
Futebol
Colega de Amoura fala da transferência para o Benfica: "Claro que é possível"
20 Ago 2025 | 07:11
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2025 | 08:05 |
Nélson Semedo revelou que existiram contatos para um possível regresso ao Benfica este verão. O defesa-lateral, formado no Seixal Campus, terminou contrato com o Wolverhampton, e rumou ao Fenerbahçe, onde vai ser adversário das águias. Fez, com José Mourinho, a conferência de imprensa de antevisão ao encontro, e admitiu que podia ter voltado a casa nesta janela de transferências.
"Houve contactos, mas sempre fui muito transparente com as pessoas com quem falei, com o meu agente e sempre disse o que pensava. Era cedo para voltar a Portugal", começou por explicar Nélson Semedo, apontado para o timing como o maior entrave ao regresso ao Benfica.
O lateral prosseguiu, com mais explicações sobre a sua decisão: "Tenho 31 anos mas tomo bem conta do meu corpo e tenho alguns anos pela frente. Havia a possibilidade de vir para o Fenerbahçe, um clube com dimensão incrível. E o míster Mourinho estar aqui foi muito importante na minha decisão. Estou muito contente".
O ex Benfica falou, também, da influência do antigo treinador na Premier League: "O míster Vítor Pereira foi muito importante para mim. Tivemos conversas sobre o Fenerbahçe e lembro-me de termos falado da experiência dele aqui na Turquia. Disse-me coisas boas e, inconscientemente, abriu-me as portas para que viesse para cá".
"O Benfica é uma equipa muito boa, mas faremos tudo para estar na Champions. Temos muitos argumentos e um conjunto forte de jogadores. A equipa e o clube merecem entrar na fase de liga da Champions e a nossa vontade pode ser determinante", atirou, a terminar, Nélson Semedo, que saiu da Luz em 2017, depois de se sagrar bicampeão, e rumou ao Barcelona. Eventualmente, seria vendido para a Premier League.
Treinador português orienta o emblema turco que vai disputar, com as águias, uma vaga na Liga dos Campeões, através do play-off
20 Ago 2025 | 07:52 |
José Mourinho recusa-se a dizer que o Fenerbahçe é favorito na eliminatória com o Benfica, por considerar as águias uma equipa de Liga dos Campeões. O treinador português falou, em conferência de imprensa de antevisão à partida, acerca do embate onde considera que as águias têm vantagem. Relembrar que o técnico luso recebeu uma 'prenda' antes do embate.
José Mourinho: "Se calhar o Benfica pensa ‘nós somos o Benfica e a nós dá-nos igual jogar com o Fenerbahçe ou jogar com o Feyenoord’"
"Quando eliminámos o Feyenoord, eu disse que o Benfica não estava contente por ir jogar contra o Fenerbahçe, mas se calhar errei. Se calhar eles pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes por jogarem contra nós. Se calhar o Benfica pensa ‘nós somos o Benfica e a nós dá-nos igual jogar com o Fenerbahçe ou jogar com o Feyenoord’. Eu enquanto treinador do Fenerbahçe preferia jogar contra o Nice do que jogar contra o Benfica. Porque o Benfica é mais forte do que o Nice", começou por dizer José Mourinho.
O treinador português prosseguiu, com elogios: "Temos de jogar melhor. O Benfica joga melhor do que o Feyenoord. É tão básico quanto isso. O Benfica é forte, tem jogadores fortes, tem um bom treinador, a equipa está bem trabalhada, a equipa defende bem, não sofre golos, sabe jogar em ataque continuado, sabe jogar em contra-ataque, tem um bom banco, tem muitas soluções. É um adversário forte. É uma equipa de Champions League, não é uma equipa de qualificação".
José Mourinho: "O Benfica é uma equipa de Champions League, não é uma equipa de qualificação"
"Por uma questão de princípio, recuso-me a dizer que o Benfica é favorito. Mas é só por uma questão de princípio, porque obviamente reconheço a capacidade, a qualidade, a experiência, o segundo jogo em casa. Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso", atirou, de seguida, afirmando que as águias têm certa vantagem na eliminatória.
