
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No fecho da penúltima jornada da Superliga da Turquia, o Fenerbahçe de José Mourinho caiu com estronde perante um adversário teoricamente mais fraco que o emblema de Istambul. Na última segunda-feira, 26 de maio, os pupilos do ex-técnico do Benfica saíram derrotados na visita ao Hatayspor, por quatro bolas a duas.
Horas antes do pontapé de saída do encontro que fechou a penúltima ronda da prova de regularidade, José Mourinho tinha recorrido às redes sociais para recordar e assinalar o 21.º aniversário da sua 1.ª conquista da Liga dos Campeões. A boa disposição ficou por aí depois do desaire frente ao adversário.
A jogar na condição de visitante, o Fenerbahçe até entrou melhor ao marcar primeiro, por intermédio de Youssef En Nesyri, aos 27 minutos. No entanto, a entrada forte acabaria por virar um pesadelo à passagem do minuto 37, com a expulsão de Muldur. Antes do intervalo, os anfitriões empataram a partida, aos 44 minutos, graças a Cetin, que introduziu o esférico na sua própria baliza.
Para piorar as coisas, na etapa complementar, Mourinho assistiu ao descalabro total da sua equipa. Motivados e em superioridade numérica, o Hatayspor marcou dois golos em 10 minutos. O 2-1 foi apontado aos 53 minutos, por Boutobba e, aos 63 minutos, Saglam fez o 3-1, na conversão de uma grande penalidade. Três minutos mais tarde, para agudizar ainda mais a situação dos forasteiros, Okoronkwo fixou o marcador em 4-1. O Fenerbahçe reduziu o prejuízo aos 90+4, com Kahveci a fazer o 4-2.
Depois do adeus ao título de campeão, consumado na jornada anterior, o Fenerbahçe saiu humilhado na última partida na condição de visitante, ficando ainda mais longe do rival. Ao cabo de 35 rondas, a equipa do ex Benfiquista continua no 2.º lugar da prova, com os mesmos 81 pontos, contudo, ficou agora a 11 pontos do Galatasaray, que segue na liderança da competição, com 92 pontos.
No ponto de visto do especialista em direito desportivo, o defesa dos verdes e brancos cometeu uma infração severa, que pode originar um castigo pesado
|
Um dos momentos que gerou mais polémica na final da Taça de Portugal, no último domingo, 25 de maio, foi o pisão que Matheus Reis fez na cabeça de Andrea Belotti, que deixou o Benfiquista estendido no relvado, aos 90+5'. Há quem garanta que a agressão da parte do brasileiro ao avançado do Benfica é considerada uma situação bastante grave.
Em declarações ao jornal Record, José Miguel Sampaio e Nora, especialista em direito desportivo, analisou o incidente que aconteceu entre os dois atletas do Sporting e o avançado dos vermelhos e brancos. Segundo o mesmo, tratou-se de uma infração severa, que poderá originar um castigo igualmente duro para o brasileiro.
O também cronista do diário desportivo alertou que dada a gravidade da infração, que os encarnados, ou até mesmo Belotti, podem formalizar uma queixa disciplinar pela ocorrência no Jamor. “O Benfica ou Belotti podem participar de infração disciplinar por agressão contra Maxi Araújo e/ou Matheus Reis , podendo posteriormente ser aberto, ou não, processo disciplinar”, começou por dizer.
Conhecedor das regras e das leis sobre direito desportivo, Sampaio e Nora revelou que o castigo que o defesa do Sporting pode vir a receber. “No âmbito do Regulamento Disciplinar para clubes profissionais, no Artigo 151.º , número 1, alínea a), pode incorrer numa sanção de suspensão de um a 10 jogos”, concluiu o presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD).
