Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
12 Nov 2025 | 17:14 |
Jorge Amaral critica as queixas do Benfica sobre a arbitragem e lembra que águias têm “zero pontos” na Champions. O antigo futebolista do Porto considerou que o momento vivido pelo Clube da Luz não pode ser justificado apenas com erros dos juízes e aponta culpas a José Mourinho.
J. Amaral: “Não é a arbitragem, é muito mais do que isso”
“Não é a arbitragem, é muito mais do que isso”, referiu o antigo jogador dos azuis e brancos, em declarações na CMTV. Nesse sentido, o comentador defende que os problemas vão mais além do que a questão das arbitragens: “Neste caso específico do Benfica não podemos estar a esconder uma coisa que a realidade não é esta. Não é a arbitragem. É muito mais do que a arbitragem. Mas mesmo muito mais”, afirmou.
Para Jorge Amaral, o discurso das queixas serve apenas para desviar atenções dos maus resultados, especialmente na Liga dos Campeões, onde o Benfica soma quatro jogos e zero pontos: “Não me digam que na Liga dos Campeões também foram prejudicados com a arbitragem. Têm quatro jogos e zero pontos. Também foram os árbitros?”, questionou.
J. Amaral: "O treinador não tem que assumir alguma coisa no meio disto tudo?"
“O treinador tem de assumir responsabilidade”, salientou, esperando que José Mourinho assuma culpa no momento que o Benfica enfrenta: “O treinador não tem que assumir alguma coisa no meio disto tudo? E isso é que eu não acho correto”, frisou Jorge Amaral, num recado ao técnico do Benfica.
Neste momento, o emblema encarnado está na 35ª. posição da fase de liga prova milionária, com zero pontos somados em quatro jogos, depois do desaire frente ao Bayer Leverkusen. As águias estão a 12 pontos de distância dos líderes da competição internacional (Bayern Munique, Arsenal e Inter de Milão).
Veja as críticas de António Silva à arbitragem:
Segundo foi revelado pela imprensa nacional, existe um pormenor que pode afinal agradar aos encarnados sobre a situação do futebolista de 32 anos
13 Dez 2025 | 12:25 |
O Beşiktaş terá prometido que facilitaria a saída de Rafa Silva. Segundo informações apuradas, o conjunto de Istambul, representado pelo seu presidente, terá informado o internacional português, numa das suas reuniões, de que as águias negras não iriam colocar entraves à sua partida em janeiro, numa altura em que o Benfica segue atentamente a situação.
Pelo que o jornal Record apurou, o Beşiktaş está disposto a deixar sair Rafa Silva caso o jogador aceite regressar ao clube, a fim de ajudar a equipa até à abertura do mercado de transferências. A mesma fonte explica que esta situação pode vir a acontecer, uma vez que a relação entre as duas partes dificilmente voltará a ser como outrora.
Serdar Adalı, presidente do Beşiktaş, coloca esta hipótese em cima da mesa, mas, em troca, pede o compromisso total do internacional português com os objetivos desportivos das águias negras. Numa fase particularmente complicada no campeonato, os turcos esperam que Rafa Silva seja uma mais-valia nas partidas frente ao Trabzonspor (14 de dezembro) e ao Kayserispor (dia 18), antes da pausa de inverno.
Vale a pena relembrar que Rafa Silva ficou de fora da partida contra o Gaziantep, algo que gerou algum burburinho na imprensa turca. Contudo, as dúvidas ficaram esclarecidas, uma vez que o treinador, após o empate a duas bolas, explicou que o português estava a ser poupado para o embate com o Trabzonspor.
A atravessar uma fase bastante complicada a nível desportivo, o Beşiktaş voltou a perder pontos no campeonato, ficando ainda mais longe dos lugares europeus. Feitas as contas, a equipa de Istambul segue na quinta posição, com 25 pontos, a 11 do Galatasaray, líder do campeonato.
