Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

Mais um ouro para Fernando Pimenta! Estrela do Benfica eleva Portugal e faz história

Canoísta do Clube da Luz repetiu o feito de 2022 e 2023 e voltou a vencer a prova de maratona de K2 nos mundiais de Metkovic, na Croácia

Glorioso 1904
Glorioso 1904

23 Set 2024 | 09:22 |

Icon Comentário0

No passado domingo, dia 22 de setembro, Fernando Pimenta, atleta do Benfica, conquistou a medalha de ouro em K2 nos mundiais de maratona deste ano, que se realizaram em Metkovic, na Croácia. Juntamente com José Ramalho, a dupla de canoístas sagrou-se tricampeã do mundo, depois dos títulos arrecadados em 2022, em Portugal, e em 2023, na Dinamarca.


 Superando toda a concorrência, a dupla nacional registou um tempo de 1h34m56,58s, com a dupla francesa, de Quentin Urban e Jeremy Candy, apenas a ficar a uns 1,65 segundos de distância (1h53m58,23s). No lugar restante do pódio, os húngaros seguraram o terceiro lugar. Adrian Boros e Tamas Erdelyi registaram menos 23,10 segundos (1h54m19,68s) que os portugueses.


Em declarações à agência Lusa, Fernando Pimenta não esqueceu o sucesso da dupla nas edições passadas: “Sem dúvida, escrevemos mais uma bonita página na história da canoagem mundial e do desporto nacional. Até hoje não houve nenhuma equipa ou atleta a ser campeão do mundo em três anos consecutivos e nós fizemo-lo. Na canoagem já outros conseguiram, mas em anos alternados ou a trocar de parceiros. Sem dúvida que é fantástico, e logo depois de o José ter sido prata [K1] no sábado”, afirmou a estrela da canoagem do Benfica


De relembrar que Fernando Pimenta já venceu outras medalhas de ouro, nomeadamente a maio deste ano, na prova de K1 5000 masculinos da Taça do Mundo de canoagem de velocidade em Szeged, na Hungria. O atleta, recorde-se, cumpriu a prova em 21.50,83.

O canoísta português também segurou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em K11.000 e na edição deste ano, em Paris, qualificou-se para a final de K1 1000 metros, porém, apesar de ter começado a prova a ‘toda a força’, o atleta perdeu o ritmo e acabou por não segurar nenhuma posição do pódio, acabando, antes, em 6º lugar.



Modalidades

Dérbi frente ao Sporting termina em igualdade, mas Benfica segue sem perder

Turma encarnada defrontou aquele que foi o adversário mais complicado da temporada, mas, no final, as águias mantiveram a invencibilidade na prova

O primeiro dérbi do ano terminou com um empate frente ao Sporting, mas o Benfica continua invicto na competição
O primeiro dérbi do ano terminou com um empate frente ao Sporting, mas o Benfica continua invicto na competição

04 Jan 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

No arranque do novo ano, a equipa de hóquei em patins do Benfica regressou à competição ao medir forças com o Sporting, no eterno dérbi. O resultado ficou empatado a dois golos, com encarnados e leões a disputarem a 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional da modalidade.


Conti Acevedo, Zé Miranda, Viti, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues foram os atletas escolhidos por Edu Castro para integrarem a equipa inicial do Benfica. No decorrer da partida, frente aos leões, o técnico galego contou com Pedro Henriques, Diogo Rafael, Lucas Ordóñez, Nil Roca e Gonçalo Pinto no banco de suplentes.


A jogar no Pavilhão Fidelidade, perante os seus adeptos, a equipa encarnada encontrou um adversário à altura, que causou imensas dificuldades. À passagem do minuto 9, o Sporting abriu o marcador, por intermédio de Danilo Rampulla. Porém, Lucas Ordóñez tinha outros planos em mente e empatou o encontro em cima dos 12 minutos de jogo.


No segundo tempo, tanto o Benfica como o Sporting tiveram as suas oportunidades e, à semelhança dos primeiros 25 minutos de jogo, o clube de Alvalade voltou a adiantar-se no marcador, aos 32 minutos, numa finalização de Nolito Romero. Em cima do minuto 39, Roberto Di Benedetto empatou para o Benfica.

Com o apito final, o Benfica mantém a invencibilidade no campeonato, contudo perde os primeiros pontos na presente edição da prova. Ao todo, o Clube da Luz segue na liderança da competição, com 31 pontos, mantendo a distância de cinco pontos para o Sporting, que segue na segunda posição.