Sampaio e Nora - “Pode incorrer numa sanção de suspensão de um a 10 jogos”
Vale recordar que a situação aconteceu na reta final do encontro entre o Glorioso e os leões, onde a agressão acabou por ser ‘ignorada’ pelo VAR, liderado por Tiago Martins. Em consequência dos erros cometidos na Taça de Portugal, o árbitro da AF Lisboa encontra-se sob a alçada do Conselho de Arbitragem da FPF.
Poucas semanas antes do arranque oficial da prova, o emblema revelou uma contratação que pode criar muitas dores de cabeça ao Glorioso
|
Decidido a realizar uma boa prestação no Mundial de Clubes, o Boca Juniors anunciou a contratação de um novo treinador, que já tem uma forte história com o emblema argentino. Segundo a informação divulgada pelo adversário do Benfica, Miguel Ángel Russo está de regresso à equipa de Buenos Aires.
Conforme anunciou o clube argentino, eterno rival do River Plate, o técnico de 69 anos está de regresso a uma casa que conhece muito bem, uma vez que já esteve à frente do Boca Juniors em 2007 e depois em 2021. Assim sendo, Miguel Ángel Russo vai substituir Fernando Gago antes do arranque oficial do Mundial de Clubes.
O timoneiro de 69 anos encontrava-se ao serviço do San Lorenzo, emblema que partilha uma rivalidade com o Rosario Central. Contudo, o emblema argentino concordou com a sua saída depois de term sido eliminados no campeonato.
O anúncio da sua chegada foi feito pelos meios de comunicação social do Boca Juniors, que deixou a seguinte informação: “Chegámos a um acordo. Agora, ele tem de rescindir o contrato com o San Lorenzo, o que deverá acontecer facilmente”. José Miguel Russo vai cumprir a sua terceira passagem pela La Bombonera, onde conquistou quatro título, incluindo uma Copa Libertadores da América.
O Mundial de Clubes arranca no próximo dia 13 de junho, mas o Boca Juniors só entra em campo a 16 de junho, precisamente contra o Benfica. Vale recordar que os encarnados, terminada a temporada em Portugal, vão desfrutar de uns dias de descanso antes de começarem os trabalhos para a competição da FIFA.
Dirigentes da Luz fecharam mais uma contratação de um reforço para Bruno Lage, tendo em vista a próxima temporada, e já se conhecem os valores
|
Já se conhecem os valores do negócio fechado por Renato Sanches. Com o acordo a estar concluído desde o verão, altura em que o português regressou à Luz, há informações que asseguram que o médio vai permanecer de águia ao peito em 2025/2026 em troca de uma verba de 12 milhões de euros.
O canal NOW tinha garantido que existe um acordo fechado entre o Benfica e o PSG pela contratação a título definitivo de Renato Sanches. Agora, a mesma fonte assegura que esse negócio ficou concluído por 12 milhões de euros, que os responsáveis da Luz, com Rui Costa à cabeça, vão pagar para fechar a continuidade do internacional português nos quadros da Catedral.
Desta forma, é possível confirmar que Renato Sanches vai participar no Mundial de Clubes, ao serviço do Benfica, integrando depois o grupo oficial da próxima época. Recorde-se que, o português regressou aos relvados, após ter contraído a quarta lesão, na final da Taça de Portugal frente ao Sporting. Deste modo, a ligação do médio com o PSG irá chegar ao fim já neste mercado de verão, voltando a ser, oficialmente, jogador do Benfica.
Renato Sanches voltou à Luz no passado verão, por via de empréstimo, no mesmo negócio que levou João Neves para o PSG. O camisola 85 foi, novamente, assombrado com vários problemas físicos, o que levou a ser uma ausência de peso no plantel de Bruno Lage. O mais recente regresso aos relvados acabou por não ser positivo, uma vez que o internacional português esteve envolvido no lance da falta para penálti do Sporting, que deu a reviravolta no marcador da final do Jamor.
Renato Sanches, na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – marcou presença em apenas 18 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque somou 467 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência de águia ao peito em 2024/25.