Imprensa destaca principais pormenores por detrás do importante triunfo dos encarnados na receção aos napolitanos na partida da Liga dos Campeões
13 Dez 2025 | 11:50 |
Aos poucos, o Benfica vai apresentando uma imagem com a assinatura de José Mourinho. Na partida de quarta-feira, 10 de dezembro, as águias apresentaram em campo, no triunfo contra o Nápoles, um rendimento e um estilo de jogo que fizeram lembrar as equipas que o Special One orientou ao longo da sua carreira.
Segundo revelou o jornal A Bola, na partida frente aos napolitanos — que terminou com um triunfo das águias por 2-0 — o Benfica apresentou-se à imagem de José Mourinho: um conjunto intenso na reação à perda de bola e sempre com os olhos postos na baliza contrária, detalhes que permitiram ao Glorioso continuar a sonhar na Liga dos Campeões.
Os jogadores acabaram por corresponder ao pedido que José Mourinho tinha feito ao longo dos dias de preparação. Na conferência de imprensa, o Special One explicou que a receita para o sucesso frente ao Nápoles passava pela demonstração de uma enorme capacidade de intensidade, energia e coração.
Outro aspeto que também chamou a atenção na exibição do Benfica foi o capítulo defensivo. As águias estiveram irrepreensíveis a defender, conseguindo anular quase na totalidade as iniciativas ofensivas que o Nápoles tentou criar. A dupla Tomás Araújo e Nicolás Otamendi conseguiu neutralizar as principais ameaças, como Rasmus Højlund ou David Neres.
No entanto, vale a pena recordar que, na conferência de imprensa no final do encontro, José Mourinho destacou o trabalho coletivo e individual dos seus atletas, dando como exemplo nomes como Richard Ríos e Samuel Dahl, que têm vindo a subir de rendimento desde a chegada do Special One à Luz.
Feito um raio-x sobre o novo elemento que vai trabalhar de perto com a estrutura desportiva das águias, a fim de dar continuidade ao que tem sido feito antes
13 Dez 2025 | 11:27 |
No último dia, o Benfica anunciou a chegada de Patrick Dippel. O alemão, conforme as águias esclareceram, vai ser o novo Chief Scout do Clube da Luz, pondo fim a uma das questões mais importantes que foram levantadas durante as eleições à Presidência dos encarnados.
Dippel, de 45 anos, vai cumprir a sua primeira experiência em Portugal, depois de uma passagem de sucesso ao serviço do Basileia, onde ajudou o clube suíço a quebrar um jejum de oito anos sem vencer o campeonato, acabando com a hegemonia do Young Boys. Além disso, o alemão foi também o responsável por algumas contratações-chave.
Segundo revelou o jornal Record, o novo Chief Scout dos encarnados chegou ao Basileia pela mão de Heiko Vogel e foi determinante para a contratação de Renato Veiga, que mais tarde acabaria por ser transferido para o Chelsea. Pelo que a mesma fonte explica, a metodologia de trabalho de Patrick Dippel passa pela potencialização de jovens atletas que possam dar garantias desportivas ao clube e, mais tarde, permitir a realização de grandes negócios.
Com uma vasta experiência no futebol alemão, Dippel começou por trabalhar nas camadas jovens da federação, onde integrou as equipas técnicas da seleção de sub-17. Mais tarde, rumou ao Bayern Munique, onde conheceu Vogel e, anos depois, desempenhou funções de analista no staff liderado por Carlo Ancelotti, durante a passagem do técnico italiano pelo conjunto bávaro.
Agora, no decorrer da temporada 2025/26, Patrick Dippel vai desempenhar as funções de Chief Scout do Benfica, trabalhando de perto com o presidente Rui Costa, o Diretor-geral Mário Branco e o treinador das águias, José Mourinho.
River Plate insiste e já são conhecidos os valores para 'roubar' Prestianni ao Benfica
13 Dez 2025 | 09:48