou as águias quando o técnico alemão ainda orientava os encarnados, portanto, perto do final do mercado de transferências, uns dias antes do despedimento de Roger Schmidt. O jovem formado no Seixal atua no Nottingham Forest, emblema que atua na Premier League.
É de referir que, Roger Schmidt já foi apontado a outros clubes. É o caso do Borussia Dortmund e o Leipzig, com o treinador a poder voltar a orientar clubes do seu país-natal, depois de dois anos ao serviço do Benfica.
Recorde-se que, já se sabe o valor que Rui Costa terá de dar para assegurar o desfecho final desta novela com o treinador alemão. O Benfica ter de 'sacar do livro de cheques' para dar 10/12 milhões de euros, tal como o Glorioso 1904 tinha avançado, em exclusivo, na altura da saída de Roger Schmidt do comando técnico do Clube da Luz.
Nas duas temporadas que passou como treinador do Benfica, Roger Schmidt comandou as 'tropas' em 115 partidas, somando 80 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. No comando técnico do Glorioso, o treinador alemão conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/2024).
Recorde-se que, depois de terem sido vários nomes nacionais e estrangeiros apontados ao leme do Benfica, Rui Costa optou por fazer regressar Bruno Lage. O treinador, que foi o 'obreiro' da Reconquista', assinou um contrato válido até 2026.