Modalidades

Benfica começa 2026 com um susto dos grandes mas sorri no Campeonato

Formação vermelha e branca teve de suar para superar um adversário que, em teoria, parecia mais acessível, mas resultado acabou por sorrir às águias

O ano de 2026 começou com um grande susto para a formação do Benfica, mas as águias deram a volta à situação e seguem sorridentes no Campeonato
O ano de 2026 começou com um grande susto para a formação do Benfica, mas as águias deram a volta à situação e seguem sorridentes no Campeonato

03 Jan 2026 | 17:05 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Benfica arrancou 2026 com mais uma vitória. Na tarde deste sábado, os pupilos de Norberto Alves receberam e venceram a equipa do Esgueira por 81-72, em jogo a contar para a 10.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, disputado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.


Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes formaram o cinco inicial das águias. Ao longo do encontro, Norberto Alves lançou ainda Eduardo Francisco, Justice Sueing, Temidayo Yussuf, Diogo Gameiro e Daniel Relvão.


Desde o apito inicial, o Benfica assumiu as despesas do encontro e marcou o ritmo da partida. No entanto, o Esgueira revelou maior eficácia nos primeiros minutos e terminou o primeiro parcial na frente, por 21-19, surpreendendo os adeptos presentes.


No segundo período, as águias reagiram de forma convincente, corrigiram os erros e, com uma melhor abordagem defensiva, venceram o parcial por 30-21, chegando ao intervalo a liderar por 49-42. Já no terceiro quarto, para desilusão dos encarnados, o Esgueira voltou a superiorizar-se, venceu por 20-13 e reduziu a desvantagem para apenas um ponto (62-61).

No último período, o Benfica teve de suar para garantir o triunfo diante de um adversário determinado. Ainda assim, a equipa orientada por Norberto Alves acabou por fechar o encontro com uma vitória por 81-72. Com este resultado, na sequência da vitória em Braga, o Glorioso mantém-se na liderança do campeonato, com 18 pontos.



Modalidades

Oficial! Guarda-redes do Benfica está de saída e já tem novo clube para 2026/27

Jogador de 28 anos de idade assinou um contrato para as próximas duas temporadas desportivas, a contar a partir do verão

Gustavo Capdeville vai deixar de ser guarda-redes da equipa de andebol do Benfica na próxima temporada desportiva
Gustavo Capdeville vai deixar de ser guarda-redes da equipa de andebol do Benfica na próxima temporada desportiva

31 Dez 2025 | 09:35 |

Icon Comentário0

É oficial. Gustavo Capdeville vai deixar de ser guarda-redes da equipa de andebol do Benfica na próxima época. O internacional português irá rumar aos dinamarqueses do Holstebro. O jogador de 28 anos de idade assinou um contrato para as próximas duas temporadas desportivas.


G. Capdeville: "Chego ao Holstebro com grandes ambições e um objetivo bem definido: alcançar o topo"


"Chego ao Holstebro com grandes ambições e um objetivo bem definido: alcançar o topo. Conversei com vários amigos que jogaram na Dinamarca e todos me recomendaram muito o clube", referiu aos meios de comunicação do clube nórdico, atual sétimo classificado.


G. Capdeville: "Acredito que teremos uma equipa ambiciosa, com potencial e muito espaço para crescimento"

"Acredito que teremos uma equipa ambiciosa, com potencial e muito espaço para crescimento. Tudo dependerá de nós", completou, depois de uma visita às instalações do Holstebro, ao qual chegará com parte do salário pago por um patrocinador específico, a Prasteborg, uma empresa de serviços florestais.


Formado no Clube da Luz, Gustavo Capdeville apenas deixou a Luz para representar o Madeira SAD, por empréstimo dos encarnados, entre 2017 e 2019. Até ao momento, conquistou uma Liga Europeia (2022), uma Taça de Portugal (2016) e duas Supertaças (2016 e 2022).

De resto, o jogador é, também ele, internacional por Portugal. Soma 71 jogos e esteve nos Europeus de 2020, 2022, 2024 e está convocado para o de 2026. Participou também nos Jogos Olímpicos de 2020 e no Mundial-2025 e está assim a cumprir os últimos meses no Benfica - que perdeu o último encontro frente ao Sporting.

Veja a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica não facilita e fecha 2025 com invencibilidade no Campeonato
Modalidades

Benfica não facilita e fecha 2025 com invencibilidade no Campeonato

30 Dez 2025 | 22:00

Icon Comentário0
Cuidado, Rui Costa! Prodígio do Benfica desejado por rival da Liga
Modalidades

Cuidado, Rui Costa! Prodígio do Benfica desejado por rival da Liga

30 Dez 2025 | 14:24

Icon Comentário0
Benfica fecha o ano com mais uma vitória convincente e ultrapassa Sporting na liderança
Modalidades

Benfica fecha o ano com mais uma vitória convincente e ultrapassa Sporting na liderança

29 Dez 2025 | 22:15

Icon Comentário0