Para terminar, José Mourinho demonstrou o seu habitual pragmatismo: "Eu queria o Nice e foi o Benfica, eu queria jogar em casa o segundo jogo e vou jogar em casa o primeiro. Portanto, aquilo que quero não é aquilo que acontece. Temos de enfrentar a realidade, a realidade é o Benfica e a realidade é o primeiro jogo em casa. Contra o Feyenoord tudo foi decidido aqui em casa e agora nada será decidido aqui em casa. E isso obviamente faz diferença. Penso em jogar este jogo sem pensar que existe um segundo jogo. Jogar para ganhar, se empatarmos, empatamos e vamos ao segundo jogo. Se perdermos por uma margem reduzida, a vida continua, vamos ao Lisboa discutir. Se perdermos por muitos, obviamente a loja fechou"
Antigo Presidente das águias anunciou, recentemente, a sua candidatura ao cargo que ocupou durante vários anos, e criticou o líder da FPF
20 Ago 2025 | 07:39 |
Luís Filipe Vieira voltou a deixar acusações ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença. O antigo líder máximo do Clube da Luz anunciou, recentemente, a sua candidatura à Presidência das águias, numa entrevista concedida à CNN/TVI, na última terça-feira, 19 de agosto. Também prometeu um regresso de peso ao Benfica.
Luís Filipe Vieira: "Pedro Proença dá a entender, junto de outros presidentes, que controla a arbitragem"
"O presidente da Federação Portuguesa de Futebol neste momento no futebol profissional não diz nada a ninguém. Não fiz nenhuma acusação à Federação, fiz uma ao Pedro Proença e confirmo tudo o que disse e ainda há mais para dizer. Todos os presidentes estão desejosos que eu chegue ao futebol para perderem o medo, porque esse senhor introduziu o medo", começou por explicar Luís Filipe Vieira.
O antigo Presidente do Benfica prosseguiu: "É como se tivesse feito um milagre... mas há clubes à beira da falência. Há clubes da II Liga que não conseguem sobreviver. Outros históricos desceram, que ajudei como o Boavista, o Belenenses, Vitória FC... Por vícios que existem no licenciamento".
"Se estamos a falar do Pedro Proença vamos até ao fim. A mim não me incomoda nada. Ele dá a entender, junto de outros presidentes, que controla a arbitragem. Primeira coisa que vou fazer é liderar os direitos televisivos", disse, de seguida, Luís Filipe Vieira, acerca do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Por último, o antigo Presidente do Benfica, onde conquistou sete títulos nacionais, falou da situação interna do Clube da Luz: "Há pessoas que imediatamente terão de abandonar o clube. Não estou a falar de Bruno Lage. Estou a falar de pessoas que estão dentro da Luz e do Seixal. Para lhe dar um exemplo, nunca admiti um amigo no Benfica. O Benfica é um clube de amigos, mais o amigo do Pedro Proença. Não sei se também é partidário. Não tenho nada contra o PSD, até o presidente da Câmara teve disponibilidade para ir fazer aquele cenário todo. Um projeto que nem aprovado estava. Comigo não ia".
Treinador português vai defrontar as águias na primeira mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões, que se disputa em solo turco
20 Ago 2025 | 07:25 |
O Fenerbahçe anunicou a contratação de Dorgeles Nene ao Red Bull Salzburgo. O emblema turco garante mais um reforço de peso para o plantel do treinador português apenas horas antes do confronto com o Benfica, a contar para a primeira-mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões.
O anúncio foi feito ao início da noite da última terça-feira, 19 de agosto. O Red Bull Salzburgo confirmou, através de uma publicação nas redes sociais, a despedida ao jogador natural do Mali, que já deverá ter seguido para a Turquia, onde vai assinar contrato com o Fenerbhaçe.
Para ver a operação concluída, os responsáveis do Fenerbahçe foram obrigados a desembolsar 18 milhões de euros, uma quantia considerável. No entanto, há dois pontos a destacar: em primeiro lugar, em virtude de já ter jogado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o jogador não pode participar no play-off ao serviço da equipa de José Mourinho - ou seja, não pode defrontar o Benfica.
O segundo ponto a apontar é que Dorgeles Nene ocupa a posição de extremo. Sendo assim, fica no ar a questão de se este negócio estará preso, de alguma maneira, à situação de Kerem Akturkoglu, que era muito desejado pelo Fenerbahçe, mas cuja saída do Benfica se estava a provar mais complicada do que o esperado.
O Benfica vai ter de esperar pelo fim do encontro para ter mais desenvolvimentos em relação a Kerem Akturkoglu, mas a verdade é que, da perspetiva do jogador, a vontade é entrar em campo e defrontar o Fenerbahçe, naquele que será o regresso à sua terra natal.